O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Alimentação » Mercado de food service: por que investir neste setor

Mercado de food service: por que investir neste setor

Sumário

Sabe aquele dia em que você está com preguiça e resolve almoçar ou jantar fora? Milhões de pessoas fazem isso todos os dias. É por essas e outras razões que o mercado de food service é uma boa oportunidade de investimento. Aqui, descubra como empreender com o seu negócio!

De acordo com dados, a receita da indústria de Alimentos cresceu 7,2% em 2023 em comparação com o ano anterior. Ou seja, o setor alcançou um faturamento aproximado de R$ 1,1 trilhão segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Assim, investir no segmento pode ser interessante para quem quer empreender.

Em outras palavras, esse é um dos melhores setores para quem quer abrir uma franquia e começar a lucrar rapidamente. Afinal, a alimentação é um dos segmentos que mais cresce e essa tendência é percebida, inclusive, na crise.

Continue a leitura, pois indicaremos os dados relativos a esse setor, suas oportunidades, riscos e desafios. Assim, você terá mais segurança ao iniciar o seu negócio e poderá alcançar os melhores resultados.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Food service: o que significa?

Food service refere-se a qualquer negócio que prepara alimentos para consumo fora de casa, como food trucks, bares, lanchonetes, restaurantes e bistrôs.

Além desses, também fazem parte do setor empresas de distribuição, prestadores de serviços e atendentes de balcão ou mesa, todos envolvidos na produção e entrega de alimentos aos clientes finais.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

O delivery surgiu como uma alternativa dentro desse segmento, expandindo o alcance das empresas de alimentação. Com a pandemia, o delivery cresceu significativamente, especialmente durante os períodos de restrições para conter a propagação do coronavírus.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), quase 90% dos restaurantes no Brasil passaram a oferecer delivery durante esse período.

Por que o mercado de food service não para de crescer?

O mercado de food service continua a crescer devido a fatores como a rotina agitada e a falta de tempo dos consumidores. A vida moderna, cada vez mais corrida, favorece a demanda por soluções alimentares práticas e rápidas.

De acordo com um relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor Alimentício teve um faturamento superior a R$ 60 bilhões em 2023.

Logo, registrou um crescimento de aproximadamente 17,9% em relação ao ano anterior. Esse resultado positivo reflete a crescente necessidade e preferência por opções alimentares convenientes e de qualidade. A seguir, entenda mais motivos que justificam o desenvolvimento do mercado de serviço de alimentação.

Quer transformar o seu negócio em franquia? Clique aqui! Consultoria Encontre Sua Franquia!

Imunidade a crise

Um levantamento do Instituto Food service Brasil (IFB), divulgado pela GS&NPD, indicou que o setor mesmo ao passar por algumas instabilidades, como no período da pandemia, trouxe recuperação significativa.

Entre os fatores que ajudaram neste resultado estão promoção e diversificação dos canais de venda, que puderam oferecer novas experiências de compra ao consumidor e diminuíram os problemas.

O fator pandemia, que afetou o poder de compra dos brasileiros, foi sentido de modo diferente pelo mercado de alimentação, especialmente o mercado food service de franquias.

Isso acontece porque os alimentos são uma necessidade básica, o que faz com que esse segmento esteja sempre aquecido.

Essa característica também faz com que esse setor seja um dos últimos a sentir os efeitos da crise. Por isso, quando você vende um produto de qualidade, tem um bom atendimento e segue os princípios da gestão, fica mais fácil ter um resultado positivo.

SuaQuadra: clique e aluguel imóvel comercial com desconto em São Paulo!

Demanda alta por parte dos consumidores

O Brasil tem um grande número de pessoas que gosta de comer fora de casa. Esse crescimento também é reforçado pelas mudanças de atuação do mercado de trabalho. Por exemplo, quando pessoas da família ocupam atividades externas. 

Em 2023, de acordo com um estudo, os brasileiros fizeram 3,1 bilhões de refeições fora de casa, totalizando cerca de R$ 60 bilhões em gastos com alimentação. O valor médio gasto por refeição foi de R$ 19,05, marcando um aumento de 5% em comparação ao ano anterior.

Ou seja, mais pessoas estão fora de casa e acabam optando por consumo de alimentos rápidos e na comodidade do lar.

Variedade de culinárias e modelos

O segmento de Alimentação oferece muita variedade aos empreendedores, especialmente no franchising. Há comidas árabes, regionais, indianas, tailandesas, mexicanas e por aí vai.

Qualificai: inteligência artificial para qualificação de leads da sua franqueadora. Clique e confira como aproveitar!

Você também pode abrir um quiosque, um restaurante, uma empresa de delivery, entre outras. É possível ter um negócio, independentemente do que gosta e do dinheiro que você tem para investir. A verdade é que independente do modelo escolhido, as opções de entrega e food service são inúmeras.

Como dito, o crescimento significativo dos aplicativos de entrega favoreceu o mercado que têm possibilidades de crescimento ainda maior.

Outro fator positivo são as vendas impulsionadas pelas redes sociais que auxiliam bastante no universo do delivery.

Possibilidade de inovação

O mercado food service no Brasil oferece um ambiente propício para as novidades. Elas podem se referir aos tipos e opções de pratos, mas também serem referentes a modelos, atendimento e tecnologia.

Nos últimos anos, um exemplo de inovação foram os food trucks, que trouxeram uma modalidade diferente e que deu certo.

Além deles, a alimentação saudável é outra boa oportunidade de negócio, que atrai diversos consumidores, entre eles: vegetarianos, intolerantes à lactose e ao glúten, pessoas que preferem alimentos orgânicos etc.

Crescimento dos centros comerciais

Os shoppings estão expandindo para diversas cidades, inclusive para o interior. Isso traz mais oportunidades para quem deseja abrir uma franquia no ramo alimentício.

Banner de divulgação do canal Henrique Mol. Clique e acesse os vídeos! Acompanhe a referência do Franchising no YouTube!

Afinal, além das pessoas que frequentam esses locais para comer, as praças de alimentação também atraem os clientes que vão ao cinema e às lojas.

O turismo em cidades menores também impacta essa questão, já que há maior fluxo de pessoas em rodoviárias, estações de metrô e aeroportos. Assim, é possível instalar a sua unidade franqueada nesses ambientes para atender as pessoas que estão em trânsito.

Alimentação variada e de qualidade

O food service é um mercado que traz conveniência e economia de tempo, além de aliar qualidade e variedade dos produtos.

Existem franquias que apostam exclusivamente na alimentação saudável, outras que atuam com o tradicional fast-food. O importante é que geralmente você encontra alternativas interessantes.

Então, essa pode ser uma maneira de atender a uma clientela que tem horário de almoço apertado e deseja ter uma refeição variada e balanceada. O perfil dos consumidores mudou e as novas tendências trazem novas oportunidades de mercado. Confira!

Redução do consumo de carne

Aproveitando a mudança de comportamento dos consumidores que optam por uma alimentação mais saudável e livre de carnes, os vegetarianos são uma parcela da população que vem crescendo cada vez mais.

Esse tipo de consumidor opta por não consumir carne vermelha e buscam alternativas mais saudáveis e diversificadas. Outra opção um pouco mais radical são os veganos, que preferem não consumir nenhum tipo de alimento de origem animal.

O objetivo vai muito além da mudança de hábitos alimentares, mas também se torna um estilo de vida que visa preservar os animais. É também um publico diferenciado e mais exigente. Ainda é um mercado pouco explorado com chances de ser uma alternativa de grande potencial.

Banner de divulgação da ferramenta SULTS, de gestão para franquias.

A dica para atingir esse publico é pesquisar bastante e buscar se atualizar sobre a tendência, melhor ainda se você tiver o mesmo habito de vida.

Gastronomia sustentável

A mudança de hábitos voltada a uma alimentação saudável e natural é por meio de alimentos orgânicos. Esse mercado também está em amplo crescimento e tem grande potencial.

Nesta opção de negócio o ideal é que haja uma parceria com agricultores locais que produzam em menor escala, mas que ofereçam maior qualidade.

Sendo asim, cultivar os próprios alimentos que serão oferecidos com receitas diferenciadas e personalizadas é também uma forma de conquistar os clientes.

Vantagens das franquias

O setor de franchising é mais vantajoso porque conta com marcas já conhecidas e consolidadas no mercado, o que traz mais segurança ao empreendedor.

Isso porque, ele consegue reduzir as etapas de criação do seu negócio, pois a franqueadora já fornece diversos documentos e suporte. Assim, é possível começar sua unidade com boa perspectiva de sucesso. Entre os pontos positivos das franquias estão:

  • A empresa tem um nome conhecido e prestigiado perante clientes e fornecedores;
  • O franqueador tem uma ampla experiência e repassa seu conhecimento ao franqueado;
  • O empreendedor recebe assessoria da marca, que ajuda desde a escolha do ponto de venda até táticas de marketing, gestão, planejamento, entre outros aspectos;
  • O franqueado tem vários profissionais à sua disposição para dar apoio, como: fornecedores de equipamentos, especialistas em marketing que vão garantir o sucesso no início da unidade;
  • A obra é acompanhada pela equipe do franqueador, que impede a execução de erros no projeto;
  • O empreendedor também pode ter o suporte do franqueador para fazer o recrutamento e a seleção de colaboradores;
  • As avaliações periódicas e a assessoria ao franqueado são constantes e duram todo o contrato.

Oportunidades no mercado de food service

O setor alimentício é um dos que apresenta maior crescimento, mas ainda assim há empreendedores que pensam em restaurantes e deixam de olhar as oportunidades que o mercado oferece.

Como você pôde perceber até aqui, esse segmento é bastante completo e abrange com várias outras opções de modelos de negócio:

  • Lojas de conveniência de postos de combustível;
  • Escolas;
  • Serviços de refeição para empresas;
  • Catering;
  • Padarias;
  • Rotisserias.

Quando você abre uma franquia, sua unidade terá o formato especificado pela franqueadora. Mesmo assim, as marcas oferecem diversos modelos, como dito: quiosques, lojas, restaurantes, bares, botequins e mais. Portanto, as vantagens do franchising para o mercado alimentício são diversas:

  • O empreendedor se vincula a uma marca consolidada, cujos produtos já foram testados e são aceitos pelo mercado;
  • A unidade aproveita o trabalho de marketing feito pelo franqueador e tem a possibilidade de mais visibilidade;
  • O franqueado tem acesso ao know-how, que se torna acessível e é formatado de maneira simples e fácil de compreender;
  • A marca oferece suporte ao empreendedor, inclusive treinamentos para que os serviços sejam prestados com excelência.

Dentro desse segmento, ainda há diferentes oportunidades, que são divididas em subsegmentos, por exemplo:

  • Sucos, cafés e chás;
  • Milk shake, sorvetes e gelados;
  • Grelhados, churrascarias e espetos;
  • Salgados e árabes;
  • Peixes e frutos do mar;
  • Sanduíches gourmet (ou artesanais).

Em outras palavras, o setor de food service atrai empreendedores pela alta demanda e crescimento constante. Investir em uma franquia oferece segurança e suporte para quem deseja entrar nesse mercado.

Então, a seguir, confira algumas opções de franquias de alimentação que se destacam, trazendo oportunidades de negócio promissoras e lucrativas para diferentes perfis. Acompanhe!

Logomarca da franquia Di Blasi.
Lucre com Pizzas Artesanais!
Investimento Inicial
a partir de R$ 269 mil
Logomarca da franquia Ice Cream Roll.
Lucre com Sorvete na Chapa!
Investimento Inicial
a partir de R$ 55 mil
Logomarca da franquia Dahora.
Lucre com Fast Food Variado!
Investimento Inicial
R$ 159 mil
Logomarca franquia Di Matteo Açaí.
Fature com Açaí!
Investimento Inicial
R$ 140 mil
Logomarca Açaí Puríssimo.
Lucre com Açaí!
Investimento Inicial
a partir de R$ 135 mil
Logomarca da franquia Mega Suco
Lucre com Comida Saudável!
Investimento Inicial
R$ 185 mil
Logomarca franquia Mr. Fit.
Lucre com Alimentação Saudável!
Investimento Inicial
a partir de R$ 6.520,00
Logomarca franquia Super Duper.
Lucre com Sua Hamburgueria Artesanal!
Investimento Inicial
R$ 294 mil
Logomarca da franquia Açaí do Rainho.
Lucre com Açaí e Sorvetes!
Investimento Inicial
R$ 200 mil

Em que tipo de negócio devo investir?

A sua escolha deve ser feita de acordo com diferentes fatores, especialmente a demanda do público-alvo. Alguns exemplos de consumidores são:

  • Pessoas que tem um pequeno intervalo para o almoço e buscam rapidez e qualidade no atendimento;
  • Famílias com filhos, que almoçam fora de casa para encontrar pratos que agradem as crianças;
  • Idosos, que entendem a alimentação fora de casa como uma oportunidade de socialização;
  • Pessoas que procuram comodidade e gostam de receber os pratos em casa por meio de serviços de delivery;
  • Indivíduos com restrições na dieta (como intolerantes à lactose ou ao glúten, alérgicos e diabéticos), que precisam de variedade sem ultrapassar os limites de suas necessidades;
  • Vegetarianos e veganos, que substituem os produtos de origem animal e buscam opções saborosas;
  • Apreciadores de produtos artesanais;
  • Pessoas com consciência ecológica, que optam por alimentos orgânicos e frescos, que estão aliados à sustentabilidade e evitam desperdícios;
  • Admiradores da alta gastronomia, que procuram produtos gourmet.

A seguir, separamos uma lista com variedades de alimentos que você pode escolher atuar de acordo com o seu interesse no mercado e perfil empreendedor. Confira!

Alimentação saudável

Esse tipo de negócio abrange diferentes públicos entre esses que foram citados. Um dos motivos que impulsiona esse segmento é o aumento da obesidade, que, no Brasil, já afeta uma em cada cinco pessoas, segundo pesquisa.

Os restaurantes e estabelecimentos de alimentação saudáveis estão em expansão e vêm ganhando cada vez mais adeptos. Abrangem restaurantes que trabalham com alimentos orgânicos, sem lactose e/ou glúten. Por isso, o público-alvo atraído é muito grande.

Delivery

Essa é outra tendência, que é impulsionada pelos aplicativos de pedidos em restaurantes. Com a falta de tempo dos consumidores, os alimentos de restaurantes são bastante solicitados, especialmente porque o cliente almoça ou janta no conforto de sua casa.

Nesse sentido, enquadram-se nesse quesito os pedidos via internet, que se antes eram tendência, hoje são uma necessidade. Em 2020, o Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina, segundo um levantamento.

O país foi responsável por quase 50% dos números do delivery, seguido por México e Argentina. Além disso, as previsões para o setor no mundo estimam uma movimentação de cerca de 6,3 trilhões de dólares.

Hamburguerias gourmet

Essa é uma tendência bem forte e que vale a pena ficar de olho. O foco são os alimentos gourmet e que não são fast food. Por outro lado, o cuidado que se deve ter é que as tendências nem sempre se sustentam no longo prazo.

Modelo store in store

Essa é uma estratégia multimarca que ajuda a ultrapassar a barreira dos custos relativos aos estabelecimentos. A proposta é ter um ambiente dentro de outra loja, o que ajuda a atrair consumidores para as duas marcas.

O cuidado que se deve ter é que a franquia precisa autorizar esse modelo de negócio. No entanto, ele tende a trazer menos risco e mais lucratividade.

Os riscos e desafios do mercado alimentício

Os dados positivos desse segmento exigem alguns cuidados, porque há riscos. Afinal, nem tudo são flores. Existem dificuldades que fazem parte desse setor, e cabe a você conhecê-las e saber como ultrapassá-las. Veja, a seguir, os problemas aos quais está exposto e o que pode fazer para não cair nas mesmas situações. Confira!

A informalidade

Essa não é uma possibilidade para quem atua com o franchising, mas uma realidade para o mercado que também o afeta (pelo menos em alguns momentos). O segmento de Alimentação é muito heterogêneo, o que faz com que a informalidade seja muito alta.

Isso acontece porque muitos empreendedores buscam se formalizar, mas a burocracia é tão grande que muitos desistem.

Então, é preciso que o empresário tenha alvará de funcionamento, localização, sanitário, conformidade com os bombeiros, entre outros. Logo, esse processo pode levar meses e interferir na abertura da sua franquia.

Por isso, para evitar essa dificuldade, o ideal é buscar a ajuda de um contador e/ou advogado. Esses profissionais saberão o que fazer para agilizar o processo na prefeitura e os documentos que precisam ser entregues para a formalização.

Carga tributária

O Brasil é um dos países com maior carga tributária e representa 32,66% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados da Receita Federal.

Desse modo, para as empresas de alimentação, esse pode ser um grande empecilho, já que pode impactar a sobrevivência do negócio. Nesse sentido, é importante citar que essa questão independe da franqueadora. Cada unidade é responsável pelo pagamento dos seus impostos e é preciso saber lidar com isso.

Há tributos incidentes, por exemplo, no pão, no hambúrguer e no sanduíche completo, porque eles recaem sobre diferentes etapas do processo.

Nesse caso, a melhor alternativa é enquadrar a empresa no regime tributário mais adequado. Observe que nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção. Por isso, vale a pena conversar com um contador para definir qual possibilidade é a mais interessante.

O turnover

Esse termo designa a rotatividade de colaboradores, que pode afetar o atendimento e a qualidade dos produtos vendidos.

Portanto, para o franqueado, o ideal é apostar nos treinamentos fornecidos pela marca, que repassam o conhecimento necessário para que o novo funcionário exerça sua função da maneira esperada.

A economia

Como explicamos, a crise econômica impacta menos o mercado alimentício que outros setores. Mas há influência. As pessoas reduzem gastos e tendem a se alimentar mais em casa, pois pode se tornar mais barato. Nesse caso, diversas estratégias podem ser usadas para amenizar o problema.

Por exemplo, optar pelo segmento de franchising já é uma delas, uma vez que o fato dos consumidores conhecerem a marca, os produtos e os serviços é um ponto muito positivo. Isso porque pode reduzir consideravelmente a possibilidade de falência já que a marca da franquia já é validada no mercado.

Uma alternativa é renegociar o preço com os fornecedores, a fim de tentar reduzir o valor pago para a compra de insumos.

Essa não é uma possibilidade para franqueados, que já têm o benefício de comprar com condições diferenciadas devido a chamada economia de escala. Ou seja, a vantagem nesse caso é que há compra de mais itens, o que permite baixar o custo unitário.

Tendências do mercado food service

A pandemia trouxe grandes desafios, mas também acelerou a digitalização e a adoção de novos formatos de negócios. As dark kitchens e o delivery se tornaram ainda mais relevantes nesse cenário.

No Brasil, o serviço de delivery passou de 80% de uso em 2020 para 89% em 2022. Além disso, o número de pessoas que fazem pedidos semanais de comida aumentou de 28% para 32%, conforme divulgado em um estudo.

Esse avanço é acompanhado por um maior uso de tecnologia, que busca reduzir custos, melhorar o atendimento e incentivar a inovação no setor.

Dark kitchens

As dark kitchens, ou cozinhas fantasma, são um tema importante no mercado de food servisse. Elas são uma opção interessante para restaurantes que trabalham só com delivery, representando mais de um terço dos estabelecimentos do iFood em São Paulo, segundo uma pesquisa.

Dessa forma, dados mostram que o mercado global dessas cozinhas pode chegar a 112,5 bilhões de dólares até 2027. Por isso, espera-se que esse modelo de negócio continue crescendo no Brasil em 2024.

Serviços sustentáveis

A sustentabilidade continua sendo uma das principais preocupações do segmento de Alimentação fora do lar e de outros setores neste ano.

Nos últimos tempos, os consumidores têm se mostrado cada vez mais atentos à forma como os alimentos são produzidos, processados e entregues, buscando fazer escolhas que impactem positivamente o meio ambiente.

Logo, para atender a essa demanda, restaurantes estão adotando medidas para reduzir o desperdício e diminuir os impactos ambientais de suas operações. Entre essas iniciativas estão o uso de ingredientes orgânicos, energia renovável, embalagens biodegradáveis e um gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

Com essas ações, o setor de food service se prepara para um futuro mais sustentável, onde a tecnologia e as novas tendências de consumo terão papéis fundamentais.

Uso de inteligência artificial e novas tecnologias

A Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias estão se tornando cada vez mais comuns no setor de food service, com expectativa de crescimento em 2024. A IA ajuda a melhorar desde os processos internos até a experiência personalizada dos clientes.

O autoatendimento, por exemplo, é uma tendência em alta, já que as pessoas preferem a facilidade de fazer seus próprios pedidos, além de reduzir erros.

Nas dark kitchens, por exemplo, a tecnologia digitaliza e integra os pedidos ao sistema de gestão, o que pode garantir mais controle, rapidez e adaptação às necessidades dos consumidores de hoje.

Como escolher a sua franquia no mercado de food service

Os critérios para isso dependem de diferentes fatores. O primeiro é o seu gosto pessoal. Afinal, o empreendedorismo exige que você ame o que faz para alcançar o sucesso mais rapidamente.

Fora isso, existem outros elementos que devem ser considerados. Portanto, confira abaixo as dicas que preparamos e são específicas para o mercado alimentício.

Analise a aceitação da atividade

A seleção da marca com a qual você fará parceria é uma ação que exige cuidados. Isso porque, muitos empreendedores optam por escolher a franquia conforme seu valor, mas nem sempre essa é a melhor estratégia.

Desse modo, pode ser que o público-alvo que se deseja atingir não tenha uma grande expectativa pelo produto oferecido e essa situação pode fazer a sua empresa ter prejuízo.

Então, o primeiro passo necessário é analisar o ambiente e identificar os hábitos alimentares da região onde o negócio será aberto. Por exemplo, cidades mais quentes tendem a oferecer um cenário melhor para sorveterias do que para cafeterias. Embora, as questões culturais podem alterar esse contexto.

Outro fator relevante é a situação econômica da cidade e dos potenciais clientes. Se os consumidores têm uma faixa de renda menor, os produtos caros não serão bem aceitos e é provável que suas vendas fiquem abaixo do esperado.

Acompanhe os nichos do mercado de food service

Esse item está diretamente relacionado aos hábitos de consumo, mas deve ser analisado separadamente.

Dessa maneira, perceba que boa parte dos consumidores busca uma alimentação mais saudável, seja por questões de saúde, seja devido à estética. Então, abrir um negócio que foque esse estilo de vida pode ser uma ideia interessante.

Outra opção são os produtos gourmet, que estão cada vez mais em evidência. Nesse sentido, analise o mercado da sua cidade e de fora. Você pode perceber, por exemplo, que no seu município há hambúrgueres nesse estilo, mas ainda não tem brigadeiros. Então, essa é a chance de você abrir sua franquia.

Analise a franqueadora com atenção

As diferentes marcas existentes no mercado food service têm várias diferenças entre si. A regra geral é que as mais caras oferecem menos riscos e têm mais chances de estarem presentes na sua cidade. Já as baratas são mais arriscadas. O que fazer?

Em qualquer um dos casos, a dica é pesquisar as opções pelas quais se interessou. Depois, avalie a imagem que o público tem sobre a empresa, o preço da matéria-prima e sua metodologia de produção.

Pense sobre o modelo de negócio seguido e confira outros aspectos que podem interferir na sua relação com o franqueador. Tenha em mente que as vantagens oferecidas podem ser boas, mas os problemas técnicos geralmente trazem prejuízos ao bom funcionamento da sua unidade.

O recomendado é escolher uma franquia de alta qualidade, que forneça o suporte necessário, inclusive consultorias, treinamento de equipe, know-how etc.

Por isso, reflita sobre todas as oportunidades e analise o que é melhor para o seu contexto. Mesmo assim, é preciso ter cuidado para evitar os riscos e dificuldades que aparecem pelo caminho.

Nesse momento, você pode contar com advogados e contadores, além da própria franqueadora, que geralmente fornecerá todo o suporte necessário para gestão da sua unidade. Assim, você abre sua franquia com orientação e mais praticidade.

Lembre-se ainda de escolher a franquia certa para você. O principal é você se identificar com a marca. Porém, existem muitos outros critérios que devem ser pensados. Basta seguir as dicas que repassamos e você terá mais tranquilidade nesse processo.

Como abrir uma franquia de alimentação?

Primeiro, entre em contato com a marca para obter informações iniciais e entender os requisitos. Em seguida, analise o negócio para garantir que ele se alinhe com suas expectativas e objetivos.

A próxima etapa é avaliar a Circular de Oferta de Franquia (COF), que fornece detalhes essenciais sobre o investimento e a operação. Então, planeje suas finanças com atenção para assegurar que você pode arcar com os custos iniciais e operacionais.

Depois, negocie com a franqueadora para esclarecer termos e condições. Por fim, faça o investimento e comece sua jornada como franqueado.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre o mercado de food service e como ganhar dinheiro com o seu negócio. Ainda, conferiu dicas de marcas de franquias para empreender. Agora que está por dentro do assunto, você pode dar o pontapé inicial para investir na sua unidade e ganhar dinheiro.

ZINZ plataforma para obras.
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje