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5 nichos para apostar no mercado de estética

Sumário

O mercado de estética cresce cada vez mais no Brasil, pois as pessoas buscam cuidados com a aparência e estão dispostas a investir em tratamentos que promovem bem-estar e autoestima. Logo, apostar no setor pode ser uma boa decisão. Aqui, você descobrirá sobre como investir.

De acordo com dados, o nicho de estética no mundo atingiu um faturamento de R$ 127,1 bilhões em 2023. Já a taxa de projeção de crescimento até 2030 é de 14,9%. Ou seja, se trata de um setor promissor para quem quer empreender com o próprio negócio.

Com a demanda crescente, investir em um nicho de estética pode garantir um público fiel e em constante expansão.

Mas antes de escolher, é importante analisar tendências, identificar necessidades e entender quais nichos oferecem as melhores oportunidades. A seguir, você vai conhecer cinco nichos promissores para investir no mercado de estética. Continue a leitura!

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O que abrir no mercado de estética?

Você pode abrir muitos tipos de negócios no mercado de estética. Por exemplo, uma empresa para cuidados com a pele, cabelo etc. Vamos voltar nesse assunto mais a frente.

Isso porque você deve lembrar que na hora de investir no mercado de estética é essencial ter interesse pelo ramo. Isso porque, gostar do trabalho será fundamental para se manter nele.

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Este setor não é apenas voltado para uma melhora na aparência. A cada dia os serviços cuidam também da saúde das pessoas, seu bem-estar físico e psicológico. Por isso, conta com tamanho crescimento.

Basicamente o mercado se divide em três grandes grupos. O de estética facial, com vários tipos de cuidados para a pele, rugas, harmonização, entre outros. O de estética corporal, com produtos e procedimentos variados.

Além deles, o nicho de estética capilar, que não se resume apenas a cortes, mas também tratamentos especiais e vários outros. São muitas opções para investir, mas como dito, é importante buscar algo que você goste e se sinta confortável em atuar.

Dessa forma, quando o empreendedor não se sente atraído pela atividade, acaba perdendo seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no negócio. Esse é um dos fatores que levam as empresas à falência. A seguir, confira os principais nichos do mercado de estética.

1 – Cuidados com cabelos

Os serviços para cuidados com os cabelos podem ir dos mais simples aos mais complexos. Isso torna o catálogo das empresas amplo e pode atrair mais consumidores.

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Logo, é possível realizar, por exemplo, uma simples hidratação e escova. Mas também existem tratamentos como a recuperação dos fios, coloração, relaxamento e outros. O objetivo dos clientes é sempre alcançar “madeixas” bonitas e saudáveis.

Porém, a variedade não é a única estratégia para atrair usuários. Na verdade, também é uma tendência o surgimento de empresas que trabalham com tipos específicos de fios. Como, com cabelos cacheados ou crespos.

Com essa segmentação, o empreendedor limita o seu público-alvo, mas também pode se especializar. Uma empresa que trabalha em um nicho de mercado costuma ser vista como especialista nele.

Enfim, para investir neste tipo de negócio é preciso contar com especialistas e um marketing bem planejado. Ainda a divulgação da empresa precisa ser direcionada ao seu público-alvo para atingir os objetivos desejados.

2 – Design de sobrancelhas

O nicho de design de sobrancelhas é outro que atrai cada vez mais profissionais e consumidores. Especialmente porque as sobrancelhas são fundamentais para definir a expressão do rosto.

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Para esse atendimento muitos profissionais e empresas têm usado a técnica de visagismo. Com ela, o rosto do cliente é estudado para definir o melhor desenho de sobrancelhas. Então, o resultado irá combinar com o formato do rosto e personalidade do usuário.

Nesse sentido, é possível abrir um negócio apenas para o cuidado com as sobrancelhas, o que é muito comum, inclusive, no formato de franquias.

Mas também há possibilidade de combinar o serviço com outros, como a depilação e esmalteria no mesmo espaço. Assim, o cliente realizará alguns dos principais serviços de beleza para se sentir bem, tudo no mesmo lugar.

3 – Estética masculina

O mercado brasileiro é bem amplo, como mostraremos. Um dos motivos para este desempenho é a crescente presença dos homens entre os consumidores de serviços e produtos de estética.

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Do mesmo modo, no mundo, o setor de Beleza para os homens tem a previsão de alcançar, ainda em 2024, um faturamento de R$ 78,6 bilhões.

Já segundo a Abihpec, 54% dos homens vão com frequência ao salão de beleza. Dos entrevistados, 45% disseram se considerar super vaidosos.

Além disso, os cuidados com a beleza masculina são variados e abrem as portas para um novo ramo lucrativo. Os homens cuidam, por exemplo, das unhas, com cutilagem e esmalteria.

Também se preocupam, principalmente, com os cabelos e pele. De acordo com um estudo, o público masculino é responsável por 35% do mercado de beleza e esses números não param de crescer.

Até porque, muitas empresas vêm investindo em espaços personalizados para os homens. Além de cuidar da barba e cabelos, por exemplo, os empreendimentos proporcionam ambientes para descontração.

Vale dizer que os homens também frequentam espaços unissex. Então, se o objetivo for abrir uma empresa para atender homens e mulheres, esse não será um problema.

4 – Beleza das unhas

Os atendimentos para a beleza das unhas são alguns dos mais variados. Uma esmalteria pode oferecer, por exemplo:

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  • Unha infantil;
  • Cutilagem;
  • Troca de esmalte;
  • Tratamento express;
  • Unha tradicional;
  • Francesinha;
  • Unha decorada;
  • Unhas em gel ou fibra;
  • Esmaltação gel;
  • Lixar unha, aplicalçao de gel ou fibra etc.

O Brasil é um dos maiores consumidores de esmaltes do mundo. Produtos como esse, usados para a beleza e higiene de homens e mulheres, movimentam milhões na economia. A expectativa é de crescimento do faturamento de 3,9% em 2024.

Pensando no melhor atendimento do consumidor, os cuidados com as unhas são realizados hoje em espaços específicos ou gerais. Os específicos são as esmalterias, com atendimentos ainda mais personalizados.

Logo, a esmalteria também pode ser associada a outros serviços, como o design de sobrancelhas. Até porque realizar diversos serviços em um mesmo espaço, como explicamos, pode atrair muitos clientes.

5 – Depilação

As opções para o trabalho com o serviço de depilação são os mais variados. Começando pela depilação, que encontra diferentes técnicas no mercado.

Já as ceras usadas também são de tipos variados, buscando o maior conforto dos clientes. Além da depilação a cera, o mercado oferece serviços como: fotodepilação e depilação com linha. São soluções voltadas para diversas partes do corpo: virilha, axilas, pernas, rosto e mais.

Portanto, vale dizer que a depilação é um serviço usado por homens e mulheres. Por último, ao longo dos anos tem aumentado o número de homens que fazem depilação.

O mercado de estética e beleza no Brasil

Como você aprendeu até aqui, o mercado de estética no Brasil está em expansão. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 55,6 bilhões em 2023, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior.

Esses dados reforçam que o mercado de estética, que faz parte desse segmento, está em plena expansão no país.

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Investir nesse setor traz diversas vantagens. Isso porque, oferece oportunidades para inovação e crescimento profissional. Com a valorização da saúde e bem-estar, apostar no mercado de estética pode ser uma decisão promissora para novos empreendedores.

Em breve, confira as melhores opções de franquias de beleza para investir. Mas antes, entenda como abrir um negócio nesse mercado.

Como abrir um negócio no mercado de beleza?

O empreendedor tem duas formas de abrir um negócio: começar uma empresa do zero ou abrir uma franquia. As duas opções podem ser bastante interessantes. Dessa forma, é essencial estudá-las e ver qual delas combina com o seu perfil empreendedor.

Um negócio do zero tem como principal vantagem a flexibilidade para definir seu produto, como irá atuar, preços, localização, identidade da marca e por aí vai.

Já com uma franquia, você só precisa seguir um modelo de negócio previamente estabelecido, que foi definido pela marca ao longo do tempo. Logo, abrirá a sua unidade da marca, igual a outras que atuam em outros lugares.

Embora tenha menos flexibilidade para criar, a franquia pode ser mais fácil para atrair clientes, por ser uma marca conhecida. Além disso, por ter um plano de negócio pronto para seguir, diminui as chances de fazer algo que não seja bom para o seu empreendimento.

Esse é um dos fatores que torna a taxa de mortalidade das franquias tão baixa. Assim, para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham antes de completar dois anos de operação. Em comparação, essa porcentagem é de 23% para as empresas abertas do zero.

Porém, você pode procurar algo que combine com o seu perfil com potencial para ter sucesso em um determinado lugar.

Opções de franquias de estética para investir

As franquias de estética podem oferecer modelos de negócios estruturados, com suporte e orientação, o que facilita o sucesso do franqueado. Além disso, como já mencionado, o aumento da procura por procedimentos estéticos e cuidados com a beleza impulsiona ainda mais a rentabilidade desse segmento.

Mas antes de decidir com qual marca empreender, é importante conhecer as opções disponíveis no mercado.

A seguir, você encontrará uma lista com algumas das principais franquias de saúde, beleza e bem-estar para investir, levando em consideração o potencial de crescimento e o suporte oferecido pelas marcas. Confira!

Logo da franquia 33Doctor.
Fature com Agendamentos de Saúde!
Investimento Inicial
a partir de R$ 132,5 mil
Logomarca da licença Sky Med.
Lucre com Telemedicina!
Investimento Inicial
R$ 2.500,00
Logomarca da franquia Bevita.
Lucre Com Cuidados!
Investimento Inicial
R$ 50 mil
suav franquia logomarca em rosa e preto
Lucre com Beleza e Estética!
Investimento Inicial
R$ 214 mil
Logomarca da franquia Guruseg, em verde e preto.
Lucre com Segurança do Trabalho!
Investimento Inicial
R$ 16.097,00
Logomarca franquia Instituto Visão Solidária.
Lucre Com Sua Ótica!
Investimento Inicial
a partir de R$ 190 mil

Devo investir no mercado de estética?

Sim, você deve investir em estética se o seu perfil empreendedor for compatível com o segmento. Isso porque, como dito, é essencial gostar do setor de beleza. Mas esse não é o único fator importante a se avaliar. Isso porque, é preciso também conhecer o mercado na sua localidade.

Como um todo, o Brasil é um dos maiores mercados de estética do mundo. Porém, por suas dimensões, cada região precisa ser analisada separadamente. As pessoas da sua cidade têm interesse pelos serviços que você pretende oferecer? O mercado de beleza ainda tem espaço, ou já está saturado na sua região?

Conhecer esses aspectos ajuda a pensar em diferenciais para o negócio. Especialmente se a concorrência presente já for alta.

Ao mesmo tempo, é essencial ter a certeza de que o empreendimento dará lucro. Outro ponto é conversar com pessoas próximas. Sendo assim, avalie se a sua ideia chama a atenção e se os seus amigos e parentes teriam interesse nela.

Depois, lembre-se de avaliar se você tem todo o dinheiro para o investimento. Caso não, será preciso planejar formas de obtê-lo. Uma alternativa comum é buscar financiamentos. Já um refinanciamento pode ser igualmente interessante.

Nesse sentido, costuma ter juros mais baixos, já que um carro ou imóvel seu servirá como garantia de pagamento. Por outro lado, também é possível buscar por um sócio.

Enfim, como mostramos ao longo do texto, são muitos os motivos para investir no mercado de estética. Aqui, você aprendeu sobre o setor e conferiu dicas estratégicas para investir. Ainda, descobriu opções de marcas para empreender.

Agora, cabe a você identificar aquele que melhor atende aos seus desejos e necessidades, abrir o seu próprio negócio e ganhar dinheiro.

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