Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

5 melhores franquias para investir e lucrar agora mesmo

Pessoas conversando em uma sala de reunião sobre algum planejamento. Imagem ilustrativa texto melhores franquias para investir

Você sabe o que fazer para encontrar as melhores franquias para investir? Sabe o que avaliar para não correr o risco de empreender errado? Mesmo que pareça algo inacessível à primeira vista, estamos falando de um processo bastante simples.

Não é incomum encontrar pessoas que buscam alguma maneira de ter o seu próprio negócio. Dessa forma, elas passam meses pesquisando algo rentável no mercado, pensando em uma ideia inovadora, mas muitas acabam desistindo do sonho.

Porém, uma das soluções que essas pessoas não consideram são as franquias, que surgem como um empreendimento realmente seguro e capaz de levar dinheiro para você. A segurança é tamanha, que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) descobriu que a taxa de mortalidade em 10 anos é de apenas 15%.

Advertisement

Em comparação com um negócio aberto do zero, esse valor é cinco vezes menor. Dessa forma, para que você conheça brevemente sobre e descubra como escolher a melhor franqueadora, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.

Como saber quais as melhores franquias para investir?

O caminho para encontrar as melhores franquias para investir pode parecer complicado à primeira vista, porém é mais simples do que você pensa. Resumidamente, fique atento a pequenas questões que vão além do valor do investimento e o retorno financeiro. Inclusive, pensar apenas no dinheiro é o maior erro que você pode cometer.

Isso acontece, pois esse ponto pode criar uma ilusão de que o sucesso é um caminho simples e qualquer um pode alcançar. Na verdade, todos os desafios e problemas que você precisa enfrentar são ignorados ao pensar apenas na parte econômica do empreendimento.

Mesmo que seja possível chegar ao sucesso com facilidade por meio das franquias, você não pode deixar de lado outras questões. Lembre-se que uma franquia precisa funcionar como um casamento perfeito: ambos precisam se ajudar para que tudo funcione conforme o planejado.

Dessa forma, pensando no seu poder de investimento, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu real poder de compra, além de começar a controlar os seus gastos e perder o medo de olhar sua conta. É impossível sonhar com o sucesso se não tiver o costume de fazer esse controle.

Uma dica é fazer um mapeamento do caminho que seu dinheiro faz. Descubra as despesas que não são fundamentais para a sua vida no momento. Após cortá-las, será possível ver um grande ganho no final do mês.

Caso tenha dívidas pendentes, não deixe de negociar com o credor. Por fim, busque pacotes mais em conta nas operadoras de serviços como telefone, internet, televisão etc. Conseguindo controlar o seu dinheiro e sabendo o potencial dele, você estará pronto para iniciar sua jornada como franqueado.

Conheça seu perfil empreendedor

Vemos uma mulher analisando dados com caneta e uma calculadora ao lado 
 (imagem ilustrativa). Texto: melhores franquias para investir.
Não existe um perfil ideal para investir. O importante é conseguir identificar seus pontos fortes e fracos.

Após conhecer sua capacidade financeira, chegou o momento de fazer um estudo sobre quem você é como empresário. Para isso, é necessário identificar seus pontos fortes, fracos e descobrir uma maneira de fortalecê-los. Dessa forma, as chances de encontrar algo que realmente tem identificação com você são ainda maiores.

Importante destacar que não existe um segmento ideal para os diversos tipos de empreendedores que, no geral, apresentam as seguintes características. Inicialmente, existem os que conseguem conversar com mais facilidade, lidam melhor com conflitos, têm bom poder de persuasão, sabem entender as necessidades do consumidor, entre outros aspectos.

Ao mesmo tempo, temos os que lidam com mais facilidade com as questões burocráticas que envolvem o negócio. Estes, além disso, também gostam de tomar ações estratégicas com base em dados, sabem negociar com fornecedores e são ótimos com números. Percebe como um perfil completa o outro?

Como estamos falando da distinção de traços humanos, não existe algo definitivo para isso ou aquilo. Todos os perfis possuem pontos bons e ruins. Logo, o perfil para do empresário de sucesso é aquele que consegue estudar e desenvolver as características que faltam para ele, ou seja, aquele que gosta de aprender para, com isso, se tornar um verdadeiro líder.

Além disso, quando o seu quadro de funcionários vê sua dedicação, a tendência é que isso sirva de inspiração para eles, uma motivação para que todos continuem em busca do melhor.

Pesquise várias opções de franquia

Para chegar nas melhores franquias para investir, o próximo passo é encontrar as marcas que atuam dentro do segmento que você deseja entrar. Uma dica muito importante antes de iniciar sua pesquisa: defina a área que você realmente sonha em fazer parte. E lembre-se, não a escolha apenas pelo dinheiro.

Nesse sentido, se você é uma pessoa que sempre sonhou em abrir uma loja de roupa, não há porque apostar no setor de saúde só porque acha que isso vai trazer mais sucesso financeiro. Empreender significa que é o seu dinheiro que está em jogo, além das horas que serão necessárias para manter o empreendimento funcionando.

Ou seja, se você decidir apostar em algo que não gosta ou não tem afinidade alguma, com o tempo, você certamente passará a duvidar se você realmente está no caminho certo. Como consequência, vem o desânimo e a tendência quando isso ocorre é a falência.

Portanto, tendo isso em mente, faça uma busca pelas franqueadoras em sites de buscas, portais ou sites especializados em franquias. Confira as listas e o que eles têm a dizer sobre cada uma das possibilidades.

Verifique a reputação das marcas

Após fazer o levantamento das empresas que mais lhe chamaram a atenção, chegou o momento de conhecê-las mais a fundo. Para isso, acesse as redes sociais da marca e veja como o público se manifesta por lá. Sempre existirão críticas, isso é comum. Porém, você precisa separar aquilo que é recorrente e o que é um caso isolado.

Outro método para verificar a reputação da marca é fazer uma busca no site “Reclame Aqui”. O portal reúne diversas problemas e soluções dadas pelas empresas para as reclamações dos clientes, além de colocar uma pontuação referente a reputação do negócio.

Fazendo esse levantamento será possível eliminar algumas empresas com facilidade. Para refinar ainda mais o número de empresas, você pode acessar o site matriz e verificar diversas informações sobre os produtos/serviços oferecidos, a história mais detalhada e até se o design passa confiança ou não.

Converse com outros franqueados

Depois de verificar a reputação da marca e listar as melhores, chegou o momento de entrar em contato com e iniciar as negociações. Após a primeira entrevista, a franqueadora enviará para você a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o empreendimento. São dados como o histórico da marca, suas pendências judiciais, caso elas existam, as taxas que serão cobradas, regras que precisam ser seguidas etc.

A COF é tão fundamental para o desenvolvimento de uma franquia que é entregue a pelo menos 10 dias da assinatura do contrato. Pois, de acordo com a Lei, esse é o tempo mínimo necessário para que o empreendedor possa estudar e chegar a sua decisão final sem nenhuma interferência.

Uma das informações presentes no documento é a relação dos atuais e ex-franqueados dos últimos 24 meses. Dessa forma, nesse intervalo de 10 dias, você pode entrar em contato com eles para conhecer o dia a dia de uma unidade, se a franqueadora realmente cumpre com o que promete, se o negócio vale a pena, entre outras questões.

Avalie os suportes oferecidos

Homem segurando tablet enquanto espera um cliente em sua barbearia. Imagem ilustrativa texto melhores franquias para investir
As franqueadoras oferecem todo o suporte necessário para conseguir desenvolver seu negócio.

Por último, analise todos os suportes oferecidos pela franqueadora. Isso pode ser feito por meio do estudo da Circular em comparação com o que for dito pelos outros franqueados. Analise bem essas informações, pois o suporte é uma base importante para uma franquia de sucesso.

Pois não adianta apostar numa marca reconhecida mundialmente se o suporte que ela oferece não lhe auxilia em nada. Esse tipo de ajuda é necessária para que você tenha acesso ao know-how da franqueadora e entenda como é o trabalho que a levou ao sucesso, assim como para compreender a cultura da empresa e sua missão.

Ao mesmo tempo, o suporte também terá um papel muito importante na gestão da sua unidade. Ainda que essa parte seja exclusivamente de sua responsabilidade, caberá à franqueadora esclarecer todas as dúvidas importantes sobre o negócio.

Além disso, caso a sua unidade esteja se destacando nesse aspecto, ela pode entrar em contato para saber qual estratégia está sendo usada e repassar para outros franqueados que estão em dificuldade. Isso cria uma rede cada vez mais forte no mercado.

Entenda o crescimento recente

Por fim, após fazer a analise das melhores franquias para investir, você precisa entender os resultados dessa franqueadora. Mesmo marcas de um mesmo segmento, existem existem aquelas que se destacam mais do que as outras. São diversos fatores que podem impactar estes números.

Pode ser um produto ou serviço inovador que deu um gás no mercado, ou o desenvolvimento de uma nova estratégia frente aos concorrentes etc. É importante lembrar que a competitividade é fundamental para qualquer empreendimento. Dessa forma, uma empresa consegue puxar a outra e quem sai ganhando são os franqueados e clientes.

Conheça as melhores franquias para investir e lucrar rápido

Tendo em mente todos os passos necessários para, enfim, chegar nas melhores franquias para investir, chegou o momento de apresentarmos algumas opções. Lembre-se de seguir à risca todas as dicas que passamos para você e analise com cuidado o tempo médio de retorno dos investimentos.

Como o objetivo aqui é encontrar algo que possa trazer o sucesso financeiro o mais rápido possível, é muito importante levar em consideração a rentabilidade do empreendimento. Essa métrica mostra, com base no lucro médio, o prazo para a unidade conseguir se pagar e realmente começar a dar dinheiro para o empresário.

1. Acquazero

Vemos um franqueado da Acquazero fazendo a limpeza de um veículo (imagem ilustrativa). Texto: melhores franquias para investir.
Modelos mais sustentáveis de franquia saem na frente diante da responsabilidade com o meio ambiente.

Para quem busca um empreendimento voltado para estética automotiva, uma das possibilidades é a Acquazero. A empresa é referência em lavagem à seco e está no mercado brasileiro desde 2009, quando surgiu com o intuito de levar o serviço para qualquer parcela da população.

Na época existiam empresas que atuavam no ramo e que cobravam valores altos, o que inviabilizava o serviço para muitos. Com a cera desenvolvida com exclusividade pela marca, não demorou muito para o público passar a procurar pela Acquazero.

Todavia, seu grande sucesso veio durante a crise hídrica entre os anos 2014 e 2016. Nesse período, diversas cidades precisaram adotar o rodízio como forma de abastecimento. Sendo assim, oferecendo algo mais sustentável que os tradicionais lava jatos, a Acquazero passou a ser vista como uma das melhores soluções.

Para se ter uma ideia, com apenas 300 ml de água é possível lavar um carro por completo. A título de curiosidade, um lava jato consome mil vezes mais água, e ainda não oferece a mesma proteção ao veículo após o processo. Não à toa, a Acquazero passou a ser considerada a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, incluindo cuidados para estética automotiva.

Além de carros, é possível realizar a limpeza de motos, ônibus, caminhões, aviões, barcos e até em residências. Quem deseja se tornar um franqueado pode optar pelo modelo de negócio home office, onde vai até o cliente, ou a unidade física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

Uma das melhores franquias para investir atualmente, a Quisto é uma corretora de seguros que oferece boas oportunidades de negócios para seus franqueados e condições para que o cliente possa optar pelo serviço com o melhor custo-benefício.

A marca conta com um catálogo com mais de 90 tipos de serviços. Entre eles, soluções que vão desde os tradicionais seguros de saúde, automotivo, casa etc, além de soluções financeiras para clientes que buscam consórcios ou financiamentos. Para completar, existem também os planos de saúde.

Isso só é possível graças as mais de 30 empresas seguradoras que fazem parceria com a Quisto. Entre elas estão a Golden Cross, HDI Seguros, Mapfre, Unimed, Banco do Brasil, Amil, Zurich, Liberty Seguros e outras. Tudo para que o consumidor encontre a opção perfeita.

Com tantas possibilidades assim você pode se questionar: como gerar os orçamentos em cada uma dessas marcas? Acontece que a Quisto desenvolveu o seu próprio sistema. Atualmente, ele é capaz de gerar aproximadamente 20 propostas ao mesmo tempo.

Além dessas vantagens, a franqueadora se destaca pela sua política de comissionamento. Como essa é a única forma de entrar dinheiro na franquia, ela se dedica a encontrar boas condições para um franqueado obter sucesso financeiro de maneira justa.

Se você estiver interessado em abrir uma unidade da Quisto, é possível optar pelo modelo home office. Nele, você precisa de apenas um computador com acesso à internet para fazer o serviço. Caso queira algo maior, existe também o modelo de loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. Bubblekill

A Bubblekill é uma empresa que trabalha com o conceito de Tea House. Atualmente, ela é considerada a maior da América Latina, com mais de 70 unidades franqueadas. Criada em 2016, a marca oferece para o público uma das bebidas mais famosas da Ásia, conhecida como Pobá, criada em Taiwan.

Entre as possibilidades de investimento estão modelos de franquias quiosque ou loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

4. Cacau Show

Certamente você já ouviu falar na Cacau Show, uma das maiores redes do ramo de chocolates do Brasil. Com mais de 2,3 mil unidades espalhadas pelo país, a empresa se tornou uma referência, sem contar nas constantes inovações que traz para o mercado.

Criada na década de 1980, a Cacau Show oferece uma grande variedade de produtos que atendem do mais exigente ao público geral. Não importa a data comemorativa, sempre haverão chocolates especiais para serem oferecidos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 64,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

5. Maria Brasileira

Entre as maiores do ramo de limpeza residencial existe a Maria Brasileira. A franqueadora está presente em 25 estados, além do Distrito Federal e realiza milhões de atendimentos tanto em casas, quanto em prédios comerciais. Não à toa, ela é considerada uma referência nesse tipo de prestação de serviço.

Ao longo dos seus quase 10 anos de história já são 330 unidades em 240 municípios. Com relação aos seus modelos de negócio, o empresário pode optar por dois tipos: home office ou loja. Lembre-se de considerar o seu objetivo a longo prazo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

Deseja conhecer outras franquias para investir? Separamos um vídeo com mais cinco possibilidades. Confira! 

O caminho para se tornar um franqueado não é tão complicado quanto parece. A jornada para encontrar empreendimentos de qualidade passa muito mais pela sua atenção e dedicação para procurar a empresa perfeita para o seu perfil.

Lembre-se de nunca levar em consideração apenas o dinheiro envolvido e ficar atento a outros pontos que importam tanto quanto. Ou seja, a área que deseja investir, o reconhecimento da marca com o público, o suporte oferecido, a opinião de outros franqueados etc.

Gostou do nosso conteúdo sobre as melhores franquias para investir? Continue explorando o Top Franquias e leia o artigo “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil”.

Saiba quais os segmento de franquias que mais crescem

Artigo anterior

Conheça o setor de franchising e todas as suas vantagens

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.