Destaques ★Franchising

Como aplicar o marketing digital em franquias — e conquistar franqueados

mulher usando megafone imagem ilustrativa marketing digital em franquias

Usar o marketing digital em franquias pode parecer impossível para algumas pessoas. Isso devido ao grande número de estratégias dentro desta área e a dificuldade em saber o que daria certo ou não para uma franquia. 

Lembrando que uma franquia é bem diferente de uma pequena empresa que está começando no mercado. Pois, para chegar a este nível, ela passou por um vasto caminho, repleto de desafios e conquistas. 

Porém, usar o marketing digital para as franquias também é uma ótima opção de divulgação e atração de mais possíveis franqueados. Hoje, iremos abordar justamente isso. 

Advertisement

Por que o marketing digital é tão importante para as franquias? 

A internet surgiu para revolucionar o mundo e mudar completamente a maneira das pessoas consumirem, produzirem e trabalharem. 

Ela facilita, por exemplo, encontrar produtos e serviços. Hoje, encontramos um revestimento para rampa de garagem em poucos segundos e apenas com alguns cliques, por exemplo.

Isso mostra o quão influente e poderosa se tornou a internet. Junto com ela, vieram as redes sociais, plataformas onlines que permitem que as pessoas produzam conteúdos, compartilhem suas vidas, e além disso, vendam seus produtos ou serviços.

As redes sociais e a internet se tornaram muito mais do que apenas um espaço de entretenimento e comunicação, mas sim um lugar onde empresas e até mesmo franquias podem alavancar os seus resultados por meio do marketing digital. 

O marketing digital se tornou um verdadeiro fenômeno nos últimos anos. Ele se baseia no conjunto de estratégias para aumentar os resultados de uma empresa, táticas essas que são realizadas 100% online. Ou seja, apenas com a internet e as redes sociais. 

Ele traz consigo diversos benefícios para empresas e franquias, como:

  • Maior alcance;
  • Mais visibilidade;
  • Gera autoridade;
  • Chances maiores de a marca se tornar uma referência;
  • Mais vendas;
  • Mais relacionamento e intimidade com os clientes.

Ou seja, quando você pesquisa por como aplicar epóxi no chão, o conteúdo que encontra é de uma empresa ou iniciativa que investiu em marketing. É algo simples, mas mostra que é essencial traçar estratégias digitais para transformar a sua franquia e gerar ainda mais resultados. 

7 dicas de marketing digital para franquias 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância do marketing digital para franquias, vamos à parte prática, onde selecionamos dicas para ajudar a sua franqueadora a usar o marketing digital como ferramenta essencial na construção de estratégias. 

1. Tenha um site de vendas e um blog 

Um site de vendas faz toda a diferença no momento da compra. As pessoas estão cada vez menos saindo de suas casas para adquirir um produto ou serviço, pois elas conseguem fazer isso dentro de suas próprias casas.

Se um usuário está no interior do Rio de Janeiro e deseja comprar embalagens São José SC, ele pode fazer isso tranquilamente, pois sabe que o produto será entregue para ele. 

Por isso, um site de vendas é extremamente importante, pois ele permite que você venda os seus produtos para qualquer pessoa no Brasil. 

E quando falamos de um blog, muitas pessoas ainda possuem um grande preconceito devido a chegada das redes sociais. Isso pois muitos acreditam que a era dos blogs chegou ao fim. Porém, eles se enganam completamente. 

O Google, hoje, é a maior plataforma de busca e informação no mundo e é composto por nada mais e nada menos que blogs. Se um usuário deseja encontrar uma rede de despachantes em Curitiba PR, provavelmente, irá no Google antes de qualquer coisa. 

Isso mostra como os blogs ainda são extremamente importantes e podem ser usados como um meio de atrair potenciais franqueados. Assim como para demonstrar a autoridade da sua marca por meio de conteúdos educativos e esclarecedores. 

2. Invista nas redes sociais 

Como mencionamos anteriormente, as redes sociais são extremamente importantes para ajudar uma franquia e qualquer outra empresa a criar uma imagem e autoridade online de maneira eficaz e simples. 

Portanto, criar um perfil nas redes sociais vai muito além de apenas entrar na moda do universo digital. É uma prova de que a sua franquia está acompanhando as mudanças no mundo e está disposta a se reinventar sempre que for necessário. 

Entretanto, não basta apenas criar um perfil nas redes sociais. É preciso alimentá-lo com conteúdos relevantes, que irão ensinar algo aos usuários e atraí-los para o seu negócio. 

Vamos imaginar que a sua franquia seja de um despachante em Londrina. Você pode produzir um vídeo ou texto para as redes sociais explicando como funciona o serviço, quais pessoas precisam dele e o que a sua marca tem de diferencial. 

3. Defina uma persona 

Uma persona pode ser entendida com o perfil ideal de cliente para a sua franquia. Ou seja, você traça características únicas que apenas os seus clientes possuem, e com isso, terão mais chances de adquirir o seu produto ou serviço. 

Por exemplo, se um determinado número de pessoas pesquisam pelo termo “serviços de contabilidade preços”, uma empresa de contabilidade vê por meio de plataformas online os perfis desses usuários, para construir a persona do negócio. 

A persona reúne informações como gênero, idade, região onde mora e profissão de cada pessoa que procura por algo relacionado a marca. Assim, torna-se ainda mais simples saber para quem o seu produto será destinado. 

E essa é a grande importância da condição de uma persona para a sua franquia, pois por meio dela é ainda mais simples criar estratégias objetivas e campanhas personalizadas para atraí-las. 

4. Siga o plano de marketing 

Assim como diversas coisas na vida, as estratégias de marketing digital de uma empresa precisam ser planejadas e traçadas com antecedência para evitar prejuízos ou imprevistos lá na frente. 

Um plano de marketing serve justamente para isso. Ele se baseia no mapeamento dos próximos passos da franquia, ou seja, o que ela pretende fazer a curto, médio e longo prazo. 

Lembrando que não apenas as estratégias são traçadas, mas também os resultados esperados e maneiras diferentes de chegar ao objetivo estabelecido. 

O plano de marketing é extremamente importante. Seja para uma pequena empresa de desratização, que está começando o seu negócio agora ou uma grande franquia que já está no mercado há bastante tempo. 

Alinhar as expectativas e estratégias dentro de uma franquia garante a segurança dos próximos passos e a certeza do preparo dos profissionais caso algum imprevisto aconteça. 

Vale ressaltar que você, como franqueadora, vai oferecer suporte para marketing e que suas franquias vão precisar seguir a padronização estabelecida pelo franqueador.

5. Tenha uma boa identidade visual

As pessoas estão cada vez mais atentas a questões visuais. Um ótimo exemplo disso é a franquia de fast food Burger King, que além de usar as redes sociais e o marketing digital como estratégias de divulgação, também possui uma identidade bem marcante. 

O verde e o vermelho são cores predominantes na marca e estão presentes em todas as imagens divulgadas pela franquia. O fundo laranja já é padrão e único da franquia, além do famoso logo em formato de hambúrguer, que só de olhar já sabemos de quem se trata.

Isso é uma prova de como a identidade visual pode falar mais do que mil palavras e atrair um público apenas pela qualidade e beleza da imagem construída para a sua franquia. 

6. Crie campanhas divertidas em datas especiais 

Datas comemorativas sempre são esperadas e comemoradas por aqueles que não gostam de deixar nada passar em branco. Isso acaba gerando ainda mais lucro para empresas que utilizam essas datas como estratégias de divulgação. 

Um outro exemplo para deixar isso mais claro é uma campanha realizada há alguns anos pela franquia de refrigerantes Coca-Cola. Na época, no Dia dos Namorados, a marca só permitia que o refrigerante saísse da máquina se o casal desse um beijo naquele momento. 

Essa simples campanha gerou uma grande repercussão e marcou a vida dos casais que passaram por aquela experiência.

Por isso, criar campanhas criativas e personalizadas em datas específicas garantem que o público olhe para a sua franquia com o outro olhar e comece a consumir ainda mais da sua marca. É algo que vai potencializar os ganhos dos seus franqueados (e também atrair possíveis franqueados para seu negócio, pois eles sabem com o quê poderão contar).

7. Tenha compreensão da jornada do cliente 

Um dos sentimentos que não podem ser deixados de lado na hora de traçar estratégias de marketing é a empatia. Ela irá fazer com que você olhe para o seu cliente de uma maneira diferente e entenda os desafios e desejos dele. 

Por isso, estudar e entender toda a jornada do cliente é essencial para que você saiba em qual momento interferir para ajudá-lo e em qual momento é preciso deixá-lo pensar e decidir por si só. 

Seja uma empresa especializada em gestão de folha de pagamento ou um curso online de inglês, a jornada do cliente no universo digital passa por fases cruciais e indispensáveis até a ação da compra, e entender cada uma delas faz toda a diferença. 

Assim como o marketing digital ajudou e ainda ajuda diversas empresas a construírem verdadeiro impérios por meio da internet, ele também é muito útil para franquias. Na hora de formatar sua franqueadora e vender franquias, dê atenção especial a essa estratégia. Isso vai ajudar a marca a atrair possíveis franqueados, e também a atrair clientes para esses franqueados, garantindo maior sucesso para eles.

Para formatar sua franquia, vale a pena contar com a assessoria de uma empresa especialista no ramo. 

Assim, será mais simples estabelecer o melhor modelo de negócio e as estratégias corretas para desenvolvê-lo. Saiba mais em: Formatação de Franquias: veja como ampliar seu negócio!

Artigo produzido pela equipe Business Connection.

Fornecedores no franchising: entenda como eles ajudam as franquias

Artigo anterior

A necessidade do endomarketing para franqueadores

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.