Destaques ★Franchising

Top maiores franquias do mundo (e maiores franquias do Brasil); lista!

Arcos do Mcdonalds. Imagem ilustrativa texto maiores franquias do mundo

Quer conhecer as maiores franquias do mundo? Tem um palpite sobre as que mais se destacam?

À primeira vista, quando vamos pesquisar quais são as principais franqueadoras do mundo, é comum encontrarmos listas que variam. Seja por estarem desatualizadas ou por elas apenas seguirem uma referência diferente.

Porém, o mais importante nesse levantamento, caso você esteja em busca de algo para investir, é conhecer primeiramente se ela atua no Brasil ou tem vontade de entrar em território tupiniquim.

Advertisement

Nesse sentido, ainda é necessário avaliar se a cultura da empresa condiz com seus objetivos profissionais e desejos pessoais.

Dessa forma, preparamos o texto a seguir para apresentar uma lista com as maiores franquias do Mundo e do Brasil, além de dicas para encontrar o melhor empreendimento. Acompanhe a leitura.

Qual é a maior franquia do mundo?

Atualmente, existem dois critérios para poder analisar quais são as maiores franquias do mundo.

Inicialmente você pode escolher a que possui o maior número de unidades espalhadas pelo mundo ou a que tem o maior faturamento. Tendo esses dois horizontes, há duas empresas que se destacam no mundo.

Olhando para o número de unidades, considerada maior rede de franquias do mundo, temos a 7-Eleven. A cadeia de lojas de conveniência está espalhada em 18 países e conta com mais de 69 mil unidades!

Cerca de 22,4 mil lojas da 7-Eleven estão no Japão, enquanto 11,8 mil delas estão nos Estados Unidos.

Sendo assim, desde os anos 2007, a empresa tem ostentado a posição como a líder considerando tal critério. Já a maior rede de franquias em faturamento no mundo, bom, essa você certamente sabe qual é.

Se está pensando na empresa dos arcos dourados, acertou. Pois o McDonald’s é, disparada, a empresa que consegue lucrar mais em um ano.

Para se ter uma ideia, ela consegue bater a casa dos 89 bilhões de dólares em vendas globais!

Presente em diversos países, o sucesso da marca é tamanho que existe um índice econômico conhecido como The Big Mac Index.

Analisando o preço praticado pelo sanduíche carro-chefe da empresa, o Big Mac, é possível identificar o poder de compra de um país.

Além disso, outro ponto que acaba chamando atenção para a empresa dos arcos dourados é o seu faturamento. Ele consegue ser maior do que a dos seus principais concorrentes juntos.

Contudo, há concorrentes com mais pontos de venda, como o Subway e suas 42 mil unidades contra 33 mil do McDonald’s.

A seguir, separamos um vídeo explicativo para que você possa conhecer um pouco mais sobre o modelo de franquia da maior rede de fast-food do mundo. Confira!

Top 10 maiores franquias do mundo

O levantamento que mostraremos a seguir tem como base o relatório apresentado pela Franchise Direct e o seu ranking anual das Top 100 do Mundo.

Esse ranking apresenta, desde 2009, uma panorama das marcas que mais fazem sucesso ao redor do globo. Nesse sentido, podemos dizer que é um dos levantamentos mais importantes que existem.

Logo, com base nos resultados de 2021, é importante destacar que passamos por um momento delicado desde março de 2020, com a crise sanitária que atingiu todo o mundo.

Isso certamente impactou todo o sistema financeiro. Todavia, com o passar do tempo, muitas empresas voltaram a operar com algumas restrições.

Tendo em vista esse cenário, vamos apresentar agora o Top 10 das maiores franquias do mundo.

  1. McDonald’s
  2. KFC
  3. Burger King
  4. 7-Eleven
  5. Domino’s
  6. Ace Hardware Corporation
  7. Century 21
  8. Papa John’s
  9. Taco Bell
  10. Pizza Hut

Um fato curioso para você observar é com relação ao segmento que mais se destaca, além do país de origem das principais marcas.

Oito das 10 empresas atuam no ramo alimentício e todas possuem sede nos Estados Unidos.

A primeira empresa que aparece nesse levantamento que não tem sede no território do Tio Sam é a Tim Hortons, do Canadá, uma rede de cafeteria, ocupando a 15ª posição no ranking geral.

Das outras 100, apenas oito não são dos Estados Unidos. No geral, temos marcas japonesas, suecas, britânicas, filipinas, sul coreanas e australianas.

Qual a franquia mais famosa do mundo?

Assim como falamos anteriormente, no caso das maiores franquias do mundo, existem alguns critérios que precisamos analisar antes de definir qual é a mais famosa. Pois cada uma possui um segmento, uma frente etc.

Disparadamente, quando se fala em fast-food, sem dúvida, o McDonald’s é a marca mais conhecida.

Não só pelas milhares de unidades em mais de 100 países, mas também pela sua participação em filmes, eventos esportivos, programas televisivos etc.

Inclusive, no momento da sua fundação, a ideia era que os arcos dourados estivessem em todas as cidades, assim como uma Prefeitura, Igreja ou delegacia.

Ao mesmo tempo, suas principais concorrentes como Burguer King e KFC se fazem presentes em diversos países, mas sem alcançar o mesmo sucesso.

Esse questão sobre as mais famosas é algo tão relativo que, mesmo a maior rede de franquias do mundo, a 7-Eleven, é muito pouco conhecida no Brasil, por exemplo.

Principalmente por ela estar presente em apenas 18 países. Além disso, vemos raras aparições da empresa em filmes e séries.

As marcas mais conhecidas do mundo geralmente fazem parte do ramo alimentício. Nesse sentido, não podemos deixar de citar a Domino’s e a Pizza Hut.

As marcas ocupam o 5º e o 10º lugar no ranking, respectivamente. Porém, a grande vantagem da Pizza Hut em relação a sua concorrente é o seu modelo de negócio voltado para pequenas cozinhas e delivery.

Dessa forma, fica mais fácil investir e ter a sua própria pizzaria, sem precisar pensar muito na estrutura física para tirar o seu sonho do papel.

Quais as maiores franquias do Brasil?

Vemos alguns perfumes expostos numa bancada (imagem ilustrativa). Texto: maiores franquias do mundo.
Atualmente, O Boticário é considerada a maior franquia do Brasil.

Quando olhamos para o Brasil, a lista das maiores franquias tem algumas diferenças bem interessantes.

A princípio, ela é mais variada. Ou seja, com segmentos como perfumaria, alimentício, serviços automotivo, turismo e seguradoras. Além disso, as posições se alteram com mais facilidade.

Nesse sentido, vamos apresentar os dados com base em um relatório organizado e divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Nele, é possível conhecer o número de unidades que cada marca possui e a variação de lojas abertas ou fechadas. 50 marcas compõem o ranking.

Neste relatório que utilizamos como base para trazer a lista, vale a pena destacar a Acquazero, empresa que ocupa hoje a 43º posição.

Considerada a maior rede de estética automotiva do mundo, a empresa foi a que teve maior variação entre 2019 e 2020. Um crescimento de 152% no número de novas unidades!

Parte desse sucesso, além do trabalho de limpeza a seco, que atrai muitos clientes, estão os modelos de negócios oferecidos pela franqueadora.

Entre eles está o delivery, em que o empreendedor vai até o cliente e faz todos os serviços contratados. Assim, ninguém precisa esperar em filas ou perder um dia da agenda esperando o veículo ser limpo.

Voltando a lista das maiores do Brasil, vale a pena você comparar com as que estão no Top 10 Mundial. As maiores franquias do Brasil são (em número de unidades):

  1. O Boticário – 3620 unidades
  2. McDonald’s – 2567 unidades
  3. Cacau Show – 2371 unidades
  4. Subway – 1863 unidades
  5. Am/Pm – 1804 unidades
  6. Lubrax + – 1665 unidades
  7. Cvc Brasil – 1425 unidades
  8. Óticas Carol – 1394 unidades
  9. Seguralta Bolsa De Seguros – 1325 unidades
  10. Burger King Brasil – 1302 unidades

Entenda como uma franquia funciona

As franquias possuem um funcionamento muito simples. Quando uma empresa busca expandir suas operações, ela permite que qualquer pessoa possa explorar comercialmente seus produtos e serviços.

Sendo assim, essa pessoa precisa seguir todas as regras e padrões estabelecidos pela empresa. Essa é uma maneira que as franqueadoras têm de garantir que a identidade da empresa não será comprometida.

Afinal, imagine se cada unidade oferecesse um atendimento ou um cardápio diferente, uma fachada com as cores que quiser? Certamente ela não teria os resultados esperados.

Importante destacar que essas regras são para as duas partes, tal como está previsto na Lei de Franquia. Inclusive, o Brasil é um dos poucos países que possuem uma legislação exclusiva para o franchise.

Também previsto por lei, a marca precisa apresentar um documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). Nele, você terá acesso a uma série de informações e dados importantes.

Para se ter ideia, a Circular precisa ser entregue ao candidato a franqueado pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato.

Por outro lado, caso esse prazo não seja respeitado, o negócio pode ser desfeito e o investimento perdido. Graças a essa série de cuidados, as franquias são consideradas negócios bem seguros.

De acordo com o Sebrae, apenas 15% fecham num período de 10 anos. Já os negócios abertos do zero, a taxa de mortalidade é quase cinco vezes maior, chegando a 73% no mesmo intervalo.

As maiores franquias são as melhores franquias para abrir?

Vemos uma mulher conversando ao telefone atrás de uma janela de vidro enquanto olha fixamente para a frente (imagem ilustrativa).
É importante fazer algumas pesquisas para encontrar a melhor franquia.

Nem sempre estar entre as maiores quer dizer que um empreendimento é, de fato, um dos melhores do mundo. Pois esse conceito vai variar de pessoa para pessoa.

Sendo assim, antes de escolher a sua franquia, você deve analisar outros pontos importantes, mais do que se ela está no Top 10 ou não.

É o caso do seu perfil de empresário. Existem pessoas que gostam de lidar diretamente com o público, enquanto outras com as partes mais burocráticas.

Há empresas para esses dois perfis. Além disso, é muito importante escolher um segmento que você realmente gosta, ou seja, que sempre sonhou em fazer parte.

Empreender, guardado as devidas proporções, é igual na escola. Existem matérias que você tinha mais facilidade e gostava de prestar atenção, e outras que eram um verdadeiro martírio.

Agora, imagine você investindo o seu dinheiro numa área que funciona como as matérias chatas?

Tendo em vista esses dois pontos, fica mais fácil encontrar qual a melhor franqueadora para você investir.

Outros pontos que também devem ser analisados, após a sua decisão sobre o que abrir, é a localização do seu empreendimento, o público-alvo, seus concorrentes, opinião dos clientes etc.

Diante de tudo isso, a sua jornada como empreendedor será muito mais simples e tranquila. Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre as maiores franquias do mundo.

Gostou do nosso conteúdo e deseja aprender mais? Continue com a gente e confira o artigo “13 franquias de sucesso no Brasil para você investir e lucrar”.

Franquia WayBiz: trabalhe com marketing e tenha payback rápido

Artigo anterior

Franquia Cacau Show: preço, modelos, vale a pena?

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.