Destaques ★Franchising

Quais as maiores franquias do Brasil? Quanto custa investir nelas?

Mulher entregando pacote do mcdonald's no drive-in. Imagem ilustrativa texto maiores franquias do Brasil

Ao nos depararmos com algumas das maiores franquias do Brasil, o primeiro pensamento que pode ocorrer é: o empreendimento é inacessível financeiramente. Mas não é sempre assim.

Muitas empresas conseguem transformar sua rede de franquias em uma máquina de sucesso. Em questão de anos, é possível ver mais de mil unidades abertas, oferecendo o melhor serviço ou produto do mercado.

E devido a essa fama, muitos imaginam que os custos desses negócios são extremamente elevados. Claro que existem marcas que ultrapassam os seis dígitos, ao mesmo tempo em que há outras oferecendo modelos mais em conta.

Advertisement

Sendo assim, a seguir, preparamos um texto com as principais vantagens de apostar em grandes redes de franquias, além de um Top 10 das maiores franqueadoras do país. Acompanhe a leitura.

Vale a pena investir em alguma das maiores franquias do Brasil?

Devido à estrutura oferecida pelas maiores franquias do Brasil, certamente vale a pena investir em alguma dessas possibilidades.

Além disso, muitas vezes estamos tratando de negócios mundialmente conhecidos, o que traz uma nova maneira de gestão. E, claro, um fator de muito impacto: a fama da franqueadora.

Inclusive, essa é uma das principais vantagens desse modelo de negócio. Quando um empresário decide abrir uma franquia, ele passa a ter uma marca reconhecida por trás.

Ou seja, ele carrega as cores, a logo, a cultura, a visão, entre outras características da franqueadora. E isso tem um impacto direto no sucesso do negócio.

O mesmo ocorre com o know-how e expertise que são compartilhados por meio de treinamentos e suporte. Assim, graças a essas ações, uma franquia é muito mais segura que um empreendimento aberto do zero, de acordo com o Sebrae.

De acordo com o estudo da instituição, a taxa de mortalidade das unidades franqueadas chega a ser cinco vezes menor num período de 10 anos. Todos esses fatores, atrelado a segurança do investimento, torna esse tipo de negócio algo realmente atrativo.

Todavia, é muito comum pensarmos que as franquias são inacessíveis por causa dos valores cobrados pelas principais marcas do setor.

Mas acontece que existem oportunidades mais baratas, que oferecem boas condições de crescimento, produtos ou serviços de qualidade e que conseguem bater de frente com as principais do mercado.

Você, em uma simples pesquisa, consegue encontrar conteúdos que apresentam diversos empreendimentos baratos. Pois o mais importante nesse momento é fazer um levantamento e conhecer as oportunidades de negócio.

Top 10 maiores franquias do Brasil

Homem de terno com o jogo Jenga (imagem ilustrativa). Texto: maiores franquias do Brasil.
Grande parte das maiores franquias do Brasil são empresas com longo histórico no mercado.

Para compreender esse ranking, é necessário conhecer brevemente a origem dessa informação.

Anualmente, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realiza um estudo que visa estabelecer um ranqueamento das maiores e melhores franquias do Brasil.

Dessa forma, ela apresenta a lista das 50 maiores redes de franquias do país, traçando o perfil de cada uma delas.

Assim, o futuro franqueado tem a oportunidade de analisar e estudar todas as possibilidades dentro do segmento que o agrada, pois, o estudo também apresenta as franquias de maior destaque em cada área.

Portanto, levando em consideração as informações apresentadas no ano de 2020, separamos as 10 primeiras.

Uma das coisas interessantes de se observar é como o setor de alimentação tem conseguido se destacar. Não à toa, estamos falando do maior segmento em faturamento dos últimos anos.

1. O Boticário

Quando falamos de uma empresa ligada ao setor de cosméticos e perfumaria, certamente a O Boticário virá à mente da maioria das pessoas.

A marca está no mercado desde a década de 1970 e é mundialmente conhecida. Não à toa, ela é considerada a maior empresa brasileira atuando fora do país.

Criada por um bioquímico, no estado do Paraná, a empresa não demorou muito para se destacar pela qualidade de seus produtos.

Como resultado do sucesso, já são quase 4 mil unidades em operação vendendo produtos para homens, mulheres e crianças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. Mcdonald’s

O Mcdonald’s é conhecido como a maior rede de fast-food do mundo em faturamento. Para se ter uma ideia do impacto da empresa na sociedade, existe um índice Big Mag.

Criado com base no valor do Big Mac, seu carro-chefe, é possível medir o poder de compra de cada país.

A empresa estadunidense começou a operar ainda nos anos de 1950 e, em pouco mais de 20 anos, já estava presente em diversos países.

No Brasil, sua primeira unidade foi inaugurada em 1979, na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, são mais de 2,5 mil lojas franqueadas em shoppings ou em ruas movimentadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,5 milhão
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Para saber mais detalhes sobre a franqueadora, separamos o vídeo a seguir com tudo sobe a franquia Mcdonald’s. Confira!

3. AM/PM

Pertencente ao Grupo Ipiranga, a Am/Pm é uma das principais lojas de conveniência do Brasil.

O principal diferencial da franquia é que ela só pode ser aberta junto a um posto de combustível do Grupo. Dessa forma, você precisa encontrar um local que funcione apenas com abastecimento e alugar o espaço.

Mas não se preocupe, pois a própria empresa oferece um mapeamento dos locais que ainda precisam de uma Am/Pm.

Atualmente, de acordo com a ABF, são aproximadamente 2,3 mil unidades disponíveis no país, a terceira maior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 270 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

4. Cacau Show

Se você deseja oferecer os melhores chocolate para seus clientes, a aposta mais atrativa do mercado certamente será a Cacau Show.

A franqueado é nacionalmente conhecida por contar com diversas linhas de doces, do premium ao mais básico. No mercado desde 1988, a franqueadora iniciou suas operações no franchising apenas em 2004.

Desde então, a empresa não parou de crescer e, atualmente, soma 2,3 mil unidades à disposição do público. Ela conta com o formato quiosque, abrindo portas para um novo perfil de empresário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 64,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

5. Subway

Conhecida por ser a maior cadeia de sanduíches submarinos do mundo, o Subway não poderia ficar de fora dessa lista.

Desde a sua chegada no Brasil, na década de 1990, a franqueadora se tornou uma referência, se fazendo presente em todas as regiões do país, com mais de 1,8 mil unidades.

No mundo, de acordo com a empresa, estima-se que existam cerca de 44 mil restaurantes. Sem dúvida, uma das maiores vantagens da marca é conseguir oferecer um produto de qualidade e com um sabor único.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 337,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

6. Acqio

A Acqio é uma franqueadora voltada para serviços administrativos. Nesse sentido, a franqueadora tem levado novas soluções financeiras para seus clientes, permitindo que os franqueados cresçam no mercado.

Empresa mais nova da lista, com apenas sete anos, a rede conta com 1,7 mil unidades. Ainda assim, a franqueadora conseguiu encontrar uma nova maneira de oferecer soluções de pagamento para o varejo.

Graças a sua maquininha, é possível fazer transações eletrônicas, contar com produtos de crédito, serviços de gestão etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 6,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 10 meses

7. Lubrax +

Caminhão em primeiro plano e escurecido devido o efeito de entardecer da foto.
A Lubrax+ faz parte da rede de postos Petrobras e está presente em diversas estradas.

Outra marca entre as maiores franquias do Brasil que precisa estar junto a um posto de combustível, a Lubrax + pertence a rede Petrobras.

A franqueadora oferece diversas soluções para a manutenção e prevenção de problemas relacionados a motores. São mais de 18 serviços que podem ser realizados.

Nesse sentido, graças ao seu sistema, a Lubrax+ tem conseguido expandir suas operações com facilidades.

Lembrando que o empresário que deseja investir nesse empreendimento precisa encontrar um posto BR interessado em alugar o espaço para o negócio. Atualmente, são 1,6 mil unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 58 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

8. Kumon

Certamente você já ouviu falar do método Kumon de ensino. Mesmo sem saber do que de fato se trata, muitas pessoas ligam a metodologia de ensino de alguns locais a marca.

Ou seja, estamos falando de um empreendimento de muito sucesso no Brasil e no mundo. Só nas terras tupiniquins, são mais de 1.500 unidades.

Fundada no Japão, na década de 1950, a Kumon conseguiu crescer em seu país de origem e iniciar sua expansão por outros lugares.

A princípio, voltada apenas para o ensino da Matemática e da lógica, logo ela expandiu e começou a oferecer cursos de idioma.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,8 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

9. Jet Oil

Assim como a loja de conveniência Am/Pm, a Jet Oil é uma empresa ligada ao Grupo Ipiranga. Dessa forma, ela só pode ser aberta em um posto de combustível que carrega a mesma bandeira.

Mesmo limitando o seu espaço de atuação, a franqueadora conta com 1,4 mil unidades. Apesar do foco na troca de óleo, a marca também oferece check-up nos veículos e assistência de 24.

Sendo assim, quem quiser abrir uma unidade precisará seguir as orientações da marca para encontrar o posto com espaço e disposição para alugar, algo relativamente simples.

Afinal, estamos falando de uma das maiores franquias do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 121 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

10. CVC Brasil

Por fim, vamos encerrar nossa lista com uma das maiores agência de viagem do Brasil, pois a CVC é referência quando se trata do segmento de turismo.

Não à toa, ela conta com uma rede de aproximadamente 1,3 mil unidades. Presente em diversas cidades e regiões do país, a marca se destaca pelos seus pacotes exclusivos e personalizados.

Dessa forma, entre as grandes vantagens de fazer parte da franqueadora está seu suporte de qualidade que oferece a segurança necessária para o desenvolvimento da unidade.

Isso sem contar a ausência da taxa de franquia e dos royalties, o que facilita ainda mais o processo de investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Ao longo do texto, você pôde conhecer as vantagens de investir em uma grande franqueadora. Essa é a chance que você precisava para ter um empreendimento de sucesso.

Pois mesmo que os valores sejam altos, não se preocupe, existem opções mais em conta que oferecem bons resultados! Basta procurar um pouco mais.

Gostou do nosso conteúdo sobre as maiores franquias do Brasil? Então continue explorando o Top Franquias e veja o nosso artigo “Franquias baratas para investir AGORA e ganhar dinheiro”.

ABF: tudo sobre a maior instituição do franchising! Como ela pode ajudar?

Artigo anterior

Franquia de idiomas: 7 opções lucrativas com modelos de negócio simples

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.