O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Notícias » Opções de franquias para jovens empreendedores

Opções de franquias para jovens empreendedores

Sumário

O número de jovens empreendedores é cada vez maior no Brasil. Conheça algumas opções de franquias para investir e comece já seu negócio!

Mais de 15 milhões de investidores têm entre 18 a 30 anos. De acordo com o Sebrae

, esses jovens empreendedores optam pelos mais diversos setores, o que movimenta a economia ano após ano.

Já segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dois em cada três brasileiros com idade entre 25 e 30 anos querem empreender. Apostando no espírito empreendedor das novas gerações, a oferta de franquias para jovens empreendedores só cresce no País.

Isso porque uma das características mais marcantes de jovens empreendedores é a busca por desafios e resultados imediatos. Não é por acaso que o setor de franquias atrai bastante pessoas da nova geração.

Para se ter ideia, um levantamento da consultoria Rizzo Franchise aponta que 16% das unidades franqueadas no Brasil são comandadas por jovens com menos de 30 anos.

Além disso, o que impulsiona a procura por franquias para jovens empreendedores é a liberdade para trabalhar e a rapidez do retorno desse tipo de empreendimento.

Melhores opções de franquia para jovens empreendedores

Abaixo, separamos sugestões de franquias para investir. São negócios das mais diversas áreas, com baixo investimento inicial e mais autonomia e flexibilidade no trabalho, o que atende bem ao perfil de jovens empreendedores. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Dicas para investir em franquias

Antes de investir em franquias para jovens empreendedores, é importante ter a certeza sobre sua preparação para empreender. Afinal de contas, investir em um negócio representa uma mudança no cotidiano e na aplicação de valores consideráveis.

Para ajudar você com isso, produzimos um ebook completo sobre a hora de empreender. Acesse clicando na imagem abaixo.

E-book "Chegou a sua hora de empreender?"

Outro ponto fundamental na hora de abrir uma franquia é analisar a proposta do franqueador. Você precisa conhecer muito bem a empresa em que está investindo.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Veja, a seguir, quais são os principais pontos que você deve analisar.

Taxas cobradas

Existem diversas taxas envolvidas em um contrato de franquia, como a taxa de franquia, de publicidade, royalties e outras, dependendo da empresa. Sendo assim, analise muito bem seus valores, periodicidade e termos contratuais para não ser pego de surpresa mais adiante.

Transferência de know-how

Um contrato de franquia pressupõe a transferência de know-how, ou seja, de conhecimento. Portanto, busque franquias que já tenham uma experiência mínima de dois ou três anos no mercado. Caso contrário, você poderá não adquirir tanto conhecimento estabelecido.

Treinamentos oferecidos

Além da transferência de know-how, a franqueadora deve dispor de treinamentos específicos para gestores e, de preferência, também para os colaboradores do negócio.

Circular de Oferta de Franquia

Esse é considerado o documento mais importante da constituição de uma franquia. Por isso, preste bastante atenção nele!

Vale a pena fazer uma análise criteriosa da Circular de Oferta de Franquia (COF), principalmente com o suporte de um advogado ou uma consultoria de franquias.

Tempo de contrato

Todo contrato de franquia possui um prazo, no fim do qual o franqueado pode optar por continuar ou não com sua unidade. Nesse sentido, é de suma importância que este prazo seja adequado ao fluxo de caixa do negócio. Ou seja, que ele tenha um prazo superior ao tempo necessário para o retorno do capital investido.

Uma dica extra é conversar com outros franqueados e/ou ex-franqueados da marca. Pois eles poderão lhe dar informações importantes sobre o que realmente o franqueador entrega em termos de transferência de know-how, treinamentos e suporte.

Agora você já conhece algumas ótimas opções de franquias para jovens empreendedores! Em síntese, na hora de investir no seu negócio, não se esqueça das nossas dicas e de se planejar! Estabelecendo um passo a passo, você terá mais facilidade para tirar os planos do papel e ir em busca do sucesso.

*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje