Destaques ★Franchising

Investir em franquias é melhor do que abrir um negócio novo?

bloquinhos de madeira com simbolos de lojinhas. Bloco superior esquerdo em vermelho. Imagem ilustrativa texto investir em franquias

Você consegue dizer com clareza o que é melhor: investir em franquias ou iniciar um negócio do zero? Se você não soube apontar o mais vantajoso, não se preocupe. Existem muitas dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir.

A resposta para essa pergunta vai depender do que você considera ser bom ou ruim na hora de investir. Cada modelo de negócio oferece suas vantagens e desvantagens e, por isso, não é justo apontar qual é o melhor e o pior.

O importante nessas horas é o futuro empresário conseguir encontrar o empreendimento que melhor conversa com seus objetivos profissionais. Sendo assim, desenvolvemos o texto a seguir para apresentar os benefícios de cada negócio. Acompanhe a leitura.

Quais as vantagens de abrir um negócio novo?

Ao optar por abrir um empreendimento novo, é muito importante conhecer as vantagens desse tipo de negócio. Iniciar algo do zero pode trazer diversos benefícios que vão permitir a você decolar no mercado e, assim, se tornar uma referência no setor. Mas busque por algo que você realmente deseja fazer.

Infelizmente, é muito comum encontrar empreendedores que iniciam a jornada olhando apenas o possível retorno financeiro do mercado. O grande problema de ter somente isso em foco é a chance de desistir mais facilmente da sua empresa. Pois o dinheiro acaba mascarando outras questões importantes.

Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que o futuro empresário monte o seu plano de negócio. Nesse documento, você vai colocar a ideia de produto ou serviço, fazer um levantamento dos concorrentes, o valor de investimento necessário para tirar o projeto do papel, o prazo de retorno do investimento, estudo dos seus consumidores etc.

Além de auxiliar na estruturação da sua empresa, o plano é essencial na hora de buscar um financiamento. Sem ele, dificilmente alguma instituição bancária irá abrir espaço para você e o seu negócio. Porém, a possibilidade de abrir algo que você gosta não é a única vantagem de apostar numa empresa própria.

Maior autonomia

Homem conversando ao telefone e olhando para a tela de seu notebook em uma sala totalmente branca.
Com um negócio novo você consegue gerenciar diversas frentes para desenvolver o seu empreendimento.

Primeiramente, precisamos destacar como esse cenário permite que você faça tudo como deseja. Ou seja, a empresa será de acordo com o que planejou em cada detalhe. Desde as cores adotadas até o tipo de atendimento que irá oferecer, a estrutura do empreendimento, a cultura da marca. Tudo será de acordo com o que você acredita.

Além disso, você tem a possibilidade de modificar suas estratégias com base no seu feeling e estudo de mercado. Você não terá ninguém para lhe dizer o que é certo ou errado. Esta completa autonomia é fundamental para quem deseja construir algo do zero.

Importante destacar que existe a possibilidade de iniciar sua jornada com um sócio. O ideal é encontrar um parceiro que lhe complete, para que juntos possam levar o negócio ao sucesso esperado. A união é fundamental. Sem ela, certamente, o seu empreendimento estará fadado ao fracasso.

Ainda dentro da questão da autonomia, você terá toda a liberdade para negociar com qualquer fornecedor, montar sua equipe de trabalho dentro dos seus preceitos, e treinar seus colaboradores em comum acordo com todas essas características. Algo que dificilmente você tem acesso em outros modelos de negócio.

Flexibilidade no trabalho

Como agora você é o seu próprio chefe, não há mais que se preocupar com as horas marcadas no quadro de ponto. Mas isso não quer dizer que você pode iniciar o seu trabalho a hora que quiser. Ainda é preciso levar em consideração o horário comercial para reuniões e negociações com parceiros.

Ainda assim, você tem toda a liberdade para sair no meio do expediente para ir ao médico ou fazer mais de uma hora de almoço, por exemplo. Graças a isso, o empresário acaba experimentando uma liberdade diferente daquela de um trabalho, digamos, mais convencional.

Porém, é importante não se perder em meio a tudo isso, portanto, montar e seguir uma rotina é algo fundamental. Logo, tenha um horário para acordar, calcule o tempo para cada intervalo e defina os dias de trabalho em relação aos finais de semana.

O empresário precisa estar ligado e dedicado a sua empresa quase 24 horas por dia. Esse é um comportamento comum, independente do tipo de negócio que você abra. Dedicação será algo essencial.

Potencial de expansão

Como você tem um plano de negócio pronto e em execução, o processo para crescer e se expandir fica mais fácil e prático. No entanto, é importante destacar que, mesmo após iniciar suas operações, o seu plano precisará passar por atualizações ou modificações.

Pois essa deve ser uma preocupação frequente para conseguir atingir novas áreas com a sua empresa. Porém, a tendência é que, com o tempo, essas mudanças sejam cada vez menores. Afinal, isso significa que a sua marca está conseguindo encontrar o melhor caminho para se desenvolver.

A partir disso, você está liberado para tomar qualquer atitude com relação a novas lojas e crescer. Inclusive, pode até investir em franquias para facilitar a sua estratégia. Muitas empresas utilizam desse modelo de negócio para conseguir expandir gastando pouco.

Uma franquia permite que um empresário terceiro possa explorar comercialmente seus produtos ou serviços. Dessa forma, ela oferece treinamentos para que esse empresário entenda como a marca funciona, sua visão do mercado etc., além de suporte frequente. 

Essa é uma estratégia tão usual que a cada ano surgem novas franqueadoras. Não importa se você é conhecido apenas na sua cidade ou mundialmente. O sistema de franchising é uma das grandes possibilidades para você se tornar uma referência no seu segmento.

Portanto, para entender um pouco mais sobre como funciona esse modelo de negócio, separamos o vídeo abaixo com informações detalhadas. Confira!

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

Uma possibilidade para quem deseja ter um negócio para chamar de seu é investir em franquias e se tornar um franqueado. O caminho, nesse caso é muito mais tranquilo. Afinal, você estará iniciando uma empresa junto de uma marca reconhecida.

Porém, assim como as “empresas comuns”, é muito importante encontrar o melhor segmento para investir com base em suas vontades. Aqui, estamos falando de uma união que precisa ser quase perfeita. A marca precisa estar alinhada com os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, você é apaixonado por Moda, mas decide investir no mercado de Saúde, pois acha que ele conta com mais oportunidades de crescimento. Quando os primeiros desafios aparecerem, você acredita que acordar todos os dias disposto a enfrentá-los será tarefa fácil?

Em outras palavras: você está disposto a ficar preso a algo que não gosta? Por isso, é muito importante que o empresário entenda que o mercado é um grande círculo. Não importa em qual segmento você está, ele sempre terá momentos de alta e de baixa. Portanto, faça um estudo sobre os diferentes nichos.

Além disso, existem outras vantagens que farão você pensar na possibilidade de abrir uma unidade franqueada. Continue acompanhando e saiba quais são elas.

Plano de negócio com eficácia testada

O processo fundamental para qualquer empresa que busca iniciar suas operações no mercado é a elaboração do plano de negócio. No caso das franquias, essa não será uma preocupação do franqueado. Afinal, você está investindo em algo que já possui um histórico no mercado.

Ou seja, a marca já moldou o seu empreendimento para que estivesse no patamar que está hoje. Além disso, ela continua em constante atualização, logo, essa não precisa ser uma preocupação sua. Assim, o franqueado deve se preocupar apenas com a gestão e a administração da sua unidade.

Previsão de gastos

Quando você decide investir em franquias, outro benefício desse modelo é com relação aos gastos. Isso acontece, pois a franqueadora precisa apresentar na Circular de Oferta de Franquia (COF) todos os valores que envolvem a abertura de uma unidade.

Nesse documento você encontra o valo da taxa de franquia, o capital de giro necessário, o valor médio das instalações e as taxas mensais como royalties e fundo de propaganda. Assim, o empresário tem total condição de fazer um planejamento financeiro consistente.

Diferentemente de um empreendimento planejado do zero, você tem apenas uma previsão do que pode ser gasto. Ao longo da sua jornada, a tendência é que esses gastos aumentem.

Suportes da franqueadora

Vemos um homem estudando em frente ao computador enquanto faz anotações (imagem ilustrativa). Texto investir em franquias.
O suporte é responsável por transmitir a você toda a cultura da empresa.

De acordo com a Lei de Franquias, toda franqueadora precisa prestar o serviço de suporte para seus franqueados. Graças a essa ação, qualquer pessoa, mesmo sem experiência em gestão, pode se tornar um empresário de sucesso e auxiliar a empresa a expandir suas operações.

Com o suporte você encontra um time especializado que vai orientar em questões voltadas à administração da unidade, gestão de conflitos, dúvidas, oferecer treinamentos etc. Além disso, caso algum franqueado esteja se destacando, a equipe da franqueadora pode entrar em contato para entender a estratégia usada.

Dessa forma, ela pode compartilhar as ações com outras unidades em operação para, assim, transformar toda a rede de franquias em algo cada vez mais sólido.

Marca reconhecida pelos clientes

Por fim, uma das principais vantagens de quem opta por investir em franquias. Estamos falando da oportunidade de assumir uma unidade com uma marca por trás e reconhecida pelo público. Essa é a chance perfeita para conseguir apostar em algo que já trará resultados logo nos primeiros meses.

Para se ter uma ideia, um estudo feito pelo site Reclame Aqui identificou que 60% dos brasileiros são fiéis a pelo menos uma marca. Desse número, 71% afirmaram que a família também só compra produtos de uma mesma empresa.

Dessa forma, quando você aposta em algo do zero, certamente precisa enfrentar essa barreira. Por outro lado, isso é algo que pode ser facilmente resolvido pelas unidades franqueadas.

Devo abrir uma franquia ou negócio próprio?

Diante das vantagens que apresentamos de cada tipo de empreendimento, a tomada de decisão fica um pouco mais complicada. Porém, para facilitar a sua jornada, é importante que você leve em consideração o seu perfil como empreendedor. Quer ter o desafio de iniciar algo do zero ou prefere ter uma caminhada, digamos, mais tranquila?

Essa escolha deve partir de uma analise pessoal e bem cuidadosa. Nunca pense apenas nos benefícios e tente entender as desvantagens que cada modelo pode oferecer. No caso dos empreendimentos abertos do zero, ao cometer erros no seu plano de negócio, você não terá qualquer tipo de suporte.

Já com as franquias, o franqueado não tem a liberdade para inovar em questões que envolvem produtos e serviços, pois estes são de responsabilidade da franqueadora. Além disso, é necessário seguir todas as diretrizes estabelecidas, que se descumpridas, podem significar na perda do investimento.

Dessa forma, você precisa colocar numa balança o que realmente é importante. Considere todos os pontos e tente não deixar dúvidas ao longo do caminho. Converse com franqueados e empresários que toparam os desafios. Veja qual dos modelos você mais se identifica.

Ao longo do texto, você pôde notar que não faltam vantagens para ambos os empreendimentos. Cada um, dentro de suas características, possuem pontos interessantes e que acabam atraindo a atenção dos empresários.

Gostou do nosso texto sobre investir em franquias ou abrir seu próprio negócio? Continue explorando o Top Franquias e leia o conteúdo sobre “Porque investir em franquias é um bom negócio? Sua resposta final”.

Franquia Acquazero: invista na maior rede de estética automotiva do mundo!

Artigo anterior

Qual a melhor franquia para shopping? Invista sem perder dinheiro

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.