Destaques ★Empreendedorismo

13 dicas para fazer um investimento inteligente e ganhar dinheiro com franquia

mulher sentada de lado falando ao celular e usando computador com tela baerta em ágina de investimentos ilustração para investimento inteligente

Abrir o próprio negócio envolve muitos fatores. O primeiro é fazer um investimento inteligente. Assim, é necessário analisar alguns elementos antes de decidir. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a investir com segurança em franquias.

Existem diversas formas de investimento entre elas, abrir o próprio negócio. Segundo a plataforma Bom pra Crédito, o número de brasileiros que buscou crédito para empreender cresceu 11% no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

Sendo assim, fazer um investimento inteligente em franquias pode ser uma boa opção. Isso porque, o setor cresceu 43% no segundo trimestre de 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Advertisement

Como fazer um investimento inteligente em franquia?

Em primeiro lugar, vamos lembrar como funciona o sistema de franchising. Por meio desse sistema, uma marca concede o direito de uso a terceiros mediante pagamento de uma taxa.

Assim, tanto franqueador (quem concede) como franqueado (quem recebe o direito) são beneficiados.

O franqueado recebe o direito de uso da marca e segue uma série de padrões. Desse modo, ele tem em mãos um modelo de negócio consolidado e precisa colocá-lo em prática.

Por outro lado, o franqueador oferece todo suporte e treinamento para ajudar o franqueador a fazer o negócio funcionar.

Assim, ambos têm responsabilidades e devem cumprir sua parte do contrato para que a franquia tenha sucesso.

Desse modo, fazer um investimento inteligente em franquia pode ser uma boa alternativa para quem não tem tanta experiência. Mas é preciso seguir alguns passos.

Para isso, acompanhe abaixo algumas dicas que preparamos para você!

1. Entenda o que você quer fazer

Primeiramente, é importante destacar que não existe um negócio perfeito. O que existe é uma franquia que se adequa ao seu perfil e aos seus objetivos.

Assim, quem quer fazer um investimento inteligente em franquias precisa saber o que realmente quer fazer. Com certeza existe uma área que você gosta mais e que combina seu estilo de vida.

Desse modo, um bom jeito de começar a planejar seu investimento é pesquisar algumas franquias do segmento que você goste.

Aqui no Portal Top Franquias você encontra uma descrição de cada segmento com características e opções de investimento. Isso pode te ajudar a perceber qual “a sua praia”.

Além disso, você também precisa entender como gosta de trabalhar. Caso você prefira trabalhar de casa, por exemplo, algumas franquias permitem esse formato de trabalho.

Leve em conta também quanto tempo pode se dedicar ao negócio, qual o tamanho da equipe você almeja e quanto você poderá investir.

Todos esses fatores são essenciais para entender o que você quer fazer. Em seguida, você já pode começar a buscar franquias do segmento e pesquisar tudo sobre esses negócios.

2. Analise o mercado

homem de terno e gravata olhando tela de TV com dados, números e planilhas ilustração para investimento inteligente
Veja como está o mercado para saber se este é o melhor momento para investir.

Abrir uma franquia é um investimento que demanda segurança. Uma dica muito importante é realizar uma análise de mercado.

Desse modo, você pode descobrir se o segmento em que quer empreender tem possibilidade de lucros.

Sendo assm, uma análise de mercado deve levar em conta alguns fatores. Em primeiro lugar, é preciso pesquisar o público-alvo.

Afinal, você precisa saber quem vai consumir seus produtos ou serviços, faixa etária, renda e preferências.

Além disso, é importante analisar sobre o comportamento do seu consumidor. Assim, você pode entender se consegue oferecer produtos e serviços que as pessoas desejam.

Em seguida, analise também a sua concorrência e como ela tem atendido o público-alvo.

3. Estude seu mercado local

Já que falamos de análise de mercado, vamos falar também sobre o mercado local. Isso porque, você vai vender para um local específico e precisa saber como as pessoas da sua cidade vão reagir à sua marca.

Como dissemos anteriormente, é preciso atenção à concorrência. Por exemplo, caso já tenha alguma franquia do mesmo segmento, não é interessante abrir outra no mesmo lugar.

Outro aspecto importante, é o melhor lugar para ser o ponto do seu negócio. Cada negócio tem os locais ideais em que pode ser implantado.

Assim, é preciso analisar onde gostaria de estar e se esse ponto vale a pena financeiramente.

Além disso, estude o mercado para identificar fornecedores e parceiros. Assim, é mais fácil fortalecer seu negócio junto à comunidade e ter sucesso a longo prazo. 

4. Faça um bom planejamento financeiro

Todo empreendedor precisa entender a importância de fazer um planejamento financeiro. Essa prática permite determinar gastos, futuros investimentos e até mesmo passar por momentos de adversidades com mais segurança.

Ao analisar uma franquia para investir, observe o investimento inicial e o tempo de retorno. Afinal, até seu negócio apresentar lucro, as contas vão continuar chegando.

Para isso, você deve se planejar financeiramente para garantir a saúde de sua franquia. Realize uma previsão de gastos e futuros investimentos e defina em qual área da sua empresa você vai investir primeiro.

No modelo de franchising, é mais simples realizar este planejamento. Isso porque, a franqueadora ajuda a implantar o negócio e oferece assessoria financeira, para que você saiba gerenciar o seu dinheiro.

Mas o franqueado também precisa fazer a sua parte. Assim, todo empreendedor deve ter um sistema de registro de gastos e ganhos.

Além disso, lembre-se de planejar também suas finanças pessoais paralelamente ao seu negócio.

5. Considere contar com um sócio

mulher sentada apertando a mão de homem em pé ilustração para investimento inteligenteilustração para investimento inteligente
Ter um sócio é uma boa alternativa para dividir as responsabilidades de uma empresa

À primeira vista, fazer um investimento inteligente pode causar insegurança. Neste sentido, uma boa ideia é contar com um sócio. Uma das vantagens da sociedade é poder juntar conhecimentos e habilidades.

Além disso, um sócio é um parceiro que vai lhe ajudar a lidar com as adversidades e tomar as melhores decisões.

Uma outra vantagem é poder dividir os investimentos. Assim, ambos contribuem e também recebem.

Contar com um sócio ajuda a ter mais estabilidade. Isso porque, gerir e administrar uma franquia não é simples e tendo um parceiro é possível dividir as demandas.

6. Defina objetivos 

Um investimento inteligente consegue atender os objetivos do empreendedor a curto, médio e longo prazo.

Em primeiro lugar, os objetivos a curto prazo são aqueles que podem ser atingidos no período de um ano.

Ao começar a planejar defina, além das metas e objetivos, onde se quer chegar com o negócio. Além disso, é importante pensar em cenários em que não gostaríamos de estar e traçar estratégias para evitar isso.

Dessa forma, é preciso analisar em que ponto você se encontra, o que jáonquistou até o momento e quais os hábitos e atitudes devem ser perpetuados.

Assim, o sucesso da franquia e os lucros poderão ser previstos e planejados ativamente para serem alcançados. 

7. Pesquise várias marcas de franquia

Outro ponto importante é a pesquisa de franquias para escolher a que melhor se encaixa ao seu perfil. Com os objetivos planejados e o perfil de franqueado definido, pesquise qual negócio vai lhe proporcionar os melhores resultados.

Essa parte é de grande importância para ter um negócio de sucesso. Afinal, cada franquia tem suas regras e maneiras de atuação.

Dessa forma, é bom ter o conhecimento sobre a franquia, desde o investimento, das regras de atuação, das normas que o franqueado precisa seguir e para qual perfil essa franquia é indicada.

Todos esses fatores irão interferir no sucesso da franquia, pois são as combinações de diversos fatores que devem se encaixar para o negócio ir para frente.

O universo das franquias é extenso. Sendo assim, apresentamos um material para lhe ajudar a encontrar uma franquia em meio a tantos negócios. Clique abaixo para conferir!

8. Analise a reputação das marcas

tela de computador mostrando tela de site com diversas marcas
Verifique as redes sociais e o que os clientes dizem a respeito da marca antes de fechar negócio.

Durante a pesquisa das franquias, um ponto principal que o investidor precisa prestar atenção é a reputação das marcas.

Ou seja, ao fazer a pesquisa também é preciso pesquisar como a marca é vista tanto no mercado, como pelos franqueados e pelo seu público.

Essa ação vai evitar que você caia em golpes ou até mesmo comece uma parceria com uma empresa de de baixa reputação.

Afinal, a condição de uma marca no mercado pode implicar diretamente nos resultados do investimento. 

Além disso, uma boa marca também resulta de um bom relacionamento com seus parceiros e investidores. E, geralmente, o investimento em uma franquia é algo planejado e almeja um negócio sólido e duradouro.

Dessa forma, durante a pesquisa, todos esses fatores precisam ser analisados e pesquisados com cuidado. Para que assim, se evite maus negócios e investimentos ruins.

9. Tire suas dúvidas com a franqueadora

Após a seleção das franquias que melhor combinam com o seu perfil é a hora de tirar as dúvidas com a franqueadora escolhida.

Dessa forma, esse é o momento onde você irá começar a estabelecer uma relação com a sua franqueadora. Assim, é possível perceber como funciona a política da franqueadora, suas regras, além da sua relação com o franqueado.

Afinal, ter o apoio e uma boa relação é essencial para o negócio prosperar. Então, é a hora de tirar todas as suas dúvidas, direcionar suas expectativas e começar a penejar os próximos passos do seu negócio.

10. Leia bem a COF

Antes de investir em uma franquia, é muito importante saber quais serão suas responsabilidades enquanto franqueado.

Além disso, é interessante saber quantas pessoas aderiram ou fecharam franquias daquela marca nos últimos meses.

Todas essas informações estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento essencial para quem quer ser franqueado. Assim, tenha em mãos a COF de todas as franquias pelas quais você se interessou.

Ler e comparar as COF’s pode lhe ajudar a perceber qual negócio mais se adapta aos seus objetivos.

Além do que já citamos, neste documento vão constar informações sobre investimento, taxa de retorno e modelos de negócio da franquia.

Dessa forma, lendo a COF você pode se preparar para o que está por vir. Assim, é mais simples fazer um investimento inteligente em franquias.

11. Converse com outros franqueados

Outra dica que ajuda no momento de fazer um investimento inteligente, é conversar com outros franqueados.

Sejam eles do mesmo segmento que você, ou não, podem ser fontes de experiências para que já se familiarize com o negócio.

Eles podem também dar dicas, orientar e lhe acalmar em relação às adversidades. Além disso, é a hora de conversar sobre negócios, rotina, fornecedores e tudo mais que você tiver dúvidas.

12. Negocie sua unidade

mulher segurando cartão de crédito em frente a tela de computador e celular
Busque a melhor forma na hora de negociar valores e condições referentes à sua franquia.

Toda negociação requer um bom relacionamento. Assim, o empreendedor precisa ter flexibilidade, criatividade, planejamento e honestidade na hora de acertar todos os pontos com a franqueadora.

Mesmo que a negociação não dê certo, não feche as portas. Afinal, pode ser que você precise daquela empresa em um outro momento.

Negociar é saber encontrar um equilíbrio. Nem sempre o outro vai ter a mesma ideia de negócio que a sua.

Por isso, apresente seus argumentos com clareza e se apoie em dados concretos para ganhar a credibilidade daquele que está acertando os detalhes com você.

13. Siga as orientações da franqueadora

Como já dissemos, a franqueadora concede direitos para que outros possam utilizar a sua marca. Assim, essa empresa possui todo o know-how de atuação no segmento e está preparada para as mais diversas situações.

Assim, siga à risca todas as orientações da franqueadora. Afinal, a empresa já fez isso antes e o maior intuito dela é lhe ajudar a crescer na hora de carregar a marca.

Além disso, participe com atenção de todos os treinamentos oferecidos. É por meio deles que a empresa ensina todos os processos para o bom funcionamento da franquia.

Decidir a melhor franquia demanda a análise de muitos fatores. Pensando nisso, preparamos uma lista com as opções de franquias para você investir. Confira abaixo!

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda tem dúvida de onde investir, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe orientar neste escolha. Acesse: henriquemol.com.br.

Franquia Multi Segurança é negócio lucrativo para trabalhar com Segurança do Trabalho; conheça!

Artigo anterior

Melhores investimentos a longo prazo para fazer e lucrar muito

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.