Destaques ★FranchisingEmpreendedorismoSegmento: AlimentaçãoSegmento: Casa e ConstruçãoSegmento: Comunicação, Informática e Eletrônicos

Investimento em negócio lucrativo: 21 segmentos que valem a pena você considerar

Família reunida com um plano. Imagem ilustrativa do texto sobre investimento em negócio lucrativo.

Se você está buscando boas ideias de investimento em negócio lucrativo, poderá encontrar no conteúdo de hoje. Então, para abrir o seu próprio negócio e ganhar dinheiro, conheça as dicas que separamos para você.

Segundo a pesquisa do IBGE, 34% das pessoas no Brasil gastam com alimentação fora de suas residências. Dessa forma, este é um segmento que vale a pena o investimento. Quer saber quais os outros? Então, confira a seguir mais sobre outros segmentos lucrativos.

Melhores ramos para fazer investimento em negócio lucrativo

Homem com celular. Imagem ilustrativa do texto sobre investimento em negócio lucrativo.
Conheça os melhores ramos de negócios.

Para identificar os melhores ramos para fazer um investimento em negócio lucrativo, basta fazer uma boa pesquisa. Os nichos sempre têm boas opções de franquias.

Advertisement

Franquias são um modelo de negócio que já está pronto, testado e aprovado. Dessa forma, a rede franqueadora oferece suporte aos seus franqueados. 

Além disso, ela passa todos os conhecimentos ao franqueado, desde as tarefas operacionais até as informações necessárias para uma boa gestão do negócio.

O franqueado é orientado por meio de treinamentos para preparar o empreendedor, com informações sobre a marca e o modelo de negócio.

Outra vantagem da franquia é que nesse tipo de negócio, é possível saber com antecedência sobre o valor de investimento e os possíveis ganhos.

Dessa forma, trata-se de um modelo que é necessário para quem está começando um negócio. Isso porque, é um formato de empreendimento completo e seguro, onde se tem uma marca consolidada no mercado.

Então, ficou claro que uma franquia é capaz de oferecer serviços com uma segurança maior do que começar o seu negócio do zero.

Logo, por esses motivos, é que se torna muito interessante adquirir uma franquia. Assim, é essencial achar a franquia ideal para o seu perfil, entre as várias opções de segmentos disponíveis para fazer o investimento em um negócio lucrativo.

Os ramos que separamos no conteúdo são boas ideias de negócios lucrativos.Desse modo, você já pode separar o papel e a caneta e anotar as informações sobre os segmentos que te atraem.

Portanto, conheça a lista que preparamos com opções de nichos específicos, que são boas oportunidades de negócio. Continue a leitura!

1. Alimentação saudável

Como dito, as franquias do segmento de alimentação são boas oportunidades para quem busca um setor forte no mercado. 

Isso porque, o ramo vem apresentando números atrativos ao longo dos anos, se mantendo como um dos mais importantes do cenário nacional. 

Afinal de contas, as franquias da área trabalham com produtos de necessidade e que são consumidos por um público amplo. 

Desse modo, os franqueados podem trabalhar com vários tipos de comidas, desde refeições, lanches, bebidas e sobremesas. Assim, o que não falta são opções de franquias para quem deseja empreender. 

O nicho de alimentação saudável é uma parte do mercado que está em expansão. Isso porque, a procura de brasileiros por uma alimentação mais saudável tem sido grande. O setor apresentou um grande crescimento nos últimos anos no país.

Isso se deve por causa da procura de homens e mulheres por hábitos mais saudáveis. Nesse ramo atua o Sucão, que é a franquia de alimentação saudável mais premiada do país.

Frutas fatiadas. Imagem ilustrativa do texto sobre investimento em negócio lucrativo.
A alimentação é um dos maiores segmentos.

2. Artesanato

O artesanato é um segmento forte no Brasil. Desse modo, cerca de 8,5 milhões de brasileiros optam pelo artesanato na hora de abrir o seu negócio.

Uma opção para quem deseja seguir nesse ramo é a Center Panos, que é a maior rede de artesanato do Brasil.

3. Assistência em informática

No ramo da assistência em informática, existem produtos e serviços relacionados à manutenção de computadores, como: suporte técnico de rede, software, hardware, backup, infraestrutura na nuvem, firewall etc.

Dessa forma, existem empresas que tem no portfólio itens para smartphones, informáticas, aparelhos celulares e serviços de conveniência.

Entre as ideias de investimento em negócio lucrativo, as lojas Beep aparecem como boas opções, já que são especializadas em produtos de conectividade e conveniência.

4. Aulas online

Em 2020, segundo o Google, as buscas por educação online e software educacional aumentaram em 73%.

Não é segredo que a tecnologia aproxima pessoas. A chegada de aplicativos, o acesso quase irrestrito à internet, home office, aulas online e outras situações, nos mantém conectados.

Logo, a Top English oferece uma metodologia de inglês focada 100% na conversação já desde a primeira aula, onde a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

Homem e mulher de negócios. Imagem ilustrativa do texto sobre investimento em negócio lucrativo.
O ensino à distância se popularizou depois da pandemia.

5. Bebidas e drinks

Durante a pandemia, o brasileiro começou a comprar mais bebidas de forma virtual. De acordo com um levantamento, de março a outubro de 2020, a venda de bebidas online cresceu 960%.

Além disso, os comércios se adaptaram, investindo em delivery e em outros formatos como drinks. Assim, as inovações são importantes neste segmento para investimento em negócio lucrativo.

Portanto, entre as opções desse nicho, temos a Only Mule, empresa de drinks especializados e originais, que realiza a venda de produtos em lojas ou na bicicleta.

6. Brechó de roupas

O brechó, atualmente, não é mais visto como um local para comprar apenas coisas velhas, mas virou uma tendência de consumo consciente. Os números também comprovam essa informação. A compra e venda online de usados cresceu 27% em 2020.

Assim, empresas desse setor vão além de simplesmente vender produtos usados, mas incentivam novos valores e hábitos de consumo.

Desse modo, o segmento tem crescido por meio de franquias. A Peça Rara Brechó é uma opção nesse setor. Isso porque, a marca é fundamentada nos princípios da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

7. Marketing digital

O marketing digital e suas estratégias, como a produção de conteúdo desse blog, oferecem muita visibilidade para as marcas, contribuindo com a sua expansão.

Desse modo, segundo o Social Media Trends 2019, cerca de 62,6% das empresas consideram a presença em redes sociais importante para suas estratégias.

Focada no marketing digital, a Guia-se Agências Digitais é uma boa opção nesse segmento, já que trabalha com a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais, entre outros. 

Pessoa com o celular na mão. Imagem ilustrativa do texto sobre investimento em negócio lucrativo.
O marketing digital é outro segmento que está em alta.

8. Cosméticos naturais

Ao optar por uma franquia do segmento de Cosméticos, o franqueado garante a atuação em um mercado forte.

Dessa forma, em uma única unidade, um franqueado pode comercializar diversos produtos para atender a públicos distintos, como masculinos e femininos. 

Portanto, é possível trabalhar com uma demanda constante do mercado nacional, aproveitando a segurança do modelo de negócio de uma franquia. 

Logo, nesse cenário, o tamanho do mercado global de cosméticos veganos está projetado para chegar a US $ 20,8 bilhões até 2025. Isso segundo dados do novo relatório da Grand View Research.

A população brasileira está cada vez mais consciente e prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, mesmo que tenham que pagar mais caro pelos produtos.

Desse modo, o veganismo movimenta um mercado que cresce 40% ao ano no Brasil, fazendo com que os cosméticos veganos brasileiros também ganhem visibilidade.

Inserida nesse mercado está a Orgânica. Entre as ideias de investimento em negócio lucrativo, a empresa é líder nacional em acessórios para corpo e banho. E ainda, é a única marca com portfólio exclusivo de acessórios e cosméticos naturais.

9. Doces gourmet

Como dito, o segmento de alimentação é o de maior faturamento no franchising brasileiro. Se olharmos para o ano de 2020, o setor teve uma receita de R$ 40,8 bilhões.

Os doces fazem parte desse segmento. Uma pesquisa mostrou que 20% dos brasileiros consomem doces em excesso. Além do que, um em cada cinco brasileiros, ou 20,1% da população, consomem doces cinco ou mais vezes durante a semana.

A Sodiê Doces é uma empresa bem conhecida em todo o Brasil, ela é uma franquia de doceria e possui muitas unidades no país.

10. Estética automotiva

Carros pretos. Imagem ilustrativa do texto sobre investimento em negócio lucrativo.
O setor automotivo obteve bons resultados.

Não é segredo que os carros são uma verdadeira paixão dos brasileiros. Mas para manter o funcionamento e bom estado, esses veículos demandam uma série de processos de limpeza e manutenção. 

Por isso, as franquias do segmento de Serviços Automotivos podem ser uma boa oportunidade para quem pensa em atuar nessa fatia do mercado.

Afinal de contas, todos os veículos precisam de serviços para limpeza, conservação, e conseguirem assim se manter com um bom desempenho. Logo, o que não falta são clientes para serem atendidos em um estabelecimento do ramo. 

Sem contar que existe uma variedade de serviços que podem ser oferecidos, o que é um grande atrativo para cada tipo de investidor.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços Automotivos alcançou um faturamento de R$ 5,9 bilhões, em 2020.

Dessa mesma forma, no Brasil, existem muitos veículos em circulação. Isso demonstra como esse é um setor que se destaca com um mercado amplo com demandas diversas para serviços de limpeza, manutenção e conservação automotiva, em diferentes veículos.

Portanto, a Acquazero é uma boa opção entre as ideias para ter pouco investimento em negócio lucrativo, porque está em crescimento. A marca presta serviços de limpeza ecológica, além de soluções em estética automotiva, que podem ser feitos pelo atendimento delivery.

11. Seguros e planos de saúde

As franquias de plano de saúde são boas opções para os empreendedores conseguirem complementar a renda ou mesmo mudar de vida profissional. Isso porque, existem algumas marcas que possuem o formato de trabalho home office. 

O mercado possui muita demanda. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, no país, são mais de 47 milhões de beneficiários em planos de assistência médica

Dessa forma, fica claro o crescimento de acesso a convênios, tanto empresariais quanto individuais. Inclusive, o plano de saúde é um dos seguros mais comercializados do país. 

Além disso, existem as franquias de corretoras para facilitar todo o processo. Com elas, é possível oferecer várias soluções de seguros para pessoas e empresas, além de previdência privada e até financiamentos. 

Com a franquia Quisto Corretora de Seguros é possível oferecer seguro de automóvel, seguro saúde, seguro de vida, plano de saúde pet e convencional, consórcio, financiamento, crédito consignado, entre outros serviços.

12. Turismo

Pessoa com mochila andando por uma estrada. Imagem ilustrativa do texto sobre investimento em negócio lucrativo.
O turismo é um segmento muito procurado.

As franquias do segmento de Turismo são uma opção de investimento para quem deseja empreender em um mercado promissor. 

Logo, ao trabalhar com serviços no setor de turismo, é possível atender a públicos diversos. Além disso, em franquias do tipo, é comum existir um catálogo amplo, com serviços para destinos nacionais e internacionais.

As franquias no segmento de Turismo e Hotelaria estão em destaque no mercado. Afinal de contas, viajar é um hábito e prazer dos brasileiros. Dessa forma, em 2018, o Turismo representou 8,1% do PIB brasileiro. 

Então, após a pandemia, a tendência é que o setor seja ainda mais valorizado. Isso devido a tendência das pessoas que vão procurar aproveitar e realizar as viagens que não puderam fazer no período de isolamento. 

A Encontre Sua Viagem se destaca pela possibilidade de trabalho remoto. Desse modo, o franqueado não precisa gastar muito com o seu negócio e nem investir um grande valor.

13. Importação de produtos

Esse é um bom setor para quem gosta de interagir com pessoas e outras culturas. O franqueado auxilia as empresas que desejam exportar seus produtos, localizando compradores. Já para as empresas que desejam comercializar mercadorias, é possível encontrar vendedores.

Logo, o franqueado pode criar o próprio negócio de importação/exportação com baixos custos iniciais. Assim, começar com a ajuda de um telefone e uma conexão de internet. Além de investir em cartões de visita e um site personalizado.

A Asia Source Import & Export é uma boa opção de investimento em negócio lucrativo no segmento. Isso porque, a franquia possui o propósito de auxiliar o franqueado a transformar o seu negócio a partir da importação de produtos.

14. Infoproduto

Você sabe o que são os infoprodutos? Eles são produtos digitais criados e distribuídos de forma paga ou gratuita. Desse modo, eles têm diversos objetivos, como educar ou resolver um problema em algum assunto.

Segundo uma pesquisa que foi realizada em 2021, o crescimento das vendas online foi de 48,41%. Assim, houve um crescimento de empresas relacionadas à venda e consumo de infoprodutos e educação online.

A Beetools é uma escola de inglês inovadora. A marca desenvolveu um método de ensino-aprendizagem de idiomas, o qual permite aos alunos aprenderem inglês até 4 vezes mais rápido do que o método usado nas escolas tradicionais.

15. Loja de roupas

Homem com blusa vermelha e parede azul no fundo. Imagem ilustrativa do texto sobre investimento em negócio lucrativo.
O segmento de Vestuário, tem números positivos que estão se mantendo ao longo dos anos.

As franquias no segmento de Vestuário são boas opções para empreendedores que buscam contar com um formato mais seguro. Para trabalhar com roupas, é possível operar com formatos distintos e em vários nichos. 

O segmento é um dos que reúne produtos variados, e que, ao mesmo tempo, são necessários a todos. Ou seja, público consumidor é o que não falta neste setor. 

Dessa forma, o setor une a necessidade com inovações que atraem consumidores, sendo que uma das formas de empreender no segmento é por meio das franquias. 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um faturamento de R$ 19,1 bilhões no segmento de vestuário, em 2020. Isso aconteceu devido a variedade de modelos de negócio.

E ainda, existem franquias que trabalham com lojas tradicionais, que podem ser em shopping, galerias, ou em ruas. 

Há também aquelas franquias que atuam com o modelo de quiosques ou containers. Além disso, existem os modelos que podem ser administrados de casa, em home office, como é o caso das lojas virtuais. 

A Casa Prado é uma empresa mato-grossense que surgiu em 1955. A marca é uma boa opção de investimento em negócio lucrativo, que enxergou a segmentação propícia de mercado, quando abriu uma loja exclusiva para cavalheiros, o que não era comum na época.

16. Loja virtual

Em 2020, as vendas online tiveram um crescimento de cerca de 68%. Desse modo, o e-commerce movimentou, no mesmo ano, um valor de R$ 126,3 bilhões.

O segmento, que já estava em expansão, só cresceu mais com a pandemia, que acelerou a chegada do digital nas empresas e na vida das pessoas.

Desse modo, uma opção no segmento de loja virtual é a Brasil Nutri Shop. Logo, a marca é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness da América Latina.

17. Manicure e pedicure

Mulheres escolhendo cartela de esmaltes.
O setor de cuidados com as unhas também é uma boa opção de negócio lucrativo.

Em 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um faturamento de R$ 35,2 bilhões no setor de Beleza e Saúde. O valor representa um crescimento de 3,1% em relação a 2019. 

Dessa forma, o segmento apresenta modelos de negócio bem diversos para atuação dos franqueados. Por exemplo, existem lojas tanto físicas quanto virtuais que comercializam produtos para diferentes partes do corpo. Além disso, existem as clínicas de estética, que oferecem procedimentos de saúde e beleza.

Para quem está em busca de uma franquia nesse segmento, a Nails2you é uma boa opção entre as ideias de investimento em negócio lucrativo. Isso porque, a empresa pernambucana é especializada em design de unhas, sendo considerada uma referência no setor.

18. Mercado pet

No franchising, o segmento de Pet Shop faz parte do setor de Serviços e Outros Negócios. Em 2020, esse setor teve um faturamento de R$ 26,6 bilhões. 

O segmento é muito procurado pelos amantes de animais domésticos. O mercado oferece serviços diversos para os bichinhos, desde cuidados com a saúde até serviços voltados para aparência deles.

Para aproveitar esse mercado, você pode se tornar um franqueado UPVET, uma rede de farmácias de manipulação voltada ao público PET. Não se preocupe, pois o sistema de franchising possibilita a abertura do negócio próprio mesmo sem o franqueado ter experiência no segmento.

Cachorro enrolado na roupa da mulher.
O mercado pet tem uma alta demanda.

19. Salão de beleza

Franquias de salão de beleza estão sempre em alta no franchising. Afinal de contas, serviços voltados para beleza e estética são sempre solicitados pelos brasileiros.

O nicho de Beleza e Estética faz parte de um conjunto de segmentos promissores, também para as franquias.

Desse modo, em 2019, o setor foi um dos que mais cresceu no segundo trimestre. O setor registrou um aumento de 6,6% em comparação com o mesmo período do ano de 2018.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou mais de R$ 8,8 bilhões e ultrapassou a marca de 26 mil unidades franqueadas voltadas para cuidados pessoais, beleza e bem-estar.

Nesse cenário, você pode ser um franqueado da Suav e ter um negócio de alto rendimento. A Suav prioriza o atendimento sem hora marcada e oferece serviços, como: Esmalteria, Design de Sobrancelhas, Escovaria, Depilação e Estética.

20. Serviços de limpeza

A pandemia do novo coronavírus colocou em evidência o setor de serviço de limpeza, tanto residencial quanto empresarial.

Dentro deste mercado, o franqueado pode investir em uma empresa de prestação de serviços, terceirizando este cuidado e facilitando a vida das pessoas ao entregar os serviços para quem não tem tempo para fazer.

Do mesmo modo, a venda de produtos de limpeza também é um nicho que pode receber investimento. Ele teve um aumento de 8,5% em 2020, em relação ao ano anterior, segundo dados.

A Limpeza com Zelo é uma marca de serviços de limpeza residencial e comercial. Assim, está se tornando uma referência de qualidade no mercado brasileiro.

21. Serviços de reparo

Casa de esquina.
O segmento de reformas é bem diverso.

Para quem deseja empreender com franquias no segmento de Construção, o que não falta são possibilidades de atuação em diferentes nichos. Desse modo, é possível encontrar um produto e/ou serviço atrativo para cada empreendedor. 

Existem franquias que oferecem materiais de construção ou serviços ligados às reformas e manutenções de casas e prédios. Outra possibilidade é trabalhar com a locação de ferramentas e máquinas que são justamente usadas nesses processos. 

As franquias do segmento oferecem oportunidade de negócio para quem deseja empreender em um setor com bons números.

Para se ter ideia, em 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Construção e Imobiliárias faturou R$ 12,4 bilhões. Logo, houve um crescimento de 12,8% em relação a 2019. 

Criada em 2008, a Prospecta Obras é uma plataforma que mapeia obras em andamento e a iniciar em todo o Brasil, gerando informações para empresas que queiram oferecer seus produtos ou serviços para essas construções.

A empresa é uma boa opção de investimento em negócio lucrativo, já que possui um modelo de franquia Home Based, com baixo investimento e alta lucratividade.

Viu como existem muitas opções para você fazer um investimento em negócio lucrativo?

Aproveite e conheça também outras franquias para que você possa iniciar um negócio lucrativo agora mesmo. Acesse o texto: franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Como começar um pequeno negócio de forma simples? Veja a resposta

Artigo anterior

Curso de matemática para crianças é opção de negócio! Veja como investir

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.