O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Empreendedorismo » O que é um investidor anjo? Saiba como ele pode ajudar sua franquia

O que é um investidor anjo? Saiba como ele pode ajudar sua franquia

Sumário

Quem quer empreender e pesquisa muito sobre o tema, provavelmente já se deparou com a expressão investidor anjo. Neste texto, você vai descobrir o que esse termo significa e como pode te ajudar nos negócios.

Mas antes de mais nada, é preciso esclarecer que investidor anjo e sócio são modalidades diferentes. Assim, antes de abrir um negócio é importante pensar quem vai te ajudar no processo e como será esse apoio. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, o que é investidor anjo?

Primeiramente, vamos à definição. O investidor anjo é um empresário que aplica em novos negócios no início da trilha do investimento de risco.

De modo geral, essa pessoa já é consolidada e investe em negócios que estão começando. Assim, além do investimento financeiro, ela fornece capital intelectual.

Ou seja,investe e auxilia o empreendedor iniciante. Por sua vez, ele recebe uma participação minoritária no investimento que apoiou.

Embora tenha uma parte da empresa, o investidor anjo não atua como executivo da marca. Porém, ele pode atuar como um conselheiro, orientando os empreendedores com decisões estratégicas que vão beneficiar o negócio.

Por isso, é um erro pensar que ele vai participar das decisões do dia a dia da empresa. O que ele pode fazer é ajudar a tornar o negócio mais atrativo para o mercado e os consumidores.

Em seguida, quando a empresa estiver lucrando, o investidor anjo decide o que vai fazer com sua participação no negócio. Por exemplo, ele pode vender a participação dele para outros fundos de investimento ou outras empresas.

E ainda, pode também vender sua participação de volta para os empreendedores. Sendo assim, ele também se beneficia com o sucesso de seu investimento.

O termo surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX. Também era chamado de Angel Investor ou Business Angel e se referia aos investidores que patrocinavam as peças da Broadway, assumindo os riscos e participando dos lucros.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Dá para ter um investidor anjo em franquia?

Homem de terno com asas e cifrão no lugar da cabeça. Ilustração para o texto sobre investidor anjo.
Um investidor anjo tem várias opções de onde deseja aplicar seu capital.

De modo geral, o investidor anjo pode investir em qualquer tipo de negócio que está em fase inicial. Assim, pode acontecer que ele se interesse por uma franquia.

Isso porque, está em busca de investimentos que tenham bom potencial de crescimento. Afinal, como dito, ele se beneficia com o sucesso do empreendimento.

Por isso, uma franquia pode ser uma escolha atrativa para um investidor anjo, já que é um investimento mais seguro. No modelo de franchising, o empreendedor investe em um negócio previamente estabelecido.

Assim, ele precisa seguir uma série de padrões para adequar sua unidade às exigências da empresa. Nesse sentido, a franqueadora realiza a transferência de know-how e ensina ao franqueado tudo que precisa para ter seu negócio.

Neste sentido, os suportes da franqueadora e a padronização fazem das franquias um tipo de negócio mais estável. Portanto, esse tipo de empreendimento pode ser tão positivo para o investidor anjo.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Mas vale ressaltar que, mesmo com o investidor anjo e sua orientação, o franqueado precisa seguir as exigências e padrões da franqueadora.

Vantagens de contar com um investidor anjo

De modo geral, o investidor anjo entra no negócio em sua fase inicial. Dessa forma, contar com ajuda para colocar o empreendimento em prática é muito útil.

No Brasil, o investidor anjo costuma entrar em empreendimentos que já tenham sido testados e tenham uma versão comprovada. Nesse sentido, as franquias são negócios ideais.

Além do apoio financeiro, pode ser vantajoso contar com ajuda de um investidor anjo pela experiência. Isso porque, ele é um empreendedor que já está no mercado há tempos e sabe o que é importante para quem está começando.

Pessoas se cumprimentando em mesa de reunião. Ilustração para o texto sobre investidor anjo.
Existem diversas vantagens por contar com um investidor.

Além disso, pode ser que o investidor anjo seja um grupo e não uma única pessoa. Nesse sentido, é vantajoso para que o novo empreendedor faça um bom network e use os contatos dos investidores.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Sendo assim, é uma forma de mergulhar no universo do empreendedorismo, mesmo sem ter experiência. Não há uma regra que padronize o valor a ser investido, nem a porcentagem que cabe ao investidor anjo.

Porém, no Brasil, a média de investimento é de R$ 50 mil a R$ 500 mil. Assim, o investidor fica com cerca de 15% da empresa.

Em suma, ao contar com um investidor anjo em uma franquia, é como se o empreendedor iniciante tivesse uma dupla ajuda. Por fim, isso aumenta as chances de sucesso e elimina erros comuns de quem vai empreender pela primeira vez.

Como abrir uma franquia com investidor anjo?

Agora que você já sabe tudo sobre investidor anjo, deve estar se perguntando como encontrar um. Confira a seguir como contar com essa ajuda ao abrir uma franquia.

Esse perfil de investidores raramente busca investimentos. Na verdade, os empreendedores buscam os investidores e apresentam uma ideia de negócio.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Assim, antes de começar a procurá-los, é preciso estar com a ideia de seu negócio estruturada. No caso das franquias isso é mais simples, já que o franqueado recebe um plano de negócio pronto.

Nomes como João Kepler, Marco Poli, Benício Filho e Fábio Bueno Netto, são figuras conhecidas. Também há grupos de investidores anjos como o Anjos do Brasil, entre outros.

Homem explicando algo para mulher mostrando um papel, com notebook a frente. Ilustração para o texto sobre investidor anjo.
Buscar um investidor anjo é mais fácil quando a ideia de negócio já está esquematizada.

Em seguida, você precisa saber sobre os investimentos e apresentá-los ao investidor anjo. Por isso, solicite à franqueadora pela qual você se interessa a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Neste documento, o empreendedor confere as informações necessárias para conhecer a franquia. Por exemplo, investimento, tempo de retorno, obrigações como franqueado e muito mais.

Assim, o empreendedor analisa se aquela franquia se adequa ao seu perfil e entende qual área mais se encaixa em sua realidade.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Isso porque, cada segmento possui suas particularidades. Além do mais, é essencial saber se a franquia desejada seria uma boa opção na região em que você está, e isso demanda uma análise do mercado local.

Gostou do nosso conteúdo e deseja conhecer mais sobre o franchise? Então, confira como participar da Feira de Franquia 2022 e entenda como adquirir seu negócio com segurança. 

Depois, para aprender mais, confira também este texto: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje