O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Ideias de franquias para você abrir o quanto antes e lucrar

Ideias de franquias para você abrir o quanto antes e lucrar

Sumário

Para quem busca ideias de franquias para investir ainda em 2022, o franchising brasileiro oferece um leque bastante amplo de opções!

Dentro do mercado de franquias do país, existem 11 segmentos em que os empreendedores brasileiros podem busca um modelo de franquia para chamar de seu. Existem os mais tradicionais, como o segmento de Alimentação, Serviços, Saúde, Beleza e Bem-Estar.

Estes setores trabalham com os formatos mais tradicionais de investimento, como as franquias de loja e de quiosque. Mas, ao mesmo tempo, também se abre às novas possibilidades do mercado.

Ao mesmo tempo, existem outros segmentos mais modernos, estruturados de acordo com as demandas e as novas mudanças de comportamento de consumo dos brasileiros. Um exemplo disso, é o segmento de Comunicação, Informática e Eletrônico.

Este mercado, também trabalha com o formato tradicional de franquia mas, principalmente, possibilita novas formas de atuação.

É bastante comum encontrar modelos de franquias virtuais, com operação home based, em mercados que passam por constantes atualizações e mudanças de acordo com os avanços da sociedade.

Ou seja, opções não faltam para os diferentes perfis de brasileiros que sonham abrir um negócio próprio. Neste conteúdo, listamos boas ideias de franquias para investir antes do fim da quarentena e acabar lucrando!

São opções de microfranquias, franquias baratas, opções de modelo tradicional, quiosque e de operação home office. Modalidades para todos as características pessoais e profissionais dos empreendedores do país. Acompanhe!

O franchising brasileiro

Ao longo dos anos, o franchising brasileiro vem registrando bom desempenho. Os resultados positivos dos segmentos do mercado são mais um motivo para se mostrarem como ambiente oportuno para geração de renda.

Em pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) foi apontado que, em 2018, as franquias brasileiras registraram crescimento de 7,1%, em relação aos resultados de 2017.

O faturamento total saiu de R$ 163,3 bilhões para R$ 174,8 bilhões entre um ano e outro. O aumento indica que as estratégias de atuação comercial, mesmo dentro de cenários de crises financeiras, dão frutos positivos.

Em 2019, o franchising brasileiro registrou um aumento no número de unidades. O crescimento de franquias existentes no país é outro indicativo de que, no mercado, há espaço para crescimento.

No ano de 2019, houve a abertura de 7,5 mil novas unidades franqueadas, totalizando 153.704 unidades de franquias no Brasil. A ABF indica que este aumento se deve à chegada de novos modelos de negócio no mercado.

Além dos tradicionais formatos de franquia de loja, estão sendo desenvolvidos novos modelos de negócio de acordo com as tendências do mercado. Estas mudanças são os principais pontos que auxiliam na abertura de franquias pelo país.

Ao mesmo tempo, o franchising brasileiro também vem projetando expansão para localidades foram das capitais e grandes metrópoles. Este movimento demonstra que as cidades de interior do país apresentam grande potencial para investimento, alavancando a expansão do setor para novos mercados.

Um dado bem interessante: todos os 11 segmentos registraram aumento na receita no ano passado, com destaque para o setor de Entretenimento e Lazer.

Depois, a ABF aponta que os segmentos de Hotelaria e Turismo (12,3%), Serviços e Outros Negócios (8,7%), Casa e Construção (8,6%), e Comunicação, Informática e Eletrônicos (7,5%) foram os segmentos que registraram maiores altas no ano passado.

Ideias de franquias para investir: cuidados essenciais

Em momentos de crise econômica ou não, existem alguns cuidados que todo empreendedor deve tomar antes de abrir o próprio negócio e, principalmente, na rotina de operação da empresa.

O primeiro cuidado, é o plano de negócio. Este estudo irá indicar como acontecerá a trajetória da empresa no mercado. Ou seja, é importante constar estratégias e metas a curto e longo prazo.

Portanto, em momentos de crise, o plano de negócio precisa ser reestruturado e atualizado. O empreendedor deve avaliar necessidade de redução em vendas, suspensão de gastos ou a busca por novas estratégias.

A negociação de contratos e os cortes de gastos podem ser necessários em períodos de crise. Isso porque é importante buscar formas de equilibrar as contas, mesmo quando o modelo de franquia está apresentando lucros.

Todo mundo sabe: as crises econômicas são instáveis e recheadas de surpresas. Por isso, além de cortar gastos extras, também pode ser importante negociar dívidas e repensar a relação com os colaboradores.

Em terceiro lugar, é estar em contato com o franqueador. Os modelos de franquias baratas e lucrativas, como explicado anteriormente, podem enfrentar algumas dificuldades em períodos de crises econômicas.

Por este motivo, é importante estar sempre em diálogo com as franqueadoras. A marca poderá informar soluções e alternativas para potencializar ainda mais as vendas. A estratégia está associada ao suporte que a franqueadora deve garantir aos franqueados, de previsto na Lei de Franquias.

De olho na documentação

Mesmo sendo o franchising brasileiro sendo uma das formas mais seguras para se tornar empreendedor, é importante prestar atenção na documentação.

Avaliar a franquia a fundo, antes de tomar qualquer decisão, proporciona ainda mais segurança para o investimento. Por isso, é importante:

  • Analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF)
  • Analisar o contrato de franquia
  • Pesquisar a fundo sobre a marca, produtos e/ou serviços
  • Conversar com outros franqueados para esclarecimentos de dúvidas e, principalmente, para saber como é a relação com a franqueadora
  • Participar de eventos de franquias
  • Fazer um estudo de mercado

Ideias de franquias para investir: cuidados na organização

Não é porque uma franquia é um sucesso, que o trabalho do franqueado será reduzido. Existem muitas opções de franquias baratas e lucrativas no mercado, mas todas elas dependem bastante do desempenho e da dedicação do franqueado para colher frutos.

Desempenhando todas as atividades da franquia, o franqueado precisa ser organizado e atento com as tarefas administrativas, sem descuidar da qualidade do atendimento.

Manter uma prospecção de clientes bastante ativa também é crucial para que a franquia tenha bons resultados.

Diante de um cenário de crise econômica, o comércio eletrônico é uma solução tanto para fazer compras online quanto para continuar trabalhando. E, no franchising, as franquias que adotam esse tipo de estratégia se destacam ainda mais.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Melhores deias de franquias: oportunidades de segmentos

O segmento de limpeza está sempre em alta, sendo uma das ideias de franquias para investir e lucrar! Dentro deste mercado, existem opções bem variadas, fugindo da tradicional limpeza das casas.

É possível trabalhar com serviços de limpezas de empresas, prédios, shoppings, indústrias, faculdades, entre outros estabelecimentos comerciais.

O comércio eletrônico, ao mesmo tempo, apresenta ótimas possibilidades de atuação. Comprar pela internet e sem sair de casa é um hábito cada vez mais presente na vida dos brasileiros, o que impulsiona o crescimento das franquias para vender online.

Nos últimos meses, a crise do novo coronavírus vem causando transformações no mercado. Com as medidas de distanciamento social, ficar em casa é prioridade para preservar a saúde.

Diante desse cenário, o comércio eletrônico é uma solução tanto para fazer compras com segurança quanto para continuar trabalhando. E, no franchising, as franquias que adotam esse tipo de estratégia devem se destacar ainda mais.

No vídeo a seguir, você vai saber três das melhores ideias de franquias para trabalhar neste período de quarentena. São modelos de negócio que permitem operação home office, apresentam baixo investimento e, ainda por cima, grandes chances de alta lucratividade! Assista!

[raio_x_esf]

Como apresentamos a você, ideias de franquias não faltam para você investir, mesmo em cenários de crise. O franchising é uma modalidade mais segura, que garante suporte e transferência de know-how aos franqueados – mesmo aos empreendedores de primeira viagem.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje