O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Guia franquias de sucesso: melhores opções de negócio para você abrir e ganhar dinheiro este ano

Guia franquias de sucesso: melhores opções de negócio para você abrir e ganhar dinheiro este ano

Sumário

Investir no franchising é com certeza uma opção bem interessante para investir. Assim, para ajudar você nesta jornada, separamos um guia de franquias de sucesso com várias opções.

O mercado de franquias vem de sucessivas altas e isso deve continuar. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) projeta um crescimento de 12% do setor em 2022.

O empreendedor encontra diversos valores de franquias de sucesso, e modos de atuar variados. Produtos e serviços para todos os perfis de clientes são uma característica do franchising.

Quer conhecer um pouco mais sobre este mercado, seus nichos e detalhes sobre o modelo de negócio? Então, fique com a gente!

Quais os segmentos de franquias que se destacam no Brasil?

O franchising nacional é dividido em 12 segmentos, que inclui Alimentação, Serviços Automotivos, Turismo e vários outros. Alguns destes setores se destacaram ou têm um grande potencial.

Por exemplo, se você fala sobre franquias de mais sucesso no Brasil vão estar marcas do setor de Alimentação. Isso porque, trata-se de um mercado bastante variado e que tem alto faturamento.

Dá para investir em franquias de fast food, salgados, doces, comida congelada, fitness, pratos estrangeiros e por aí vai.

No primeiro semestre de 2022, o setor de Alimentação teve um faturamento de mais de R$ 20 bilhões. Um aumento médio de mais de 12% em relação ao mesmo período de 2021.

Além disso, outro segmento de destaque é o de Saúde, Beleza e Bem-estar. Assim, tem o maior faturamento entre os setores. No terceiro trimestre de 2022 teve ganhos de mais de R$ 12 bilhões.

Um segmento que tem atraído os empreendedores é o de Serviços e outros negócio. Logo, é um mercado bastante diversificado, com franquias de consultorias e vários outros tipos

Este setor teve um crescimento de 9,6% no número de unidades. Os dados são do terceiro trimestre de 2022 comparado com o mesmo período de 2021.

Um guia de franquia de sucesso não pode deixar de falar da retomada do setor de Hotelaria e Turismo do franchising. A pandemia trouxe bastante prejuízo para este mercado, mas tem se recuperado.

No terceiro trimestre de 2022 teve faturamento 56,8% superior ao mesmo período do ano anterior. Ainda há muito o que recuperar, mas os ventos sopram de maneira otimista.

Vantagens de abrir uma franquia hoje

Neste guia de franquias de sucesso você deve saber também que não apenas o mercado de franchising é atrativo. O modelo de negócio também tem muitas vantagens. Uma delas é a marca reconhecida.

Nesse sentido, o empreendedor recebe um negócio que já é conhecido do público. Assim, conta com clientes cativos que gostam da marca.

Do mesmo modo, uma vantagem de abrir uma franquia é ter uma estrutura de negócio pronta. Iniciar uma empresa do zero envolve muito planejamento e é um processo arriscado.

O modelo de franchising diminui os riscos, pois há um plano de negócio a seguir de como montar franquias de sucesso. Então, faz parte dos suportes que a franqueadora dá aos franqueados.

Esse auxílio também é um dos pontos de maior vantagem desse negócio. Logo, o empreendedor inexperiente não fica perdido, sem saber como gerenciar a empresa.

Mas além disso, as franquias têm muitas opções de pequenos negócios para trabalhar sem sair de casa. Isso diminui os custos, mas sem retirar o potencial de lucro do empreendimento.

A seguir, temos uma coisa para você neste sentido! Uma lista com algumas opções e dicas para ajudar você nesta escolha.

Guia de franquias de sucesso para você considerar abrir

Conforme falado, o mercado de franchising é bastante amplo. Um guia de franquias de sucesso no Brasil precisa ter alguns exemplares destes negócios para o empreendedor conhecer.

Dessa forma, confira agora essas oportunidades que separamos para você. Acompanhe!

[raio_x]

Como escolher uma franquia de sucesso?

O empreendedor precisa levar em consideração diversos aspectos na hora de escolher uma franquia. Um destes pontos a avaliar é o seu próprio perfil.

Nesse sentido, entenda quais são suas principais qualidades e como podem ser aproveitadas em um negócio. Por exemplo, se tem facilidade em se comunicar, uma franquia de vendas pode ser a melhor escolha.

Do mesmo modo, avalie se busca um negócio no qual vai precisar se dedicar em tempo integral ou apenas em parte do dia.

Se não puder estar na franquia para administrá-la no tempo necessário, uma franquia digital pode ser mais indicada.

Além disso, você deve investir em algo no qual deseja trabalhar. Dessa maneira, é essencial que os seus gostos pessoais combinem com o negócio que vai abrir.

Isso porque, lhe dará mais ânimo e será mais recompensador no dia a dia.

Avalie também o mercado local, as necessidades das pessoas ou deficiências em relação aos concorrentes. Por fim, consegue-se focar em nichos que têm maior potencial de sucesso.

Cuidados para tomar na hora de abrir sua franquia

Na hora de investir em um negócio próprio é importante tomar alguns cuidados. Por exemplo, pesquisar bem sobre as franquias, conhecer o histórico da empresa e sua atuação no mercado.

O empreendedor interessado deve conhecer um pouco mais os detalhes da rede. Assim, analisar se os consumidores estão satisfeitos.

Nas redes sociais da marca é possível ter uma boa visão sobre a opinião das pessoas sobre os produtos ou serviços da franquia.

Então, converse com os franqueados da marca também. Isso porque, podem dar uma visão mais realista do dia a dia, lucratividade e reconhecimento dos consumidores.

Saiba deles se a franqueadora oferece os suportes que promete. Muitas redes são um pouco ausentes no que diz respeito a este acompanhamento dos seus parceiros. Enfim, certifique-se de não investir em uma destas.

Etapas para investir em uma franquia de sucesso

O processo de investir em uma franquia varia de acordo com o tipo de negócio, tamanho e mercado. Porém, existem etapas comuns, como a primeira delas, que é a escolha da franquia.

O empreendedor entra em contato com a rede que mais chamou sua atenção e demonstra interesse. Em seguida, a franqueadora irá analisar o seu perfil e a região onde pretende atuar.

Depois de se alinharem, as partes assinam o contrato de franquia e o empreendedor se torna franqueado. Desse modo, passa por treinamentos e aprende melhor sobre como funciona o negócio.

Em negócios Home Office, a unidade está pronta em pouco tempo. Se precisar de um ponto comercial, exige a escolha do local e reformas.

Na sequência, o franqueado realiza um trabalho de marketing mais intenso quando se aproxima a inauguração. A seguir, já inicia os trabalhos.

Neste guia de franquias de sucesso mostramos pontos fundamentais para ajudar você a empreender no franchising.

Portanto, pesquise, mas não tenha pressa. Por último, aproveite tudo que o mercado proporciona, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje