Matérias relacionadas ao setor Vestuário

Top Franquias - vestuario

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Vestuário

As franquias no segmento de Vestuário podem ser boas opções para quem deseja empreender contando com um formato mais seguro. Para trabalhar com roupas, é possível operar com formatos distintos e em vários nichos. 

O segmento de Vestuário é um dos que reúne produtos variados, mas que são da necessidade de todos. Ou seja, público consumidor é o que não falta neste setor. 

Por isso, o ramo de Vestuário é um dos que possui mais destaque no mercado, principalmente se considerarmos todas as influências e tendências que movimentam o cenário durante os anos. 

Dessa forma, o setor une a necessidade com inovações que atraem consumidores constantemente. E uma das formas de empreender é por meio das franquias. 

Mercado das franquias do segmento de Vestuário

Para quem pensa em empreender por meio das franquias, um dos primeiros passos para fazer um investimento seguro é conhecer mais sobre o segmento escolhido e as possibilidades que ele oferece. 

Sendo assim, quando falamos do segmento de Vestuário, temos números positivos acompanhados de um bom desempenho que vem se mantendo ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, este é um dos setores de maior destaque no franchising nacional. 

Em 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um faturamento de R$ 19,1 bilhões no segmento de Vestuário. Ou seja, mesmo em um momento de crise, ele ainda permaneceu forte. 

Inclusive, um dos fatores que colaboraram para esse resultado positivo é a variedade de modelos de negócio que facilitam ainda mais o acesso das pessoas a tais soluções. 

Para começar, existem as lojas tradicionais, que podem ser alocadas tanto em shopping, galerias, quanto em ruas movimentadas de cidades. 

Há também aquelas franquias que atuam em modelos de ponto físico mais enxutos, como os quiosques e containers, que também chamam muita a atenção das pessoas. 

E claro, existem os modelos que podem ser administrados de casa, em home office, como é o caso das lojas virtuais ou mesmo franquias de venda direta. 

Modelos de negócio em franquias de Vestuário

Outro detalhe importante em franquias do segmento de Vestuário é que o investidor pode escolher entre vários nichos diferentes. Assim, ele pode encontrar marcas para atender variados públicos, ou aquelas que são focadas em um específico. 

Para começar, temos as franquias de roupas femininas, masculinas ou infantis. Da mesma forma, existem aquelas voltadas para moda íntima, roupas de banho e as tão populares roupas fitness, próprias para exercícios físicos. 

Além disso, temos marcas que comercializam peças plus size e moda gestante. Outras que trabalham com peças que possuem proteção contra raios solares ou fantasias. E claro, vários estilos, como moda casual, street, moda para eventos e outros.

Por isso, no momento de escolher uma franquia para investir, o franqueado deve ficar atento às opções disponíveis no mercado e procurar por aquela que mais lhe agrada.  Neste momento, é importante considerar o seu próprio perfil para encontrar uma franquia com a qual o investidor se identifica.

Além disso, conhecer a marca a fundo e saber qual é a reputação dela no mercado são fatores fundamentais para um processo seguro. 

Como a unidade franqueada estará diretamente ligada à marca principal, é importante que ela tenha credibilidade entre público para que haja boas chances de sucesso. 

Perfil para abrir franquias do segmento de Vestuário

Antes de investir em franquias do segmento de Vestuário, o empreendedor precisa conferir se ele possui o perfil ideal para trabalhar na área. Isso porque, as franqueadoras buscam um determinado tipo de investidor para que suas unidades possam prosperar. 

Sendo assim, no setor de Vestuário, um franqueado que gosta do ramo e se identifica com o trabalho tem aí um diferencial. Principalmente, porque ele terá que se manter informado sobre as novidades no mercado, tecidos, peças e afins, no momento de atender um cliente. 

Do mesmo modo, também é fundamental ter facilidade para lidar com pessoas, ser pró-ativo e comunicativo. Saber conversar com o cliente vai colaborar para aumentar as vendas da unidade. 

Desse modo, a pessoa precisa ser dedicada para se manter sempre por dentro das tendências e da forma como ajudar as pessoas a encontrar os produtos certos. 

Vale ressaltar que, em muitos momentos, o franqueado terá que organizar as peças no ambiente. Por isso, ser uma pessoa organizada pode ajudar tanto na operação quanto na parte administrativa. 

Além disso, o franqueado deve estar aberto ao plano de negócio da marca, e precisa se comprometer com os treinamentos realizados. Por fazer parte de uma franquia, a unidade precisa seguir o padrão de qualidade da marca.

Vantagens de uma franquia de Vestuário

Trabalhar com uma franquia do segmento de Vestuário pode trazer inúmeros benefícios para um investidor. 

Primeiramente, porque estamos falando de um setor que abrange um público-alvo amplo. Ou seja, com uma franquia do tipo, o investidor sempre terá clientes precisando e desejando seus produtos. 

Além disso, é possível atuar com nichos específicos, e isso pode ser um diferencial, principalmente se não houver concorrentes na região. As possibilidades de venda podem ser grandes quando existe uma boa divulgação e atendimento. 

Da mesma forma, temos no franchising um formato bem atraente, pois, por meio dele, é possível ter autonomia, um negócio próprio com mais segurança. 

Afinal de contas, o franqueado deverá seguir um plano de negócio já estabelecido, que foi testado e apresentou bons resultados no mercado. Logo, os riscos são menores, já que muitos dos problemas já foram superados. 

E claro, outro ponto positivo são os suportes oferecidos pela marca. Com isso, o franqueado conta com uma equipe preparada para ajudá-lo no dia a dia. É comum existir o apoio em marketing, vendas, questões jurídicas e mais. 

Inclusive, por meio da unidade de uma marca reconhecida no mercado, o franqueado pode ter mais facilidade para conquistar a confiança dos clientes que já sabem da qualidade dos produtos. 

Leia mais sobre franquias do segmento de Vestuário

Para quem deseja empreender, trabalhar com franquias do segmento de Vestuário pode ser uma oportunidade de ter lucros, desde modelos em lojas a modelos home office. 

Sendo assim, para saber mais sobre o setor, bem como outras informações sobre o franchising, continue acompanhando o nosso blog: