Matérias relacionadas ao setor Serviços Automotivos

Top Franquias - servicos-automotivos

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Serviços Automotivos

Os carros são uma verdadeira paixão dos brasileiros. Mas para que funcionem de forma adequada, esses veículos demandam uma série de processos de limpeza e manutenção. 

Por isso, as franquias do segmento de Serviços Automotivos podem ser uma boa oportunidade para quem pensa em atuar no mercado.

Afinal de contas, todos os veículos precisam de serviços para mantê-los limpos, conservados e com um bom desempenho. Logo, o que não falta são clientes para serem atendidos em um estabelecimento do ramo. 

Além disso, existe uma variedade de serviços que podem ser oferecidos, o que é um grande atrativo para cada tipo de investidor. 

Mercado das franquias do segmento de Serviços Automotivos

Ao pensar em investir nas franquias do segmento de Serviços Automotivos, é muito importante avaliar o desempenho do setor e as oportunidades que ele oferece. 

Sendo assim, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços Automotivos alcançou um faturamento de R$ 5,9 bilhões em 2020. Mesmo em um ano de crise, as franquias conseguiram se manter em atividade. 

Do mesmo modo, não podemos nos esquecer de um fator atrativo da área: no Brasil, temos em torno de 65,8 milhões de veículos em circulação. Ou seja, um mercado amplo que demanda serviços de limpeza, manutenção e conservação. 

Então, quem deseja empreender com franquias do tipo, pode encontrar opções de negócios em formatos distintos. 

Por exemplo, existem as oficinas e lava rápidos, que podem ser alocados em ruas movimentadas ou dentro de outros espaços, como em postos de gasolina. 

Ainda, temos lojas que trabalham com produtos voltados especificamente para automóveis. Além de pontos comerciais em ruas, elas podem ficar em espaços como shoppings e galerias.  

Mas atualmente também já existem serviços de estética automotiva que são feitos pelo atendimento delivery. Dessa forma, o franqueado pode operar a unidade em casa. 

Modelos de negócio em franquias de Serviços Automotivos

No momento de investir em franquias do segmento de Serviços Automotivos, o investidor pode encontrar diferentes nichos. 

Para começar, é possível trabalhar com a comercialização de produtos automotivos, como as ceras de proteção, produtos para limpeza de rodas, odorizantes para o interior do carro e mais. 

Outras lojas já são voltadas especificamente para a venda de pneus e outros acessórios. 

Há também, aqueles negócios que trabalham com serviços de locação de veículos ou mesmo vistoria veicular. Inclusive, temos empresas que trabalham com serviços de proteção, com sistema antirroubo e afins. 

Outras opções são as oficinas que oferecem troca de óleo, manutenção de peças, revisão e demais processos que colaboram para o funcionamento do carro. 

E claro, temos as franquias de estética automotiva, que trabalham com os serviços de limpeza, higienização de bancos, ar-condicionado, tratamentos dos vidros, proteção de pintura e mais. 

Então, com tanta variedade assim, o investidor deve optar por aquele nicho de negócio com o qual se identifica. Afinal, ao trabalhar com uma franquia, ele será o responsável por conduzir o negócio e terá que dedicar boa parte do seu tempo.

Do mesmo modo, é importante conhecer a marca a fundo, para escolher uma empresa com credibilidade no mercado. Para isso, o investidor deve fazer uma pesquisa completa, verificando, inclusive, sites de avaliação e comentários de clientes.

Perfil para abrir franquias do segmento de Serviços Automotivos

Antes de se tornar um franqueado, o investidor precisa saber se ele possui um perfil condizente com o que as franquias do segmento de Serviços Automotivos esperam. 

Sendo assim, um franqueado da área precisa ser muito dedicado e versátil, já que precisará lidar com a parte administrativa e, dependendo do negócio, com a parte operacional.

Por isso, se a pessoa gostar de automóveis e se identificar com o ramo já será um grande diferencial.  

Outro detalhe importante é que, seja trabalhando com produtos ou serviços, o franqueado deve se manter atualizado em relação às soluções disponíveis no mercado. Só assim ele poderá fazer bons atendimentos e recomendações com segurança. 

Portanto, de modo geral, é preciso ser uma pessoa muito organizada, para que todos os detalhes do negócio sejam conduzidos da forma correta.

Além disso, por trabalhar com o público e muitas vezes com uma equipe, é fundamental que o franqueado tenha facilidade para lidar com pessoas. 

Vantagens de uma franquia de Serviços Automotivos

Outro ponto interessante a ser avaliado antes de se tornar um franqueado diz dos benefícios que as franquias do segmento de Serviços Automotivos podem oferecer. 

Primeiramente, temos um mercado em que não falta público-alvo. Como mencionamos, existe um número altíssimo de veículos em circulação no país. Por isso, é possível conquistar clientes em várias regiões. 

Em seguida, existem tendências fortes no mercado que chamam ainda mais a atenção das pessoas. Por exemplo, as franquias de limpeza ecológica estão conquistando cada vez mais espaço entre os clientes. 

Da mesma forma, temos várias vantagens que fazem parte do formato de franchising como um todo. Ao investir em um negócio como esse, o então franqueado conta com um plano de negócio que já foi testado e funciona na prática. 

Logo, os riscos são bem menores e ele terá mais tranquilidade para lidar com as atividades do dia a dia. Ainda, contará com os suportes que a franqueadora oferece em diversas áreas, como em marketing, vendas e outros. 

E claro, fazer parte de uma franquia significa que você estará levando para a sua unidade toda a credibilidade que a marca principal já possui. Portanto, temos um fator que vai facilitar ainda mais a conquista de clientes.

Leia mais sobre franquias do segmento de Serviços Automotivos

Com as franquias do segmento de Serviço Automotivos, é possível atender a um público grande e ainda ter a possibilidade de escolher entre muitos nichos de atuação. 

Então, para descobrir mais sobre o setor e as possibilidades que o franchising oferece, confira os conteúdos que reunimos a seguir: