Matérias relacionadas ao setor Livraria e Papelaria

Top Franquias - livraria-e-papelaria

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Livraria e Papelaria

Começar um empreendimento do zero pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, o franchising é a solução certa para quem deseja começar um negócio próprio com mais segurança. 

Inclusive, para quem sempre desejou trabalhar com livros e papelaria, uma franquia do segmento de Livraria e Papelaria pode ser a oportunidade certa para empreender. 

A grande vantagem é que nesses espaços, é possível comercializar uma ampla variedade de produtos, e ainda, manter um ambiente atrativo para os clientes. 

Além disso, com o formato de franquia, o investidor pode encontrar mais suporte e flexibilidade para conduzir o negócio no dia a dia.  

Mercado das franquia do segmento de Livraria e Papelaria

Antes de apostar em uma franquia do segmento de Livraria e Papelaria, o investidor precisa conhecer o mercado e entender quais são as possibilidades de trabalho que ele oferece. 

Sendo assim, podemos notar que no franchising, as livrarias e papelarias possuem um bom desempenho. 

Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Entretenimento e Lazer, no qual elas se encaixam, registrou um faturamento de R$ 1,8 bilhão. Isso em 2020, um ano em que muitos comércios ficaram fechados. 

Além disso, mesmo com as dificuldades no ano de 2020, a Associação Nacional de Livrarias (ANL) contabilizou um crescimento de 10,6% na venda de livros no varejo. 

Dessa forma, temos um mercado que possui força e, graças aos seus modelos de negócio em franquias, pode entregar um cenário ainda mais atraente para os clientes. 

Os franqueados da área podem optar por unidades físicas em diferentes tamanhos, sendo lojas em ambientes como shoppings e galerias, ou mesmo em ruas movimentadas. 

Modelos de negócio em franquia de Livraria e Papelaria

No momento de realizar um investimento em uma franquia de Livraria e Papelaria, o empreendedor deve ficar atento aos nichos que ele poderá atuar com o seu negócio. 

A grande vantagem é que as livrarias, hoje, se tornaram ambientes cheios de possibilidades, indo além dos livros. Isso porque, também é possível comercializar produtos variados para presente, CDs e DVDs, jogos, itens de decoração e muito mais. 

Há, inclusive, aqueles ambientes que fornecem um espaço para cafeteria, onde os clientes podem aproveitar para comprar e ler livros no local.

Logo, é possível trabalhar com literatura brasileira, estrangeira, infantil etc. Mas um grande destaque da área é, sem dúvidas, os produtos relacionados ao universo geek, desde as HQs, eletrônicos, acessórios e figuras de coleção.

Outro nicho interessante é o público cristão, que pode ser bem fiel ao encontrar livros e demais produtos de interesse. E claro, temos as papelarias, que podem trabalhar com diversos produtos, atendendo desde alunos até profissionais de várias áreas.

Então, com tantas opções para atuar no mercado, o investidor precisa buscar por aquela franquia com a qual ele se identifica. Conhecendo seu perfil e sabendo com qual tipo de empresa terá prazer em atuar, as chances de sucesso são maiores. 

Da mesma forma, é importante consultar a reputação da marca. Afinal, para uma unidade crescer e ter bons lucros, ela precisa estar ligada a uma empresa que possui credibilidade entre os clientes. 

Sendo assim, o ideal é conversar com eles e, se possível, ir até uma unidade da empresa para conferir como é o serviço. Além disso, é muito importante consultar sites de avaliação e comentários em redes sociais.  

Perfil para abrir franquia do segmento de Livraria e Papelaria

Depois de encontrar uma boa franquia do segmento de Livraria e Papelaria para investir, o empreendedor também deve buscar entender se ele possui um perfil condizente com o setor. 

Isso porque, para conduzir uma franquia do tipo, é ideal que o futuro franqueado seja uma pessoa organizada para conseguir administrar todos os detalhes. 

É preciso ter uma visão estratégica para aproveitar as sazonalidades que trazem boas oportunidades de negócio. Da mesma forma, é importante conhecer o público da região e entender quais são os produtos mais adequados. 

Por isso, estudar sobre as oportunidades do mercado, entender quais produtos estão em alta, bem como as formas de prospecção de clientes, serão pontos fundamentais. Logo, a pessoa deve ser dedicada e estar disposta a aprender muito sobre o mercado.

E claro, o candidato a franqueado também precisa ter facilidade para lidar com clientes e com a sua equipe. Em um comércio, saber se relacionar e cativar pessoas são características que contribuem para um bom desempenho. 

Portanto, gostar do que se faz e ter prazer em atuar no segmento são fatores que podem contribuir para um bom trabalho do franqueado. Ao mesmo tempo, ele precisa estar disposto a manter o padrão de qualidade da marca.

Vantagens de uma franquia de Livraria e Papelaria

Ao trabalhar com uma franquia, o investidor pode encontrar uma série de vantagens que tornam o serviço ainda mais positivo. 

Para começar, uma franquia de Livraria e Papelaria pode atrair um público muito fiel ao trabalhar com produtos do momento. Elementos geek e da cultura pop costumam atrair um grande público que deseja ficar por dentro desses universos. 

Além disso, com as tendências de séries e sagas, uma empresa do tipo pode conseguir fazer boas vendas se reunir os produtos mais procurados. E claro, ao trabalhar com um nicho específico e oferecer um bom atendimento, as chances de conseguir fidelizar clientes é ainda maior.

Contudo, também não podemos nos esquecer que o franchising é um formato muito mais seguro e cheio de benefícios. Primeiramente, porque a nova unidade segue um plano de negócio que foi desenvolvido pela marca. 

Ou seja, o franqueado estará seguindo um caminho que já foi trilhado pela franqueadora. Com isso, os riscos serão bem menores. Aliás, ao fazer parte de uma marca conhecida no mercado, a unidade pode ter mais facilidade para encontrar clientes. 

Do mesmo modo, as franqueadoras costumam oferecer treinamentos e suporte constante, o que ajuda no trabalho do franqueado. Assim, ele pode ter auxílio para divulgar a unidade, lidar com questões jurídicas, melhorar planos de venda e mais. 

Leia mais sobre franquia do segmento de Livraria e Papelaria

Em uma franquia do segmento de Livraria e Papelaria, é possível trabalhar com um mix de produtos, atendendo a um público amplo ou focando em nichos específicos do mercado.

Para entender mais sobre o franchising e seus benefícios, acompanhe os conteúdos abaixo!