Matérias relacionadas ao setor Informática e Eletrônica

Top Franquias - informatica-e-eletronica

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Informática e Eletrônica

Com a presença cada vez maior da tecnologia em nossas vidas, as franquias do segmento de Informática e Eletrônica são boas oportunidades para quem deseja abrir um negócio. 

Um fato que não podemos negar é a transformação cultural que aparelhos como computadores, celulares e afins trouxeram para as nossas vidas. Por meio deles, adotamos novas formas de interação. 

Assim, além de úteis em atividades profissionais, esses aparelhos são usados a todo momento, seja para lazer ou como ferramentas que facilitam nossas rotinas diárias. 

Por isso, em franquias de Informática e Eletrônica, um investidor pode encontrar alternativas para atuar com negócios ligados diretamente à tecnologia. 

Mercado das franquias do segmento de Informática e Eletrônica

O primeiro ponto a ser analisado no momento de procurar uma franquia para investir é se esse setor oferece boas oportunidades de negócios. 

E quando falamos de franquias do segmento de Informática e Eletrônica, temos dados atrativos para quem deseja se tornar um franqueado da área. 

É inegável a necessidade que temos de soluções eficazes para o funcionamento de vários processos básicos da sociedade e do nosso dia a dia.

Primeiramente temos o ramo da informática, com produtos e serviços relacionados à manutenção de computadores, como suporte técnico de rede, software, hardware, backup, infraestrutura na nuvem, Wi-Fi connection, firewall etc.

Além disso, temos o ramo da eletrônica, com serviços de manutenção e conserto de aparelhos eletroeletrônicos (TVs, geladeiras etc.), de instalação de equipamentos como sistemas de monitoramento e segurança, entre outros.

Não é à toa que, em 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um faturamento de R$ 6 bilhões no segmento. 

Sendo assim, temos um setor que oferece diferentes modelos de negócio. Por exemplo, franquias que funcionam em escritórios, enquanto outras já podem ser operadas por home office. 

Além disso, existem modelos que trabalham com lojas tradicionais e até mesmo quiosques em pontos estratégicos. E claro, temos as que entregam serviços e produtos via delivery.

Modelos de negócio em franquias de Informática e Eletrônica

As franquias no segmento de Informática e Eletrônica apresentam uma diversidade de nichos com os quais é possível trabalhar.

Temos franquias que prestam serviços de assistência técnica para diversos aparelhos, como celulares, tablets e computadores. 

Há, inclusive, marcas que trabalham com o desenvolvimento de softwares, aplicativos e outras que comercializam produtos úteis para aparelhos diversos. 

Em ambos os casos, é possível encontrar franquias instaladas em pontos comerciais de grande movimento. Do mesmo modo, outra modalidade emergente é o delivery, ou seja, o franqueado vai até o cliente realizar o serviço contratado.

Por isso, com tantas opções, na hora de escolher uma franquia, o investidor precisa buscar uma marca com a qual ele se identifica. É preciso estar alinhado com as propostas da empresa para conseguir se engajar e ter um bom desempenho. 

Além disso, é fundamental encontrar uma marca respeitada no mercado. Dessa forma, pesquisar sobre a reputação entre clientes e outros franqueados pode colaborar para mais segurança no investimento.

Perfil para abrir franquias do segmento de Informática e Eletrônica

Trabalhar com franquias de Informática e Eletrônica irá exigir um certo preparo do franqueado. 

Por lidar com vários equipamentos no dia a dia, é recomendado que o investidor tenha aptidão para atividades do tipo. Muitas vezes, será necessário lidar com ferramentas próprias da área. 

Com eletrônicos, por exemplo, é preciso estar ciente dos processos a serem feitos, caso o franqueado ofereça serviços de assistência. O mesmo vale para serviços de informática. Em outras palavras, é importante ter um conhecimento técnico mais avançado. 

Com isso, é essencial que o investidor se identifique com a área, tenha facilidade para lidar com ferramentas e tenha disponibilidade para aprender de forma constante. 

Também não podemos nos esquecer de que, ao guiar uma unidade de franquia, a pessoa precisa estar preparada para administrar e operar o negócio. Logo, ter certa noção de liderança será bem útil. 

E claro, trabalhar com a venda de produtos ou a prestação de serviços requer um contato direto com clientes. Sendo assim, é interessante que o franqueado seja versátil para lidar com todos eles. 

Vantagens de uma franquia em Informática e Eletrônica

Um investidor que pensa em entrar para o mercado de franchising, pode encontrar várias vantagens nas franquias do segmento de Informática e Eletrônica.

Primeiramente, porque temos um mercado em alta, com produtos e serviços com grande demanda, tanto para pessoas quanto para empresas. 

Soluções em informática e eletrônica são cada vez mais valorizadas, se transformando em peças-chave para a execução de diversas atividades do nosso dia a dia. 

Além disso, o franqueado pode encontrar uma variedade de processos com os quais trabalhar, desde serviços na parte técnica, até a comercialização de produtos e mais. 

De modo geral, não podemos nos esquecer de que as franquias são formas de investimento mais seguras, pois é possível seguir um plano de negócio que já foi testado no mercado. 

As unidades ainda contam com a credibilidade que a marca carrega, e isso facilita a conquista do público.

Já os suportes que as franqueadoras oferecem são fundamentais para que as unidades tenham um bom desempenho. Com eles, o investidor tem o apoio de pessoas especializadas em várias áreas, o que contribui para o crescimento do negócio. 

Com isso, é comum que existam suportes em áreas jurídicas, em marketing, gestão de qualidade, vendas e afins, tudo para que sua unidade franqueada funcione corretamente. 

Leia mais sobre franquias do segmento de Informática e Eletrônica

As franquias do segmento de Informática e Eletrônica trabalham com vários serviços interessantes para quem se identifica com a área. 

Para entender mais sobre o segmento e o mercado de franchising, acompanhe os conteúdos que separamos a seguir.: