Matérias relacionadas ao setor Educação e Treinamento

Top Franquias - educacao-e-treinamento

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Educação e Treinamento

As franquias do segmento de Educação e Treinamento são uma das opções para quem deseja atuar com Educação, contando com a autonomia que um empreendimento próprio pode trazer.

Por meio delas, é possível manter toda a estrutura de um centro de estudos e ainda, contando com a credibilidade e suporte da marca. 

Desse modo, existem franquias de educação para as mais variadas finalidades, voltados para o público infantil, jovem ou adulto. Além disso, existem opções que oferecem diversos cursos em um só lugar, o que é ainda mais atrativo. 

Inclusive, temos modelos de negócio distintos, que já se adequam às possibilidades que as tecnologias permitem. 

Mercado das franquias do segmento de Educação e Treinamento

Antes de investir em franquias do segmento de Educação e Treinamento, é sempre importante ficar atento ao desempenho do setor e quais são as oportunidades de negócios disponíveis. 

Nesse sentido, quando verificamos os dados recentes, notamos que a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um faturamento de R$ 10,9 bilhões do setor em 2020. 

Ou seja, mesmo em um ano de crise, e com transformações em todos os âmbitos da sociedade, o segmento manteve um bom desempenho. 

Isso se deve, principalmente, pela demanda por uma educação de qualidade, reflexo também das exigências cada vez maiores do mercado de trabalho. 

Para se ter uma ideia, em 2019, o percentual de gastos com educação na renda média do brasileiro era de 11,89%. Ficando atrás apenas dos gastos com moradia. 

Portanto, o setor pode ser muito explorado, pois conta com negócios nos mais diferentes modelos. Por exemplo, já existem franquias de educação que funcionam pelo home office, por meio do Ensino a Distância (EaD). 

Além disso, temos as franquias com unidades tradicionais, que exigem um espaço maior para comportar as turmas em salas de aulas. 

E claro, existem modelos alternativos de franquia, como aquelas que são instaladas dentro de outros centros de ensino, como em escolas. Ou mesmo aquelas em que o aluno recebe a aula em casa, numa espécie de delivery. 

Modelos de negócio em franquias de Educação e Treinamento

Depois de entender quais são os formatos de atuação em franquias do segmento de Educação e Treinamento, o investidor deve conhecer seus nichos para identificar qual será o mais atrativo.  

Então, quando falamos em franquias de educação, as empresas que trabalham com idiomas se destacam bastante. Com elas, é possível trabalhar focando em apenas uma língua estrangeira ou ter um leque amplo de opções. 

Logo, é possível reunir em um só lugar cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e outros. Ou mesmo optar por franquias que unem o ensino de idiomas com cursos profissionalizantes. 

Outras oportunidades são as franquias de reforço escolar e aulas particulares, que atendem a alunos de todas as idades. E claro, as franquias de escola de música, que são voltadas para públicos diversos. 

Além disso, um nicho que vem ganhando mais espaço no mercado é o que trabalha com cursos de robótica, programação, informática e outras atividades voltadas para a tecnologia. 

Sendo assim, os investidores possuem muitas opções de escolha. Mas para encontrar a franquia mais adequada, é fundamental considerar o próprio perfil.

O ideal é optar por um formato com o qual o empreendedor terá prazer e facilidade em atuar, inclusive, aproveitando aqueles que são atrativos para determinada região de atuação. 

Do mesmo modo, é  essencial conhecer a franquia a fundo, consultando avaliações e comentários de clientes para entender a reputação dela no mercado. 

Perfil para abrir franquias do segmento de Educação e Treinamento

Conhecer seu próprio perfil é o passo inicial para o investidor escolher um bom negócio. Isso porque, as franquias exigem um determinado tipo de franqueado para conduzir suas unidades e ter sucesso no negócio.

Assim, quando falamos em franquias do segmento de Educação e Treinamento, é muito recomendado que o franqueado tenha facilidade em lidar com a parte comercial. Afinal de contas, ele terá que realizar vendas e encontrar alunos para a sua unidade. 

Gostar e se identificar com o ramo da Educação é um grande diferencial. Formação e experiência na área também são importantes, caso o franqueado decida ministrar aulas. 

No entanto, existe a possibilidade de o investidor contratar uma equipe e permanecer somente na administração da unidade. 

Por fim, não podemos nos esquecer de que, para lidar com pessoas, o franqueado precisa ter facilidade para realizar bons atendimentos e criar um relacionamento com o seu público. 

Se a franquia, por exemplo, for voltada para crianças e adolescentes, saber e se sentir confortável para interagir com pessoas dessas faixas etárias será de grande ajuda.

Vantagens de uma franquia de Educação e Treinamento

Na hora de investir em franquias do segmento de Educação e Treinamento, o empreendedor pode encontrar uma série de vantagens. 

Primeiramente, temos um setor que possui um público amplo, já que as aulas e cursos podem ser do interesse de crianças e adultos. 

Além disso, temos uma demanda cada vez maior por parte do mercado de trabalho, de profissionais preparados e com um bom currículo. Por isso, cursos em diferentes áreas estão sendo valorizados. 

Em uma única unidade, é possível reunir vários cursos diferentes que podem ser do interesse de mais pessoas, inclusive, de públicos-alvo distintos. Logo, as chances de fechar negócio são grandes. 

Ao mesmo tempo, devemos lembrar que as franquias são uma forma de investimento mais simples. Isso porque, com elas, os franqueados podem seguir um plano de negócio que foi estruturado pela marca. 

Então, os riscos de problemas ao longo da operação são menores, já que a unidade estará seguindo um modelo que passou por testes e ajustes. Ainda, existem vários suportes que tornam os processos ainda mais fáceis. 

Uma franquia oferece treinamentos e apoio constante, como em marketing, gestão de qualidade, vendas, parte jurídica e outros. 

Leia mais sobre franquias do segmento de Educação e Treinamento

No mercado de franquias do segmento de Educação e Treinamento existem muitas possibilidades de atuação. Seja para o público infantil, jovem ou adulto. 

Para entender mais sobre o setor e o como o franchising é atrativo, confira os conteúdos a seguir: