Matérias relacionadas ao setor Cosméticos e Perfumaria

Top Franquias - cosmeticos-e-perfumaria

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Cosméticos e Perfumaria

Por meio de uma franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria, é possível atuar em um mercado forte.

Assim, em uma única unidade, um franqueado pode comercializar diversos produtos para atender aos públicos masculinos e femininos. 

Desse modo, é possível trabalhar com uma demanda constante do mercado nacional, aproveitando a estrutura segura de uma franquia. 

Inclusive, já existem vários modelos que podem tornar o trabalho dos franqueados mais flexível. 

Mercado de franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria

Analisar o mercado antes de fazer um investimento é importante para fazer uma boa aposta e começar a atuar. 

Desse modo, ao pensar em uma franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria, um investidor pode se surpreender com os números positivos. 

Para começar, quando consultamos o mercado do franchising, vemos que as franquias de Cosméticos e Perfumaria fazem parte do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, o setor registrou um faturamento de R$ 35,2 bilhões, um dos mais positivos do ano. Para se ter uma ideia, mesmo com a crise, houve um crescimento de 3,1% no segmento. 

Além disso, a venda de cosméticos no país só cresce. Em 2020, o mercado como um todo teve uma alta de 5,8%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Desse modo, para quem pensa em investir na área, é possível encontrar um mercado com bons desempenhos e cheio de oportunidades. 

Para atuar com uma franquia, os investidores podem escolher trabalhar em um modelo de loja ou quiosque, que podem ser alocados em shoppings, galerias ou ruas movimentadas.

Há também as opções de negócio que já podem funcionar por vendas on-line, em que o franqueado opera totalmente de casa, e claro, opções com venda direta. 

Modelos de negócio em franquia de Cosméticos e Perfumaria

Fora as opções de modelos com os quais trabalhar, o investidor de uma franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria também pode optar entre diferentes nichos. 

Isso porque, existem franquias que trabalham com um catálogo amplo, oferecendo produtos como maquiagens, perfumes, cremes hidratantes e outros cosméticos. Nelas, é possível encontrar opções para o público masculino e feminino. 

Mas também há marcas que decidem focar em apenas um tipo de produto, como cremes e demais soluções e cuidados com a pele e rosto. 

Além disso, temos marcas que se especializam em linhas específicas, por exemplo, os cosméticos naturais com opções veganas. 

E claro, outras que trabalham diretamente com serviços e produtos para o público em geral, como no caso de salões e clínicas de estética. 

Para quem pensa em investir, o que não falta são opções. Portanto, na hora de escolher uma marca, é importante considerar o próprio perfil. 

Afinal de contas, para ter uma empresa de sucesso, é fundamental que o investidor tenha um bom desempenho. Para garantir isso, ele deve buscar um negócio com o qual se identifica e tenha prazer em trabalhar. 

Ao mesmo tempo, é importante procurar por uma marca de confiança, que seja reconhecida no mercado. Assim, o investidor deve fazer uma pesquisa completa para entender como os clientes veem determinada marca, e se seus produtos e serviços são de qualidade. 

Perfil para abrir franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria

Outro ponto importante na hora de realizar um investimento em uma franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria, é entender se o investidor possui o perfil para atuar na área. 

Para começar, ao lidar com vendas, é esperado que a pessoa tenha facilidade para se relacionar com os clientes, sendo comunicativa e proativa. 

Desse modo, para os investidores que gostam de lidar com a parte comercial, é possível ter um bom desempenho na área. Mas claro, aceitando as particularidades do setor. 

Isso porque, para vender cosméticos e perfumes, a pessoa também precisa se interessar pela área e estudar sobre os produtos, suas características e funções. 

Dependendo da busca do cliente, o investidor deverá indicar produtos, procurando no seu catálogo a opção mais adequada para aquela demanda. Por isso, a pessoa deve se dedicar e ficar por dentro das opções e novidades do mercado. 

Além disso, o franqueado terá que saber administrar a unidade. Logo, é interessante ter certa aptidão para isso. É preciso conduzir a parte financeira, administrar estoque, liderar e motivar uma equipe e ficar atento à qualidade do atendimento. 

Vantagens de uma franquia de Cosméticos e Perfumaria

Ao trabalhar com uma franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria, o investidor pode encontrar uma série de vantagens que tornam o negócio ainda mais atrativo. 

Antes de mais nada, é notável que o mercado de beleza vem ganhando cada vez mais força ao longo dos anos. Como mencionamos, no franchising, o segmento teve um crescimento de 3,1% mesmo em um ano de crise, como em 2020. 

Ou seja, temos um público amplo, das mais variadas idades, que possuem demandas por produtos de cuidados pessoais. Logo, trabalhar com cosméticos e perfumes pode ser uma boa oportunidade para fazer bons negócios. 

Além disso, em produtos de nicho, como linhas veganas e naturais, os usuários costumam ser mais fiéis, já que o produto condiz com seus posicionamentos. Por isso, ao realizar um bom atendimento, é possível conquistar os clientes que vão retornar com frequência. 

Da mesma forma, devemos lembrar que uma franquia é um formato bem mais seguro. Afinal, a unidade tende a seguir um plano de negócio já testado e, com isso, os riscos são bem menores. 

E claro, para garantir ainda mais qualidade nos serviços e facilidade para a vida dos franqueados, as franqueadoras oferecem treinamentos e suportes na divulgação, melhorias em vendas e muito mais. 

Leia mais sobre franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria

Ao trabalhar com uma franquia do segmento de Cosméticos e Perfumaria, o franqueado pode atuar com um catálogo amplo de produtos, inclusive, com linhas especiais. 

Para entender mais sobre o segmento e sobre o franchising como um todo, confira os conteúdos a seguir: