Matérias relacionadas ao setor Calçados e Acessórios

Top Franquias - calcados-e-acessorios

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Calçados e Acessórios

Para quem pensa em empreender e ter autonomia para conduzir um negócio próprio, uma franquia do segmento de Calçados e Acessórios pode ser a chance de ter um empreendimento de sucesso. 

Isso porque, produtos como esses não só são itens de necessidade das pessoas, mas também são atrativos pelas tendências de moda da sociedade. 

Por isso, em um único empreendimento, é possível juntar produtos que unem o útil ao agradável e alcançar grandes públicos em variadas idades. 

Ainda, um investidor pode optar por diferentes modelos de negócio, considerando o formato mais adequado e apropriado para o orçamento de investimento. 

Mercado de franquia do segmento de Calçados e Acessórios

Para fazer um bom investimento, é sempre importante analisar o mercado e entender se o segmento desejado possui boas possibilidades de crescimento. Afinal de contas, é interessante apostar em algo com as melhores chances de retorno. 

Sendo assim, quando falamos de uma franquia no segmento de Calçados e Acessórios, podemos analisar alguns dados importantes sobre o mercado. 

Primeiramente, percebemos que itens como calçados e acessórios estão inseridos em um forte segmento do franchising nacional, o de Moda. 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, o setor teve um faturamento de R$ 19,1 bilhões. Sendo um dos maiores, mesmo em um momento de crise. 

Além disso, não podemos deixar de falar sobre a alta produção de calçados no país, que acaba movimentando o mercado.  

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em 2020, foram produzidos cerca de 763,7 milhões de pares pelas mais de 5,6 mil empresas de calçados brasileiras. Logo, notamos um mercado expressivo.

Dessa forma, para um investidor que pensa em trabalhar na área, existem vários modelos de negócio que podem ajudá-lo a ter um negócio lucrativo. 

Para começar, é possível abrir uma loja tradicional, com tamanhos variados, seja em ruas movimentadas ou em ambientes como shopping e galerias. Inclusive, é possível ter um quiosque com produtos do tipo, sendo uma opção mais enxuta. 

Já em home office, é possível administrar vendas pela internet ou ter uma unidade em casa e trabalhar com a venda direta, indo até o cliente.  

Modelos de negócio em franquia de Calçados e Acessórios

Outro lado positivo ao apostar em uma franquia do segmento de Calçados e Acessórios, é a possibilidade de escolher entre nichos diversos. Com isso, o franqueado pode optar por aquele com o qual se identifica mais. 

Por exemplo, existem franquias que atuam com calçados e acessórios voltados unicamente para o público feminino. Assim como temos lojas que visam exclusivamente o público masculino ou mesmo infantil. 

E claro, existem aquelas franquias que trabalham com um catálogo mais versátil, tentando alcançar pessoas variadas e de diferentes idades. 

No entanto, trabalhar com marcas focadas em nichos pode ser interessante, já que existe uma grande possibilidade de fidelização do cliente.

Logo, existem franquias que trabalham com peças para um estilo mais casual, outras focadas em eventos, street e esportivo. 

Portanto, na hora de escolher uma franquia em determinado nicho, é importante que o investidor busque por uma alternativa com a qual se identifique. Nesse momento, é essencial conhecer o próprio perfil, para entender com o que terá prazer em atuar. 

Da mesma forma, é importante conhecer a marca a fundo, descobrindo como está sua reputação entre os clientes. Para ter uma unidade de sucesso, ela precisa estar ligada a uma marca com credibilidade. 

Por isso, o investidor deve experimentar pessoalmente o atendimento das unidades, conversar com outros clientes, verificar comentários em redes sociais e sites de avaliação. Assim, é possível fazer um investimento mais assertivo. 

Perfil para abrir franquia do segmento de Calçados e Acessórios

Outra etapa importante para fazer um investimento seguro em uma franquia, é conhecer o seu próprio perfil. Se conhecendo bem, um investidor poderá saber se terá boas chances de se desenvolver na área. 

Sendo assim, a primeira característica importante é a organização. Isso porque, um franqueado é o responsável por conduzir um negócio, e ele precisa ser organizado para administrar todos os detalhes, inclusive, financeiros. 

Por lidar com o cliente, também é interessante que a pessoa tenha facilidade em manter um bom relacionamento para concluir as vendas. Da mesma forma, saber lidar com pessoas contribui com a liderança de equipe. 

Além disso, por lidar com calçados e acessórios que são itens da moda, um franqueado que gosta do setor e tenha disposição para ficar inteirado sobre as novidades pode contribuir bastante.

Vantagens de uma franquia de Calçados e Acessórios

Uma franquia do segmento de Calçados e Acessórios pode trazer várias vantagens para quem escolhe empreender por esse sistema. 

Isso porque, temos um segmento do mercado que atrai vários tipos de público e por motivos distintos, seja necessidade, para seguir uma tendência ou para desejos pontuais. Logo, as chances de lucro são boas. 

Além disso, com os formatos variados de modelos de negócio, é possível realizar vendas mais facilmente. Pois, já existem opções de lojas on-line e por venda direta que trazem comodidade para os clientes. 

Ao mesmo tempo, as redes de franquia podem ser negócios mais seguros. Nelas, o franqueado segue um plano de negócio já estabelecido no mercado. Ou seja, ele irá seguir os passos de uma empresa que teve sucesso. 

Por isso, os riscos são menores, e o franqueado conta com uma boa estrutura para administrar a sua unidade. Inclusive, as franqueadoras oferecem treinamentos e vários suportes que contribuem ainda mais para o seu crescimento. 

Leia mais sobre franquia do segmento de Calçados e Acessórios

Investir em uma franquia do segmento de Calçados e Acessórios pode ser uma boa oportunidade de trabalhar com moda e alcançar um público diverso. Além disso, as redes de franquias oferecem várias vantagens. 

Então, para saber mais sobre o setor e outras possibilidades que o franchising oferece, acompanhe os conteúdos a seguir: