Matérias relacionadas ao setor Beleza e Saúde

Top Franquias - beleza-e-saude

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Beleza e Saúde

As franquias do segmento de Beleza e Saúde trabalham com opções de serviços e produtos que atendem a uma demanda de cuidados pessoais de um público bem grande. 

São empreendimentos que oferecem produtos e serviços com alta demanda, visto que as pessoas buscam por esses serviços de forma frequente. 

Com cada vez mais homens e mulheres demandando por processos de estética e saúde para manter uma boa aparência e o bem-estar, o setor tem grandes possibilidades de lucro. 

Por isso, para quem se identifica com o ramo, é possível trabalhar com soluções de qualidade e em um formato ainda mais seguro de empreendimento.

Mercado das franquias do segmento de Beleza e Saúde

Antes de começar qualquer negócio, é sempre importante entender em qual setor ele se encaixa e quais as chances de desenvolvimento que o mercado oferece. 

Portanto, quando mencionamos franquias do segmento de Beleza e Saúde, podemos notar um crescimento cada vez maior da demanda por serviços e produtos da área. 

Esse bom desempenho está diretamente relacionado à procura de homens e mulheres por processos voltados tanto para a saúde quanto para a estética. 

Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2016, cerca de 66% das pessoas viam os gastos com a beleza como uma necessidade e não algo fútil. 

Não é à toa que a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um faturamento de R$ 35,2 bilhões no setor em 2020. Isso representou um crescimento de 3,1% em relação a 2019. 

Desse modo, temos um segmento que apresenta modelos de negócio variados. Por exemplo, existem lojas físicas e on-line que comercializam diversos produtos para o corpo, cabelo, unhas e afins. 

Além disso, temos as famosas clínicas que oferecem procedimentos de saúde e outras que trabalham com serviços voltados para a parte estética. Ao mesmo tempo, temos os salões de beleza, que reúnem vários procedimentos em um só lugar. 

E para garantir ainda mais a comodidade do cliente, já existem processos que são feitos pelo delivery, com o profissional indo até a casa do cliente. 

Modelos de negócio em franquias de Beleza e Saúde

Uma das características das franquias do segmentos de Beleza e Saúde é que elas trabalham com vários nichos de serviços e produtos. Isso porque, existem opções voltadas diretamente para estética e outras focadas na saúde. 

Dessa forma, temos os consultórios médicos e odontológicos, que oferecem serviços voltados para a saúde do corpo e bucal. Em uma única clínica, é possível reunir uma variedade de especialidades, o que atrai mais público. 

Ao mesmo tempo, temos as farmácias comuns e de manipulação, que reúnem uma série de remédios e produtos variados para tratamentos. Há também lojas que comercializam cosméticos, perfumes e outros artigos de beleza. 

E claro, temos os salões com serviços de esmalteria, escovaria, depilação e outros tratamentos para cabelo e corpo. Já em clínicas de estética, existem serviços de drenagem, tratamentos para pele e outros. 

Portanto, na hora de escolher uma franquia, o investidor deve buscar por uma empresa com a qual se identifica e que ofereça atividades em que ele terá prazer em atuar.

Além disso, conferir a reputação da marca, entender se ela possui credibilidade entre o público, é algo fundamental. Pois assim, o investidor escolherá uma franquia com uma boa trajetória, facilitando o crescimento de seu próprio negócio. 

Perfil para abrir franquias do segmento de Beleza e Saúde

Outro ponto que precisa ser analisado antes de qualquer investimento ser feito, é saber se o empreendedor possui um perfil compatível com o que o segmento requer.

Assim, com as franquias do segmento de Beleza e Saúde, é fundamental que o franqueado esteja disposto a aprender e a se manter sempre informado. 

Isso porque, temos um mercado com processos e produtos que passam por constantes atualizações. 

Por isso, é preciso ter muito cuidado para sempre indicar e realizar serviços adequados, com os produtos certos para cada necessidade.

Sendo assim, além de se dedicar aos treinamentos iniciais, o franqueado precisa estudar, conferir novidades e ficar por dentro das recomendações de fabricantes e órgãos reguladores.

Além disso, uma franquia exige muita dedicação e organização. Afinal, o franqueado é o responsável por conduzir o negócio e precisa saber administrá-lo da forma correta. 

Do mesmo modo, por ter que lidar com o público, o franqueado precisa ser comunicativo e ter facilidade para realizar vendas, indicar serviços e oferecer um atendimento de qualidade. 

Por isso, se identificar com o segmento será um diferencial que irá colaborar para resultados ainda melhores da franquia. 

Vantagens de uma franquia de Beleza e Saúde

Avaliar quais são as vantagens que um setor oferece também é algo importante ao decidir se tornar um franqueado. E no caso de franquias do segmento de Beleza e Saúde, existem muitos pontos positivos. 

Antes de tudo, temos um setor que trabalha com serviços de alta demanda, pois os clientes os procuram com uma certa regularidade. Logo, é possível atender a uma carteira de clientes de forma regular. 

Além disso, existem os tratamentos que demandam um processo mais longo, ou seja, um acompanhamento mais personalizado, o que também contribui para a permanência dos clientes. 

E claro, uma unidade de franquia segue o plano de negócio da marca, que já foi desenvolvido e testado anteriormente. Com isso, o risco de falhas e problemas são menores, logo, temos um empreendimento mais seguro. 

As franqueadoras também costumam oferecer vários suporte, como em marketing, gestão de qualidade, vendas, entre outros, que contribuem para o desenvolvimento da unidade. 

Leia mais sobre franquias do segmento de Beleza e Saúde

Para quem deseja empreender com franquias do segmento de Beleza e Saúde, existem vários nichos com os quais trabalhar. 

Portanto, para entender mais sobre o setor e como o franchising funciona, confira os conteúdos que separamos a seguir: