Matérias relacionadas ao setor Alimentação

Top Franquias - alimentacao

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE ESSE SETOR / FRANQUIA.

Aceito receber informações de franquias semelhantes

Saiba mais sobre Franquias de Alimentação

As franquias do segmento de Alimentação são boas oportunidades de investimento para quem busca um setor forte no mercado. 

Afinal, o ramo vem apresentando números atrativos ao longo dos anos, se mantendo como um dos mais importantes do cenário nacional. 

Isso acontece, principalmente, pelo fato de as franquias da área trabalharem com produtos de necessidade e que são consumidos por um público amplo. 

Neste setor, os franqueados podem trabalhar com vários tipos de comida, desde refeições, lanches, bebidas e sobremesas. Por isso, o que não falta são opções de franquias para quem deseja empreender. 

Mercado das franquias no segmento de Alimentação

Entre os pontos de destaque das franquias no segmento de Alimentação estão os números positivos que elas vêm apresentando ao longo dos anos. Inclusive, o segmento é o de maior faturamento no franchising brasileiro. 

Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, o setor teve um faturamento de R$ 40,8 bilhões, mesmo em um contexto de crise e de mudanças devido à pandemia. 

Quando falamos do mercado de alimentação, os investidores podem escolher entre diferentes modelos de negócio. 

Apesar de ser bem tradicional ter um ponto comercial físico, com ambiente para o atendimento e consumo no local, é possível trabalhar com alternativas mais enxutas. 

O delivery, por exemplo, é uma forma de atendimento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, aumentando as chances de venda dos estabelecimentos. 

Além disso, determinadas franquias podem ser operadas no formato quiosque, com carrinhos, trailers e food truck. Há também ambientes compartilhados de consumo como praças de alimentação em shoppings e galerias. 

Modelos de negócio em franquias de Alimentação

No momento de escolher uma franquia para atuar, o futuro franqueado irá se deparar com uma variedade de nichos no mercado. Isso porque, existe uma infinidade de tipos de alimentos e de públicos para atender. 

Por exemplo, é possível atuar com franquias de fast food, pizzarias e outros tipos de lanches. Ou mesmo marcas que trabalham com refeições completas ou as famosas sobremesas. 

Existem também opções de culinária regional, como as que trabalham com comidas típicas brasileiras. Mas há ainda espaço para franquias que trazem opções estrangeiras. 

E claro, não podemos esquecer das marcas que atuam com foco em alimentação saudável. Elas oferecem opções práticas e nutritivas para quem vive na correria do dia a dia. 

Do mesmo modo, as franquias de bebidas também se inserem nessa categoria. Logo, é possível trabalhar com cafeterias, lojas de sucos, vitaminas, chás e outros. 

Sendo assim, para escolher uma boa franquia, o investidor deve conhecer o seu próprio perfil e buscar por um negócio com o qual se identifica. É muito importante ter prazer ao atuar no segmento para conseguir um bom desempenho. 

Afinal de contas, um processo como esse envolve não apenas investimentos financeiros, mas de tempo e muita dedicação. Então, o franqueado precisa buscar atividades que o agradam. 

Além disso, é sempre importante ressaltar como é essencial conhecer a marca antes de realizar um investimento. Logo, o empreendedor precisa conhecer a reputação da empresa no mercado e a sua credibilidade entre os clientes. 

Perfil para abrir franquias do segmento de Alimentação

As franquias do segmento de Alimentação costumam esperar um determinado perfil de franqueado para que um negócio dê certo e consiga bons resultados. 

Assim, um dos requisitos importantes é contar com tempo disponível para se dedicar ao novo negócio. Até porque, no mercado de alimentação, é comum que os estabelecimentos funcionem em horários mais extensos. 

Ou seja, é possível que um franqueado precise trabalhar no horário noturno, ou mesmo durante os finais de semana, o que pode atrair mais público. 

Mas além de ter tempo para conduzir o negócio, é fundamental que o franqueado esteja disposto a seguir o plano de negócio da marca, mantendo o padrão de qualidade estabelecido. 

Por isso, o franqueado deve se dedicar ao treinamento proposto pela franqueadora e se esforçar para desenvolver habilidades de gestão e de administração. 

Também é recomendado saber lidar com o público e com a equipe de funcionários. Além de oferecer um atendimento de qualidade, manter um ambiente organizado e confortável para os funcionários ajuda no desempenho do negócio. 

Por fim, se identificar com o ramo de alimentação e gostar do trabalho feito é um diferencial que pode agregar ainda mais valor ao serviço. 

Vantagens de uma franquia de Alimentação

Uma das grandes vantagens de investir em uma franquia de Alimentação é a possibilidade de alcançar um grande público. 

Afinal, estamos falando de produtos essenciais, pois todos precisamos comer. Sendo assim, existe uma demanda constante e bastante diversa, o que amplia ainda mais as possibilidades.

Outro detalhe são os diferentes modelos de atuação, desde lojas físicas, home based ou realizando entregas. Mesmo em pontos fixos, o delivery aumenta ainda mais as capacidades de lucro de um negócio. 

Além disso, falamos do modelo de franchising, que apresenta um nível de segurança maior. Por consistir na réplica de uma marca já estabelecida no mercado, os riscos de um negócio no ramo são menores. 

Inclusive, os franqueados contam com treinamentos que os preparam para a administração da nova unidade. As franqueadoras costumam oferecer vários tipos de suporte, como em marketing, jurídico, gestão de qualidade e outros. 

Ou seja, mesmo com a autonomia para conduzir a unidade, o franqueado não está sozinho e recebe o apoio de uma empresa experiente para desenvolver o seu negócio. 

Por fim, fatores como esses colaboram ainda mais para facilitar o trabalho do dia a dia e aumentam as chances de lucro da franquia. 

Leia mais sobre franquias do segmento de Alimentação

Para saber mais sobre as franquias de Alimentação, acompanhe alguns conteúdos que separamos a seguir: