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3 franquias virtuais: venda de serviços on-line altamente lucrativos

Mulher analisando dados com caneta e uma calculadora ao lado. Imagem ilustrativa texto franquias virtuais

As franquias virtuais são empreendimentos que funcionam sem a necessidade de uma estrutura física como as tradicionais lojas. Basta ter acesso à internet para fazer o negócio funcionar, independentemente do nicho em que você deseja atuar. 

Empreender é o sonho de muitos empresários, porém alguns ainda pensam que é necessário investir muito dinheiro para tirar um projeto do papel. Só que existem possibilidades no mercado que permitem melhorar a vida profissional gastando bem pouco. 

Como as franquias virtuais. Crescendo entre as grandes marcas, esse é um formato muito utilizado para conseguir investir sem grandes empecilhos.

Assim, preparamos o texto a seguir com algumas vantagens de apostar nesse modelo de negócio. Também apresentamos ótimas opções de franquias disponíveis. Acompanhe a leitura. 

Quais as vantagens de investir em franquias virtuais?

Abrir um empreendimento como as franquias virtuais oferece diversas vantagens para o empresário. Começando pelo baixo investimento necessário para tornar o sonho do próprio negócio em realidade. A estrutura simples e todo o suporte oferecido pela franqueadora também se destacam.

Essa combinação de fatores faz parte do modelo conhecido como microfranquia. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias são franquias com investimento inferior a R$ 90 mil. 

Para as franquias virtuais, esse custo costuma ser ainda muito mais baixo, a partir de R$ 2 mil. Mas, apesar de baratas, todas as regras que envolvem o franchising se aplicam às microfranquias.

Estamos falando, por exemplo, da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o negócio em questão. De acordo com a Lei de Franquias, ele deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura final do contrato. 

Inclusive, caso tenha alguma dúvida, não deixe de consultar seu advogado para esclarecer todos os pontos importantes do acordo. Além disso, fique atento ao prazo e não firme o contrato antes do limite de dez dias. Isso pode resultar na perda do investimento e consequente prejuízo.   

A seguir, falamos mais sobre as vantagens das franquias virtuais e as regras desse modelo de negócio.

Seu público está conectado à internet

As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. Ou seja, o seu público está na internet, e você conseguirá vender para ele.

A cada ano, o número de casas com acesso ao mundo virtual cresce, como mostrou a pesquisa TIC Domicílios, de 2019, feita pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br).

Segundo a instituição, 74% dos brasileiros têm condições de estar on-line hoje. Para se ter uma ideia do avanço, em 2009 apenas 41% da população tinha acesso à internet. Estima-se que o crescimento está na casa dos 3,3% ao ano.

Aliás, apesar de grande parte do público on-line estar nas áreas urbanas, a região rural também tem crescido em acesso. Logo, mesmo que você busque alguma das franquias virtuais para abrir na sua cidade, onde possui uma população rural maior ou equivalente a urbana, você poderá ter bons resultados.  

Muito desse sucesso também acontece por causa do avanços dos telefones e televisões, que fizeram a internet sair dos computadores e estar presente em qualquer momento do dia. De acordo com a Cetic.br, 99% dos acessos à internet vêm dos smartphones. E estamos falando de uma das maiores populações de celulares no mundo! 

Segundo o estudo realizado pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), são aproximadamente 234 milhões de telefones móveis no Brasil.

Maior facilidade de atração do consumidor

Mulher conversando no telefone e olhando para o computador em seu escritório particular. Imagem ilustrativa texto franquias virtuais
Uma das grandes vantagens é conseguir entrar no mercado com uma base de clientes devido a fama da franqueadora.

Com um mercado cada vez mais conectado, a tendência é que as empresas comecem a enxergar o ambiente virtual com outros olhos.

A maioria das pessoas está conectada a todo momento. Dessa forma, a presença virtual de uma marca é fundamental para que consiga atrair esses usuários. Podemos dizer que as tradicionais vitrines de shopping ganharam um novo espaço. Mais barato, sem limite de espaço e acessível para qualquer um. 

E isso é reforçado quando a empresa que você abre é 100% on-line. Basta que você divulgue seu empreendimento para os futuros clientes para começar a ver os resultados.

Claro, isso demanda tempo e adaptação, pois apesar das facilidades que a internet trouxe, ainda existe muita desconfiança por parte dos consumidores. Dessa forma, é necessário encontrar as melhores estratégias para mostrar aos consumidores como você e seu produto são melhores e mais atrativos que os demais.

Mas, ao apostar nas franquias virtuais, você não precisa se preocupar tanto com isso. Afinal, uma marca de franquia já tem sua reputação reconhecida. Ao reproduzir o que a empresa oferece, você encontra mais facilidade de atrair os consumidores.

As marcas também possuem uma taxa conhecida como fundo de publicidade. O objetivo dessa cobrança mensal é criar uma reserva para desenvolver estratégias de marketing e auxiliar os franqueados na divulgação de suas unidades.

Modelo barato e flexível de negócio

Como vimos na introdução desse artigo, as franquias virtuais costumam ser microfranquias. Então, o investimento inicial para elas não supera os R$ 90 mil. E quando falamos de empreendimentos voltados para a atuação virtual, a tendência é que as marcas não cheguem nem perto desse valor. 

Em geral, o que acaba encarecendo o negócio é a estrutura física necessária e os custos para tirar o projeto do papel. Porém, nas franquias virtuais, isso não ocorre. 

O futuro franqueado precisa se preocupar apenas em ter um notebook e acesso à internet. Ou seja, em qualquer lugar, não importa a hora ou o dia, você vai estar à disposição e preparado para fazer seu empreendimento rodar da melhor maneira possível. 

Autonomia profissional

Abrir um negócio, para muitos, é a chance de sair do ambiente corporativo e não ter mais ninguém acima, dando ordens e pressionando. Diante desse cenário, é comum que pessoas que nunca pensaram em investir decidam iniciar a sua jornada para realmente mudar de vida. 

Abrindo um empreendimento on-line, você precisa apenas se preocupar com a sua agenda e como irá lidar com sua nova rotina. Não é necessário mais avisar que vai sair no meio da tarde para ir ao médico ou resolver algum problema urgente. Tendo o domínio das suas novas obrigações, fica fácil remanejar e planejar o seu mês. 

Além disso, é a chance perfeita para aproveitar mais a família e os amigos. Diferentemente das lojas físicas, você não tem a obrigação de passar dias e noites por conta do empreendimento. Há grande flexibilidade para trabalhar quando e onde você quiser.

Conheça as melhores franquias virtuais para abrir seu negócio!

Agora que você conhece as principais vantagens de apostar nas franquias virtuais, separamos alguns empreendimentos que oferecem essa oportunidade para você.

Mas, como uma última dica, não deixe de analisar questões que vão além do financeiro. Analise o histórico da marca, a opinião dos clientes, converse com outros franqueados etc. 

É muito importante que você encontre uma marca que ofereça boas condições para você se desenvolver ao longo do contrato. Sem essa confiança mútua, dificilmente o negócio será mesmo atrativo para atuar.

1. Quisto Corretora de Seguros

Homem com proposta da Quisto em mãos para oferecer ao casal de clientes ao fundo
A Quisto é uma das principais corretoras de seguros do Brasil.

A Quisto é uma corretora de seguros que está há quase 10 anos no mercado brasileiro. Ao longo da sua história, a empresa tem colecionado clientes e franqueados satisfeitos e com grandes resultados. Não à toa, a marca conta com mais de 100 unidades em todo o Brasil.

Uma das vantagens de apostar na Quisto é seu catálogo variado de serviços oferecidos. Para se ter uma ideia, são mais de 90 possibilidades, como os tradicionais seguros de vida e automotivo. Além de soluções financeiras e planos de saúde ou odontológico. 

Para conseguir oferecer tantos serviços, a franqueadora conta com cerca de 30 seguradoras parceiras. Entre elas estão MetLife, HDI Seguros, Banco BMG, Sura, Promed, Porto Seguro, Unimed, Amil, Argo, Golden Cross, Liberty Seguros etc.

Além disso, o franqueado Quisto tem a condição de entregar mais de 20 orçamentos diferentes aos seus clientes. Assim, o futuro segurado consegue optar pela empresa que oferecer o melhor custo-benefício para ele.

Quem desejar abrir uma unidade da marca tem o modelo Home Office como o mais em conta. Mas também existe a opção de unidade física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

2. Encontre Sua Viagem

Para quem busca um empreendimento voltado para o turismo, a Encontre Sua Viagem (ESV) pode ser uma boa solução. Com um negócio conhecido em diversas partes do Brasil, a franqueadora possui mais de 500 unidades em todo o país. 

São mais de 400 mil opções de hotelaria no mundo e outras 130 companhias aéreas, além das milhares de outras empresas parceiras.

Outro ponto que chama atenção é a possibilidade de a marca oferecer trajetos para qualquer tipo de pessoa. Não importa se o usuário busca algo mais direcionado para trabalho, intercâmbio ou apenas alguns dias de descanso. O franqueado consegue fechar as melhores soluções dentro do seu leque de pacotes.

Assim como a marca anterior, a Encontre Sua Viagem oferece o modelo home office para quem busca franquias virtuais. A franquia também conta com a possibilidade de unidade física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

3. Hostnet

Dentro do universo virtual, a Hostnet aparece como mais uma opção de bom empreendimento para você. A empresa é responsável por hospedar sites e fazer o registo de domínios no Brasil. Dessa forma, cabe ao franqueado conseguir clientes para adotar os serviços da franqueadora. 

Atualmente, são mais de 20 unidades espalhadas pelo país. O objetivo da Hostnet é conseguir desenvolver uma rede sólida e capaz de oferecer as melhores soluções em servidores para web. São quase vinte anos de notoriedade e alto nível técnico para seus consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

A seguir, separamos um vídeo com mais algumas opções de franquias on-line para você empreender. Confira. 

Ao longo do texto, você pôde conhecer diversas vantagens de apostar em empreendimentos virtuais. Não apenas o baixo valor exigido, mas também a estrutura simples e as boas possibilidades de retorno financeiro. Sem contar a flexibilidade do negócio, que permite aproveitar mais o dia a dia e viver sem estresse. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias virtuais? Continue com a gente e confira o artigo que preparamos sobre “Franqueado de sucesso: conheça os caminhos para ser bem-sucedido”.

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