O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquias no segmento de Serviços e Outros Negócios que você não se desculpará se perder

Acesse uma parte específica do artigo

grupo de pessoas em escritório, trabalhando com notebooks sobre mesas e papéis ao lado. O homem à esquerda veste camisa azul e olha para os demais colegas de trabalho. Imagem ilustrativa do texto de franquias do segmento de serviços e outros negócios

Franquias no segmento de Serviços e Outros Negócios que você não se desculpará se perder

As franquias do segmento de Serviços e Outros Negócios representam uma área ampla para empreender. Por isso, preparamos esse texto com tudo que você precisa saber, inclusive opções de investimento.

Até porque esse segmento teve altas consecutivas entre 2021 e 2022. Dados mostram, por exemplo, que a prestação de serviços avançou 11% em julho

Advertisement
deste ano.

Dessa forma, investir em franquias do segmento de Serviços e Outros Negócios pode ser uma ideia lucrativa.

Advertisement

Afinal, no franchising, você já começa a empreender por meio de um plano pronto, sem precisar formatar sua empresa do zero. Então, veja a seguir se franquias de serviço são o tipo de negócio ideal para você.

O que são franquias de serviços?

As franquias de Serviços e Outros Negócios, como o nome indica, são empreendimentos que atuam oferecendo serviços. Ou seja, em vez de produtos, essas marcas oferecem experiências.

Nesse sentido, você encontra oferta de serviços de viagens, cursos educacionais etc.

Por meio delas, você pode atuar em diversos nichos, prestando serviços para pessoas físicas e outras empresas. Há demanda em segmentos como Limpeza, Seguros, Produtos Financeiros e muito mais.

Cada franquia desse segmento atua com um tipo de prestação de serviços. Por ser um setor amplo, o franqueado pode escolher trabalhar com um nicho de negócio.

Outra possibilidade é oferecer serviços de limpeza veicular ou residencial. Com a pandemia, a busca por esse tipo de atividade cresceu.

Do mesmo modo, é possível trabalhar com seguros, consórcios, planos de saúde e outras soluções financeiras. Ou seja, há franquias que atuam com correspondentes bancários.

Outra possibilidade de atuação é na prestação de consultoria (jurídica, contábil, marketing etc.) para outras empresas. Sendo assim, é possível atuar com a terceirização de serviços para negócios que querem crescer.

Entre as franquias de Serviços e Outros Negócios, há ainda entregas, mobilidade, imobiliárias, sistemas de gestão e muito mais. Não faltam possibilidades de atuação nesse segmento.

O que todas têm em comum é a venda de serviços e não bens materiais. Contudo, cada marca nessa área tem um tipo de atuação.

Números do mercado de serviços no franchising

As franquias do segmento de Serviços e Outros Negócios lucraram mesmo com a pandemia. Dessa forma, dados apontam que o setor cresceu 11,8% entre 2021 e 2022.

Esse número diz respeito à soma de todos os serviços no período. Por isso, ao analisar cada nicho especificamente também é possível perceber crescimento.

Além disso, durante a pandemia, a busca por profissionais prestadores de serviços aumentou. Plataformas de freelancers e autônomos registraram crescimento de até 62%.

Entre as buscas por serviços, o que registrou maior crescimento foi o de profissionais de mídias e designers. Assim, analisar esses dados pode ser uma forma de escolher um nicho para empreender neste segmento.

Outras áreas que registraram crescimento foram: profissionais de tecnologia da informação e tradutores. Bem como, vendas, engenharia, administração, finanças e jurídico.

Contudo, o levantamento dá conta de outros profissionais prestadores de serviços que tiveram alta procura. A lista inclui, por exemplo, pedreiros, diaristas, eletricista, montador de móveis e outros.

Embora a pesquisa diga respeito a prestadores de serviços autônomos, é possível analisar algumas tendências. Logo, escolher franquias que atuam nas áreas citadas pode ser uma forma assertiva de empreender.

Neste texto, vamos apresentar opções de franquias do segmento de Serviços e Outros Negócios para que você considere. Por isso, continue lendo antes de decidir seu próximo investimento.

Melhores franquias no segmento de Serviços e Outros Negócios

A seguir, vamos apresentar algumas franquias do segmento de Serviços e Outros Negócios. Cada uma delas atua em um nicho e de uma forma específica. Por isso, analise bem as opções antes de bater o martelo.

...Carregando..

Vantagens de abrir uma franquia de serviços

Há diversas vantagens em abrir uma franquia de serviços. Podemos destacar, por exemplo, possibilidade de atuação home office e suportes da franqueadora.

Ou seja, investir em franquias do segmento de Serviços e Outros Negócios permite que você trabalhe de casa. Isso porque, muitos empreendimentos possuem um modelo de negócio simples.

Assim, você pode atender os clientes por meio de telefone e internet. Em outros casos, os franqueados trabalham de casa. No entanto, seus colaboradores realizam os serviços na casa do cliente.

Por isso, as franquias desse segmento costumam ter um baixo investimento inicial. Logo, podem ser alternativas para quem quer começar a empreender e precisa ir com calma ao investir.

Há também franquias que não exigem experiência. Mas, em todos os casos, as franqueadoras oferecem uma série de suportes ao investidor.

Eles recebem apoio, por exemplo, com gestão, jurídico, administração e marketing de suas unidades. As franqueadoras atuam também no treinamento e no fornecimento de manuais.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Entre as diversas opções de franquias do segmento de Serviços e Outros Negócios é preciso fazer uma boa escolha. Assim, considere a reputação da marca, os suportes e quanto você pode gastar.

Afinal de contas, seu contrato vai durar anos e a relação com a franqueadora precisa ser boa para se obter sucesso. Então, pesquise tudo sobre a marca antes de entrar em contato.

Você pode conversar com outros franqueados para saber se eles estão satisfeitos.

Dessa forma, você pode solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Por meio desse documento, é possível conferir os dados de outros franqueados e entrar em contato com eles.

Essa é uma forma de aprender com a experiência deles, tirar dúvidas e saber se o negócio realmente vale a pena. Na COF também há outras informações relevantes.

Entre elas, o tempo de retorno, investimento e os suportes oferecidos.

Logo, após analisar tudo, será possível identificar o negócio que mais gosta e verificar se é um bom investimento para você.

Passo a passo para investir na franquia

Para investir em uma franquia de Serviços e Outros Negócios, você precisa ter certeza de que terá tempo e dinheiro suficientes.

Então, leia a COF com atenção e se organize para fazer o investimento.

Quando decidir que é o momento certo, entre em contato com a franqueadora. A maioria das redes tem sites nos quais você pode falar com a marca.

Em seguida, separe documentos e tudo que for necessário para assinar o contrato. Ao assinar os documentos você passa a ser representante da marca por meio de sua unidade (seja ela presencial ou não).

Logo, você estará pronto para começar os treinamentos e cuidar da inauguração do negócio. Prepare-se, pois o processo todo pode levar tempo.

Por fim, lembre-se que é preciso se dedicar para ter sucesso, mesmo no caso das franquias.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje