Destaques ★Franchising

Franquias que mais cresceram em 2020: ótimas opções para investir!

dados formando o ano de 2020. Último dado mexendo para ficar 2021. Imagem ilustrativa texto franquias que mais cresceram

Você sabe quais franquias que mais cresceram no Brasil em 2020? Por mais que isso possa parecer fora do comum, diante do cenário de crise, presenciamos um momento de recuperação desse modelo de negócio.

Anualmente, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresenta um estudo sobre o desempenho das empresas que atuam nesse formato.

Depois de um 2020 conturbado, com diversos desafios e problemas, ainda assim foi possível identificar um movimento de recuperação em todos os segmentos.

Como resultado, é possível conhecer um pouco mais sobre as empresas que estão crescendo no mercado do franchise como um todo.

Dessa forma, preparamos o texto a seguir que explica um pouco mais sobre esse estudo. Acompanhe a leitura.

Maiores franquias em números de unidades

A princípio, entre as franquias que mais cresceram em 2020, estão marcas consolidadas e que conseguiram se reinventar, de certa forma, para se adaptar às circunstâncias causadas pela crise. Vale destacar que, mesmo diante desse cenário, houve um aumento de 5% no número de unidades.

As cinco primeiras colocadas não mudaram em comparação a 2019, tendo ocorrido apenas uma troca de posição entre elas. A líder no Brasil é a rede O Boticário. Mesmo com uma queda de 5% no número de franqueados, a empresa se manteve na liderança com mais de mil franqueados de diferença do segundo lugar.

Esse posto, que também se manteve, segue com a estadunidense McDonald’s, referência no mercado de fast-food. A empresa teve um crescimento de 4% na sua rede. Na sequência, em terceiro, temos mais uma franquia brasileira, a Cacau Show.

A empresa era a quarta em 2019, mas conseguiu subir uma posição no ranking das maiores redes de franquias do país após um aumento de 2% em seu número de unidades. Logo depois temos a Subway, com variação abaixo de 0%. Saindo do terceiro lugar para o quinto, temos a Am/Pm.

Gerenciada pela empresa dos pontos Ipiranga, a rede totalizou uma queda de 24% no número de unidades, o que a colocou bem próxima da sexta colocada.

Marca com maior crescimento em 2020

É possível ver percentuais realmente animadores entre as franquias que mais cresceram em 2020. Porém, nenhuma delas se compara a Acquazero, maior rede de estética automotiva do mundo. A empresa em 2019, estava na 111º posição do ranking. Agora, ela ocupa a 43º, puxada pelo seu crescimento de 152%.

Muito do sucesso da Acquazero se deu graças ao seu modelo de negócio. Pois com apenas 300 ml de água, ela consegue deixar um veículo completamente limpo, além de permitir que o franqueado atue como home office. Ou seja, ele pode realizar o atendimento em diferentes locais.

Graças aos treinamentos oferecidos pela franqueadora, o empresário tem condições de realizar diversos serviços que vão além da limpeza externa ou interna. São opções como polimento, oxi-sanitização, vitrificação de pintura, cristalização de vidros, revitalização de plásticos etc.

Sendo assim, outro diferencial da Acquazero é com relação a variedade de atendimentos que o franqueado pode fazer. Apesar do foco em carros, é possível atender motos, caminhões, ônibus, barcos, aviões e até alguns serviços residenciais.

Em entrevista a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, o presidente da holding Encontre Sua Franquia, responsável pela gestão da Acquazero, acredita que o sucesso da marca também se deve à maior preocupação dos consumidores com a higienização dos carros durante a pandemia.

Além disso, a Acquazero conseguiu desenvolver uma estrutura interna capaz de fortalecer ainda mais o suporte e os treinamentos. Sem contar a transformação digital pela qual a marca passou, auxiliando no desenvolvimento dos franqueados.

Quer outras informações sobre a Acquazero, a franquia que mais cresceu em 2020? Então assista agora ao vídeo que separamos para você!

Novas marcas no ranking da ABF

Com o mercado tão movimentado, entre as franquias que mais cresceram, certamente algumas marcas novas entraram no ranking. É o caso da Shell Select. A empresa entrou para o levantamento como a 14º maior rede do país, com mais de 1,1 mil unidades pelo Brasil.

Grande destaque teve também a Remax, com crescimento de 80%. Voltada para o mercado imobiliário, a marca ultrapassou a marca de 400 unidades pelo Brasil, ficando em 35º. Saltando quase 30 posições, com um crescimento de 67% em relação a 2019, temos o Mercadão dos Óculos.

Na sequência, destaque também para a Clube Melissa. A franqueadora terminou 2019 como a 51º, deixando de figurar no Top 50 pelo baixo número de unidades. Agora, ela ocupa a 48º (crescimento de 4%). Próxima a ela está a Sodiê Doces que, mesmo sem novas unidades, ganhou duas posições.

Atualmente, a empresa é a 50º e se beneficiou da queda de unidades das outras redes. Sem dúvida, o grande mérito da marca foi conseguir manter a estabilidade durante um período tão conturbado. Por fim, a Casa do Construtor é outra marca que figura no ranking da ABF, subindo 13 posições, ficando em 49º.

Segmentos das franquias que mais cresceram no Brasil

Em comparação com os resultados de 2019, um dos melhores da história do franchise no Brasil, alguns segmentos conseguiram se destacar positivamente. Quem mais cresceu foram as unidades que atuam no segmento de “Casa e Construção”, um aumento de 12,8% no resultado comparativo.

Na sequência aparece “Saúde, Beleza e Bem-Estar”. Neste caso, houve um aumento de 3,1% no faturamento. Outro que também fechou 2020 com resultado no azul, foi o setor de “Comunicação, Informática e Eletrônicos”, com 0,5% a mais.

Apesar desses resultados, o estudo mostra ainda o desempenho dos demais setores. Como no caso do de “Alimentação”, que fechou o primeiro semestre de 2020 com um faturamento 45,6% abaixo comparado a 2019, fechando o ano com 15,5% negativos. Cenário que se repetiu em todos os outros setores.

Maiores microfranquias do Brasil

As microfranquias são empreendimentos que, de acordo com a ABF, possuem um investimento inicial inferior a R$ 90 mil. Portanto, não é necessário uma estrutura física para suportar esse modelo. Além disso, a sua principal característica é um retorno financeiro mais atrativo.

Durante o ano de 2020, esse tipo de negócio também fez sucesso entre os empreendedores e algumas marcas conseguiram se destacar. Nesse sentido, vamos apresentar o Top 10 das que mais cresceram.

1º Pit Stop Skol

A Pit Stop Skol é uma rede que comercializa diversas bebidas do grupo Ambev, seja refrigerantes ou cervejas. O conceito inovador surgiu em 2011 e, desde então, tem conseguido se destacar com sucesso. Mesmo com um baixo investimento, ainda assim o negócio tem um grande potencial de faturamento.

Atualmente, a marca conta com 1,8 mil unidades espalhadas pelo Brasil e é considerada a maior rede de microfranquias do país. Não é possível traçar um comparativo com 2017, devido a ausência de dados fornecidos à ABF.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 15 meses

2º Kumon

Vemos uma criança ao lado de uma mulher. Juntos, eles observam a tela de um notebook que está sobre a mesa. Aparentemente eles estão em uma sala de aula reservada (imagem ilustrativa). Texto: franquias que mais cresceram.
O Kumon oferece um método de ensino exclusivo para crianças e adolescentes.

Com uma metodologia de ensino única, o Kumon é uma franqueadora internacional, fundada no Japão, que visa preparar seus alunos de uma maneira diferente sobre os diversos desafios da vida. Como resultado, a marca é reconhecida mundialmente pelo ensino de Matemática e por seus cursos de idiomas.

Em 2020, a franqueadora ficou no segundo lugar do ranking por número de unidades, com mais de 1,5 mil. A variação, em comparação com o ano anterior, ficou em apenas 1%, demonstrando a estabilidade do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,8 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

3º Acqio

Voltada para o setor de serviços administrativos, a Acqio é uma das franquias que mais cresceram em 2020. Ela oferece meios de pagamento para estabelecimentos receberem de seus clientes. Desde 2014 no mercado, a marca tem conseguido se destacar em função de suas tecnologias.

Apesar do bom posicionamento, a marca teve uma queda de 39% no número de unidades, saindo de 1,7 mil unidades para mil. Todavia, a expectativa é que a franqueadora consiga retomar o crescimento nos próximos meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 6,9 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 10 meses

4º Ceopag

Outra microfranquia voltada para as maquininhas de cartão, a Ceopag é uma fintech que oferece condições especiais para os seus clientes. Presente em 21 estados, a franqueadora está há um ano no mercado, entregando um modelo mais democratizado nesse sistema.

Na pesquisa da ABF, ela aparece com mais de 350 unidades. Isso equivale a um crescimento de 2% em comparação com 2019, o que pode ser um sinal verde para quem deseja entrar nesse mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

5º Ceofood

Durante a pandemia, um dos serviços que mais cresceram foi o de entrega de comida. Como resultado, a Ceofood se transformou em uma das maiores redes de microfranquias do Brasil. O papel do franqueado é conseguir montar uma carteira de clientes e oferecer a plataforma de para os lojistas.

Apesar do crescimento de apenas 1%, em comparação com 2019, a expectativa da empresa é crescer ainda mais em 2021, trazendo mais unidades e expandindo a sua área de atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 24,4 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

6º Maria Brasileira

Foto de uma pessoa com avental azul e luva amarela segurando uma flanela azul e borrifador laranja para limpar sofá bege. Ao fundo temos uma parede branca.
Close-up image of housewife using detergent to clean leather sofa

A Maria Brasileira é uma empresa que oferece diversos serviços de limpeza, conservação e cuidados domésticos ou comerciais para seus clientes. São diversas possibilidades. Para se ter ideia do sucesso, são milhões de atendimentos feitos desde a sua fundação, em 2012.

Sexta colocada no ranking da ABF, ela foi uma das que mais cresceu em 2020, com avanço de 52% no número de unidades. Já são mais de 315 franqueados espalhados em quase todos os estados brasileiros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 32,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

7º Touti

Atuando no setor de cosméticos e perfumaria, a Touti está entre as franquias que mais cresceram. A marca é responsável por oferecer um bom desempenho para seus franqueados, sem contar na relação custo-benefício para os clientes. São diversos produtos que auxiliam no desenvolvimento da rede. 

Registrando um aumento de 100% no número de unidades, chegando a quase 300 franqueados, a empresa está se consolidando como uma das referências.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

8º Lava e Leva Lavanderia

Outra empresa voltada para a prestação de serviços, mas agora no ramo de lavanderias, temos a Lava e Leva. A franqueadora oferece um pacote mensal que permite aos clientes o acesso a serviços que vão além da limpeza. A marca é responsável por dobrar, passar e embalar todas as roupas.

Contudo, caso o consumidor não queira o pacote mensal, existe a opção de pagar por atendimentos esporádicos. A franqueadora conseguiu manter a estabilidade do seu negócio e manteve a mesma quantidade de unidades em comparação com 2019.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

9º Solarprime

Franqueadora voltada para a captação de energia solar fotovoltaica, uma das melhores opções para quem busca um investimento nesse ramo. Atualmente, ela é considerada a maior rede do setor no Brasil, tendo parcerias com as principais empresas do mundo no setor.

Podendo atuar em obras de pequeno, médio ou grande porte, a marca tem se consolidado cada vez mais. Apesar da 9º colocação, ela possui mais de 260 unidades espalhadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

10º É Seguro Corretora

Por fim, entre franquias que mais cresceram em 2020, a É Seguro Corretora oferece diversos serviços ligados à proteção de bens. Apesar do foco em seguros, a empresa conta com um catálogo variado que acaba influenciando no seu crescimento, como máquinas de cartão de crédito e até assistência funerária.

Ocupando a 10º posição, a marca possui quase 200 unidades. Como resultado, a expectativa é de crescimento contínuo para os próximos anos para, definitivamente, se transformar em uma referências do setor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Vale a pena investir em uma franquia?

Abrir uma franquia traz diversos benefícios para os franqueados. Em outras palavras, essa é a chance que você tem de apostar num empreendimento de sucesso e com todo um know-how e expertise por trás, o que ajuda na consolidação de uma unidade.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), num período de 10 anos, apenas 15% das unidades franqueadas tendem a fechar. Enquanto isso, a taxa de mortalidade dos negócios abertos do zero é cinco vezes maior.

Portanto, podemos dizer que esse é um dos melhores modelos para iniciar a sua jornada empreendedora. O caminho, além de ser mais fácil, oferece uma variedade de benefícios que farão toda a diferença no curto, médio e longo-prazo. Pois mesmo em momentos de crise, elas conseguem crescer.

Gostou do nosso conteúdo sobre as franquias que mais cresceram no Brasil em 2020? Continue explorando o portal Top Franquias e conheça as opções de investimento em cada segmento.

Como elaborar um plano de negócios para franqueadora?

Artigo anterior

Franquias do Futuro: lucre online com joias, beleza e suplementos

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.