Destaques ★Franchising

Saiba quais os segmento de franquias que mais crescem

Mulher segurando dinheiro e comemorando. Fundo amarelado. Imagem ilustrativa texto franquias que mais crescem

O Brasil e o mundo se recuperam de uma crise. Diante desse cenário, muitas pessoas deixaram de querer investir por medo dos resultados que poderiam alcançar, sem antes notarem as franquias que mais crescem. E elas podem gerar grandes retornos financeiros.

Quando uma empresa busca expandir sua atuação, uma das soluções que ela encontra é o sistema de franquias. Dessa forma, ela permite que um terceiro explore comercialmente seus produtos e serviços. Em troca, ela oferece suporte e treinamentos para que a sua rede fique cada vez mais fortalecida.

Não à toa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontou o investimento em franquias como o mais seguro a ser feito. Muito por causa do auxílio, das chances de abrir um empreendimento com experiência de mercado e reconhecimento pelo público. E mesmo diante da crise, ainda é possível contar com essa segurança.

Advertisement

Sendo assim, preparamos este texto para apresentar os segmentos que tiveram o melhor desempenho durante esse período. Assim, fica mais fácil para você escolher em qual. Acompanhe a leitura.

5 segmentos de franquias que mais crescem no Brasil

Tabela com dados de todos os setores entre o 3º trimestre de 2020 e o 4º trimestre de 2019. Imagem ilustrativa texto franquias que mais crescem
Os dados da ABF mostram que o setor avança mesmo diante da crise.

Mesmo diante de um cenário tão conturbado, quase todos os segmentos conseguiram se recuperar de certa forma, como mostra o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No 3º trimestre de 2020, foi possível ver o crescimentos de diferentes áreas.

Mesmo com algumas fechando o faturamento abaixo do ano anterior no mesmo período, é possível ver um cenário mais favorável do que o início de 2020. Importante destacar que 2019 foi um dos melhores anos da história das franquias como um todo. Todos os segmentos conseguiram fechar em alta, resultado que vinha se repetindo desde 2015.

Apesar dos problemas, alguns segmentos conseguiram entrar no último trimestre com resultados bem acima do esperado. Dessa forma, vamos algumas dessas áreas e explicar, ainda que de forma breve, suas possibilidades.

Essa é uma grande oportunidade para você entender como cada área atua, suas vantagens e atrativos para, quem sabe, escolher franquia que atue nela. Porém, lembre-se sempre de escolher o segmento que gosta ou tem o mínimo de afinidade. Não escolha apenas pelo dinheiro.

1. Casa e Construção

O setor de Casa e Construção é voltado para os empreendimentos que oferecem serviços de manutenção, conservação e reforma de residências. A grande vantagem de apostar nessa área é a oportunidade de entrar em uma das áreas cujas franquias que mais crescem estão presentes.

Afinal, mesmo fechando o primeiro semestre de 2020 em baixa, quase 18% abaixo em relação a 2019, considerando o mesmo período, o segmento conseguiu se reerguer e trazer grandes resultados. Para se ter uma ideia do tamanho do avanço, houve um aumento de 32,9% no faturamento apenas no terceiro trimestre.

No acumulado de 12 meses, o movimento positivo se manteve com o aumento de 8,3% no faturamento. Vale destacar também o aumento no número de unidades, que passou de 10,6 mil para 11,5 mil. Assim, fica ainda mais fácil entender como esse mercado conseguiu conquistar tanto espaço.

Muitas pessoas, devido a necessidade do isolamento, passaram a dedicar o tempo em casa para realizar mudanças e obras que foram deixadas de lado por algum tempo.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a procura por materiais de construção teve um aumento considerável. Só no mês de agosto de 2020, houve um crescimento de 24% em comparação a 2019.

Além disso, a pesquisa feita pelo Grupo Consumoteca identificou que mais de 55% das pessoas da classe A e 39% da classe C fizeram reformas durante o período de isolamento.

2. Comunicação, Informática e Eletrônicos

Outra área que conseguiu crescer durante o cenário adverso de 2020, o setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos apresentou resultados bem expressivos. O mesmo efeito das pessoas isoladas em casa causou isso. Afinal, assim como as reformas, era necessário novos equipamentos e manutenções para lidar com o trabalho.

Além disso, diversas lojas virtuais começaram a surgir. Para se ter uma ideia, no acumulado entre os meses de agosto de 2019 e 2020, foi identificado um aumento de 40,7%. Sem contar no e-commerce superando a marca de 1,3 milhão de sites. De acordo com a pesquisa do PayPal, o movimento está ligado à crise.

No caso das franquias, houve um aumento da variedade de serviços e produtos oferecidos. Além das tradicionais manutenções em computadores e outros dispositivos, ainda existem os empreendimentos ligados ao marketing digital, meios de pagamento e até disparo de mensagens.

De acordo com o levantamento da ABF, no acumulado do terceiro trimestre houve um aumento de 4,1% no faturamento das unidades como um todo. Apesar do bom resultado, o número de unidades caiu 3%. Mesmo com a queda, é possível ver a recuperação do segmento com o passar dos meses.

Para se ter uma ideia, a área fechou o primeiro e o segundo trimestre de 2020 com um faturamento próximo a 10% do esperado. O número de franquias também estava bem abaixo do ano passado de 2019, 5,7% negativos. Esses números mostram o impacto que a crise causou e como as empresas do segmento estão se recuperando.

Se você deseja fazer parte desse movimento de retomada e alcançar grandes resultados nos próximos meses, existem algumas marcas que têm crescido e ganhado espaço no Brasil. Confira as opções que separamos para você neste artigo.

3. Saúde, Beleza e Bem-estar

Vemos um estetoscópio apoiado em um coração de plástico vermelho (imagem ilustrativa). Texto: franquias que mais crescem.
O setor de saúde foi um dos que mais cresceram no mercado.

Quem busca as franquias que mais crescem no mercado brasileiro nesse momento de recuperação da crise deve considerar os empreendimentos voltados para Saúde, Beleza e Bem-Estar. São diversos nichos que podem ajudar você a ter um negócio único.

Você pode abrir um salão, um centro de estética, uma clínica odontológica, Spa para atender seus clientes e até se tornar um cuidador. Não é muito complicado encontrar franqueadoras que conseguem atender alguma dessas possibilidades e você pode conferir nosso artigo com algumas opções, veja.

Uma das questões que mais influenciaram os resultados do setor foi o aumento na busca por tratamentos estéticos. De acordo com a pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), mais de 80% dos brasileiros chegaram a fazer algum procedimento para melhorar a aparência.

Esse número equivale a um aumento de 50% em comparação com o ano anterior. Certamente, o impacto seria sentido entre as franquias da área. No terceiro trimestre houve um crescimento de 9,9% no orçamento e um número relativamente próximo de unidades em atividade, apenas 2% abaixo do mesmo período em 2019.

No primeiro semestre, a área foi uma das menos afetadas no geral. Não apenas em comparação com o faturamento, como também no número de franquias. Com relação ao resultado financeiro, o segmento fechou o período apenas 3% negativos.

Apesar disso, apenas no número de unidades franqueadas foi possível observar um aumento no fechamento dos espaços. Muito desse impacto se deu pela política de lockdown adotada por muitas cidades, onde apenas os serviços considerados essenciais deveriam permanecer abertos.

4. Serviços e outros negócios

A área de Serviços e outro negócio abrange um grande número de possibilidades para quem busca um bom investimento. Dentro dessa área,você pode encontrar corretoras de seguros, empresas de energia solar, pet shops, aplicativos de entrega, franquias de crédito, empreendimentos ligados à engenharia etc.

Devido a sua variedade, é muito difícil entender quais foram os fatores que realmente fizeram a diferença para o segmento fechar o terceiro trimestre de 2020 em alta. Para se ter uma ideia, ele conseguiu alcançar um dos resultados mais atrativos, com 9,4% acima do faturamento de 2019.

Apesar disso, no acumulado, houve um avanço tímido de 0,6%. Na quantidade de unidades abertas no país, a área foi a primeira e a que mostrou maior força de recuperação. Atualmente, são 5,6% a mais que entre os 12 meses do 4º trimestre de 2019 e 3º trimestre de 2020.

O número é ainda mais impressionante, pois mesmo diante do momento mais crítico da crise, o setor conseguiu crescer no número de franquias abertas. Isso com um faturamento quase 20% abaixo no primeiro semestre.

Para que você conheça algumas possibilidades de fazer parte desse segmento, separamos o nosso artigo sobre algumas corretoras de seguro e suas vantagens. Acompanhe!

5. Alimentação

Uma dos maiores segmentos entre as franquias que mais crescem no mercado, o setor de alimentação não tem conseguido se movimentar para melhores os resultados no setor.

Porém, mesmo diante das quedas, causada principalmente pelo fechamento de vários shoppings e centros comerciais, ele continua sendo o que oferece maior faturamento. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre, mesmo fechando em baixa, o setor teve o segundo maior resultado financeiro.

Já no terceiro trimestre de 2020, ela retomou o posto de maior faturamento e se aproximou ainda mais do que o esperado. Atualmente, de acordo com o último levantamento da ABF, a área ficou apenas 11,3% abaixo de 2019. No acumulado, o resultado fica próximo a essa média.

A seguir, separamos um vídeo com algumas marcas que podem ajudar você a encontrar o melhor caminho para ter um negócio de sucesso. Confira!

Parte fundamental do processo de abertura de uma franquia é a escolha do segmento de atuação que o empresário deseja investir seu dinheiro. Todavia, muitas pessoas acabam dedicando pouco tempo para essa análise, resultando em muitos equívocos e, consequentemente, levando a desistência. O investimento em franquias não é seguro à toa.

Gostou do nosso artigo sobre as franquias que mais crescem no mercado de franquias brasileiro? Continue explorando o Top Franquias e fique por dentro das novidades sobre o sistema de franchising.

Formatação de Franquias: NX Franquias pode ajudar a ampliar seu negócio!

Artigo anterior

5 melhores franquias para investir e lucrar agora mesmo

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.