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13 franquias para trabalhar com o público infantil e lucrar

Criança ao lado de uma mulher estudando por meio do notebook. Imagem ilustrativa texto franquias público infantil

Trabalhar com franquias para o público infantil é a chance que o empresário tem de entrar numa área com boas perspectivas de crescimento, sem contar nos diversos nichos que são oferecidos pelo setor.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 35,5 milhões de crianças no Brasil com até 12 anos. Isso corresponde a cerca de 17,1% da população como um todo.

Nesse sentido, já dá para perceber a importância delas para o mercado nacional. Sendo assim, muitos empreendedores decidem iniciar alguma empresa para atender esse público cada vez maior.

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Pensando nisso, preparamos este texto com algumas vantagens de fazer parte desse nicho de mercado e as principais franqueadoras do setor. Acompanhe a leitura!

Vale a pena investir em uma franquia para o público infantil?

Apostar em franquias com público-alvo infantil oferece boas condições e perspectivas para o empresário da área. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), mesmo diante do cenário de crise em 2020, o setor conseguiu registrar bons números.

Ainda segundo a instituição, a expectativa é de crescimento em relação ao ano anterior. Em 2019, houve um faturamento superior a R$ 7,2 bilhões. Ou seja, a previsão acompanha o ritmo dos anos anteriores, mesmo diante das sazonalidades do mercado.

Por fim, a Euromonitor fez um levantamento entre os anos 2013 e 2019 e identificou que a venda de produtos infantis no Brasil cresceu 45,6%, demonstrando, assim, como esse público passou a dominar o mercado em diversas frentes. Seja no mundo do entretenimento ou moda, por exemplo.

Dessa forma, fica fácil entender o motivo do segmento ser considerado tão promissor. Lembrando que nunca é tarde para iniciar o seu empreendimento. Mesmo que você tenha perdido a primeira onda, a tendência é que o faturamento dessas empresas continue crescendo nos próximos anos.

Perfil do franqueado de sucesso com franquias infantis

À primeira vista, quando pensamos em franquias para o público infantil, logo nos lembramos do interesse que o empresário deve ter pelo universo dos pequenos. Esse é um bom diferencial, mas, todavia, não é o único. Pois, apesar do público-alvo específico, são seus pais que os acompanham às compras.

Assim também, o mais importante é entender que existem diferentes perfis de empresário no mercado. Apesar de diversos, estes perfis podem ser resumidos em duas frentes, com suas qualidades e defeitos. Seja como for, isso não significa que um seja melhor que o outro. Sendo assim, resta saber quais dessas características você apresenta e como isso vai agregar ao negócio.

Inicialmente, temos aqueles empreendedores que conseguem lidar melhor com o público, ou seja, conversam com tranquilidade e entendem as dores do cliente, sabem gerenciar conflitos, preferem atuar na linha de frente, em síntese, preferem uma abordagem mais humanizada.

Por outro lado, existem aqueles profissionais mais ligados às questões burocráticas do negócio. Para eles, os números não são tão difíceis de ler, gostam de pensar estrategicamente, têm maior facilidade para negociar com fornecedores, sabem lidar com documentos com mais tranquilidade etc.

Consegue identificar algumas dessas características em você? Pois saiba que esses são os seus pontos fortes enquanto o que não foi possível identificar são seus pontos fracos. Mas o que isso quer dizer? Um bom gestor deve trabalhar com o melhor dos dois mundos, ou seja, aprimorando aquilo que lhe falta enquanto realiza um bom trabalho com aquilo que já possui.

Por fim, assim como todos os segmentos, existem nichos e você precisa conhecê-los para ter sucesso.

Conheça as melhores franquias para trabalhar com o público infantil

Vemos algumas crianças (não é possível ver os seus rostos) jogando futebol em um campo gramado. Eles estão trajando um uniforme vermelho (imagem ilustrativa). Texto: franquia público infantil.
Existem diversas opções no mercado que precisam ser bem analisadas pelo franqueado.

Conhecendo as principais vantagens de apostar em franquias para trabalhar com público infantil, separamos uma lista com algumas marcas que se destacam no cenário. Nesse sentido, é muito importante que você entenda as diferentes características de cada uma e, portanto, não defina a franqueadora por sua questões financeiras.

Pois para que uma franquia seja um bom investimento, você precisa analisar pontos que vão além disso. Ou seja, é preciso fazer um estudo nas redes sociais para descobrir como as pessoas enxergam a empresa e conhecer o site da matriz, por exemplo. Teste seus produtos ou serviços oferecidos. Busque compreender como a marca pode ajudar você a crescer.

Além disso, não deixe de estudar com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o negócio. São dados que vão mostrar mais a fundo o que esperar da franqueadora, assim como os seus direitos enquanto franqueado.

A COF é tão importante que, de acordo com a Lei de Franquias, o contrato só pode ser assinado após 10 dias do seu recebimento. Portanto, não tenha pressa para checar cada detalhe e consulte um advogado em caso de dúvida. Tendo tudo isso em mente, confira as opções listadas.

1. Escape 60

A Escape 60 é uma franqueadora que desenvolveu um espaço voltado para quem gosta de resolver enigmas. A ideia do projeto, sucesso em diversas partes do mundo, é criar uma sala com dicas e elementos da cultura pop. Com o tempo rodando, cabe ao grupo de pessoas no espaço descobrir a combinação correta para escapar antes do soar do sinal.

Para se ter uma ideia do sucesso da marca, considerada pioneira no país, são oito unidades para um empreendimento com apenas cinco anos de história. Além disso, a Escape 60 iniciou recentemente o seu projeto de internacionalização.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. Planeta Imaginário

Para o empresário que busca um espaço infantil para investir, a Planeta Imaginário é uma boa possibilidade. A ideia do projeto é disponibilizar um espaço para que as crianças possam brincar e se distrair enquanto seus pais ou acompanhantes vão às compras.

Presente em alguns centros comerciais pelo Brasil, a franqueadora conta com mais de 10 unidades. O grande objetivo do Planeta Imaginário é proporcionar momentos únicos e de alegria para seu público, dando a liberdade necessária para aproveitarem o momento ao máximo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 195 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

3. Zastras Brinquedos

Com um conceito diferente, a Zastras Brinquedos é uma franquia voltada para a venda de produtos que colaboram com a educação das crianças. Ou seja, são diversas possibilidades que passam desde os presentes mais tradicionais até livros educativos.

Com quase 15 anos de história, a empresa tem colecionado franqueados satisfeitos. Como resultado, a Zastras conta, atualmente, com uma rede de 30 franqueadas em todo o país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 98 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

4. Ri Happy

A maior loja de brinquedos do Brasil, a Ri Happy é uma das franquias para trabalhar com público infantil de maior retorno financeiro. A marca se consolidou no mercado ao longo dos seus mais de 30 anos. Em quase todas as principais cidades brasileiras é possível encontrar o solzinho da marca.

Além disso, a Ri Happy é parceira de grandes empresas, oferecendo o que há de melhor para crianças e adolescentes: variedade de brinquedos, atendimento personalizado e preços competitivos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 900 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 350 mil
  • Prazo de retorno: entre 42 e 56 meses

5. Mr. Kids

Vemos uma menina ao lado de uma vending machine, sorrindo e com uma surpresa à mão (imagem ilustrativa). Texto: franquia público infantil.
A Mr. Kids oferece suas vending machines e ajuda seus clientes a atrair mais consumidores.

Certamente você já foi em algum estabelecimento e viu essas tradicionais máquinas de brinquedos. Nelas, é preciso colocar uma moeda, girar e esperar a lembrança descer para descobrir o que vem dentro. Está lembrado? É com esse tipo de maquinários que a Mr.Kids trabalha, também conhecido como Vending Machines.

Sendo assim, o objetivo do franqueado é encontrar parceiros para alugar suas máquinas e aproveitar o movimento. No mercado desde 2009, a marca conta com quase 90 unidades espalhadas pelo Brasil e é vista como um sucesso no segmento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 16 meses

6. Maple Bear

Referência em ensino de Inglês e Português para alunos nativos ou não, a Maple Bear é uma escola que vai além do convencional. Por meio da educação bilíngue, a empresa é referência quando o assunto é ensino infantil de nível fundamental e médio.

Dessa forma, o franqueado investe o seu dinheiro num empreendimento classificado como um dos melhores do mundo. Importante destacar que o empresário não é obrigado a abrir uma franquia para todas as divisões, ou seja, você tem a liberdade de escolher com qual público deseja trabalhar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,2 milhão
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

7. The Kids Club

Voltada para o ensino de idiomas exclusivo para as crianças, a The Kids Club está entre as franquias para trabalhar com público infantil de maior sucesso. São mais de 30 anos aplicando sua metodologia exclusiva para bebês a partir de um ano e meio.

A marca, de origem britânica, utiliza histórias, músicas e atividades lúdicas para estimular o aprendizado. Importante destacar a The Kids Club aceita crianças de até 12 anos e possui um material didático exclusivo para auxiliar no desenvolvimento, além da grade curricular com 11 cursos anuais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: não informado

8. Kumon

Fundada no Japão, o Kumon é uma marca voltada para o ensino de matemática e idiomas. Considerada uma das maiores do segmento, ela é uma referência quando se trata de desenvolver o raciocínio lógico por parte de seus alunos. Utilizando uma metodologia única, ela os prepara para a vida profissional.

O empresário que deseja montar a sua unidade precisa se identificar com a área da Educação, sem contar nos conhecimentos básico em matemática e português.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,8 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Para conhecer mais detalhes sobre o modelo negócio da Kumon, nós separamos o vídeo a seguir. Confira!

9. Monitorias

O Monitorias é um empreendimento voltado para profissionais que buscam trabalhar na área de Educação fazendo um investimento mais moderado. A marca presta serviço de reforço escolar para alunos de diversas idades. São trabalhos de compreensão, particulares e acompanhamento psicopedagógico.

No mercado desde 2015, a franqueadora conta com mais de 10 unidades, sempre auxiliando seus alunos por meio da sua metodologia exclusiva. Além disso, o Monitorias permite o trabalho home office, o que deixa o negócio ainda mais atrativo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses 

10. Magic Feet

No ramo da moda, a Magic Feet é uma das franquias para trabalhar com público infantil mais completa do mercado. Em seu catálogo, é possível encontrar calçados diversos, além de acessórios como bolsas, mochilas, meias etc., trazendo boas chances de crescimento financeiro do empresário.

Com mais de 10 anos de história, a marca conta com cerca de 30 unidades espalhadas pelo Brasil. A empresa também tem parceria com gigantes como a Nike, Adidas, Puma, Vans e outras. Seu público-alvo são crianças entre zero e 10 anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 280 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses

11. Caverna do Dino

A Caverna do Dino é uma loja especializada em enxoval para bebês e roupas infantis. Ao longo dos seus 20 anos de história, a marca se tornou conhecida por oferecer produtos de alta qualidade e uma experiência única para papais e mamães, sem contar na variedade de peças em suas coleções.

Para fazer parte do time de franqueados da rede é necessário ser maior de 25 anos, ter o segundo grau completo e afinidade com o varejo. Cumprindo esses requisitos, o caminho para iniciar o seu empreendimento fica ainda mas fácil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 30 e 40 meses

12. Tip Top

Outra opção para moda infantil, a Tip Top é uma franqueadora que iniciou suas operações em 2005. Desde então, ela tem trabalhado para conseguir expandir ainda mais suas operações pelo Brasil, realizando estudos sobre o mercado, identificado seus principais pontos de carência.

Dessa forma, a loja de vestuário para bebês e crianças em geral passou a destacar entre os concorrentes, tornando-se uma das principais do Brasil. Atualmente, são mais de 100 unidades com franqueados satisfeitos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 365 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 30 e 36 meses

13. Bibi

Voltada exclusivamente para calçados e acessórios para crianças, a Bibi é uma das principais franquias do nicho. São mais de 110 unidades no Brasil e outras 12 no exterior. Atuando desde 1948, a marca tem apostado na qualidade e na tecnologia para produzir peças extremamente confortáveis para os pequenos.

Além do sucesso nacional, a franqueadora é responsável por exportar seus produtos para cerca de 60 países, oferecendo peças inovadoras e atrativas para o empresário se firmar nesse mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 430 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Ao longo do texto, você pôde conhecer algumas das principais vantagens de apostar em franquias voltadas para o público infantil. Um dos pontos que chamam atenção é o fato do mercado conseguir se manter em alta mesmo diante de um cenário de crise.

O que achou do nosso conteúdo sobre franquias para trabalhar com público infantil? Continue no Top Franquias e leia agora o texto “Quer uma empresa lucrativa? Aposte no ramo de franquias!

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