Destaques ★Franchising

5 franquias para trabalhar em casa: fature no conforto do seu lar

Pessoa assinando contrado ao lado de uma mulher e com homem engravatado atrás do computador. Imagem ilustrativa texto franquias para trabalhar em casa

Muitas pessoas não sabem as vantagens de optar por algumas das franquias para trabalhar em casa. Você é uma delas?

Entrar para o mercado por meio desse modelo de negócio é a chance perfeita para quem busca ganhar experiência como empreendedor ou está a procura de algo para aumentar a renda.

Uma das estratégias utilizadas para que uma empresa possa expandir sua atuação é a entrada no sistema de franchising. Para isso, ela permite que um empresário terceiro explore comercialmente seu produto ou serviço.

Porém, por mais seguro que esse sistema seja, de acordo com o Sebrae, muitas pessoas deixam de apostar em uma franquia por acharem que o investimento não caberá no bolso.

Como resposta a isso, algumas marcas passaram a ofertar o modelo home based de franquia.

Sendo assim, para saber mais sobre esse formato, suas vantagens, além de algumas opções de franquias interessantes, basta nos acompanhar no texto a seguir.

Franquias home office: como ter sucesso no negócio?

Para ter sucesso com franquias para trabalhar em casa, o primeiro passo é conseguir encontrar uma marca que converse com seus objetivos pessoais e profissionais. Dessa forma, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre as franqueadoras.

Em seguida, você precisa ter em mente que será necessário ter uma organização maior para desenvolver o seu empreendimento. Afinal, você será a única pessoa responsável por tudo. Logo, monte uma rotina completa e respeito os horários estipulados para cada coisa.

Ou seja, além de trabalhar duro, você também precisar ter momentos de relaxamento, lanche, almoço, finais de semana, feriados etc., mesmo que a vida para um empresário seja mais corrida e exija um, digamos, “expediente” maior que as tradicionais oito horas de trabalho.

Outro ponto muito importante para quem busca ter sucesso nesse tipo de negócio é a criação de uma rotina que ajude em sua organização pessoal e, consequentemente, profissional. Acorde cedo, tome banho, troque de roupa e se alimente bem. Isso vai servir para “virar a chave” na hora de trabalhar.

Por fim, procure se instalar em ambientes com poucas distrações. Nesse sentido, se possível, tente sair do seu quarto e vá para um local com uma mesa, de preferência. Evite salas, cozinhas ou outros ambientes com muita movimentação de pessoas.

Pois se você mora com sua família ou amigos, é possível que eles pensem que, justamente por estar em casa, você estará disponível para uma conversa, por exemplo. Portanto, compartilhar a sua rotina com todos e insista dizendo que horário de trabalho é horário de trabalho.

Esses são as principais dicas para quem deseja trabalhar de casa. Porém, é importante também que você defina em qual modelo de franquia deseja atuar.

Franquia de vendas virtuais X franquias de serviços on-line

A pergunta feita é uma maneira de sair da zona de conforto e assim, enxergar as demais possibilidades do mercado. Quando nos identificamos com uma ideia, como no caso das franquias para trabalhar em casa,  é comum deixarmos de avaliar outras coisas e acabamos topando qualquer coisa que aparece.

Porém, no caso do franchising é muito importante que você realmente saiba o que deseja para que tenha uma boa relação com a franqueadora. Principalmente quando falamos de produtos ou serviços, tudo precisa ser avaliado muito bem para que faça a melhor escolha possível.

Inicialmente, uma marca de franquia de venda virtual pode demandar que você monte um estoque próprio. Ao mesmo tempo, existem empresas que oferecem um site para divulgação e seu único trabalho será o de divulgação, pois, após o processo de venda, a logística e o envio ficam por conta da franqueadora.

As duas questões dependem muito do tipo de produto que é comercializado. Em alguns casos, trabalhar com uma reserva em casa é muito mais vantajoso para conseguir atrair clientes, como no caso das franqueadoras de alimentação congelada.

No caso das franquias de serviços on-line, o papel do franqueado é fazer o atendimento sem precisar se deslocar até o cliente. Geralmente, você encontra essa opção em marcas que oferecem pacotes de viagem, ações de marketing digital, corretora de seguros etc.

A grande vantagem desses modelos é a sua estrutura simples, uma vez que o empreendedor precisará apenas de um computador com acesso à internet para realizar suas tarefas.

Como escolher a melhor franquia para trabalhar em casa?

Vemos uma mulher analisando dados com caneta e uma calculadora ao lado (imagem ilustrativa). Texto: franquias para trabalhar em casa.
É importante encontrar uma franqueadora que converse com seus objetivos.

O caminho para encontrar uma boa franquia não é tão complicado quanto parece. Inicialmente, você precisa conhecer bem o segmento que quer trabalhar. Ou seja, não é porque a área de serviços automotivos está com bons resultados que você deve investir nele.

Se você gosta de um segmento, mesmo ele estando em baixa, o aconselhável é dar uma estudada nos números, acompanhar as tendências para, só então, partir para o negócio. Empreender é abrir mão de várias coisas para cuidar da empresa. Agora, imagine você abdicando dessas questões para gerir um empreendimento que não gosta?

Sem contar no seu dinheiro que acaba ficando preso, mantendo você nessa empreitada. Resumindo, pesquise bem sobre o setor, seus nichos e escolha aquele que você realmente gosta. Não olhe apenas para as questões financeiras, elas acabam mascarando outros pontos importantes.

Em seguida, faça uma busca nas redes sociais das franqueadoras que mais chamaram a sua atenção. Avalie as críticas, reclamações e elogios. Uma franquia só é um bom negócio se ela for bem vista pelo público. Para completar, verifique se existem comentários no site “Reclame Aqui”.

O próximo passo é entrar em contato com a franqueadora e estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento é enviado para os futuros empreendedores para que eles conheçam a fundo o negócio. Na Circular estão informações como o histórico da marca, valores, diretrizes etc.

O documento precisa ser entregue a pelo menos 10 dias da assinatura do contrato, como prevê a Lei de Franquias. Dessa forma, você tem tempo para tomar a sua decisão sem a pressão da franqueadora. Em caso de dificuldade, não deixe de consultar um advogado especializado.

Conheça opções de franquias para trabalhar em casa

Sabendo dos caminhos necessários para encontrar franquias para trabalhar em casa, separamos algumas opções para você. Lembre-se de estudar com cuidado as possibilidades. Se for o caso, contrate os serviços ou consuma os produtos da franqueadora em questão.

Essa prática permite que você ateste a qualidade real do que a marca comercializa. Em seguida, converse com outros franqueados. Quanto mais informações você conseguir obter, maiores são as chances de assumir um empreendimento de sucesso e com grandes resultados.

1. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto é uma corretora de seguros que oferece diversos serviços para seus clientes. No mercado desde os anos 2010, a franqueadora tem crescido no Brasil graças ao seu leque de variedades e atendimento diferenciado, conquistando o público graças à transparência do seus processos.

Uma das grandes vantagens que tornam a franqueadora uma das referências no mercado é sua variedade de serviços. Para se ter uma ideia, são mais de 90 opções entre os tradicionais seguros como de vida, automotivo, residencial e outros, além dos planos de saúde e soluções financeiras.

Todo esse catálogo só é possível graças as mais de 30 empresas parceiras da Quisto. Entre elas estão marcas como Amil, HDI Seguros, Mapfre, SulAmérica, Liberty Seguros, Unimed, Banco BMG, Zurich, Porto Seguro, Golden Cross etc.

Para gerenciar tantas opções assim, a franqueadora desenvolveu um sistema capaz de entregar os melhores orçamentos para seus clientes. Atualmente, graças a esse sistema, o franqueado tem condição de gerar cerca de 20 propostas diferentes, permitindo que o consumidor escolha uma com o melhor custo-benefício.

Quem quiser investir na Quisto pode pode optar por uma franquia home based. Além dos diversos benefícios que falamos ao longo do texto, esse modelo permite que você trabalhe de qualquer lugar com tranquilidade. Caso queira expandir seus negócios, ainda existe a opção de loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

2. Encontre Sua Viagem

Vemos um escritório da Encontre sua Viagem. Vemos algumas mesas e cadeiras. Ao fundo,  vemos um franqueado conversando com um cliente.
A Encontre Sua Viagem também tem conta com o modelo de loja física.

Para quem deseja trabalhar no segmento de turismo, uma das franquias para trabalhar em casa é a Encontre Sua Viagem (ESV). A franqueadora está no mercado oferecendo condições diferenciadas para seus consumidores, seja pacotes fechados ou personalizados, variando de acordo com os objetivos e as necessidades do cliente.

Entre os benefícios de apostar na franqueadora está a sua rede de parceiros. São mais de 400 mil possibilidades hoteleiras em todo o mundo, sem contar as 130 companhias aéreas e as milhares de outras empresas que completam o catálogo de serviços da ESV.

Graças a essa rede, o franqueado pode montar diversos trajetos sem nenhuma dificuldade. Não importa se é um turismo com a família ou amigos, se a trabalho ou não, para idosos ou jovens, a Encontre Sua Viagem sempre terá um pacote para oferecer!

Outra grande vantagem que coloca a franqueadora entre as melhores para você investir é a sua política de comissionamento. Além de ter boas porcentagens, você a recebe integralmente, independente de quantas vezes uma compra foi parcelada. Ou seja, assim que o cliente paga a entrada, você recebe a sua parte.

Com isso, o empresário não precisa fazer contas e vários planejamentos contando com um dinheiro que ainda não existe de fato. Ficou interessado e deseja investir? A ESV conta com dois modelos de negócios: o formato loja física ou home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

3. Brasil Nutri Shop

Conhecida como a maior franquia de suplementos do país, a Brasil Nutri Shop oferece diversos suplementos e produtos do segmento fitness para seus clientes. Com um baixo custo de investimento, o objetivo do franqueado é apenas divulgar o seu site e realizar as vendas.

Após esse processo, todas as etapas seguintes são de responsabilidade da franqueadora, como o envio da mercadoria para os clientes. Para se ter uma ideia do sucesso da marca, em apenas cinco anos de história, são mais de 160 unidades espalhadas pelo país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 24 meses 

4. SMS Digital

A SMS Digital é uma franquia que oferece um portal de comunicação para seus clientes. Assim, é possível fazer o disparo de diversas mensagens por meio das tradicionais SMS, WhatsApp ou Chatbot. Dessa forma, cabe ao franqueado apenas conseguir os clientes e vender os pacotes de disparo.

A empresa é uma das pioneiras nesse ramo e atua no setor desde 2006. Porém, como uma franquia especializada, são pouco mais de cinco anos. Atualmente, a marca conta com cerca de 55 unidades. O foco da empresa, agora, é conseguir expandir ainda mais suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

5. Echosis

Se uma empresa não está na internet, ela certamente está com seus dias contados, pois marketing digital é, atualmente, uma das ferramentas mais importantes para que uma marca possa ser vista e reconhecida pelo público. É nessa frente que atua a Echosis, uma franqueadora do ramo de comunicação.

A empresa oferece serviços de controle e planejamento de redes sociais, Google Adwords, geração de leads, automação, Geração de Conteúdo etc. A marca, que está desde 2010 no mercado e conta com quase 50 unidades no Brasil iniciou, recentemente, sua internacionalização.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 14 meses 

Deseja conhecer outras marcas no mercado? Separamos o vídeo a seguir com outras possibilidades para quem quer trabalhar de casa. Confira!

Abrir um empreendimento de sucesso não é algo tão difícil como parece. Basta entender o que você realmente deseja para, então, encontrar a marca que melhor conversa com os seus objetivos.

Gostou do nosso conteúdo sobre as franquias para trabalhar em casa e deseja aprender mais? Continue navegando pelo Top Franquias e conheça outros pontos importantes no universo do franchising.

Franquia Suav: serviços de estética express para investir e lucrar

Artigo anterior

Franquia de unhas: Unhas Cariocas e mais no segmento de beleza animam empreendedores

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.