O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquias para novos empreendedores, para faturar em 2023

Acesse uma parte específica do artigo

Empreendedores jovens sorrindo reunidos em uma mesa de cor marrom claro. Imagem ilustrativa do texto franquias para novos empreendedores.

Franquias para novos empreendedores, para faturar em 2023

Para quem deseja começar um negócio próprio, as franquias para novos empreendedores são oportunidades para faturar em 2023. Aqui, mostraremos como investir com segurança no franchising.

Segundo pesquisa, 46% dos brasileiros

Advertisement
sonham em empreender. São muitas pessoas que buscam sua liberdade financeira ou uma renda melhor com um negócio.

Porém, começar uma empresa não é uma tarefa fácil e exige cuidados. Isso porque, é um processo arriscado que pode resultar em um prejuízo financeiro.

Advertisement

Dessa forma, as franquias surgem como modelos de negócios que podem oferecer maior segurança para estes novos empreendedores. Saiba aqui como dar estes primeiros passos!

Qual franquia escolher para abrir?

A franquia para escolher para abrir é aquela que se enquadra ao seu perfil empreendedor. Ou seja, o primeiro passo é fazer uma autoanálise para conhecer bem suas próprias características.

Sendo assim, é uma boa forma por onde começar, sabendo quais das suas qualidades podem ser interessantes para um negócio próprio. Nesse sentido, se o empresário tem mais facilidade de lidar com pessoas, deve buscar oportunidades em vendas diretas.

Da mesma forma, é fundamental pesquisar sobre o mercado local. Em seguida, identificar as lacunas existentes e investir em um negócio que possa aproveitar e oferecer aos clientes algo que não encontram ali.

Além disso, buscar franquias que tenham algum diferencial, seja na qualidade ou variedade. Ela precisa se destacar no mercado para que possa ser um sucesso.

Então, converse com os franqueados da rede, saiba deles se a franqueadora oferece os suportes necessários. Inclusive, se a rentabilidade real se aproxima das projeções da franqueadora.

Por último, pesquise nas redes sociais o que os consumidores falam. Este pode ser um bom termômetro para conhecer o atendimento da rede. Com isso, investir com maior segurança de que é a melhor escolha.

Vantagens e desvantagens de investir em uma franquia

Uma grande vantagem de abrir uma franquia é que a empresa já vem quase pronta. Assim, é como ter um esquema que lhe indique onde colocar as peças do quebra-cabeça para terminá-lo.

O empreendedor não precisa ficar aflito para definir a forma de produção de seus produtos. Ou ainda, inventar receitas e outros detalhes de um negócio.

Além do modelo pronto, investir em franquias vale a pena, pois o franqueado conta com uma série de suportes da franqueadora.

Nesse sentido, recebe treinamentos para conhecer mais a fundo sobre a franquia. Por exemplo, entender sua operação, modo de atendimento e gestão, como desenvolver o negócio etc.

Além disso, a franqueadora orienta para atender bem ao público-alvo. Algo que um empreendedor sem experiência não costuma saber antes de se tornar um franqueado.

Outra vantagem é em relação aos custos, que podem ser menores. Melhor ainda, você sabe de antecipadamente quanto precisa gastar. No modelo de franquia os valores para iniciar uma unidade têm uma projeção, isso baseada no planejamento da franqueadora.

Este formato também tem desvantagens, como a falta de liberdade. Isso porque, o franqueado é obrigado a seguir uma padronização em seu negócio. Portanto, não tem espaço para implementar grandes alterações.

Do mesmo modo, o franqueado é dependente da franqueadora para alguns pontos. Se a empresa falhar com ele, tende a ter dificuldades.

Por último, é um modelo de negócio com muito mais vantagens do que desvantagens. Por isso, faz sucesso no mundo todo. Melhor ainda se forem para empreendedores iniciantes, como explicaremos no próximo tópico. Continue lendo!

Por que franquias são indicadas para novos empreendedores?

As franquias são indicadas para novos empreendedores por terem uma estrutura pronta e um modo de fazer organizado. Este know-how facilita para que o franqueado saiba o que fazer para montar o negócio.

Nesse sentido, como dito, não precisa buscar fornecedores, inventar receitas e criar uma marca. Isso sem falar em várias questões burocráticas e de gestão.

Do mesmo modo, as franquias para novos empreendedores contam com suportes variados da franqueadora.

Por exemplo, se você nunca atuou com turismo, mas tem afinidade com este mercado, terá treinamentos para conhecer sobre o setor. Além disso, a franqueadora ensina diversos pontos do negócio, como atendimento e gestão.

A empresa também orienta para o trabalho de marketing, um cuidado fundamental para o sucesso de um negócio. Até porque, um empreendedor iniciante pode ficar perdido em relação às melhores formas de divulgar a sua empresa.

Tudo isso que falamos sobre o modelo de franquias é uma maneira de simplificar o processo para o empreendedor iniciante. Isso lhe dá mais segurança e diminui os riscos de fazer algo errado.

Melhores franquias para novos empreendedores investirem

As melhores franquias para novos empreendedores estão em diversos nichos de mercado. Então, cabe ao interessado pesquisar bem as oportunidades que melhor combinam com ele.

Sendo assim, para ajudar você neste processo, temos uma lista com as melhores opções para quem está começando no franchising.

...Carregando..

Perfil ideal para abrir uma franquia

Não existe um único perfil ideal para abrir uma franquia, mas algumas qualidades são importantes para ser bem-sucedido.

Uma das principais características de qualquer empreendedor é conseguir prever acontecimentos e criar oportunidades de negócios. Para isso, deve ser uma pessoa focada e estudiosa do mercado.

Do mesmo modo, precisa ter iniciativa e buscar por melhorias e boas chances. Isso não significa que vai sempre acertar. Por isso, deve ser persistente. Lembre-se que um negócio passa por oscilações e você deve estar preparado para isso.

Muito atrelado a persistência, o comprometimento é outro grande traço da personalidade de qualquer empreendedor.

Enfim, acima de tudo, ter preparo e atualizar constantemente suas informações também são grandes diferenciais. Além disso, ser dedicado para que posa ter sucesso com a sua franquia.

Passo a passo para começar sua franquia

Para começar sua franquia, o primeiro passo é escolher a marca. Assim, entre em contato com a franqueadora e veja se há disponibilidade para sua região.

Depois das tratativas iniciais, empreendedor e franqueadora assinam o contrato de franquia. Na sequência, o empreendedor iniciante, agora franqueado, começa os treinamentos. Após, visita unidades da rede, recebe aulas e estuda os manuais.

Caso a franquia atue em um formato de Loja, o franqueado deve buscar este ponto comercial. A franqueadora costuma orientar neste processo, bem como na montagem do espaço.

O franqueado deve fazer a abertura formal da empresa, contratar funcionários e realizar a divulgação da nova unidade. Com tudo pronto, começa a trabalhar com o seu novo empreendimento.

Investir em franquias para novos empreendedores é mais seguro para quem está começando. Então, analise bem as opções, o seu próprio perfil e boa sorte na sua jornada!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje