O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquias para iniciantes: Top negócios para abrir mesmo sem experiência e conquistar sua independência financeira

Acesse uma parte específica do artigo

Imagem de três jovens sorridentes reunidos em uma mesa marrom com computadores em cima. Imagem ilustrativa do texto franquias para iniciantes.

Franquias para iniciantes: Top negócios para abrir mesmo sem experiência e conquistar sua independência financeira

Para começar a empreender, as franquias para iniciantes são formas de investir de maneira certeira. Aqui, explicaremos mais sobre o modelo e daremos dicas para o seu primeiro negócio.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só cinco a cada 100 franquias abertas fecham até o segundo ano de operação. Já as empresas comuns têm mortalidade

Advertisement
de 29% nos primeiros cinco anos.

Isso mostra o porquê as franquias podem ser a melhor forma de iniciar no empreendedorismo. Quer saber mais? Fique com a gente!

Advertisement
Advertisement

Qual a melhor franquia para iniciantes?

Não existe uma única franquia para iniciantes, mas várias delas podem ser boas oportunidades para começar. Este modelo de negócio em si já é um atrativo para os inexperientes por ter uma estrutura pronta.

Nesse sentido, a franquia tem um know-how, ou seja, uma operação previamente definida. Com isso, o empreendedor não precisa organizar cada aspecto de sua empresa, o que pode ser difícil.

Por exemplo, este iniciante não precisa se preocupar com a parte burocrática. Ou então, fornecedores, receitas ou modo de fazer um serviço. Isso tudo está pronto com a franquia.

Porém, é importante procurar uma franquia que não exija experiência anterior. Muitas marcas são convidativas para os inexperientes, mas outras nem tanto.

Dessa forma, algumas exigem um conhecimento mais específico. Pode ser uma formação ou tempo de atuação no mercado.

Além disso, o empreendedor iniciante precisa buscar uma franquia que combine com o seu perfil. Assim, deve trabalhar com algo que você goste. Pode ser um produto com o qual tenha afinidade, por exemplo.

Do mesmo modo, é necessário ser um negócio que combine com as suas qualidades. Veja quais das suas características pessoais melhor se encaixam na franquia. Avalie também sua rotina e objetivos.

Advertisement

Tudo isso que faz parte do seu perfil como empreendedor é importante de se considerar. Por fim, poderá escolher a melhor franquia para você.

Vale a pena investir em uma franquia?

Vale a pena investir em uma franquia, pois é um modelo de negócio que conta com muitas vantagens. Vários pontos diminuem os seus riscos ou facilitam o seu planejamento.

A grande vantagem das franquias diz respeito principalmente a sua “bagagem”. Ou seja, o seu reconhecimento perante o público e ao sucesso do seu modelo de atuação.

Nesse sentido, se mostra comprovadamente eficaz, sendo importante para um iniciante. O empreendedor que abre uma franquia, já entra no mercado com o nome de uma marca reconhecida.

Outra vantagem das franquias é o suporte oferecido aos franqueados. Essa ajuda abrange itens importantes do pré-operacional.

Advertisement

Por exemplo, auxílio na escolha do melhor ponto comercial e no treinamento de colaboradores. Já durante o operacional, apoio de marketing, jurídico, financeiro e sistemas.

Por outro lado, mesmo com tantas vantagens, o empreendedor precisa ter cuidados na hora de investir. Dessa maneira, é fundamental ver que este formato também pode ter pontos negativos.

Um deles é a falta de liberdade. O franqueado precisa seguir a risca o padrão da franqueadora. Caso contrário, está sujeito a multa ou até rescisão de contrato.

Além disso, este modelo de negócio depende muito da franqueadora. Como dito, ela dá suportes, oferece fornecedores, e outros apoios. O franqueado é em certa maneira dependente dela.

Por isso, é fundamental que o empreendedor pesquise sobre a franquia. Assim, tenha cuidado para investir em uma marca sólida. Uma empresa que cumpra com seus compromissos.

Advertisement

Nestas franquias para iniciantes, o interessado precisa analisar os custos e rentabilidade. Portanto, converse com franqueados da rede e saiba deles qual é a realidade do dia a dia do negócio.

Estes parceiros podem dar uma visão mais próxima do lucro que você pode esperar e a qualidade da marca. Então, para ajudar, separamos algumas das franquias para começar no franchising.

Lista de franquias para iniciantes, que vale a pena considerar

Você que pretende começar no franchising precisa ficar atento às boas oportunidades. Ainda, é essencial analisar bem cada marca para definir qual combina com o seu perfil empreendedor.

Conheça agora diversas franquias para iniciantes nas quais você pode atuar em variados nichos de mercado. Acompanhe!

...Carregando..

Como escolher uma franquia para ganhar dinheiro?

Na hora de escolher uma franquia o empreendedor precisa analisar alguns pontos. Primeiramente, como dito, ver aquilo que combina com o seu perfil.

Advertisement

Além disso, deve avaliar a sua capacidade financeira. O empreendedor iniciante deve começar sua caminhada de uma maneira sólida, sem se endividar. Por isso, deve se planejar neste ponto

Sendo assim, busque franquias que caibam na sua realidade financeira. O modelo de franchising facilita isso, pois você sabe de antemão quanto precisa investir.

Nesse sentido, avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca e veja quais os custos iniciais. Se cabem no seu orçamento, siga em frente.

Do mesmo modo, avalie o seu mercado local. Conheça as lacunas, os concorrentes que atuam no mesmo nicho que você quer trabalhar. Até porque, o seu negócio precisa de um diferencial para se destacar.

Depois, entenda o perfil dos consumidores da região e como você poderá oferecer algo atrativo e que combine com eles.

Advertisement

Enfim, é como plantar uma semente, que tem mais chances de florescer em um terreno fértil.

Perfil ideal do empreendedor que quer abrir franquia

O perfil do empreendedor ideal para o franchising é em primeiro lugar alguém proativo. Deve ter foco e também saber seguir as regras da franqueadora.

O franqueado deve atuar de maneira padronizada de acordo com o know-how da rede. Logo, se você pretende ser muito criativo no negócio, a franquia pode não ser o ideal.

Além disso, o empreendedor deve ser dedicado e aproveitar os treinamentos da franqueadora. Isso porque, são um passo fundamental para aprender como atuar.

Mas para determinados tipos de negócio, ser comunicativo e um bom vendedor pode ser um diferencial para o seu sucesso.

Advertisement

Por último, algumas características podem ser importantes para determinados tipos de negócios. Mas para outros não. Por isso, é fundamental conhecer bem o negócio antes de investir.

Franqueado iniciante consegue ter sucesso?

Com certeza um franqueado iniciante pode ter sucesso neste mercado. Até porque, conta com suportes da franqueadora que diminuem seu risco e direcionam.

Além disso, o sucesso do negócio está ligado à sua dedicação. Com o aprendizado junto a franqueadora, sua aplicação no trabalho irá render bons frutos.

Do mesmo modo, um empreendedor pode ter sucesso com franquias para iniciantes se analisar bem o mercado local. Uma boa escolha pode destacar sua empresa na região e dar a você o sucesso que espera.

Por fim, com todos os cuidados que falamos e as vantagens das franquias, você poderá ser bem-sucedido. Basta ter calma para investir e se dedicar de forma eficiente.

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje