O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquias para cidades pequenas que você deve conhecer imediatamente!

Acesse uma parte específica do artigo

Casarão de cidade do interior, com as paredes brancas e janelas azuis. Está em uma praça com calçamento e várias plantas. Imagem ilustrativa do texto franquias para cidades pequenas.

Franquias para cidades pequenas que você deve conhecer imediatamente!

Investir no interior do Brasil é uma opção cada vez mais atrativa. Você encontra oportunidades de franquias para cidades pequenas que se encaixam nestes mercados. Aprenda aqui como identificar a melhor maneira de empreender nestas regiões.

O consumo nas 50 maiores cidades do Brasil subiu cerca de 15% entre 2015 e 2020. Por outro lado, nos outros 5.520 municípios, o crescimento foi mais acelerado, de 23%.

Advertisement

Isso mostra que as cidades menores contam com um bom potencial para empreender. Logo, trata-se de um movimento que tende a se acentuar nos próximos anos.

Advertisement

Porém, é fundamental saber entender como funcionam estes mercados menores para que você possa investir de forma certeira. Quer saber como? Fique com a gente!

Qual tipo de negócio para se abrir em uma cidade pequena?

Existem diversos tipos de negócios para abrir em uma cidade pequena, mas é essencial saber identificar as necessidades do mercado.

Nesse sentido, como não há um grande contingente de população, ou seja, um mercado restrito, sua escolha precisa ser eficiente. Desse modo, investir em algo que as pessoas precisem e não encontrem na região.

Cada cidade pequena conta com suas peculiaridades e necessidades. Além disso, estas regiões do interior do Brasil são muito diferentes entre si.

Algumas cidades, mesmo que bem pequenas, têm uma renda per capta grande, consumidores com bom poder aquisitivo. Outras regiões são mais pobres, e isso deve direcionar a sua escolha de um negócio.

Há um movimento de interiorização das pessoas, impulsionado pelo Home Office e pela busca de melhores condições de vida. Essas mudanças potencializam os mercados das pequenas cidades.

Algumas regiões se tornaram atrativas para quem busca fugir da agitação das grandes metrópoles. Mas levam consigo os hábitos e necessidades de consumo.

Então, antes mesmo de escolher um tipo de negócio, é importante estudar a região, conhecer as lacunas do mercado. Com isso, você tem maiores chances de investir de forma certeira e obter sucesso na sua empreitada.

Afinal, o que são cidades pequenas?

As cidades pequenas são aquelas que têm até 50 mil habitantes, segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, são regiões comumente mais afastadas dos grandes centros.

Portanto, uma cidade pequena pode estar em uma região que tenha fácil acesso entre as cidades. Isso pode ser bom para quem deseja empreender.

Nesse sentido, o seu negócio terá como público potencial não apenas uma cidade pequena, mas várias. Isso pode ser um diferencial para os seus ganhos ao longo do tempo.

Estas pequenas cidades são locais muitas vezes mais tradicionalistas, onde o público tem maior dificuldade para aceitar novidades. Do mesmo modo, os hábitos de consumo costumam ser bem delineados.

Enfim, tudo isso são pontos que o empreendedor deve analisar na hora de investir em franquias para cidades pequenas. Por isso, é importante conhecer muitas opções de negócios, como os que traremos aqui.

Melhores franquias para cidades pequenas

As melhores franquias para cidades pequenas são aquelas que conseguem atender às necessidades daquela região. Porém, cada local tem hábitos de consumo e potencialidades diferentes.

Dessa forma, é fundamental conhecer bem a região onde pretende atuar, bem como pesquisar as opções de franquias para esses lugares. Veja abaixo algumas dessas oportunidades que separamos para você.

...Carregando..

Vantagens de abrir negócio em cidade pequena

Mesmo com algumas restrições que o mercado de cidade pequena pode impor, existem muitas vantagens de empreender nestas regiões.

O primeiro ponto positivo é a possibilidade da novidade. Sua empresa pode ser a primeira a oferecer determinado tipo de produto ou serviço. Algumas cidades menores ainda estão em crescimento e você pode aproveitar isso.

Nesse sentido, pode ser que o mercado seja mais completo, e aí você precisa levar não apenas algo novo, mas melhor. Fazendo isso, tem grandes chances de se destacar na cidade e ter sucesso.

Do mesmo modo, como dito, há um aumento do deslocamento de pessoas dos grandes centros para as pequenas cidades. Essas pessoas têm hábitos de consumo mais comuns para cidades maiores.

Assim, estavam acostumadas com shoppings centers e grandes centros comerciais, e agora, terão de fazer suas compras naquela região. Isso indica um potencial para que você possa atrair esses novos consumidores.

Mas além disso, existem cidades pequenas do interior que têm grandes empresas ao redor e isso eleva a renda per capta da população. Sabendo identificar essas regiões você consegue aproveitar este grande potencial.

Para finalizar, uma vantagem de muitas cidades pequenas são os custos. Dá para alugar um grande espaço sem precisar gastar muito, além de insumos e força de trabalho mais barata.

Cuidados para abrir sua franquia

O primeiro cuidado para abrir sua franquia é analisar o seu próprio perfil e como influencia na sua escolha do negócio. Neste momento deve buscar uma combinação entre suas qualidades e o trabalho que vai desenvolver.

Em outras palavras, sua franquia precisa atuar com algo que você goste e que combine com as suas próprias características.

Depois disso, outro cuidado é analisar o mercado local, como já dito anteriormente. Isso é mais necessário ao se tratar de cidades pequenas.

O empreendedor deve ter cuidado também ao escolher a franquia e buscar uma marca reconhecida. Evite negócios que estão começando agora, pois pode dificultar sua consolidação naquele pequeno mercado do interior.

Analise se a franqueadora oferece também os suportes que promete. Conheça outras unidades da marca e converse com franqueados da rede. Saiba deles os detalhes do dia a dia, custos e lucratividade.

Mas antes mesmo de fechar com uma franquia, você precisa conhecer aquilo que a marca oferece. Dessa forma, seja um consumidor da rede e analise se tem a qualidade necessária para se destacar.

Passo a passo para investir em uma franquia

O primeiro passo para investir nas franquias para cidades pequenas é entrar em contato com a franqueadora e demonstrar seu interesse. Isso porque, irá avaliar o seu perfil bem como a região onde pretende atuar.

Passada a fase de análises entre as partes, é hora de assinar o Contrato de Franquia. O empreendedor, agora franqueado, irá passar por treinamentos para conhecer melhor toda a operação do negócio.

Dependendo do tipo de franquia, tem a fase de escolha e montagem do ponto comercial. Sendo assim, é comum que a franqueadora oriente este processo para que a loja tenha o padrão da marca.

Com a finalização do ponto comercial, caso necessário, e a conclusão dos treinamentos, o franqueado está pronto para começar a atuar. O próximo passo é fazer um bom trabalho de marketing de inauguração.

Passando por todo o processo, o franqueado está apto a iniciar o negócio. Tendo a franqueadora como um suporte para estes primeiros passos.

Com todas as dicas que trouxemos aqui, você terá um caminho mais seguro a seguir e investirá de maneira correta em uma cidade pequena.

Mas lembre-se: tenha tranquilidade durante o processo, paciência para analisar e assim, terá sucesso na sua jornada.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje