Destaques ★Franchising

Franquias no interior: negócios que dão lucro mesmo fora das capitais

Foto de pessoa usando tablet e computador. Imagem ilustrativa para texto franquias no interior.

Pensando em investir em franquias no interior? Saiba agora como apostar em um negócio de sucesso e conheça marcas interessantes para cidades pequenas. 

Na hora de abrir um negócio, é importante que você faça uma pesquisa para evitar riscos e ter mais segurança. Assim, se você deseja abrir uma franquia para cidade pequena, trouxemos várias dicas a seguir. 

Inclusive, apostar em um negócio para cidades pequenas pode ser bem interessante. Segundo uma pesquisa do IPC Marketing, o consumo em cidades menores teve um crescimento de 23% nos últimos anos. 

Advertisement

Ou seja, é possível investir em algo novo em regiões menores e ainda encontrar público consumidor. Mas claro, para isso é preciso se preparar. Você pode descobrir mais sobre como abrir franquias no interior ao longo do texto. 

Como escolher a melhor franquia para cidade pequena?

Se você quer abrir franquias no interior, precisa ter em mente que existe todo um processo antes de fechar um contrato. Isso porque, é preciso fazer uma pesquisa cuidadosa e levar em consideração vários detalhes. 

Antes de tudo, você precisa entender qual o seu perfil como empreendedor, uma vez que é ideal buscar por um negócio que seja compatível com você. Sendo assim, tente entender qual tipo de segmento e modelos de franquias que mais lhe chamam a atenção.

Lembre-se que ao se tornar franqueado, você terá que dedicar muito tempo ao novo negócio, e para isso, precisa estar envolvido com as atividades. Assim, para conseguir um bom desempenho, é bom se identificar com a proposta da marca. 

Do mesmo modo, não se esqueça de avaliar o mercado local para saber se a marca pode ter sucesso em cidades do interior como a sua. Para sua unidade crescer, é preciso que tenha um público interessado e capaz de consumir. 

Por isso, mesmo uma marca de sucesso pode ter dificuldades em determinada região, afinal, os hábitos de consumo mudam de uma cidade para outra. Logo, é preciso saber se há espaço para seu negócio crescer.

Inclusive, tenha em mente que em uma cidade pequena, é comum que as pessoas tenham maior proximidade com os comércios. Por isso, às vezes pode ser difícil conseguir seu espaço, uma vez que as lojas mais antigas já conquistaram o público daquela área.

Por fim, não se esqueça também de procurar as marcas com cuidado até encontrar algo interessante, e sempre confira todas as informações sobre elas. Busque dados completos sobre as franquias para saber mais sobre sua reputação. 

Foto de uma mulher em uma sala usando o computador. Imagem ilustrativa para texto franquias no interior.
Pesquise com cuidado até encontrar a marca ideal para você.

13 franquias para você abrir no interior 

Agora você sabe como começar sua busca por franquias no interior. Como dissemos, é preciso ter cuidado para escolher a franquia certa, portanto, é preciso considerar opções e avaliar suas reputações.

Sendo assim, para ajudar você nessa busca, separamos a seguir algumas redes de franquias que são ideais para cidades do interior. Inclusive, trouxemos indicações de diferentes segmentos do mercado para que possa escolher a melhor para você investir.

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa especializada em estética automotiva e que trabalha com soluções sustentáveis. Sendo assim, é possível cuidar do carro usando pouca quantidade de água e apenas produtos biodegradáveis. 

Para se ter ideia, a limpeza ecológica, carro-chefe da marca, é feita com apenas 300 ml de água. Ou seja, o equivalente a um copo americano, sendo bem mais econômico do que uma lavagem normal que costuma gastar litros. 

Além disso, os clientes encontram opções de limpeza e conservação para todo o veículo como cristalização de vidros, enceramento de pintura, revitalização de plásticos, higienização interna, limpeza técnica de motor e muito mais. 

Então, se você quer abrir uma unidade Acquazero pode escolher entre os modelos de negócio em loja física e home office. Neste último, você pode administrar tudo de casa e fazer os atendimentos via delivery. 

Inclusive, saiba que a empresa possui quase 500 unidades franqueadas em operação, dentro e fora do país. Existem unidades na República Dominicana, México e Estados Unidos. 

Logo, você pode atuar com uma marca que possui uma estrutura completa. Aliás, a Acquazero oferece suporte em marketing, gestão de qualidade, vendas, operações e mais. Os franqueados também podem sempre tirar dúvidas com o responsável técnico da marca a qualquer momento, sempre que precisar.

Segundo o Diário do Comércio, a Acquazero oferece um aplicativo próprio para seus franqueados, em um negócio simples e de baixo investimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Conheça mais sobre a franquia Acquazero no vídeo que separamos para você a seguir.

2. Acqio

Já com a franquia Acqio você pode atuar com maquininhas de cartão de crédito e débito, além de outras soluções financeiras. Assim, pode oferecer para parceiros opções de contas digitais, app para lojistas e mais. 

Desse modo, como franqueado, sua função é encontrar comércios parceiros para adotarem as soluções da marca. Inclusive, a operação pode ser em home based, com um formato mais enxuto. 

Então, saiba que a Acqio oferece capacitação completa, materiais de apoio para a divulgação e venda dos produtos, além de campanhas para acelerar vendas, entre outros. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado 
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

3. Bioflora 

Se você quer abrir uma franquia em cidades do interior, também pode se interessar pela Bioflora. A rede nasceu em 2013 e trabalha com produtos para ajudar a saúde das pessoas com os suplementos alimentares. 

Além disso, os clientes encontram opções de produtos para contribuir com a imunidade, tratar dores, possui também emagrecedores e muito mais. Além disso, a marca já possui linhas de produtos próprios. 

O franqueado Bioflora pode atuar em casa, realizando vendas diretas ou pelo site, assim, a empresa conta com um modelo enxuto. Ainda, oferece treinamentos, suporte em marketing, apoio de equipe farmacêutica e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses 

4. Yogoberry

Agora, se você deseja atuar no ramo de alimentação, pode se interessar pela Yogoberry. Com ela, é possível comercializar o famoso frozen iogurt com receita própria, e diversas combinações a base de frutas, cereais, caldas etc. 

Além disso, o cardápio da marca conta com sucos, casquinhas, smoothies, picolés e mais. Então, para ter uma unidade é preciso investir em pontos de venda, em formato de loja física e quiosque. 

Desse modo, saiba também que a franqueadora oferece apoio para busca do ponto comercial, suporte na implantação, mídia de inauguração, fornecedores homologados e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil 
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses 

5. Solmat Energia Solar 

Foto de placas de energia solar em telhado de casa. Imagem ilustrativa para texto franquias no interior.
As placas de energia solar são opções sustentáveis.

A Solmat é uma startup que atua com energia solar e busca oferecer aos seus clientes soluções práticas e econômicas. Inclusive, o negócio pode atender desde residências, até empresas. 

Sendo assim, o franqueado deve atuar divulgando o negócio e buscando por clientes que possam se interessar pela solução sustentável. Por isso, é importante que a pessoa se interesse por atividades de venda, com um perfil comercial. 

Dessa forma, a franqueadora oferece treinamentos completos, inclusive, com ferramentas úteis para ajudar a transmitir todo o know how. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 20 meses

6. Franquias do Futuro 

Uma opção entre franquias do interior para quem quer trabalhar em casa é a Franquias do Futuro. Isso porque, temos um modelo de negócio em home office por meio de lojas virtuais. 

Nesse sentido, é possível escolher entre diferentes segmentos para trabalhar, já que a marca está presente com franquias de maquiagem, suplementos alimentares, semi joias e outros. 

Portanto, você só precisa decidir com qual marca deseja atuar e vai receber um site personalizado para vender os produtos. Ainda, recebe treinamento, consultoria e suporte da marca. Todo o sistema de entregas é feito pela própria franqueadora. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses 

7. Prospecta Obras 

Já pensou em trabalhar no ramo de construção civil, mas com um negócio em conta? Com a Prospecta Obras você tem a oportunidade de atuar em home based, alimentando uma plataforma que mapeia obras. 

Portanto, sua função é encontrar obras em andamento ou que vão iniciar e registrar tudo nesse sistema. Assim, empresas do ramo, parceiras, podem acessar essas informações e oferecer seus produtos e serviços para quem precisa. 

A franqueadora oferece um treinamento inicial completo, suporte durante a operação e materiais de apoio. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 10 meses 

8. FiChips

Foto de porção de peixes com batata.
Você também pode atuar com porções de alimentos variados.

Outra oportunidade entre as franquias do interior é a FiChips, no ramo de Alimentação. A marca já possui mais de 70 unidades espalhadas pelo país e trabalha como um fast food de peixe frito. 

Ou seja, no cardápio da marca, os clientes encontram várias opções de porções de peixes com acompanhamentos. Assim, é possível combinar o peixe com batatas, anéis de cebola, molhos e temperos diversos. 

Então, para se tornar franqueado, é possível escolher entre os modelos de quiosque, container, loja de shopping e PUB de rua. Inclusive, você pode contar com o auxílio da marca para encontrar o ponto comercial. 

A FiChips ainda oferece consultoria de campo, treinamento completo para toda equipe, fornecedores e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 169 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses 

9. Go Juice 

A Go Juice também é uma marca que trabalha no ramo de alimentação, mas com opções saudáveis. Por isso, os clientes encontram mais de 250 opções entre sucos e lanches naturais bem variados.

Além disso, o franqueado pode oferecer smoothies, caldos naturais no inverno, sucos funcionais e mais. Entre os modelos de unidades disponíveis estão em quiosque, com experiência no mercado desde 2017. 

Desse modo, a marca oferece um suporte constante, treinamentos online e presenciais, flexibilidade para quem quer ter mais de uma unidade e muito mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 48 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 22 meses 

10. Solootec

Já a Solootec é uma rede de franquias que tem como objetivo oferecer serviços de TI/Telecom para empresas. A ideia é justamente atender as necessidades dos clientes com tecnologias acessíveis. 

Dessa forma, as empresas encontram opções como cabeamento estruturado, service desk e field service, administração de sistema eletrônico, venda e locação de equipamentos e mais. 

Além disso, os franqueados Solootec podem contar com faturamento recorrente, gestão de marketing, equipe de suporte multidisciplinar, know how para atendimento e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 42,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: em torno de 12 meses

11. Studio Meus Cílios 

Foto de cílios de uma pessoa.
Para quem se interessa por estética, também há opções de franquias disponíveis.

Entre as franquias do interior, você também pode apostar no Studio Meus Cílios. A marca é especializada em alongamento para cílios, design de sobrancelhas, alongamento de unhas, bronzeamento e mais. 

Sendo assim, os clientes podem usar o próprio app da marca para agendar seu horário, contando com materiais apropriados, técnicas atualizadas e atendimento de qualidade. 

Então, quem tem interesse em se tornar um franqueado, é possível escolher entre três modelos de negócios: smart, start e full. A marca oferece ainda treinamentos, suporte administrativo e muito mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 34 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 18 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 a 10 meses 

12. BiUP Educação

A BiUP é uma marca do ramo de educação que oferece treinamentos de desenvolvimento humano para o público adulto. Com isso, a função do franqueado é administrar uma escola online e comercializar esses cursos. 

Sendo assim, é papel do franqueado encontrar alunos, oferecer os cursos e treinamentos, dar suporte e mentoria. A grande vantagem é que é possível operar em home office. 

Logo, a franqueadora também oferece suportes, treinamentos e eventos para preparar o investidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 13 mil
  • Prazo de retorno: em torno de 3 meses 

13. Óptica Center

Entre as franquias do interior, você pode atuar com a Óptica Center em três alternativas, sendo a venda em balcão, vendas corporativas e e-commerce. Logo, é possível encontrar diferentes formas de entregar bons produtos aos clientes. 

Sendo assim, a franqueadora oferece suporte para encontrar o ponto comercial, um bom website, orientação jurídica, suporte e assistência contínua e muito mais. A marca já possui mais de 15 anos de experiência no mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses 

Depois de tantas dicas, agora você já sabe como é possível abrir franquias no interior e conseguir bons retornos. Inclusive, sabe que existem opções em diversos segmentos e com modelos de operação variados. 

Mas claro, antes de realizar qualquer investimento, é preciso aprender mais sobre o mercado para encontrar a opção mais adequada. Assim, podemos lhe ajudar, confira agora “Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

Porém, se preferir, você também pode ter a ajuda de profissionais especializados para encontrar a franquia certa. Então, aproveite nossa consultoria gratuita acessando henriquemol.com.br

*Informações publicadas em NOVEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca. 

Como escolher uma franquia: dicas simples para saber qual o negócio certo para investir

Artigo anterior

Erros que impedem o sucesso de uma franquia: conheça antes de iniciar

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.