O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » O que são franquias do tipo Microfranquias? Seu caminho para o sucesso!

O que são franquias do tipo Microfranquias? Seu caminho para o sucesso!

Sumário

As franquias do tipo microfranquias são uma opção de empreendimento com baixo investimento inicial. Neste texto, você vai descobrir tudo sobre esse modelo de negócio e conhecer algumas delas para investir.

Isso porque, as franquias do tipo microfranquias estão sendo cada vez mais procuradas. Dessa forma, o número de redes também cresceu e hoje existem cerca de 600 marcas que adotam esse modelo de negócio.

Então, não faltam oportunidades para quem quer ter o próprio negócio gastando pouco. Sem contar que as microfranquias apresentam inúmeras vantagens, das quais vamos falar com calma neste artigo.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Entenda o que são microfranquias

As microfranquias são negócios que podem ser replicados pelo modelo de franquia. Porém, exigem um investimento inicial menor do que os das franquias tradicionais. 

Sendo assim, Associação Brasileira de Franchising (ABF), adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante no país, como valor máximo.

Ou seja, o preço máximo a ser investido atualmente é por volta de R$ 135 mil. Então, mesmo em um porte menor, uma microfranquia pode obter um faturamento aproximado de uma franquia tradicional. 

Em outras palavras, uma microfranquia é uma franquia mais barata, com baixo custo e funcionamento simples.

Por isso, conta com uma estratégia de mercado para quem deseja iniciar o próprio negócio, já consolidado no mercado e com um preço menor.

Muitas franquias do tipo microfranquias conseguem chegar nesse valor menor por conta do baixo custo de manutenção.

Logo, algumas permitem o trabalho Home Office, sem necessidade de espaço físico, muitos funcionários e altos custos para manutenção.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Tudo isso com os benefícios do modelo de franquias, como transferência de know-how, suporte ao franqueado, treinamentos recorrentes, materiais de apoio, entre outros.

Com um formato de negócio testado e aprovado pelo mercado, pronto para ser replicado e oferecendo maior segurança para o investidor.

Quais as melhores microfranquias?

Definir a melhor microfranquia depende de diversos fatores relacionados ao investidor e a sua realidade.

Portanto, você precisa analisar, por exemplo, o mercado local, capacidade de investimento, perfil de franqueado, entre outros.

Há também fatores em comum que ajudam na escolha de uma microfranquia segura para se investir. Entre eles, o histórico da empresa, a sua reputação no mercado, entre os consumidores e outros franqueados.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Outro fator na hora da pesquisa é analisar possíveis processos jurídicos contra a empresa e o seu conteúdo. Além de como a rede lida com os problemas e busca melhorar. Mas é possível observar esses pontos, por exemplo, no site Reclame Aqui.

Há também o perfil empreendedor para o negócio. Ou seja, qual o perfil ideal para atuar naquele nicho, como facilidade de lidar com as pessoas ou um bom gerenciamento.

Embora seja possível para as pessoas empreenderem mesmo sem experiência. Com muitas franquias oferecendo o suporte necessário para se inserir no mercado.

Com isso em mente, pode-se escolher uma franquia que mais se ajuste a esse perfil. Além do mercado de atuação, que precisa se adequar ao negócio.

Nesse sentido, muitas microfranquias permitem a atuação online, atendendo a todo o Brasil, por exemplo.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

A seguir, você poderá conhecer as melhores oportunidades de microfranquias de sucesso para empreender e ganhar dinheiro.

Franquias que são microfranquias de sucesso para abrir

Há muitas franquias do tipo microfranquias para quem quer investir pouco.

Por isso, confira a lista estratégica a seguir. Assim, você pode considerar aquela marca que mais condiz com o que você pretende trabalhar e seu perfil empreendedor.

[raio_x]

Vale a pena abrir uma microfranquia?

Sim, vale a pena abrir franquias do tipo microfranquias por conta das diversas vantagens oferecidas por esse modelo de negócio.

Então, uma das principais é o fato de ter um negócio testado, que oferece a segurança de ser uma marca reconhecida no mercado.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Outro fator importante é o valor do investimento reduzido. Desse modo, é possível ter o próprio negócio por um preço menor, mas ainda lucrativo.

Bem como dito, um negócio com operações mais simplificadas, ideal para pessoas sem experiência no empreendedorismo.

As microfranquias também permitem um espaço físico ou a atuação em Home Office. Com o Home Office, os custos são ainda mais reduzidos, sem necessidade de funcionários ou gastos com manutenção.

Porém, se o modelo for Loja Física, o empreendedor também pode contar com o apoio da franqueadora para buscar e escolher o espaço ideal para a implantação.

Sendo assim, existem outros suportes e treinamentos para operar a franquia da melhor forma possível.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Há também auxílio na divulgação e prospecção do negócio. Geralmente, feito por uma equipe especializada em marketing, que oferece diversos apoios para os empreendedores na divulgação da unidade, promoções e uma boa presença online.

Dá para abrir uma microfranquia de loja?

Sim, é possível abrir uma microfranquia de Loja Física. Ou seja, como falado, uma microfranquia oferece opções de Home Office e de Loja Física para atuação.

Mas um dos principais fatores para a escolha é o perfil de franqueado e as exigências de cada modelo.

Um modelo de franquia Home Office pode servir como complemento de renda, por exemplo.

Dessa forma, é possível atuar no negócio de onde quiser e fazer os seus próprios horários para trabalhar e se dedicar ao negócio.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Por outro lado, uma microfranquia de Loja Física precisa de mais atenção do empreendedor.

Portanto, é indicado que a pessoa franqueada acompanhe as operações de perto, com a necessidade de estar no espaço periodicamente e obedecer os horários comerciais.

Qual a diferença entre franquia e microfranquia?

Existem algumas diferenças entre franquia e microfranquia. Como dito acima, de acordo com a ABF, a referência é um valor de três vezes o PIB anual médio por habitante. 

Ou seja, para ser uma microfranquia é preciso ter esse valor para investimento. Sendo assim, o preço máximo para ser considerado uma microfranquia é de R$ 135 mil.

Por esse motivo, uma das principais diferenças entre uma franquia tradicional e uma microfranquia é o valor de investimento inicial.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Porém, encontra-se microfranquias com valores bem menores do que o teto, dependendo do modelo de negócio.

Outra diferença entre uma franquia e uma microfranquia é o valor dos custos operacionais, que são menores ou nulos para o empreendedor.

Afinal, não dispõe de uma grande estrutura ou de muitos funcionários para o seu funcionamento.

Há também a diferença de que as microfranquias costumam ser mais enxutas e simples de operar.

O que torna uma excelente opção, por exemplo, para quem quer um complemento de renda, sem precisar sair da sua ocupação principal.

Agora que está por dentro do assunto, que tal abrir a sua microfranquia e ganhar dinheiro?

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje