O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Notícias » Invista sem medo! Segmentos de franquias mais seguras para se investir

Invista sem medo! Segmentos de franquias mais seguras para se investir

Sumário

Quer conhecer algumas das franquias mais seguras para se investir no mercado de franchising brasileiro? Veja as marcas e algumas dicas que separamos para você empreender com segurança.

O mercado de franquias possui muitos segmentos e nichos para investir. São produtos e serviços dos mais variados, para diferentes públicos e bolsos.

Aqui falaremos de alguns destes setores que estão mais em alta, seja por conta da rentabilidade ou por ser um mercado promissor.

Em que segmentos de franquia investir em 2021?

Como falamos, o franchising possui diversos setores, contabilizando 11 no total. Ainda, dentro de cada um deles, existem nichos de mercado mais específicos.

A pandemia do novo coronavírus alterou a vida das pessoas. Dessa forma, alguns mercados foram bastante impactados pela crise econômica, no entanto, outros tiveram grande crescimento.

Por exemplo, o mercado de delivery teve um grande salto em 2020. De acordo com dados do site Statista, o Brasil, sozinho, foi responsável por quase metade do mercado, chegando a 48,77%.

Nesse sentido, são diversos estabelecimentos fazendo a entrega de produtos (e até mesmo de serviços). E muitos que antes não disponibilizavam esta comodidade tiveram que se adaptar.

Do mesmo modo, a pandemia impactou no crescimento do mercado de limpeza. Seja a higienização de carros ou casas, tal serviço passou a fazer parte do dia a dia das pessoas.

Segundo a Euromonitor, o setor de limpeza, que engloba também a venda de produtos, deve ter o dobro de crescimento em relação ao período antes da pandemia.

Do mesmo modo, outro setor que teve aumento na pandemia, e deve se manter assim, é o de seguros. Muitas pessoas passaram a procurar por seguros de vida, saúde e previdência privada.

Outro setor com franquias mais seguras para se investir é o de Casa e Construção. Dentro dele existem nichos como venda ou aluguel de materiais, serviços de reformas entre outros. O segmento foi o que teve maior aumento no faturamento de 2019 para 2020, com 12,8%.

Por fim, não podemos deixar de falar do segmento de Alimentação, o de maior faturamento no franchising brasileiro. O empreendedor pode investir em franquias de alimentos saudáveis, fast-food, entre outros.

Melhores opções de franquias mais seguras para se investir

O modelo de negócio de franquias é o mais seguro para o empreendedor, já que ele vai conta com uma marca de renome por trás do negócio. Da mesma forma, a franqueadora oferece uma série de suportes, o que ajuda a desenvolver o empreendimento.

Contudo, antes de abrir uma franquia, o empreendedor deve pesquisar bastante, conhecer diversas marcas e mercados disponíveis. E, nesse sentido, é preciso encontrar aquela que mais combina com o seu perfil.

Portanto, separamos algumas opções de franquias mais seguras para se investir, em diferentes mercados e nichos de atuação para você conhecer melhor.

[raio_x_esf]

Vale a pena abrir uma franquia?

O sistema de franquias é atrativo para os empreendedores por uma série de vantagens que ele oferece para os empreendedores.

Pois imagine começar a construir uma casa do zero, sem uma base feita. Você irá demorar muito mais tempo para conseguir terminá-la, certo? O mesmo acontece com um negócio.

Começar uma empresa do zero significa demorar mais tempo para que ela comece a gerar lucro (e ainda exigirá mais trabalho para torná-la conhecida do público). Por isso que o modelo de franquias é atrativo, com várias vantagens.

Uma delas é o fato de o franqueado receber um modelo de negócio já pronto, estruturado e organizado. Nesse sentido, a operação da unidade segue uma padronização mais simples, pois é a réplica da franqueadora.

Além disso, a franquia já conta com uma marca de renome, com produtos e serviços testados e aprovados pelos consumidores.

Do mesmo modo, o franqueado conta com treinamentos e manuais para a execução do know-how da franquia. Seja para executar os serviços ou produzir os produtos da marca.

A franqueadora também ajuda com a gestão da unidade, orientando os gastos do franqueado. Dessa forma, ela oferece um plano de negócios para o desenvolvimento da unidade.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF), o franqueado fica sabendo de todos os suportes e custos da unidade. Assim, é possível organizar melhor a parte financeira e de gestão.

Sabendo destas vantagens, o empreendedor pode escolher as franquias mais seguras para se investir. Pode ser aquelas de maior renome, ou então as que estão em mercados mais atrativos.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Em suma, esse é um investimento que vale a pena por ser um modelo mais seguro, com todos estes suportes que falamos. Mas é preciso cuidados para escolher a franquia certa, como mostraremos a seguir.

Cuidados para escolher a melhor franquia para abrir

Vemos uma mulher realizando algumas anotações em uma agenda. É possível notar que ela esta sentada à mesa (imagem ilustrativa).
O empreendedor deve tomar muito cuidado para escolher a melhor franquia para investir.

Antes de comprar uma televisão ou um computador, você faz uma série de pesquisas para saber qual o melhor produto. Analisa preços, qualidade, suporte/garantia, entre outros detalhes.

Se para fazer um investimento de cerca de R$ 2 mil já exige este cuidado, imagina para iniciar o próprio negócio?

Nesse sentido, o empreendedor deve ter bastante cuidado para escolher a melhor franquia para investir, seguro de que aquela marca lhe trará sucesso.

Por exemplo, analisar o mercado no qual a franquia está inserida, se ele passa por dificuldades econômicas ou se está em expansão, é um bom primeiro passo.

Da mesma forma, é importante buscar franquias com modelos de negócios que se encaixem ao seu perfil. Sendo assim, analise suas qualidades para saber em qual empreendimento elas serão melhor aproveitadas.

Além disso, o empreendedor precisa estudar a concorrência na região onde deseja atuar. Ou seja, se há espaço para crescimento ou se o mercado está saturado.

Outro cuidado importante é sobre o dia a dia da franquia. Na COF, estão todos os contatos dos franqueados e ex-franqueados da marca. Converse com eles, saiba se o que é vendido pela franqueadora condiz com a realidade do negócio.

Pergunte se ele é lucrativo, se os consumidores estão satisfeitos com os produtos e serviços da franquia. Do mesmo modo, se os custos são aqueles que constam na COF e se os suportes dados pela franqueadora são eficientes.

As melhores franquias para investir devem auxiliar o franqueado no desenvolvimento do negócio, com ajuda na gestão e principalmente no marketing.

Enfim, pesquisar bem as franquias mais seguras para se investir, para não correr riscos desnecessários e começar bem o próprio negócio.

Por último, separamos um conteúdo para você sobre os custos de ter uma franquia, clicando aqui.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje