O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Franquias mais lucrativas para 2021 (tendência delivery)

Franquias mais lucrativas para 2021 (tendência delivery)

Sumário

O investimento no franchising brasileiro é, para muita gente, a porta de entrada no universo do empreendedorismo. Com resultados positivos ao longo dos anos, o mercado oferece opções de franquias lucrativas para investir em 2021!

Neste artigo, você vai entender as vantagens do investimento em um modelo de franquia e os cuidados necessários para atuar como franqueado.

Nesse sentido, como dica de ouro, selecionamos uma lista de 21 franquias mais lucrativas em 2021. Existem opções com atuação home office, franquias de serviços, modelo delivery, entre outras.

Uma coisa é certa: com o desenvolvimento do mercado brasileiro, as redes de franquias também encontram espaço para se desenvolver. Nos projetos de expansão das marcas, além da conquista de novos estados e cidades, há também o aumento de possibilidades para atuar como franqueado.

As franquias em formato de loja são as mais tradicionais do mercado e, ainda assim, bastante procuradas por quem deseja se tornar empreendedor. Entretanto, este modelo requer um valor de investimento inicial um pouco mais elevado, além de ponto comercial com estruturas robustas e um maior número de funcionários.

Por este motivo, novos formatos de franquias aparecem no mercado para possibilitar uma maior entrada de empreendedores no franchising. Os modelos de microfranquias, que apresentam valores de investimento de até R$ 135 mil, são excelentes opções para quem conta com um capital reduzido.

Além disso, as microfranquias permitem que o empreendedor opere uma franquia de formato mais enxuto ou, até mesmo, trabalhe em uma franquia virtual. O modelo de franquia virtual possibilita que o empreendedor trabalhe em dinâmica home office. São modelos de negócio de fácil gestão e operação.

Vantagens não faltam para investir no franchising. Por isso, neste conteúdo, explicaremos o cenário de investimento, além de apresentar as opções de franquias mais lucrativas para apostar em 2021! Siga conosco!

Vantagens de investir no franchising

A principal vantagem de se investir no franchising é a segurança. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada cem franquias, apenas 5 fecham até o segundo ano de operação. O resultado representa uma taxa de mortalidade de 5% em 24 meses.

Se comparado com empresas comuns, a taxa de mortalidade é bem baixa. O índice de mortalidade de empreendimentos próprios é de 23% em 24 meses. Ou seja, a cada cem empresas que são abertas, 23 fecham as portas em até dois anos.

Quando prolongamos a análise, o diferencial fica mais explícito. A cada 100 empresas que são inauguradas, pelo menos 75 fecham antes de completar uma década de atuação. O franchising, pelo contrário, a cada 100 franquias, apenas 15 fecham as portas em 10 anos.

A segurança se deve pelo investimento em um modelo de negócio já testado no mercado. A maturidade de atuação significa que a marca já superou inúmeros desafios, investindo em melhorias de processos e operações. Produtos e serviços também foram testados e aprimorados de acordo com as mudanças de hábito dos consumidores.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Desse modo, ao investir em uma das franquias mais lucrativas de 2021, o franqueado recebe todo o know-how da marca. A transferência de conhecimento, de todo o suporte e os treinamentos é a receita de sucesso das redes franqueadas.

Além disso, todo franqueado conta com documentações que fortalecem a segurança do investimento. A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o principal documento que detalha o formato da franquia e esclarece direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

O contrato de franquia também é essencial nessa relação, sendo um documento que firma o investimento e, por isso, só deve ser assinado quando o franqueado está de acordo. Tudo com o respaldo da Lei de Franquias.

Cuidados no investimento

Mas como todo investimento, é importante tomar alguns cuidados, mesmo quando a escolha é um dos modelos de franquias mais lucrativas de 2021. Primeiro de tudo, é essencial que haja harmonia entre o seu perfil pessoal, profissional mais o que a rede franqueada propõe para o mercado.

A identificação com o negócio e, principalmente, com o que é vendido pela rede, facilita bastante o dia a dia de trabalho. Além disso, como citado anteriormente, a COF e o contrato de franquia detalham todo o investimento e, portanto, devem ser analisados com calma.

É recomendado que o candidato a franqueado estude os documentos com o auxílio de um advogado com experiência em franchising. Desse modo, nenhuma dúvida ou informação passará despercebida.

Outro cuidado é realizar um estudo de mercado e construir um plano de negócio para atuação. Assim, com estes estudos, fica mais compreensível a viabilidade do negócio na localidade em que o empreendedor deseja atuar.

Todavia, os estudos conseguem prever algumas dificuldades e desafios. Essa previsão facilita a projeção de estratégias para consolidar o sucesso da franquia. Também aconselhamos:

  • Conversar com outros franqueados para tirar dúvidas sobre a franquia;
  • Participar de feiras e eventos de franquias;
  • Pesquisar a reputação da marca na internet.

Franquias mais lucrativas 2021: delivery

Os serviços delivery encontram grande espaço para expansão, sendo adotado, também, pelas franquias mais lucrativas de 2021. Este tipo de serviço facilita a vida dos consumidores que realizam pedidos de entrega em casa ou em ambientes de trabalho, por exemplo.

No franchising, cerca de 18% das redes de alimentação trabalhavam, exclusivamente, com o formato delivery em 2018. O dado foi coletado na 13ª Pesquisa Setorial de Food Service da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Como visto, o delivery está bastante presente no segmento de alimentação, sendo oferecido por lanchonetes e restaurantes, mas não só. O maior destaque é para o segmento de serviços, que vem potencializando este tipo de atendimento aos clientes. Estética automotiva também realiza atendimento in loco, conheça o delivery Acquazero!

Franquia Acquazero

Com modelos de franquias de simples operação e mais enxutos, marcas como a Acquazero trabalham com atendimento delivery. Via aplicativo, os clientes realizam a solicitação de serviço que o automóvel precisa.

Sendo assim, a marca, referência no mercado de serviços automotivos e a maior do mundo em limpeza ecológica, fica encarregada de deslocar um colaborador para realizar o atendimento solicitado.

Ao mesmo tempo, a facilidade é refletida nas possibilidades de investimento. A Acquazero trabalha com três formatos de franquia home office, que se dedicam a este tipo de atendimento. As diferenças entre os formatos home based estão no valor de investimento e nos tipos de serviços oferecidos por cada uma.

Para quem tem interesse em investir em um dos modelos de franquias da Acquazero, assistir ao vídeo abaixo é essencial. Nele, explicamos tudo sobre o negócio: quanto custa, valores de faturamento, prazo de retorno. Confira!

Franquias mais lucrativas 2021: home office

As franquias home office estão presentes em quase todos os segmentos do franchising brasileiro. Afinal, o formato mais enxuto e de fácil operação comumente apresenta valor de investimento mais baixo, se comparado com as franquias tradicionais.

Dessa forma, o baixo valor de investimento permite a entrada de um maior número de empreendedores. O franqueado trabalha de dentro da própria casa ou em ambientes coworking. Na maioria das redes, não é necessário uma estrutura comercial, estoque ou que sejam contratados funcionários.

Portanto, o investimento em operação também é bem mais baixo. O franqueado deve contar com um bom computador e acesso à internet. A flexibilidade do horário de trabalho também é outra vantagem deste modelo de negócio.

Entretanto, o empreendedor deve seguir um ritmo de trabalho organizado, para não se perder entre as obrigações da casa e da gestão da franquia. É importante ter disciplina e focar em resultados, já que o sucesso do negócio depende, unicamente, do desempenho do empreendedor.

Como exemplo de franquias home office, é possível investir no segmento de serviços, como a Acquazero, além de Comunicação, Alimentação, Beleza e Bem-Estar, assim como no mercado de corretagem de seguros.

Quisto Corretora de Seguros

Neste ramo, a Quisto se destaca por permitir que o empreendedor escolha entre atuar em formato home office ou escritório, com diferenciações nos valores de investimento.

A Quisto trabalha com 90 tipos de serviços para quem busca seguros. O modelo de negócio da rede é de fácil operação e gerenciamento, já que é possível atuar em formato home office!

Neste ebook gratuito, contamos tudo a você sobre os modos de investimento, dados sobre a marca, lista de serviços oferecidos pela Quisto e as vantagens de abrir uma corretora de seguros. Baixe nosso material!

Franquias mais lucrativas 2021: negócios para cidades pequenas

Deseja investir em franquias mais lucrativas de 2021 e, de quebra, atuar em cidades pequenas? Então, saiba que esse tipo de negócio está em alta. Existem opções em todos os segmentos no qual as redes de franquia vêm apostando em expansão para além dos grandes centros urbanos.

Assim, este movimento é identificado como interiorização, uma tendência do franchising brasileiro. A novidade proporciona benefícios para franqueadora e para os franqueados. A principal vantagem é uma menor concorrência no mercado.

Isso se dá uma vez que as capitais e grandes cidades já contam com um mercado bem amplo de franquias. As cidades menores e do interior do país oferecem maiores possibilidades de atuação, chamando atenção, sobretudo, dos consumidores locais.

Por este motivo, muitas redes desenvolvem modelos de negócio voltados, unicamente, para cidades pequenas. Dessa forma, o investimento é adaptado às características dessas cidades, possibilitando maior sucesso do franqueado.

Existem muitas opções de franquias baratas que possibilitam ao franqueado atuar em negócios no formato de loja ou home office. Além disso, as franquias virtuais também são uma possibilidade para o formato.

[raio_x_esf]

Como saber se uma franquia tem bom lucro?

Pessoa utilizando um computador cinza em uma mesa branca com uma planta ao lado.
Para entender se uma franquia é lucrativa, você deve fazer algumas análises.

Ao apostar nas franquias mais lucrativas de 2021, é importante que você avalie uma série de informações a respeito do empreendimento.

Nesse sentido, além da reputação da marca com o público, os suportes oferecidos ao franqueado e as possibilidades de modelos de trabalho, é importante, também, saber se a franquia é, de fato, lucrativa.

Dessa forma, para ter ainda mais segurança ao começar a empreender, alguns detalhes devem ser analisados. Eles vão ajudar você a entender o lucro que aquele negócio pode gerar.

Primeiramente, você deve ficar atento à rentabilidade da franquia. Ou seja, avaliar o quanto o seu negócio rendeu a partir do investimento que foi feito.

De forma geral, é importante saber qual valor você terá como retorno, após se tornar um franqueado e investir o seu dinheiro naquela marca.

Para encontrar essas informações, você deve fazer uma pesquisa completa sobre a franquia, consultar documentos e conversar com outros franqueados.

Portanto, no momento de conhecer a franquia, analise não só os faturamentos, como também todas as taxas que deverão ser pagas.

Em qualquer tipo de negócio, o ideal é você ter informações claras sobre o quanto irá ganhar, mas também o quanto precisará gastar com possíveis despesas.

Por isso, não se esqueça de verificar cuidadosamente todos os dados presentes na COF da franquia. Com esse documento, você irá conhecer todos os valores previstos ao longo do seu trabalho, seja ganhando ou desembolsando.

E claro, para descobrir se todas as informações procedem, você pode entrar em contato com outros franqueados. Eles podem ajudar a entender se as promessas feitas pela franqueadora são verdadeiras.

Atenção: faturamento e rentabilidade/lucro são diferentes!

A rentabilidade e a lucratividade são duas partes fundamentais de um negócio. Principalmente, para que você tenha noção de como está a saúde financeira do seu empreendimento.

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que esses termos, apesar de parecidos, significam coisas bem diferentes sobre um mesmo negócio, apesar de ambos se referirem ao lucro líquido.

A lucratividade, por exemplo, demonstra se as atividades do seu negócio conseguem cobrir todas as despesas necessárias, geando lucro, a partir de suas vendas.

Ou seja, a lucratividade indicará o que você realmente ganhou, em relação às suas vendas, associando lucro líquido e a receita total da empresa.

Por outro lado, a rentabilidade está ligada diretamente ao seu investimento inicial e o quanto o seu negócio consegue proporcionar um retorno.

Logo, a rentabilidade leva em consideração a relação do lucro líquido com os investimentos feitos para se começar o negócio.

Esse é um fator fundamental para que você entenda se a empresa é rentável e se está de acordo com os objetivos do investidor.

De forma geral, podemos entender que a lucratividade irá indicar o desempenho da empresa de acordo com o lucro final e o faturamento das vendas.

Já a rentabilidade mostrará também o desempenho da empresa, mas avaliando o lucro final e os investimentos feitos.

Você está no momento certo de investir?

Como visto anteriormente, com tantas possibilidades de investimento nas franquias mais lucrativas de 2021, certamente existe um modelo para o seu perfil!

Os segmentos são variados, os tipos de produtos e serviços oferecidos pelas marcas também. O suporte e treinamento garantidos pelas franquias auxiliam (e muito) no sucesso da unidade. Mas, será que chegou o seu momento de empreender?

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje