O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Franquias para investir em 2021: conheça as melhores opções

Franquias para investir em 2021: conheça as melhores opções

Sumário

Procurando por boas opções de franquias para investir em 2021? Então, acompanhe o texto e descubra quais marcas escolher para abrir o seu próprio negócio.

Investir em franquias em 2021 pode ser a sua chance de se tornar seu próprio chefe. Não apenas abrindo um negócio próprio, mas um negócio já testado e com enorme chance de sucesso.

Comparada a uma empresa iniciada do zero, uma franquia tem menos chances de erro. Isso porque, a franquia é uma “cópia”, ou nova unidade de uma empresa que já existe.

Logo, o franqueado recebe todo o plano de negócio da marca, com seu modo de fazer, produtos e serviços.

A franquia geralmente possui diversas unidades já em atuação. Por isso, a franqueadora teve várias oportunidades para testar o seu trabalho e corrigir os erros do negócio.

Então, novos franqueados têm chances mais consolidadas de acerto. Afinal de contas, as falhas terão sido corrigidas em outras oportunidades, com o negócio chegando ao empreendedor em um formato mais eficaz.

Além disso, as franqueadoras oferecem suporte completo aos seus franqueados. Para a implantação da empresa, gestão comercial, marketing, RH e mais.

Deste modo, o empreendedor, mesmo que nunca tenha investido em uma empresa, terá facilidade em estabelecer seu negócio no mercado.

Sem contar que uma franquia vem acompanhada de uma marca já conhecida.

Isso dá à empresa credibilidade e confiança perante o consumidor. Os usuários têm mais facilidade em consumidor de empresas que eles já conhecem.

Assim, o franqueado tem maior segurança na conquista de clientes e no crescimento do seu negócio. Não é que uma franquia não demanda trabalho, mas a marca e o suporte da franqueadora facilitam o processo.

A seguir, listamos outros motivos para abrir uma franquia, acompanhe!

Por que investir em franquias em 2021?

São várias as razões para investir em franquias em 2021. Começando pela oportunidade de trabalhar por conta própria e aproveitar dos ganhos do seu esforço.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Segundo a MindMiners, 66% dos brasileiros desejam empreender, e ser o próprio chefe é uma das principais razões.

Além disso, outra vantagem de abrir uma franquia pode ser o seu bem-estar. Especialmente quando o negócio é home office, em que a flexibilidade de atuação é bastante ampla.

Dessa forma, ao fazer os próprios horários, o empreendedor passa a contar com mais tempo para si mesmo, seja para o lazer, tempo com a família e amigos, prática de esportes e mais.

Com um negócio próprio, você pode trabalhar com o que gosta. Aliás, trabalhar com o que você gosta é essencial em qualquer momento, pois será o incentivo necessário para que o seu trabalho continue.

Finalmente, investir em uma franquia será a oportunidade de “deixar a sua marca”, deixar um legado.

Afinal, mesmo que precise seguir um padrão oferecendo serviços e produtos, a empresa será gerenciada por você.

E esse seu trabalho poderá servir como exemplo para todas as redes de franquias e o mundo dos negócios.

3 passos para escolher a melhor franquia

É preciso seguir uma série de passos importantes para escolher a melhor opção para você, entre as franquias para investir em 2021.

Ainda assim, é possível resumir esses passos em apenas três, para que você tenha uma breve noção sobre o processo. Veja abaixo.

1. Defina seu setor de interesse

Como já citado, trabalhar com algo que você gosta é fundamental para manter o ânimo em investir seu tempo e dinheiro.

Assim, mesmo após certo tempo de trabalho e os obstáculos que surgirem, você se manterá incentivado a atuar.

No mercado do franchising, há franquias para todos os gostos e setores. E não é necessário ter uma experiência prévia no ramo desejado.

Porque, a marca franqueada proporcionará todo o seu know-how e conhecimento ao investidor.

Além disso, colocar o negócio em prática e crescer com ele será simples e baseado em ensinamentos já estabelecidos.

Por isso tudo, você também poderá trabalhar em algo completamente diferente do que faz hoje. Se seu ramo profissional não te chama tanto a atenção, procure por aquele que você terá prazer em atuar.

2. Avalie as marcas disponíveis

A partir de agora, assim que definir o segmento desejado, você poderá pesquisar entre as marcas de franquias para investir em 2021.

As opções em um mesmo setor são diversas, e é interessante avaliar cada uma com cuidado.

Não só avaliando a empresa, mas também seu público-alvo. São muitos consumidores? Eles se sentem bem atendidos pelos produtos e serviços da marca?

3. Pesquise sobre a franqueadora

Além disso, é essencial avaliar o suporte dado pela franqueadora. As empresas precisam oferecer suporte completo, não só com o know-how da marca, mas no dia a dia da franquia.

Esse é o principal diferencial do franchising, ou então seria mais simples iniciar um negócio do zero, não é mesmo?

Uma boa franqueadora mantém contato próximo com seus franqueados, mesmo quando o trabalho deles é feito em home office.

Dessa forma, normalmente, os suportes oferecidos incluem auxílio no marketing, gestão comercial, gestão de estoque, apoio para a implantação da unidade e mais.

Pensando nisso, leia bem a COF (Circular de Oferta de Franquia) da marca e verifique o que a franqueadora oferece.

Também vale a pena pesquisar a opinião dos atuais franqueados sobre o atendimento. Se eles estiverem recebendo o apoio adequadamente, é provável que você receberá o mesmo.

Quer saber mais sobre as vantagens de uma franquia e os passos para escolher a melhor marca? Acompanhe nosso ebook completo sobre o assunto! Basta clicar no banner a seguir.

Banner do ebook com o conteúdo dos passos para abrir uma franquia. Informação do texto franquias investir 2021.

Em que franquias investir em 2021?

Quer começar o ano sendo dono do próprio negócio, ou então se planejar para abrir uma franquia em 2021? Para te ajudar, listamos 8 opções de marcas a seguir.

Assim, ao se decidir por uma marca, você precisará acessar o site da empresa e preencher um formulário de interesse.

Depois, a franqueadora entrará em contato para que, juntos, vocês avaliem se a marca é mesmo a melhor opção para os seus objetivos. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Em qual segmento de franquias investir em 2021?

Com tantas opções de investimentos disponíveis no mercado, é comum que você tenha dúvidas sobre em qual segmento apostar. 

Por isso, o ponto inicial que você precisa analisar, é a sua compatibilidade com aquele segmento. Ou seja, o segmento ideal para investir será aquele que se encaixa no seu perfil. 

A partir do momento que você se torna franqueado, a empresa se tornará uma parte importante da sua vida. Assim, você precisará se dedicar para o seu negócio ter bom desempenho ao longo do tempo. 

Já imaginou passar boa parte do seu tempo desenvolvendo várias atividades que não te agradam?

Provavelmente será uma experiência bem conturbada, não é? E isso pode refletir diretamente no andamento de suas operações e resultados. 

Sendo assim, recomendamos que você avalie as opções disponíveis e procure investir em uma que te agrade. Para te ajudar, separamos abaixo as tendências nos segmentos de franquias para investir em 2021.

Segmento de Serviços

O setor de serviços e outros negócios é uma boa oportunidade para quem deseja investir em 2021.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse foi um segmento que se destacou em 2019, e que só tende a se manter em alta. 

Inclusive, uma boa oportunidade na área, são as corretoras de seguros, que trabalham com vários serviços ideais para a proteção das pessoas. 

Homem de roupa social, segurando um celular com um computador do lado. Ao fundo vemos uma janela ampla e clara. Ilustração do texto franquias para investir em 2021.
Com o setor de seguros você pode trabalhar com várias opções de proteção.

Trabalhar com seguros é uma boa opção, porque você irá encontrar possibilidades amplas de atuação e com um grande público que são clientes em potencial. 

Para se ter ideia, 70% dos carros que rodam pelo país não possuem nenhum tipo de proteção. Ou seja, temos várias pessoas que precisam de um seguro auto, por exemplo. 

Além disso, trabalhando como um corretor, você poderá oferecer mais de um tipo de seguro para um mesmo cliente, fazendo negócios ainda mais lucrativos.

Setor de Alimentação

O segmento de alimentação é sempre uma boa aposta, e vem registrando bons números ao longo de vários anos. Por isso, ele também é uma boa oportunidade para você que deseja investir nas franquias em 2021. 

Porém, a grande vantagem que percebemos a partir de 2020, é que o delivery se tornou uma ferramenta fundamental para ter sucesso na área. 

Sendo assim, é interessante que você aposte em formas de consumo que podem ser levadas até o cliente. 

Outro grande detalhe que não pode ser esquecido, é a tendência do público por uma alimentação mais saudável, sem deixar de lado a rapidez e praticidade. 

Setor de Beleza e Saúde

A busca por cuidados pessoais e processos voltados para a beleza, saúde e estética é uma propensão que só tende a crescer. E a grande vantagem, é que podemos perceber o interesse tanto pelo público feminino, quanto masculino. 

Desse modo, a tendência é ver o crescimento de processos voltados para o cuidado próprio, como serviços para depilação, unhas, sobrancelhas e cabelo. 

Com isso, vemos grandes oportunidades no mercado para salões, barbearias e clínicas de estética. 

Segmento de Casa e Construção

Outra oportunidade para quem quer investir em franquias, é trabalhar com o setor de casa e construção. Assim, você poderá oferecer vários tipos de serviços para reformas, obras e manutenção para os seus clientes. 

Então, com uma franquia nesse segmento, seus clientes podem contar facilmente com profissionais preparados para realizar vários tipos de reformas e obras. 

Afinal, processos assim não podem ser feitos por qualquer um. E atuando na área você pode alcançar várias pessoas que precisam de manutenção em suas residências.

Então, como vimos ao longo do texto, para abrir o seu negócio, avalie bem suas opções e coloque na ponta do lápis todos os custos que você terá!

Um bom planejamento financeiro será essencial para colocar o seu negócio em prática e mantê-lo em um crescimento gradual.

Pronto! Agora você já conhece algumas franquias baratas para investir em 2021 e sabe quais cuidados tomar para a melhor escolha.

Acesse nosso artigo sobre as feiras de franquias para saber onde encontrar as melhores franqueadoras!

*Informações publicadas em Janeiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje