Destaques ★FranchisingEmpreendedorismoSegmento: AlimentaçãoSegmento: Limpeza e ConservaçãoSegmento: Saúde, Beleza e Bem-estar

Franquias internacionais: conheça as franquias de sucesso no Brasil

Mapa mundi feito com vários pontos se conectando entre todos os países e continentes. Imagem ilustrativa texto franquias internacionais

Apostar em franquias internacionais pode ser um dos melhores caminhos para quem sonha em mudar de vida. São diversas marcas disponíveis em vários segmentos diferentes. Todas aptas a trazer bons resultados financeiros.

Quando uma empresa busca expandir sua área de atuação, seja por um estado ou em outros países, uma das melhores estratégias é o sistema de franquias. Dessa forma, ela permite que um empresário terceiro explore comercialmente seus produtos ou serviços e, assim, seu nome segue mundo afora.

Ao mesmo tempo, essa empresa precisa oferecer suporte e treinamentos aos franqueados. Será por meio dessas atividades que eles terão condições de conhecer a fundo o negócio e os padrões praticados pela franqueadora. Tudo isso acaba transformando esse tipo de negócio em um dos mais seguros do Brasil.

No caso das franquias internacionais, sendo sua primeira tentativa de firmar negócios no País, um máster franqueado é escolhido para ajudar na divulgação e na proliferação da marca. Sendo assim, ele será o responsável por treinar e dar suporte aos franqueados do País em questão.

Pensando nisso, separamos as vantagens e os riscos que você pode correr ao apostar nesse tipo de empreendimento, além de algumas opções atraentes no mercado. Acompanhe a leitura!

Quais as vantagens de investir em uma franquia internacional?

Abrir algumas das opções de franquias internacionais disponíveis no mercado é a chance que todo empresário sonha. Afinal, são marcas com história e reconhecimento em todo o mundo. Dessa forma, a tendência é que o sucesso se torne mais fácil de ser alcançado, em comparação com outras empresas.

Mas isso não quer dizer que uma empresa nacional seja ruim. Porém, muitas marcas brasileiras não são conhecidas no exterior, o que acaba prejudicando no desenvolvimento delas. Como resultado, suas operações acabam ficando mais restritas ao público nacional, o que já significa bastante coisa.

De qualquer forma, ao investir em uma franquia de alcance mundial, o empresário terá acesso a um outro padrão de qualidade e novos modelos de trabalho. Isso acontece, pois cada País tem sua maneira de enxergar o público, com suas ideias do que pode ou não ser feito ou como o cliente deve ser tratado.

Assim, elas costumam trazer um diferencial para o mercado interno. Nesse sentido, o empresário encontra uma nova forma de crescer e chamar a atenção do público. Lembre-se de que uma das principais vantagens de abrir uma franquia é ter algo já conhecido pelo consumidor.

Alinhado a essas questões, existem outras vantagens que podemos considerar sobre esse tipo de negócio. Ponto que podemos destacar tem relação com a imagem que as pessoas têm de um empreendimento internacional, de acordo com pesquisa da MindMiners.

A estudo identificou que o brasileiro não costuma consumir produtos nacionais, principalmente quando o assunto é a Moda. Ainda de acordo com o levantamento, boa parte do mercado nacional não transmitiria uma boa imagem para os consumidores. Ou seja, existiria um “mundo encantado” para quem aposta em marcas estrangeiras.

Riscos de investir em uma empresa internacional

Cofre em formato de porco branco, quebrado e com moedas ao seu lado (imagem ilustrativa). Texto: franquias internacionais.
Existem alguns riscos que podem fazer você perder o investimento, por mais seguro que o negócio seja.

Abrir uma franquia internacional também tem seus problemas. No entanto, são questões que podem ser facilmente evitadas. À primeira vista, o maior risco é com relação a comunicação, pois se você não tem o pleno domínio da língua nativa de onde matriz está situada, dificilmente o diálogo entre as partes será pleno.

Dependendo da marca, ela pode ter um escritório no Brasil e esse problema deixa de existir. Ao contrário disso, se uma franqueadora ainda está buscando um espaço no mercado nacional, é muito provável que você tenha que conversar e fazer as reuniões em outra língua.

Acontece que questões relacionadas a falha de comunicação são comuns até entre as franquias e franqueados brasileiros. Seja como for, isso é algo que pode ser evitado se você fizer uma boa pesquisa para encontrar a marca que realmente se alinha com seus limites e objetivos futuros.

A diferença no idioma também pode impactar nos treinamentos oferecidos pela marca, uma vez que essas atividades podem ser ministradas na língua nativa do País de onde a franqueadora vem, por meio de aulas gravadas, on-line ou presencialmente.

Outro ponto que precisamos destacar diz respeito às diferenças culturais entre os países. Abrir uma empresa internacional não é sinônimo de sucesso, mesmo com todo o encanto do público, sobretudo no Brasil. Existem diversas empresas que vieram de fora e não conseguiram se manter por aqui.

Inclusive, existem aquelas que chegaram num primeiro momento, não tiveram sucesso e, algum tempo depois, retomaram suas atividades no País de uma outra maneira. Dessa forma, por mais seguro que seja apostar nas franquias internacionais, todo cuidado é bem-vindo.

Top 5 franquias internacionais para você conhecer

Conhecendo as vantagens de apostar em franquias internacionais, além dos principais perigos, chegou o momento de apresentamos algumas opções de negócio para você. São marcas que operam no Brasil há anos e fazem muito sucesso.

1. Não+Pêlo

A Não+Pêlo é uma empresa voltada para depilação, líder mundial no segmento. Com mais de 10 anos de atuação no mercado nacional, a franqueadora é conhecida por oferecer serviços inovadores no ramo de estética. Um dos motivos do sucesso é o conceito de tarifa única por área e sessão de depilação.

A marca está presente em mais de 14 países e contabiliza cerca de mil unidades, sendo 200 delas no Brasil. Parte do seu reconhecimento resulta da utilização de equipamentos modernos e a ambientação dos locais de atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 195 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. KFC

Para quem deseja investir no ramo alimentício, temos o KFC. A marca é conhecida em todo o mundo por oferecer os tradicionais baldes de frango frito. O empreendimento nasceu em 1930, no Kentucky, Estados Unidos. Desde então, tem inaugurado diversas unidades em todo o mundo.

Em pouco mais de 10 anos de operação, o KFC alcançou a marca de 600 unidades. Atualmente, a marca está presente em 120 países atendendo, em média, 14 milhões de pessoas por dia, sempre prezando pela qualidade e sabor de seus pratos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,8 milhão
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

3. McDonald’s

Certamente estamos falando de uma das maiores redes de franquias em todo o mundo. O McDonald’s conta com o maior faturamento entre todas as empresas que atuam com fast-food. São quase 36 mil unidades ao redor do globo, tendo como carro-chefe o tradicional Big Mac.

Quem deseja se tornar um franqueado da empresa no Brasil precisa se preparar para nove meses de estudos e treinamento para assumir a unidade. A marca atua no Brasil desde a década de 1970.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,5 milhões
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Para saber um pouco mais sobre as vantagens da franqueadora, separamos o vídeo a seguir que explica quanto ganha um empresário que aposta na marca. Confira!

4. JAN-PRO

Referência no segmento de Limpeza e Conservação, a Jan-Pro está no mercado desde 1991, quando surgiu, nos Estados Unidos. Devido ao sucesso dos serviços oferecidos, a marca passou a crescer no mundo e, atualmente, se faz presente em 15 países e conta com cerca de nove mil unidades.

Apesar do histórico, a empresa chegou ao Brasil apenas em 2011. Desde então, tem oferecido diversas soluções para conseguir atender a demanda e se manter no topo entre as franquias do segmento. Recentemente, a empresa levou o título de uma das melhores do País para investir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. Johnny Rockets

Com mais de 30 anos de história, a Johnny Rockets é uma das empresas com menos tempo de atuação no Brasil. Ainda assim, a franqueadora tem alcançado grandes resultados, se firmado como uma referência para quem busca um tradicional restaurante estadunidense.

A marca é especialista em hambúrgueres, sanduíches e milkshakes, levando com ela o estilo american dining dos anos 1950. Atualmente, ela está presente em mais de 30 países. No Brasil, são mais de 20 unidades, mesmo tendo chegado somente em 2017 por aqui.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 790 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 42 meses

Por mais seguro que seja, apostar em redes franqueadoras internacionais demanda estudo e muito cuidado. Afinal, você precisa redobrar a atenção para não correr riscos desnecessários. Mesmo que a marca seja um exemplo no exterior, isso não quer dizer que seu desempenho será o mesmo por aqui.

Logo, se você não quer arriscar tanto, existem marcas brasileiras que oferecem boas condições para os empresários. Não apenas pelo reconhecimento frente ao público, mas também pelo investimento mais em conta.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias internacionais? Então confira o artigo “21 microfranquias para você começar seu negócio próprio”.

Franquia de seguradora: conheça algumas opções para investir

Artigo anterior

Como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.