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Procurando franquias de gastronomia? 20 negócios lucrativos de Alimentação!

Foto de uma mesa com pratos, copos e comida. Imagem ilustrativa para texto franquias gastronomia.

As franquias de gastronomia podem estão entre as melhores opções para quem sempre sonhou em trabalhar no ramo. Neste conteúdo, reunimos marcas com os mais diversos produtos.

O segmento de Alimentação é um dos mais fortes do mercado, pois trabalha com produtos que as pessoas não só gostam, como precisam. Afinal, se alimentar é uma de nossas necessidades básicas.

É por isso que, mesmo em épocas de crise, o setor se mantém forte. Em 2020, por exemplo, com toda a crise, o segmento faturou cerca de R$ 40 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

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Em outras palavras, apostar em redes de franquias na área é uma escolha bastante segura para quem busca um negócio próprio.

Conheça franquias de gastronomia para abrir

As franquias de gastronomia contam com uma grande variedade de produtos a serem oferecidos no mercado. Isso porque é possível trabalhar com lanches, refeições completas, sobremesas, comida fit e muito mais.

Portanto, na hora de escolher sua franquia, você precisa fazer uma pesquisa cuidadosa e considerar os modelos de negócios mais atrativos para o seu perfil de empreendedor. Confira, então, algumas dicas a seguir!

1. Cream Berry

A princípio temos a franquia Cream Berry, que desde 2001 trabalha com o famoso creme de açaí e oferece um catálogo amplo de produtos para seus clientes. A marca nasceu em Varginha, interior de Minas Gerais, como Akasa do Açaí.

Dessa forma, com uma receita própria e frutos originais do Pará, a marca não só conquistou o mercado local, como também se espalhou pelo estado. Em 2020, ao ingressar no grupo Encontre Sua Franquia, houve a mudança de nome para Cream Berry.

A grande vantagem da franquia é que ela trabalha com um alimento muito popular, sucesso em diversas regiões. Além disso, ela possui uma estrutura completa de apoio ao franqueado, com suporte em marketing, jurídico e muito mais.

Quanto ao cardápio, os clientes encontram mais de 70 combinações de produtos, pois além do açaí, há opções de caldas, guloseimas e outros complementos. E também existem outros cremes de frutas, como pitaya, cupuaçu, maracujá e afins.

Vemos uma tigela de açaí, com frutas ao lado (imagem ilustrativa). Texto: franquias gastronomia.
Com a Cream Berry você pode oferecer várias combinações com açaí.

Sendo assim, se você decidir investir na franquia Cream Berry, pode escolher entre dois modelos de negócio: o express e o convencional. Ambos são voltados para lojas físicas, mas existem pequenas diferenças.

Enquanto o modelo convencional funciona com o atendimento fechado, com os funcionários sendo os responsáveis por toda manipulação dos produtos, no express temos uma estrutura self-service. Ou seja, os próprios clientes podem se servir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses 

2. Montana Grill 


Já a Montana Grill é uma rede que trabalha com carnes e possui o slogan “Tradicional como Churrasco”. Sendo assim, os clientes encontram várias opções de cortes, preparados com processos próprios da marca.

Dessa forma, saiba que a franquia está em atividade desde 1997 e aposta no ramo de grelhados com um cardápio variado. Pois existem opções de lanches, porções, pratos executivos e até salada para aqueles que buscam opções mais leves. 

Para ter uma unidade da Montana Grill é preciso investir em uma unidade de loja de shopping. Isso porque a marca tem como foco praças de alimentação ou ambientes que sejam de fácil acesso para o público.

Além disso, os franqueados recebem total apoio da franqueadora, com suporte para projeto arquitetônico, treinamento de equipe, material promocional, escolha de equipamento e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

3. Croasonho 

Uma opção entre as franquias de gastronomia que pode ser muito atrativa é a Croasonho. A marca nasceu em 1997 e possui um catálogo vasto de croissants, com opções doces e salgadas.

Da mesma forma, as unidades contam com opções de croaburguers, saladas, pratos executivos, sobremesas, cafés e mais. A massa de croissant é totalmente artesanal, feito com uma receita única.

Sendo assim, para ter uma unidade da franquia você pode optar pela loja de shopping, com espaço para mesas e consumo no local. Por outro lado, se preferir, pode abrir uma unidade em loja de rua, em um local movimentado e de fácil acesso.

Vemos vários croissants em uma cesta (imagem ilustrativa). Texto: franquias gastronomia.
É possível trabalhar com variações do croissant.

Por fim, como suporte, os franqueados podem contar com apoio jurídico, material promocional, propaganda, ajuda para seleção de ponto, treinamento de equipe e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

4. Sucão 

Para quem pensa em atuar com alimentação saudável, a franquia Sucão trabalha com várias opções de produtos com receitas exclusivas. A marca nasceu em 1975, em Campinas, São Paulo. 

Para se ter ideia, é possível montar saladas ou pratos personalizados, além das opções de lanches saudáveis. Da mesma forma, a marca trabalha com diversos tipos de sucos, bebidas funcionais e sobremesas. 

Entre os modelos de franquia existem o de loja de rua e o de loja de shopping. Em ambos os casos, é preciso atuar com cerca de seis a nove funcionários por unidade. 

A franqueadora ainda oferece um suporte contínuo, com treinamento inicial, manuais, bem como consultoria de campo, ação de divulgação personalizada e muito mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 34 meses 

5. RapChef 

A RapChef é uma franquia que atua com refeições rápidas, ou seja, os clientes podem adquirir pratos completos congelados e esquentá-los de forma prática para consumo. O produto é ideal para o público que possui uma rotina corrida.

Dessa forma, o franqueado RapChef fica responsável por encontrar empresas parceiras para a instalação do freezer com os alimentos congelados. Com isso, ele não precisa se preocupar com a produção, já que a franqueadora envia tudo pronto.

Por causa desse formato, a franquia conta com um investimento mais baixo, já que não é preciso ter um ponto físico. Além disso, o franqueado possui um sistema próprio para cobrança e loja on-line, e deve atuar divulgando e revendendo os produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

6. Come Come Delivery

Vemos uma pessoa em um lugar amplo, usando um celular (imagem ilustrativa). Texto: franquias gastronomia.
Aplicativos de delivery são populares para compra de refeições.

Entre as franquias de gastronomia também temos a Come Come Delivery, focada no aplicativo de delivery. A franquia está em atividade desde 2020 e se tornou uma alternativa em conta para empresários.

Isso porque a marca tem como foco micro e pequenas empresas que precisam do sistema delivery para realizar vendas. Contudo, ao contrário de outras marcas que cobram taxas altas de uso da plataforma, a Come Come oferece taxas mais em conta.

Nesse sentido, o franqueado pode operar em modelo home office, buscando por parceiros e clientes que tenham interesse na plataforma. Ele, inclusive, tem suporte contínuo, material de divulgação, suporte técnico da plataforma e mais.

Além disso, a Come Come Delivery ainda oferece uma plataforma on-line com cursos de marketing e vendas para os comerciantes parceiros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 299 
  • Faturamento médio mensal: R$ 1,5 mil 
  • Prazo de retorno: 1 mês

7. Bar do Urso 

Para quem busca franquias de alimentação para atuar com bebidas, a franquia Bar do Urso é uma alternativa no ramo de cervejas. A franquia faz parte do grupo Cervejaria Colorado e está desde 2017 oferecendo cerveja artesanal em suas unidades.

Sendo assim, os franqueados podem escolher entre três modelos de negócio: contêiner, quiosque e a loja de rua. Além das cervejas artesanais de vários sabores, os pontos de venda também trabalham com petiscos e espetinhos.

Do mesmo modo, como suporte, a franqueadora oferece auxílio para escolha do ponto de venda, treinamento para a parte de gestão e operação da unidade, marketing e mais. Ou seja, os franqueados contam com apoio total.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

8. Bioflora

A Bioflora é uma franquia que trabalha com suplementos alimentares e outros produtos de origem natural. Sendo assim, a marca oferece vitaminas, bebidas funcionais, emagrecedores e muito mais.

O franqueado pode operar no modelo home office, uma vez que será responsável por uma loja virtual. Dessa forma, sua função é administrar o site e divulgar os produtos para fazer boas vendas.

Vemos um copo com bebida verde e frutas ao lado (imagem ilustrativa). Texto: franquias gastronomia.
Vitaminas e alimentos saudáveis podem agradar um público amplo.

Assim, temos um modelo de negócio enxuto, em que o franqueado precisa apenas de computador com internet e telefone para operar diariamente. Além disso, é possível fazer vendas pessoalmente.

Por fim, a franqueadora oferece apoio em marketing, treinamentos, consultorias, e o franqueado tem acesso a um painel próprio com informações úteis.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,990
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil 
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses 

9. TIMOL

Já a franquia Timol está desde 2004 no mercado e trabalha com produtos para o tratamento de água. Em outras palavras, ela oferece produtos magnéticos para o tratamento com ímãs moleculares. 

Sendo assim, os franqueados contam com um modelo de negócio de marketing multinível, e podem contar com suporte 24 horas e treinamentos semanais. 

É possível atuar com a revenda de produtos, seja por venda direta ou pelas redes sociais, bem como é possível atuar com a revenda de franquia e lucrar com as bonificações de equipe. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,350
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês 

10. X Costela & Cia

Entre as franquias de gastronomia também temos a X Costela & Cia, marca que está em atividade desde 2019 e oferece opções de sanduíches artesanais. Assim, os clientes encontram opções de recheio com frango, costela bovina e suína.

As unidades funcionam com o atendimento presencial, e também por meio das entregas. Sendo assim, os franqueados podem escolher entre o modelo de loja física tradicional ou o food truck.

Entre os suportes oferecidos pela franqueadora estão o treinamento de funcionários, suporte para redes sociais, programa de controle financeiro e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses 

11. Detroit

A Detroit Steakhouse é outra opções entre as franquias de gastronomia que atua com diversas opções de aperitivos para happy hour, rodízio, combo para almoço e mais. Inclusive, as unidades oferecem espaço para eventos e confraternizações.

Vemos um chef de cozinha arrumando pratos em uma mesa de restaurante (imagem ilustrativa). Texto: franquias gastronomia.
Entre as franquias de gastronomia há opções para quem deseja ter um restaurante.

Desse modo, para ter uma unidade é preciso abrir uma franquia física. Uma delas é o de restaurante com opções fast-food & casual (para consumo rápido). A outra é focada apenas no fast-food & casual para praças de alimentação em shoppings, aeroportos e afins.

Para se ter ideia, a marca está no mercado desde 2002 e oferece vários tipos de suporte aos franqueados. Ou seja, há apoio na área de marketing, consultoria para negócios, treinamento completo e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

12. Jin Jin

No ramo da culinária asiática, a Jin Jin é uma opção entre as franquias de gastronomia. Ela abriu sua primeira unidade em 1992 e, atualmente, possui mais de 70 lojas em funcionamento.

Sendo assim, os clientes encontram nas unidades uma variedade de produtos da culinária asiática, como sushis, yakisobas, temakis, bentôs e mais. Mas claro, há também opções de buffet self-service e pratos à la carte.

A franquia funciona com as lojas em shoppings e praças de alimentação, pois assim é possível alcançar um amplo público de forma fácil.

Além disso, a franqueadora oferece suporte jurídico, apoio para seleção de ponto, treinamento de equipe, material promocional e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

13. Griletto 

A franquia Griletto é uma rede que atua com grelhados e outros pratos completos. Portanto, os clientes contam com um cardápio variado com muitas opções de refeições para todos os gostos.

Saiba que a marca está em atividade desde 2006 e que funciona por meio das unidades em shoppings e em praças de alimentação. Então, é fácil alcançar um público variado.

Dessa forma, para os franqueados, a Griletto oferece ajuda para escolha de ponto e equipamentos, suporte jurídico, marketing, treinamento e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

14. pede.ai

Vemos alguém prestes a tocar na tela de um smartphone que está sobre uma superfície branca (imagem ilustrativa).
Com aplicativos de delivery é possível pedir refeições, bem como lanches e sobremesas.

Outra marca que trabalha com o aplicativo de delivery para comida é a franquia pede.ai. Com ela, é possível empreender com pouco investimento e os franqueados ficam responsáveis pelo uso do aplicativo na região.

Para tanto, é preciso encontrar estabelecimentos que estejam interessados em usar a plataforma. Por isso, o franqueado precisa contar com habilidades comerciais para conseguir boas parcerias.

Nesse sentido, para começar as atividades, a franqueadora oferece um treinamento completo e acompanhamento. Ainda, durante a operação, há suporte e atendimento on-line, além de relatórios de desempenho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

15. Chicken in House

Para quem busca franquias de gastronomia também temos a Chicken in House, marca que oferece o famoso frango frito. Assim, nas unidades é possível encontrar baldes de frango frito e um mix de produtos e combos.

Entre os modelos de franquia temos a microfranquia, com foco no atendimento delivery, bem como as unidades em loja de rua ou shopping. Desde 2015 em atividade, a franquia já possui 36 lojas em operação.

Para os franqueados, a Chicken in House oferece um software próprio para gestão, fornecedores homologados, marketing on-line e off-line, treinamento de equipe e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 69 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: 18 meses 

16. Brasil Nutri Shop 

Outra oportunidade para atuar em casa é a Brasil Nutri Shop. Isso porque a franquia funciona com lojas virtuais, logo, o franqueado precisa apenas de um computador para guiar a unidade.

A franquia é focada em suplementos alimentares e produtos fit. Sendo assim, a função do franqueado é administrar um site personalizado e realizar vendas. Por isso, é preciso divulgar os produtos e encontrar clientes para visitar o site.

Os franqueados recebem um treinamento inicial, apoio em marketing e logística. Por fim, a franqueadora fica responsável responsável pelo envio dos produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

17. Pit Stop 

Vemos algumas garrafas de cerveja ao lado uma da outra (imagem ilustrativa).
Na Pit Stop, os clientes encontram várias opções de cervejas geladas.

Já com a Pit Stop é possível trabalhar com franquias gastronômicas voltadas para bebidas. Isso porque a franquia trabalha com unidades que comercializam bebidas, como cervejas, sempre geladas.

A ideia, nesse sentido, é facilitar o acesso do público a produtos sempre em condições ideais para consumo. E claro, sempre de forma rápida e prática, já que o próprio sistema da unidade tende a evitar filas.

O franqueado tem como função administrar a unidade e se manter atento ao estoque de produtos. Mas vale lembrar que o sistema da marca também é pensado para o delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil 
  • Prazo de retorno: entre 12 e 16 meses 

18. Bubble Mix Tea 

A franquia Bubble Mix Tea é outra opção para quem pensa em trabalhar com bebidas. Todavia, aqui temos o famoso bubble tea, um chá de origem taiwanesa com pérolas que estouram na boca.

Dessa forma, os clientes podem fazer várias combinações com chás, leite, sabores de frutas e mais. A franquia funciona pelo modelo quiosque e o store in store.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: entre 10 e 36 meses 

19.  Fábrica de Bolo Vó Alzira

Com as franquias de gastronomia você também pode atuar com bolos e doces. Esse é o caso, por exemplo, da franquia Fábrica de Bolo Vó Alzira. Os clientes podem comprar os bolos no local e até pedir delivery.

No catálogo há várias opções de bolos tradicionais, recheados, bolos no pote, cupcakes, linha de festa e mais. Assim, as unidades podem funcionar em formato de loja tradicional ou quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

20. Oggi Sorvetes

Por fim, a Oggi Sorvetes é uma franquia que trabalha com várias linhas de sorvetes, picolés e açaí. Em outras palavras, os clientes encontram opções variadas de produtos para consumo no local ou para levar.

A franquia precisa de uma unidade física para operar e os franqueados contam com treinamento e suporte para a inauguração. Portanto, o franqueado deve administrar a unidade, oferecendo os produtos que já chegam prontos para venda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno:  entre 10 e 18 meses

Ao longo do texto, você pôde conferir várias dicas de franquias de gastronomia. Como dissemos, temos um segmento amplo em que é possível atuar com os mais diversos produtos, desde refeições, pratos rápidos e sobremesas.

Mas claro, para fazer um investimento certo, você precisa se preparar e estudar o mercado. Entenda mais conferindo o texto “Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher“.

*Informações publicadas em Julho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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