O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquias famosas: quais as maiores do Brasil? Quanto custam?

Acesse uma parte específica do artigo

Pessoa com uma caixa vermelha de batatas fritas do McDonalds. Ilustração do texto sobre franquias famosas.

Franquias famosas: quais as maiores do Brasil? Quanto custam?

Existem muitas franquias famosas que estão entre as maiores do Brasil. Se você tem interesse em empreender e ganhar dinheiro com uma delas, está no lugar certo! Quer saber quanto custam? Então, continue a leitura conosco.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o mercado de franquias teve um crescimento expressivo de 14,3%, comparado a 2021. Logo, apresentou um faturamento de R$ 211,4 bilhões. Essa expansão cria um cenário promissor para empreendedores que querem investir.

Advertisement

Dessa forma, preparamos o texto a seguir para apresentar uma lista com franquias famosas do Brasil, além de dicas sobre esse modelo de negócio. Acompanhe a leitura para saber mais!

Advertisement
Advertisement

9 franquias famosas que são enormes no Brasil

Para analisar franquias famosas grandes no Brasil, existem alguns critérios. Dessa forma, você pode escolher rede de franquias que têm, por exemplo, o maior número de unidades espalhadas pelo mundo, ou aquela que tem o maior faturamento.

Sendo assim, confira a seguir a seleção das franquias que preparamos. Separamos as franquias mais famosas dentre a relação das maiores do Brasil. Porém, a lista não segue uma ordem por tamanho. Acompanhe!

1. O Boticário

O Boticário é a segunda maior franquia do Brasil. A marca tem 3.687 unidades espalhadas pelo país. A empresa é muito conhecida, pois trata-se de uma rede de cosméticos brasileira que atua no modelo loja e quiosque.

Desse modo, a marca é pioneira no franchising no país e atua há quase 40 anos com beleza e cuidados estéticos. Segundo estimativas na marca, O Boticário está presente em 99% dos municípios do país, seja por meio de lojas físicas ou das milhares de revendedoras ativas.

A empresa também tem os principais selos de reconhecimento e qualidade em franchising. Portanto, em seu portfólio estão cerca de 850 produtos de perfumaria, cuidados pessoais e maquiagem.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 110 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. Cacau Show

A Cacau Show foi fundada em 1988 e é a maior rede de franquias do Brasil. Desse modo, é muito conhecida por seus chocolates tradicionais e finos.

Sendo assim, a rede iniciou sua atuação no franchising no ano de 2004 e o seu modelo de negócio hoje tem lojas, containers e quiosques. Atualmente, a empresa conta com 3.763 unidades.

Advertisement
  • Investimento inicial: a partir de R$ 64,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: a partir de 7 meses

3. McDonald’s

Como citamos, no caso das maiores franquias, existem alguns critérios que precisamos analisar antes de definir qual é a mais famosa. No entanto, quando se fala em fast-food, sem dúvida, no segmento de Alimentação, o McDonald’s é a marca mais conhecida.

Dessa forma, a franquia tem milhares de unidades em mais de 100 países, sendo 2.595 somente no Brasil. A marca também é figurinha fácil em filmes, eventos esportivos, programas televisivos etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2.670.000,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

4. Subway

O Subway também aparece na lista das franquias famosas brasileiras. A empresa está presente em mais de 112 países em todo o mundo.

Sendo assim, a marca já chegou a todos os estados brasileiros, contando com 1.861 unidades no total. A rede atua com comércio de sanduíches com base nas opções escolhidas pelo cliente. Logo, ainda tem planos para continuar crescendo no país.

  • Investimento inicial: não informado
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. AM/PM

Entre as melhores franquias para realizar um investimento de sucesso no Brasil está a AM/PM mini market. A empresa é uma rede de lojas de conveniência muito presente em postos de combustível.

Advertisement

Dessa forma, a marca nasceu na década de 1970 e é uma das maiores redes de franquias do país, que conta com 1.774 unidades franqueadas atualmente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

6. Burger King

O Burger King é uma das principais franquias de fast food no país. Dessa forma, a marca surgiu em 1954 e entrou no franchising brasileiro em 2011.

Atualmente, a empresa conta com quatro modelos de franquia, sendo restaurante com drive thru, restaurante de rua com salão, restaurante de shopping dentro da praça de alimentação e restaurante de shopping fora da praça de alimentação.

Portanto, hoje, a marca conta com 1.255 unidades franqueadas em atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,5 milhões
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Wizard By Pearson

A Wizard By Pearson é considerada a maior rede de ensino de idiomas do país. Sendo assim, a marca conta com 1 mil unidades em todo o Brasil.

Advertisement

Dessa forma, a escola de idiomas trabalha com metodologia exclusiva para sua rede de franqueados. A rede é focada no ensino de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, chinês, japonês e português para estrangeiros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

8. Bob’s

O Bob’s é uma das redes de franquias mais conhecidas e famosas do país. Dessa forma, a marca conta com 70 anos de experiência no mercado.

Hoje, trabalha com quiosques e lojas, oferecendo as modalidades: loja de rua, loja em praças de alimentação, store in store e drive-thru. Atualmente, a franquia possui 997 unidades no Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 929.891,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 32 a 40 meses

9. Chilli Beans

Fundada em 1997, a Chilli Beans atua no mercado de franquias desde 2001. A marca tem modelos de Loja Física e Quiosque. Assim, é a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, e tem cerca de 966 pontos de venda.

Dessa forma, a empresa foi pioneira no conceito de ótica self-service, que permite ao cliente experimentar os produtos expostos. Ainda, foi a primeira marca do segmento a inaugurar uma máquina de customização, que permite que o cliente fabrique seus próprios óculos.

Advertisement
  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Vale a pena abrir uma franquia famosa?

Se você deseja saber se vale a pena abrir uma franquia famosa, saiba que esse pode, sim, ser um bom negócio. Porém, é preciso analisar alguns fatores, entre eles o seu perfil empreendedor e afinidade com o setor escolhido.

Investir em franquias famosas do mercado de franchising é o sonho de muitos empreendedores. As franquias famosa, além de serem reconhecidas pelo público, podem ter maior credibilidade no mercado. 

Quando isso acontece, aumentam-se as possibilidades do reconhecimento, o que ajuda a franquia a se destacar sobre a concorrência local. Desse modo, as franquias famosas também costumam ter boas receitas.

Com esse capital maior, você pode investir em vários aspectos de suas franquias, como infraestrutura, tecnologia, marketing, entre outros. Além disso, quando você tem o apoio de uma grande rede, pode contar com os seus contatos para realizar boas negociações.

No entanto, franquias famosas não são garantia de sucesso. Por exemplo, se a unidade não estiver em um local apropriado ou se a equipe não for escolhida de forma adequada, isso pode atrapalhar o andamento do negócio.

Advertisement

Por isso, tenha sempre muito cuidado na hora de escolher seu investimento. Fique atento para ver se a marca atende ao seu perfil e se segue as regras, tal como está previsto na Lei de Franquia.

Além disso, a marca também precisa apresentar um documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). Nele, você terá uma série de informações que farão a diferença na sua escolha. A seguir, confira uma lista com as melhores franquias para você empreender e ganhar dinheiro.

Franquias de sucesso para você considerar investir

Explore uma seleção exclusiva de franquias de sucesso, cuidadosamente escolhidas para sua consideração de investimento.

Neste guia, apresentamos opções que abrangem diversos setores, desde Alimentação até Tecnologia. Cada franquia tem um histórico sólido e potencial de crescimento.

Assim, podem proporcionar oportunidades emocionantes para você que está em busca de sucesso no mundo das franquias. Acompanhe!

Advertisement
...Carregando..

Como escolher a franquia certa para abrir?

Escolher a franquia certa é um passo crucial para o sucesso como empreendedor. Então, comece por analisar suas paixões e habilidades, alinhando-as com as oportunidades de mercado. Depois, pesquise setores em crescimento e avalie franquias que se encaixam nesses segmentos.

A reputação da franqueadora é primordial. Investigar o histórico da empresa e conversar com franqueados atuais ajuda a obter opiniões valiosas.

Considere também o suporte oferecido. Treinamento, assistência e marketing são cruciais para o desenvolvimento do negócio. Por fim, calcule o investimento total e o retorno esperado.

Ao seguir essas etapas, você estará mais preparado para escolher a franquia ideal, alinhada com seu perfil e metas de empreendimento. Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Passo a passo para começar a sua franquia de sucesso

Iniciar sua franquia de sucesso requer um passo a passo bem definido. Comece por entrar em contato com a marca desejada, demonstrando interesse genuíno. Em seguida, analise minuciosamente o negócio, considere seu modelo e oportunidades de mercado.

Como você aprendeu até aqui, avalie detalhadamente a COF, compreenda os termos legais e financeiros. Planeje suas finanças de forma estratégica, calcule investimentos iniciais e operacionais.

A negociação com a franqueadora é uma etapa delicada, na qual você pode alinhar expectativas e acordos.

Finalmente, ao investir na franquia, siga as orientações da marca, adquira os recursos necessários e prepare-se para uma jornada empreendedora emocionante e promissora. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e lucre!

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje