Destaques ★FranchisingEmpreendedorismoSegmento: Alimentação

Franquias famosas: quais as maiores do Brasil? Quanto custam?

Bandeja com lanche do Mc Donald's sobre a mesa. Imagem ilustrativa do texto sobre franquias famosas.

Existem muitas franquias famosas que estão entre as maiores do Brasil. Quer saber quanto elas custam? Então, continue a leitura conosco.

O setor de franquias faturou R$ 167,2 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). As franquias que vamos apresentar hoje são responsáveis por parte desses bons números.

Dessa forma, preparamos o texto a seguir para apresentar uma lista com franquias famosas do Brasil, além de dicas sobre esse modelo de negócio. Acompanhe a leitura para saber mais!

Advertisement

9 franquias famosas que são enormes no Brasil

Para analisar franquias famosas que são enormes no Brasil, existem alguns critérios.

Dessa forma, você pode escolher rede de franquias que possuem, por exemplo, o maior número de unidades espalhadas pelo mundo, ou aquela que tem o maior faturamento.

Sendo assim, confira a seguir a seleção das franquias que preparamos. Selecionamos as franquias mais famosas dentre a relação das maiores do Brasil. Porém, a lista não segue uma ordem por tamanho.

1. O Boticário

O Boticário é hoje a maior franquia do Brasil. A marca possui 3.652 unidades e mais de 900 franqueados em todo o país. A empresa é muito conhecida e é uma rede de cosméticos brasileira que tem unidades de loja e quiosque.

Desse modo, a marca é pioneira no Franchising no país e atua há mais de 38 anos com beleza e cuidados estéticos.

O Boticário está presente em 99% dos municípios do país, seja por meio de lojas físicas ou das milhares de revendedoras ativas.

A empresa também possui os principais selos de reconhecimento e qualidade em franchising. Portanto, em seu portfólio estão cerca de 850 produtos de perfumaria, cuidados pessoais e maquiagem.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 110 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. Cacau Show

Pedaço de barra de chocolate em destaque. Imagem ilustrativa do texto sobre franquias famosas.
A especialidade da marca são os chocolates finos.

A Cacau Show foi fundada em 1988 e é considerada uma das maiores redes de franquias do Brasil. Desse modo, ela é muito conhecida por seus chocolates tradicionais e finos.

A rede iniciou sua atuação no franchising no ano de 2004 e o seu modelo de negócio hoje tem modelos de lojas e quiosques. Atualmente, a empresa conta com 2.827 unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

3. McDonald’s

Como citamos, no caso das maiores franquias, existem alguns critérios que precisamos analisar antes de definir qual é a mais famosa.

No entanto, quando se fala em fast-food, sem dúvida, no segmento de alimentação o McDonald’s é a marca mais conhecida.

Dessa forma, a franquia possui milhares de unidades em mais de 100 países, sendo 2.585 somente no Brasil. A marca também é figurinha fácil em filmes, eventos esportivos, programas televisivos etc.

Quer saber mais sobre a franquia? Assista ao vídeo abaixo e descubra, inclusive, o grande segredo da marca!

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2.670,000 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

4. Subway

O Subway também aparece na lista das franquias famosas brasileiras. A empresa está presente em mais de 112 países em todo o mundo.

Sendo assim, a marca já chegou a todos os estados brasileiros, contando com 1.862 unidades no total. Ela ainda tem planos para continuar crescendo no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 337.500,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. AM/PM

Entre as melhores franquias para realizar um investimento de sucesso no Brasil está a AM/PM mini market. A empresa é uma rede de lojas de conveniência muito presente em postos de combustível.

Dessa forma, a marca nasceu na década de 1970 e é uma das maiores redes de franquias do país, que conta com 1.841 unidades franqueadas atualmente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 97 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 111.371,00
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

6. Burger King

O Burger King é uma das principais franquias de fast food no país. Dessa forma, a marca surgiu em 1954 e entrou no franchising brasileiro em 2011.

Atualmente, a empresa conta com 4 modelos de franquia, sendo elas restaurante com drive thru, restaurante de rua com salão, restaurante de shopping dentro da praça de alimentação e restaurante de shopping fora da praça de alimentação.

Portanto, hoje, a marca conta com 1.242 unidades franqueadas em atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 270 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Wizard By Pearson

A Wizard By Pearson é considerada a maior rede de ensino de idiomas do país. Sendo assim, a marca conta com 1.102 unidades em todo o Brasil.

Dessa forma, a escola de idiomas trabalha com metodologia exclusiva para sua rede de franqueados. A rede é focada no ensino de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, chinês, japonês e português para estrangeiros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 110 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Mulher no celular com prédio ao fundo. Imagem ilustrativa do texto sobre franquias famosas.
O estudo de novas línguas faz a diferença para os negócios.

8. Bob’s

O Bob’s é uma das redes de franquias mais conhecidas e famosas do país. Dessa forma, a marca conta com 70 anos de experiência no mercado.

Hoje, ela trabalha com quiosques e lojas, oferecendo as modalidades Loja de Rua, Loja em Praças de Alimentação, Store in Store e Drive-Thru. Atualmente, a franquia possui 977 unidades no Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 502 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 48 meses

9. Chilli Beans

Fundada em 1997, a Chilli Beans atua no mercado de franquias desde 2001. A marca tem modelos de loja física e quiosque.

Ela é a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, e possui mais de 600 pontos de venda.

Dessa forma, a empresa foi pioneira no conceito de ótica self-service, que permite ao cliente experimentar os produtos expostos.

Ainda, foi a primeira marca do segmento a inaugurar uma máquina de customização, que permite que o cliente fabrique seus próprios óculos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 221.210,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Vale a pena abrir uma franquia famosa?

Se você deseja saber se vale a pena abrir uma franquia famosa, saiba que esse pode, sim, ser um bom negócio. Porém, é preciso analisar alguns fatores.

Dessa forma, investir em franquias famosas do mercado de franchising é o sonho de muitos empreendedores.

As franquias famosas são muito reconhecidas pelo público e podem ter maior credibilidade no mercado. 

Quando isso acontece, aumentam as possibilidades do reconhecimento, o que ajuda a franquia a se destacar sobre a concorrência local. 

Desse modo, as franquias famosas também costumam ter boas receitas. Com esse capital maior, elas podem investir em vários aspectos de suas franquias, como infraestrutura, tecnologia, marketing, entre outros.

Um homem e uma mulher apertando as mãos. Imagem ilustrativa do texto sobre franquias famosas.
Na hora de abrir a sua franquia, preste atenção nos fatores relacionados aqui.

Além disso, quando você tem o apoio de uma grande rede, pode contar com os seus contatos para realizar boas negociações.

No entanto, franquias famosas não são garantia de sucesso. Por exemplo, se a unidade não estiver em um local apropriado ou se a equipe não for escolhida de forma adequada, isso pode atrapalhar o andamento do negócio.

Por isso, tenha sempre muito cuidado na hora de escolher seu investimento. Fique atento para ver se a marca atende ao seu perfil e se segue as regras, tal como está previsto na Lei de Franquia.

Além disso, a marca também precisa apresentar um documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). Nele, você terá uma série de informações que farão a diferença na sua escolha.

Gostou do nosso conteúdo e deseja aprender mais? Confira o artigo: 13 franquias de sucesso no Brasil para você investir e lucrar”.

*Informações publicadas em JUNHO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Como escolher a melhor franquia para investir? 5 dicas para seguir

Artigo anterior

Feira de empreendedorismo: como funciona e quais as vantagens de participar de uma?

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.