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Franquias de esmalteria: veja as melhores opções para investir

Unhas e varias cores a disposição. Imagem ilustrativa texto franquias de esmalteria

Quando falamos em franquias de esmalteria, não sabemos a variedade de serviços que elas podem oferecer. São manicure, pedicure, unhas em gel, design etc. Assim, por ser um nicho variado, a área acaba atraindo os empresários que buscam mudar de vida.

Para entender esse cenário, é importante compreender, primeiramente, como funcionam as franquias. Esse modelo de negócio visa conceder o direito comercial de um produto e/ou serviço a um empresário terceiro. Em troca, ele ajuda a expandir a atuação da marca ao levá-la para outras regiões.

Já o franqueadora precisa oferecer treinamentos e suportes diversos. Isso possibilita que qualquer pessoa, dentro dos seus critérios, possa fazer parte da sua rede. É dessa forma é que se organiza um dos empreendimentos mais seguros que existem no Brasil.

Voltando o olhar para o segmento da beleza e estética, o empresário tende a ter bons resultados. Afinal, o brasileiro não mede esforços para se manter apresentável. Logo, preparamos o texto a seguir com um panorama do mercado e mais algumas dicas de franquias para você investir. Acompanhe a leitura.

Vale a pena abrir em uma franquia de esmalteria?

Abrir alguma das opções de franquias de esmalteria no Brasil é a oportunidade que muitos empresários precisam para mudar de vida. Para se ter ideia, estamos falando de um dos maiores mercados para atuar. De acordo com os números da Euromonitor, o país é o quarto maior consumidor mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que o brasileiro tende a gastar mais com estética do que com comida. Foram aproximadamente R$ 43 bilhões em produtos de higiene, beleza e cuidados pessoais.

Graças a esses números, e ao mercado crescente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem divulgado em seus cadernos de tendência a importância do mercado para as marcas que oferecem serviços de manicure. Porém, é necessário ir além dos tradicionais procedimentos.

De acordo com a entidade, a maquiagem para unhas por meio de técnicas como “nail color” ou “nail care”, estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros. Sem contar nos tratamentos para deixar as unhas mais saudáveis, fortes e resistentes.

Uma forma de oferecer tudo isso, é apostando nas franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse é um dos segmentos mais atrativos do momento. Apesar de fechar o primeiro semestre em baixa, devido à crise, a área de “Saúde, Beleza e Bem-Estar”, cresceu bastante no terceiro trimestre de 2020.

Atualmente, o faturamento do segmento está quase 10% maior que em 2019, considerado um dos melhores anos para as franquias no geral. Para se ter uma ideia da evolução, na metade de 2020, esses empreendimentos variaram 3% para menos, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Qual o melhor perfil para abrir uma franquia de esmalteria?

Vemos em close duas mãos cujas unhas estão pintadas em bege (dedos anelar e mindinho) enquanto as outras (indicador e dedo médio) foram pintados de pérola com detalhes em flor-dourado escurecido (imagem ilustrativa). Texto: franquias de esmalteria.
Abrir uma franquia de esmalteria é uma oportunidade de oferece serviços únicos no mercado.

Como estamos falando de traços humanos, não podemos definir qual o melhor perfil que existe para abrir algumas das franquias de esmalteria, por exemplo. Na verdade, o empresário que mais se destaca é aquele que consegue juntar o melhor que existe entre duas caracterizações mais gerais.

À primeira vista, existem aqueles empreendedores que conseguem lidar melhor com o público. Ou seja, tem maior poder de persuasão, atuam bem na linha de frente, sabem gerir conflitos e entendem a necessidade do seu público com mais facilidade. 

Enquanto isso, existe aquele perfil mais administrativo. Neste caso, o investidor é mais centrado nas questões internas do empreendimento, portanto, lida melhor com números, tem mais facilidade com questões burocráticas, com fornecedores e é mais estratégico.

Assim, fica fácil entendermos porque ambos podem fluir bem num negócio.

Agora, isso não quer dizer que por se identificar com algumas das características citadas tudo está garantido e seu empreendimento será um sucesso. Muito pelo contrário. É necessário continuar a jornada para aprimorar seus pontos fortes e desenvolver aqueles que considera mais fracos ou inexistentes.

Esse tipo de comportamento não tem influência apenas no desenvolvimento da unidade, financeiramente falando, mas também no comportamento e motivação de seus funcionários. Uma dica extra, busque fazer cursos e treinamentos. Eles vão lhe ajudar no crescimento profissional.

Todavia, isso não quer dizer que você irá ficar bom do dia para a noite, mas que terá mais condições de entender tudo o que cerca o seu negócio. Não adianta focar no administrativo e não tratar bem seus cliente. Ou ser bom de conversa e não conseguir lidar ou ter medo dos números.

7 franquias de esmalteria para investir e lucrar

Agora que você conhece as principais vantagens de abrir um empreendimento no setor, separamos algumas opções de franquias de esmalteria. Lembre-se sempre de analisar a marca como um todo para ter a certeza que ela se encaixa ao seu perfil e atente as suas perspectivas.

Para que seja um empreendimento de sucesso, é preciso encontrar o negócio perfeito! Se possível, vá até uma unidade, converse com um dos franqueados e faça uma busca nas redes sociais da empresa. Com verificações simples, você terá mais segurança sobre a marca.

Por último, não deixe de estudar com cuidado as informações reunidas na Circular de Oferta de Franquia (COF). Graças a esse documento, é possível observar diversos pontos importantes relacionados ao negócio, como o histórico da marca, valores e taxas, suas diretrizes, treinamentos, suportes etc.

1. Suav

Um boa opção para quem busca franquias de esmalteria, a Suav é forte concorrente no mercado. O sucesso da marca é resultado da sua inovação e pioneirismo no Brasil. A empresa foi uma das primeiras redes a oferecer o atendimento express e sem hora marcada.

Em outras palavras, em cenários em que o tempo está cada vez mais escasso, a Suav permite que o consumidor, na hora em que lhe for mais conveniente, se dirija a uma unidade da marca e usufrua do serviço de manicure, por exemplo. Mas a Suav oferece muito mais.

Além da esmalteria, há os serviços de escovaria, depilação e design de sobrancelhas. Outro diferencial da empresa, com relação aos seus concorrentes, além da velocidade no atendimento, está nos profissionais treinados e capacitados. São especialistas totalmente preparados.

Mesmo que esse seja um segmento que chame mais a atenção das mulheres, a empresa também atende o público masculino, que tem crescido a cada ano.

Outro ponto que vale destacar está relacionado ao suporte oferecido pela franqueadora. Ele permite que qualquer pessoa possa se tornar empreendedora, mesmo com pouca ou nenhuma experiência.

Sendo assim, quem quiser se tornar um franqueado tem a possibilidade de escolher entre dois modelos: um com investimento mais em conta não possui estrutura para escovaria, ao contrário do segundo modelo, com valor de investimento mais alto, mas que vem com o pacote completo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Suav e as vantagens de fazer parte do negócio, separamos o vídeo a seguir. Confira!

2. Nails2you

A Nails2you é uma empresa especializada em design de unhas. Utilizando técnicas e produtos importados, a marca acabou se transformando em uma referência no setor. Especializada no trato das peças em gel, o empreendedor terá um leque de oportunidades para desenvolver seu negócio.

Como resultado, atuando nessa frente desde 2016, a empresa pernambucana conta, atualmente, com quase 20 unidades espalhadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 110,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

3. Turquesa

Para quem busca franquias de esmalteria com foco na experiência do cliente, uma das possibilidades é a Turquesa. O centro oferece diversos serviços voltados para o cuidado com as unhas. Devido ao sucesso, a marca conseguiu levar o negócio para fora do país.

No Brasil, são cerca de 60 espaços oferecendo entre serviços de manicure e outros, como depilação, design de sobrancelha e estética em geral. Importante ressaltar: não é necessário ter experiência na área para fazer parte da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 53 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

4. Embelleze

O centro de formação profissional Embelleze é uma das melhores opções para quem deseja atuar no ramo de esmalteria, mas como formador de profissionais. A escola é responsável por preparar especialistas por meio de práticas diversas. Além do curso de manicure e pedicure, existem outros cinco.

São atuações que vão desde cabeleireiro à maquiagem, considerando o ambiente on-line para o aprendizado. Dessa forma, qualquer pessoa tem condição de acessar as aulas, seja por meio de um celular ou computador com acesso à internet. São quase 300 unidades pelo Brasil, atualmente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90,1 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

5. Unhas Cariocas

Mulher removendo esmalte de uma das suas mãos com equipamentos especializados.
A Unhas Cariocas conta com um método diferenciado para quem busca abrir uma franquia no setor.

Outra possibilidade entre as franquias de esmalteria, a Unhas Cariocas oferece diferentes tratamentos, tudo para entregar o melhor trabalho possível a seus consumidores. A empresa está presente em, pelo menos, 25 localidades.

Uma das vantagens de atuar na empresa é o seu mix de serviços, como depilação e estética corporal, além das técnicas utilizadas nos serviços. Sem contar na especialização de seus profissionais que aprendem algo realmente inovador.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

6. Posê

Rede de franquias voltada para depilação e design de sobrancelhas, a Posê é uma empresa que também oferece serviços de manicure. São mais de seis procedimentos que podem ser feitos em suas unidades, oferecidos ao público masculino e feminino.

Com mais de 10 anos de história, a empresa soma mais de 30 unidades pelo Brasil e busca expandir ainda mais sua área de atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 118,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

7. Instituto Ana Hickmann

Ao empresário que busca atuar preparando profissionais para o mercado de trabalho, uma das possibilidades é o Instituto Ana Hickmann. A empresa oferece aulas de unhas decoradas, manicure e pedicure, além dos cursos de moda sustentável e fotografia.

Sendo assim, a marca possibilita um amplo crescimento financeiro para o franqueado. Outro ponto atrativo é a possibilidade de se tornar um distribuidor de produtos da marca, além dos serviços de beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 205 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 16 e 18 meses

Ao longo do texto, foi possível observar diversas vantagens que o empreendimento oferece para seus franqueados. Não apenas por ser um mercado que gera bons resultados, mas também devido às oportunidades, com grande parte das marcas oferecendo mais de um serviço em seu catálogo.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias de esmalteria? Deseja aprender um pouco mais sobre o franchising? Continue navegando pelo site Top Franquias e leia o artigo “O que é uma rede de franquias? Vale a pena fazer parte?”.

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