O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Notícias » Franquias em Fortaleza: opções para iniciar o seu negócio

Franquias em Fortaleza: opções para iniciar o seu negócio

Sumário

Quando falamos em no Ceará, logo lembramos das belas paisagens de Fortaleza. Mas você sabia que além das belas praias e de ser um grande polo turístico, a capital é também bem promissora para os negócios? Conheça as opções de franquias em Fortaleza com oportunidades bem atrativas.

Não à toa, o Nordeste é tão promissor que faz parte do calendário de feiras de franquias, com eventos inclusive na cidade de Fortaleza

Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2017, o número de unidades de franquias abertas na cidade cresceu cerca de 9%.

Entre os 11 segmentos, alguns se destacam no franchising como os de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-estar.

Por isso, saiba que investir em franquias em Fortaleza pode ser uma grande oportunidade para se tornar empreendedor. Sem contar que poderá desfrutar de uma cultura e um ambiente extremamente rico e agradável.

Quer saber mais sobre as possibilidades das franquias em Fortaleza? Se você já é do Ceará ou se tem planos de se mudar para o estado, fique atento a esse conteúdo e saiba como ser um empreendedor de franquias no Nordeste.

Por que escolher investir em franquias em Fortaleza?

A pergunta é simples e a resposta também? Investir em franquias em Fortaleza é uma oportunidade de negócio como qualquer outra. Porém, com o potencial da região, que além de turística, também é considerada rica em consumo de produtos e serviços.

Segundo dados apresentados pela ABF, o franchising vem mostrando um ritmo de crescimento muito amplo em relação a abertura de novas franquias.

Ainda segundo a pesquisa, o Nordeste concentra 7,8% das franqueadoras e 2,5 % das unidades de franquias. Com potencial maior entre os estados do Ceará, Bahia e Pernambuco.

Como mencionamos na introdução deste artigo, existem alguns destaques entre os 11 segmentos. Na região, os segmentos mais fortes são as franquias voltadas para Alimentação, Esporte, Lazer e Educação.

Mas é possível investir em diversas modalidades pois existe um público que consome todo tipo de serviço.

De acordo com o IBGE, a capital do Ceará, a cidade de Fortaleza, tem uma população estimada de dois milhões e meio de habitantes. Além, é claro, da população que circula na cidade a passeio, já que o turismo é muito forte no local.

Por essas e outras, investir em franquias em Fortaleza será muito promissor. Existe bom público e altas demandas, principalmente nos meses de férias e nas épocas de feriados.

Referência turística do Brasil

Quando falamos em turismo, logo pensamos em regiões como o Nordeste. Automaticamente, a região é uma alternativa turística para muitos estrangeiros e também brasileiros que buscam conhecer as belezas naturais da localidade.

Por isso, ter franquias no Nordeste é uma maneira de investir em um negócio próprio com amplo potencial de vendas.

Além de conquistar uma grande oportunidade de morar em uma cidade turística tão bonita e bem vista como Fortaleza.

Não será só um trabalho, mas é um privilégio conseguir conciliar residência e profissão em uma ambiente fértil como esse.

Viver em um lugar paradisíaco e ainda desenvolver-se economicamente com seu empreendimento de franquias será surpreendente.

Região resistente a crises

Por incrível que pareça, o Nordeste tem características de resistência a crises mesmo em períodos conturbados da economia. Esse fato é devido ao comportamento dos estados do Nordeste.

Conforme dados do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no período de 2002 até o ano de 2015, houve um aumento de cerca de 3,5% ao ano em relação ao Produto Interno bruto (PIB) no Nordeste. Entre os estados, o Piauí se destaca com um aumento de 4,8% ao ano no mesmo período.

Dessa forma, é possível perceber como a região se comporta em relação a momentos de crises já vivenciadas anteriormente. Prevalece, então, o desempenho positivo do setor em comparação com as demais regiões do País.

Isso porque apesar da crise financeira, que assolou o País nos últimos três anos, a região se manteve firme.

Outro ponto positivo é que a região Nordeste  teve maior desenvolvimento territorial nas ultimas décadas no Brasil.

Ainda segundo a pesquisa do BNB, o que favoreceu esse desempenho foi o investimento em setores da economia, principalmente a indústria.

Bem como a produção e distribuição de bens considerados básicos como água, eletricidade, esgoto. Além disso, outras atividades financeiras vêm registrando bom desemepnho, como as voltadas para os setores de seguros e outros serviços.

Perfil do franqueado que deseja abrir uma franquia em Fortaleza

Primeiramente, iniciar seu investimento em franquias em Fortaleza pode parecer simples. Por mais que exista apoio da franqueadora, é importante estar atento ao perfil do empreendedor desta região.

Obviamente será necessário possuir vasto conhecimento dos costumes e da população local. Assim, você terá maior domínio sobre suas condições de empreendedor, além de quais opções serão mais favoráveis para o seu negócio.

Existem diversas opções de franquias na região e outras que, possivelmente, estejam com interesse em expandir sua operação para o Nordeste. Sendo assim, vale a pena pesquisar as opções disponíveis no mercado.

Outro ponto favorável é o clima tropical da região. Propício para determinados segmentos que favorecem o desempenho como franquias de Alimentação, Beleza e bem-estar, por exemplo.

Como ser um franqueado de sucesso no Nordeste?

mulher encostada com a mão no queixo sorrindo para camera
Para ser um franqueado de sucesso basta se preparar estudando bem a área de atuação e o terreno onde deseja instalar o seu negócio

Para se tornar um franqueado de sucesso no Nordeste, é importante se preparar para desempenhar o papel a que se propõe.

Seja em Fortaleza ou em qualquer outro local, será necessário tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas para chegar ao resultado que todo empreendedor de franquias deseja.

Se você não é da região, mas possui conhecimento suficiente para agregar um negócio na cidade, é possível contar com estudos internos da franquia. Eles irão possibilitar maior definição do seu público no momento de instalar a sua franquia.

Além disso, os estudos de geomarketing identificam por meio de geolocalização o foco de público de determinadas áreas, além do perfil dos concorrentes na região. A análise também identifica se o segmento que você irá atuar é forte naquele local.

Todo esse suporte será oferecido pela franqueadora no momento da implantação de sua franquia.

Vale ressaltar que é importante estar atento às características locais da região, voltadas para questões climáticas e sazonais. Isso pode interferir no tipo de serviço ou produto que irá oferecer.

Sendo assim, será importante ter bastante conhecimento na área para criar estratégias e, assim, driblar essas possíveis interferências.

Opções de franquias em Fortaleza

Como mencionamos ao longo deste conteúdo Fortaleza é uma cidade turística com grande potencial para instalação de franquias.

Não somente pelo seu potencial turístico, mas econômico resistente a intempéries e outras interferências econômicas.

Por isso, é ambiente bem fértil para empreender. Desde que você tenha interesse e conhecimento bastante para desenvolver uma boa atuação a frente do seu negócio.

Aqui vamos apresentar franquias que podem ser instaladas na cidade devido ao seu grande desempenho.

[raio_x_esf]

Como abrir minha franquia em Fortaleza?

franquias em fortaleza
Escolher o segmento ideal para o seu perfil é uma das dicas essenciais.

Até aqui você conheceu as oportunidades de negócios de franquias em Fortaleza. Gostou das opções que apresentamos?

Para escolher qual franquia é ideal para você, é importante não apenas analisar os valores de investimento. É também importante estudar bem o perfil da marca, produtos vendidos e mercado em que a rede está inserida.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Escolha a sua franquia

Antes de mais nada, o seu primeiro passo será escolher a sua franquia. Se tratando de franquias em Fortaleza, é importante saber se o modelo de negócio é ideal para a localidade, além de estar alinhada com os seus objetivos profissionais.

Para isso, pesquise bem sobre a marca na internet, entenda sobre o mercado de atuação, conheça os produtos e/ou serviços comercializados pela rede. Depois deste estudo, entre em contato com a franqueadora.

Entre em contato com a Franqueadora

Para realizar contato com a franqueadora, basta entrar acessar o site da marca. Nos sites das franquias há um formulário que os interessados devem preencher. Assim, a rede poderá entrar em contato com você para conhecer melhor o seu perfil e objetivos como futuro franqueado.

Converse com o consultor

Assim que receber o contato da franqueadora, você passará por uma análise de perfil. O momento é uma espécie de entrevista. Vale lembrar que você está escolhendo e analisando a empresa, mas também está sendo avaliado.

O objetivo é saber se você tem o perfil ideal de franqueado que a marca em questão está buscando. Isso porque existem algumas características que devem ser levadas em conta. Não só as características pessoais, mas também financeiras.

Por isso, seja sincero em relação as suas condições e objetivos, tire todas as suas dúvidas e analise se a opção está dentro do seu objetivo e condição financeira.

Analise bem a Circular de Oferta de franquia (COF)

homem com documento na mão fazendo uma leitura no notbook
O estudo da COF é de extrema importância para sua segurança na adesão da franquia

Após essa conversa sobre ao empreendimento, se o seu perfil for aprovado, você receberá um documento chamado Circular de Oferta de franquia (COF).

Sempre falamos em nossos conteúdos da importância da devida análise da COF. Independente de sua escolha, esse passo é extremamente necessário para que você defina se o modelo escolhido está de acordo com suas condições de investimento e objetivos para o futuro.

Dessa forma, será mais seguro aderir ao negócio se estiver consciente de todas as informações, e premissas da adesão da franquia. Neste documento constam taxas, informações sobre o suporte e treinamento, características da unidade, entre outras informações.

Por isso, se tiver dúvidas na hora de avaliar, peça ajuda a um advogado para esclarecer todas as informações que constam na COF e no contrato de franquia. Só assine o documento firmando o investimento se estiver de acordo com todas as informações que constam em ambos documentos.

Pague a taxa de franquia

Ao concordar com todas as informações da COF é a hora de receber e assinar o contrato da franquia. Bem como realizar o pagamento da taxa de franquia.

Essa taxa garante o direito de uso da marca, além da transferência de know how feito a todos os franqueados.

As devidas orientações sobre o pagamento da taxa e a assinatura do contrato são direcionadas pela franqueadora.

Inicie seu franqueamento

Agora chegou o momento de iniciar o seu processo de franqueamento. Nessa altura você já deve providenciar o seu cadastro junto a localidade como empreendedor.

Caso ainda não tenha, busque orientações com a franqueadora sobre o seu registro e abertura de CNPJ para regularização de sua empresa. O nome é da franquia, mas a razão social deve ser própria, até porque a gestão do negócio fica por sua conta.

Assim, é importante que já providencie todos os trâmites e dê inicio ao processo de implantação de sua franquia. Escolha o ponto e deixe que a franqueadora avalie se sua escolha está adequada ao objetivo do negócio.

Abra sua unidade de franquias em Fortaleza

mulher colocando uma plaquinha de "open" em uma vidraça de loja
Ao abrir sua franquia, esteja sempre disposto a atender o público de forma atenciosa.

Enfim, chegou o momento! Tudo pronto, loja instalada, reforma e adequação concluída. Estoque e colaboradores treinados e preparados para colocar em prática os objetivos do negócio. Este é o momento de mostrar que está preparado para iniciar o seu empreendimento de sucesso no Ceará.

Conte com as orientações e o suporte da franquia para realizar uma pequena inauguração do seu negócio a fim de chamar a atenção dos clientes. Não deixe de prestar um bom atendimento.

Seja um franqueado de sucesso em Fortaleza

Depois de passar por todas essas etapas, você já pode ser considerado um franqueado. Para ser um franqueado de sucesso, valorize todas as orientações que receber da franquia, siga as padronizações e tire todas as dúvidas com a franqueadora.

Assim, conseguirá alcançar os objetivos propostos e estará apto a compreender melhor as necessidades do seu negócio.

Faça seu cliente se sentir único e encante-o pelo seu modo de atender. Fidelizar o cliente é muito importante, principalmente no início do seu negócio.

Depois de saber todo o passo a passo de como abrir uma franquia em Fortaleza, continue estudando sobre o universo do franchising. Acesse o conteúdo: Por que devo considerar investir em franquias como meu primeiro negócio!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje