Destaques ★Franchising

Franquias em alta: saiba como faturar com elas

Franquias em alta: Homem com terno montando uma torre com de palitos

Apesar de vivermos um período de recuperação, existem franquias em alta que atuam em diferentes segmentos como o de Serviços Automotivos e de Casa e Construção. Essas são as melhores oportunidades para o empresário que busca mudar de vida. 

O momento de crise pode levantar diversas dúvidas para um empresário que está começando a sua jornada. Empreender é algo que exige bastante cuidado e atenção, principalmente em momentos de crise. Acontece que existe um modelo de negócio que ajudar a trazer mais confiança. 

É o caso das franquias. Esses empreendimentos são conhecidos por oferecer segurança e praticidade para os investidores. Durante uma crise, elas podem ser fundamentais para o seu sucesso, garantindo a você o know how necessário para tornar o seu negócio mais seguro do que um empreendimento aberto do zero. 

Advertisement

Para que você conheça um pouco sobre as franquias e conheça os passos para abrir uma unidade, separamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura. 

Como faturar com uma franquia?

Conseguir faturar com uma das franquias em alta no mercado não é uma tarefa muito difícil, principalmente quando passamos a analisar as questões que envolvem esse modelo de negócio. Dessa forma, antes de explicarmos como fazer isso, vamos informar um pouco mais sobre o sistema de franchise

O objetivo de abrir uma franquia é permitir que uma determinada empresa possa se expandir por uma região com mais facilidade.

Assim, a rede busca por empreendedores que desejam abrir um negócio para autorizar que possam explorar comercialmente os serviços ou produtos da marca em questão. 

Para que essa parceria possa funcionar da melhor forma possível, as franqueadoras, como essas empresas são conhecidas, oferecem treinamentos para que o empresário tenha acesso a todo o know how e expertise que adquiriu ao longo do anos.

Além disso, essa é uma forma de manter o empreendimento dentro dos padrões de qualidade. 

Afinal, imagine você, dono de uma marca que pretende se tornar nacional, expandindo pelos estados e cada uma das unidades trabalham de formas diferentes?

Certamente, se isso fosse adotado, nenhuma empresa conseguiria ter sucesso. Estamos falando também do público fidelizado que as franqueadoras carregam. 

Se cada espaço tiver um estilo e padrão diferente, o franqueado, que é empresário que deseja abrir uma franquia, acaba perdendo os clientes.

Apesar de possuir diversas regras que precisam ser cumpridas, o modelo é reconhecido como “semi-independente”. As questões relacionadas à gestão e administração ficam por conta do empreendedor. 

Graças a todos esses benefícios que apresentamos que as franquias possuem a menor taxa de mortalidade entre os negócios.

De acordo com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham as portas em um período de 10 anos. Já quem opta por iniciar um empreendimento sozinho, encontra uma taxa de mortalidade cinco vezes maior. 

Escolhendo um bom setor

Franquias em alta: Blocos de madeira com simbolos de diferentes setores
Existem diversos setores que oferecem boas condições para quem deseja empreender

Primeiramente, o caminho para escolher qual das franquias em alta investir começa pela definição do setor que você irá atuar. Essa busca precisa levar em consideração pontos importantes para o seu desenvolvimento profissional e nunca apenas questões financeiras. 

Foque sempre no segmento que irá proporcionar prazer a você ou aquele que sempre sonhou em trabalhar. Por exemplo, se não gosta e não entende nada de moda, não tem porque escolher este mercado apenas por acreditar que será uma boa decisão. 

A jornada de empresário é muito maior que as tradicionais oito horas de trabalho. Serão dias e noites, finais de semana e feriados dedicados a sua gestão. Logo, você precisa ter certeza que está no setor que realmente vale a pena.

Além disso, é necessário conhecer um pouco sobre os números que cada setor apresenta. Durante o primeiro semestre de 2020, período de maior impacto da crise, alguns segmentos apresentaram bons resultados. 

Segundo os dados levantados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), os principais foram Serviços Automotivos; Serviços e Outros negócios; Saúde, Beleza e Bem-estar; Comunicação, Informática e Eletrônicos; e Casa e Construção.

Todos registraram um faturamento maior ou se mantiveram dentro da margem esperada. 

Seguindo as orientações da franqueadora

Outra questão muito importante para determinar as franquias em alta para investir é seguir todas as orientações das franqueadoras. Como vimos, elas oferecem treinamentos e cada marca conta com orientações que precisam ser cumpridas para que o contrato seja mantido. 

Para isso, é muito importante que esteja ciente de todas as suas obrigações como franqueado.

Mas não se assuste. Antes mesmo de fechar o negócio, você tem acesso a um documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é entregue assim que você demonstra interesse em abrir uma unidade. 

No documento estarão todas as informações importantes para que o negócio possa acontecer, entre elas, as orientações que você precisa seguir enquanto franqueado.

Como a COF é entregue antes do contrato final, você deve estudá-la com calma. Não à toa, a Lei de Franquias obriga que exista um intervalo de 10 dias entre o recebimento da COF e a assinatura do contrato. 

Outra questão que é importante na hora de fazer a sua escolha é conversar com a franqueadora para conhecer as orientações que serão passadas a você.

Grande parte das questões que envolvem estrutura, ponto comercial e outras informações relacionadas à unidade física, não são apresentadas na Circular por serem dados muitos específicos.

Dessa forma, para que você tenha uma boa ideia do que irá acontecer, durante a entrevista com a franqueadora, faça perguntas para conhecer melhor a rede e ter uma ideia das obrigações que terá pela frente.

Lembrando que seguindo as regras impostas pela franqueadora, há boas chances do contrato não ser cancelado.

Se dedicando ao negócio

Por fim, um dos pontos mais importantes ao longo desse processo para encontrar as franquias em alta, é necessário buscar empresas que se aliam com o seu perfil de empresário.

Será alinhando essas duas questões que você terá condições de desenvolver um trabalho tranquilo e sem grandes problemas.

No geral, podemos dizer que existem pelo menos dois tipos de empreendedores no mercado. Primeiramente, aquele que tem mais identificação com a área comercial.

Ou seja, lida melhor com vendas, tem mais tato com o público, conta com boas técnicas de persuasão, consegue reverter situações com diálogo etc. 

Outro perfil é ligado àqueles com mais qualidades administrativas. Diferente do anterior, o empresário neste caso consegue ter maior facilidade com os números, tem a capacidade de solucionar situações apenas olhando dados, é mais estrategista e lida melhor com negociações. 

Ao conseguir conhecer essas duas frentes, o franqueado estará ainda mais perto de encontrar os empreendimentos que realmente valem a pena.

Apesar de existir duas vertentes, não quer dizer que você não possa aprimorar os pontos fracos que identificou em seu perfil. Inclusive, essa é uma prática recomendável para qualquer empresário. Dessa forma, você estará cada vez mais preparado para lidar com os problemas e situações diversas. 

Conheça franquias em alta para investir e lucrar

Conhecendo as característica para encontrar bons empreendimentos, separamos algumas franquias em alta para você poder investir com tranquilidade.

Acquazero

Franquias em alta: funcionário da Acquazero fazendo a limpeza de um capô
Para quem busca um empreendimento sustentável a Acquazero é uma grande oportunidade

A Acquazero é uma empresa que surgiu na cidade de São Paulo em 2009. Desde o começo, a marca pensou em oferecer um modelo de lavagem a seco para atendimento de veículos. Apesar de existir outras que faziam esse trabalho, o objetivo era proporcionar um serviço acessível para diferentes perfis de clientes.

Para isso, a marca desenvolveu a sua própria tecnologia para limpar veículos com pouca quantidade de água. Em pouco tempo, a Acquazero já contava com diversas unidades franqueadas espalhadas pelo país.

Mas o grande “boom” veio apenas entre 2014 e 2016, quando aconteceu a crise hídrica no Brasil e as pessoas passaram a procurar soluções mais sustentáveis para limpeza de veículos.

Para se ter uma ideia da economia gerada, ao lavar a parte externa de um carro, a Acquazero utiliza apenas 300 ml de água. Em contrapartida, um lava jato tradicional consome 300 litros de água para realizar o mesmo serviço.

Uma das grandes vantagens de fazer parte da Acquazero é a possibilidade de atuar com o aplicativo exclusivo desenvolvido pela marca.

Sem contar no atendimento a motos, caminhões, ônibus, barcos e até aviões. Caso o cliente também queira, a marca conta com serviços dedicados a limpeza de sofás, carpetes e outros móveis de casa.

Para se tornar um franqueado, o empresário pode escolher entre dois modelos de negócio. O home office permite que vá até o cliente e o investimento é mais baixo, afinal é preciso apenas conseguir um meio para se locomover.

Porém, caso queira uma estrutura física, existem outros modelos que permitem abrir a loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Echosis

Para quem deseja atuar num dos principais segmentos em alta nesse período, a Echosis oferece boas condições para atuar na área da comunicação.

A empresa, especialista em marketing digital, oferece uma oportunidade de franquia home office para ajudar clientes a ampliar sua presença na internet. 

Com serviços em redes sociais, Google Adwords, geração de leads, marketing de automação e outras possibilidades, a empresa conta com 37 unidades no Brasil e uma no exterior. Não à toa, é uma das principais referências para quem busca atuar nesse setor. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 14 meses

Acqio

A Acqio é uma empresa que está no mercado desde 2014 e oferece diversas oportunidades para os franqueados que buscam empreendimentos ligados a tecnologia. Oferecendo meios de pagamentos eletrônicos, a empresa está com aproximadamente mil franqueados em todo o Brasil. 

O grande diferencial da empresa é não oferecer apenas as tradicionais máquinas de cartões de crédito e débito. A Acqio trabalha com outras condições para que seus clientes possam encontrar soluções seguras, práticas, transparentes e simples para ampliar suas vendas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Ortoplan

Para quem busca um empreendimento ligado a odontologia, a Ortoplan oferece boas condições para o franqueado.

Atuando desde 1998, a empresa é conhecido por oferecer clínicas com atendimento especializado em diferentes áreas relacionadas ao sorriso, sempre prezando por preços justos ao cliente.

Dessa forma, ao se tornar franqueado você encontra uma grande oportunidade para mudar de vida. Reconhecida pela qualidade do seu trabalho e com um modelo de fácil administração, a Ortoplan está presente no Brasil e no exterior, com 35 unidades em operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 65,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Padaria Pet

Um projeto idealizado em 2010, tornou a Padaria Pet um empreendimento possível e com grande sucesso.

A empresa, observando a carência do setor de alimentação para animais de estimação, passou oferecer serviços que pudessem atrair os donos e seus amiguinhos, sempre com um bom preço e com produtos de alta qualidade. 

Assim, trabalhando com alimentos de padaria exclusivos para os animais, a empresa passou a se expandir em 2017. Atualmente, é considerada um dos maiores empreendimentos especializados no setor e conta com aproximadamente 10 unidades pelo Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 40 meses 

Para que você conheça outros empreendimentos baratos para investir, separamos mais cinco opções. Confira no vídeo abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=8YLlb3gt9hY&t=170s

Como vimos ao longo do texto, abrir uma franquia é algo relativamente simples e que oferece bons resultados. Porém, para que possa funcionar é necessário fazer pesquisas e levantamentos para identificar as vantagens de cada setor e empresa. 

Gostou do nosso texto sobre franquias em alta? Continue explorando o nosso site e veja mais conteúdos como esse. 

Franquias de beleza: conheça as melhores opções para investir

Artigo anterior

Negócios lucrativos que vão te fazer ganhar dinheiro de verdade

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.