O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » expansão de franquias » Melhores franquias de vestuário para investir em 2021

Melhores franquias de vestuário para investir em 2021

Sumário

As franquias de vestuário terminaram 2019 em alta. Para que esse movimento não se perca diante da crise, existem algumas marcas que oferecem condições diferenciadas para os futuros franqueados. 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ano de 2019 detectou mais um período de avanço do setor da moda. O faturamento subiu 5,7% e o número de franquias cresceu 1,8%. Se tornando, assim, o quinto ano consecutivo no aumento da receita. 

Além disso, antes da crise causada pela pandemia, a expectativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) era de um crescimento de 3% em média a cada 12 meses para os próximos anos. 

Porém, esse é um setor para quem gosta de fazer atendimento ou que tenha facilidade para lidar com pessoas. Ainda mais agora, que o mundo exige alguns cuidados extras para que esse tipo de negócio consiga se desenvolver com mais segurança.

Assim, desenvolvemos o texto a seguir para mostrar algumas dicas para que você consiga escolher as melhores franquias de vestuário para investir.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Dicas para fazer sucesso com as franquias de vestuário

Antes de escolher quais as melhores franquias de vestuário para você investir, é necessário conhecer algumas das boas práticas para se tornar um franqueado. Afinal, mesmo que tenha todo um suporte por trás, é necessário seguir algumas regras. 

Estude a Circular de Oferta de Franquia

Todas essas recomendações estão presentes em um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF).

Além disso, lá consta a história da marca, os dados dos atuais e ex franqueados dos últimos dois anos, pendências judiciais e valores. Por isso, o primeiro passo é estudá-la com cuidado e bastante atenção. 

A Circular deve ser entregue 10 antes da assinatura do contrato definitivo. Essa é uma das obrigações apresentadas na Lei de Franquias, caso seja desrespeitada o acordo perde a validade o franqueado perde o todo o investimento. 

Dessa forma, estude com bastante cuidado o conteúdo do documento. Caso precise de uma ajuda, não tema em procurar um advogado para ajudar nas partes mais burocráticas.

Porém, vale destacar que é obrigação da franqueadora redigir a COF de uma linguagem simples e de fácil compreensão.

Contrate um contador

Antes de iniciar um empreendimento como esse, é importante é ter um contador para auxiliar você na abertura da empresa. Por mais que você esteja investindo em uma marca que existe no mercado, é necessário passar por toda a burocracia de abertura de negócio. 

Dessa forma, esse profissional irá ajudar você com os documentos, formulários para conseguir o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e os alvarás de funcionamento nos órgãos federais, estaduais e municipais.

O papel do contato será ainda mais importante nos casos de uma sociedade, que é um processo de abertura que conta com mais documentos e precisa de um cuidado maior. Afinal, se trata do dinheiro e responsabilidade de duas pessoas distintas.

Estude o setor

pessoas estudando dados de mercado franquias de vestuário
Conhecer bem o setor é uma das formas de se preparar para o investimento.

Uma das recomendações para qualquer empreendimento que for iniciar, e não apenas nas franquias de vestuário, é ter um conhecimento minimo sobre o setor em que está prestes a entrar. Lembre-se sempre de optar por um segmento que realmente lhe atraia.

Apostar em um setor apenas por causa do dinheiro, pode ser o primeiro passo para a sua falência como empresário. É do senso comum que fazemos as coisas com muito mais intensidade se amamos a área em que atuamos.

Sem contar que um empreendimento é um negócio que irá demandar muitas horas do seu dia, muito além das oito horas tradicionais de trabalho.

Por fim, é necessário que o empresário tenha noções administrativas e organizacionais para que não coloque em risco o seu empreendimento. Ou seja, ter bom senso e dedicação para conseguir atingir o sucesso. 

Atue na linha de frente

Mesmo que seja o dono, é importante que você atue na linha de frente das vendas e sirva de exemplo para os demais colaboradores da sua unidade. Por mais que todos passem pelo mesmo treinamento, é sempre bom ter uma referência de como se lidar com os problemas do dia a dai.

Essa é uma ação muito bem vista por outros empresários e fará da sua unidade um local de sucesso. Sem contar que além de conhecer o público e entender suas necessidades, você será capaz de identificar como o mercado se comporta e traçar ações que o diferem das demais marcas.

Como escolher a melhor franquia de vestuário?

Existem diversas opções de franquias para quem deseja apostar em franquias de vestuário. Dessa forma, para conseguir escolher a melhor marca é necessário fazer um levantamento de qualidade. 

Pesquise o custo benefício

Para evitar que tenha problemas no futuro, o primeiro pensamento que deve ter é não optar pela empresa que oferece o investimento mais barato que achar. Por mais atrativo que pareça, esse é um empreendimento que pode sair mais caro. 

Isso porque, as franquias precisam garantir as melhores condições para você alcançar os resultados esperados. Ou seja, por meio de treinamentos e suporte que realmente façam a diferença para o empresário. 

Assim, se escolher uma franqueadora mais barata sem a certeza que terá um acompanhamento adequado, as chances de falir são maiores. Mesmo diante de toda segurança desse modelo de negócio, um trabalho mal feito será determinante para o fim.

Faça um levantamento das opções

homem analisando dados
O levantamento é essencial para identificar a rede ideal para o seu perfil.

A melhor maneira de encontrar a franquia ideal para você, é fazendo um levantamento para descobrir as com melhores custo benefício. Para isso, existem duas maneiras de conhecer mais a fundo sobre a marca. 

Primeiramente, é recomendável que faça uma busca em sites de busca para descobrir matérias, opiniões e recomendações referentes a franqueadora. Para isso, também existe o site “Reclame Aqui!”. 

Esse portal é responsável por reunir diversas opiniões sobre empresas diversas. Com isso, o empresário consegue certificar que a marca está sendo bem vista pelo mercado e que outros franqueados estão satisfeitos com a parceria.  

Já a segunda opção é por meio da COF. No documento existe uma lista com os atuais e ex franqueados dos últimos dois anos. Com as informações, o empreendedor pode entrar em contato com os demais empresários e conhecer um pouco mais sobre a rotina. 

Essa pesquisa irá ajudar a conhecer o dia a dia de trabalho junto a marca, como ela se comporta diante dos problemas, de que maneira ela entrega o suporte prometido, se o treinamento realmente faz a diferença. 

Sem contar no fundamental: como o público tem reagido ao negócio. Principalmente para as empresas que trabalham com vestuário. De nada adianta peças apenas bonitas, mas com qualidade e conforto abaixo do esperado. 

Conheça o ritmo da franqueadora

Outro ponto que vale a pena observar antes de definir qual das opções de franquias de vestuário, é entender como o seu cliente se comporta. Uma das grandes vantagens desse setor é que praticamente não existe cliente fidelizado. 

Ou seja, dificilmente você irá encontrar um consumidor que compra apenas na sua loja. Esse é um fator super importante para o desenvolvimento do seu negócio. Afinal, as suas chances de ter sempre pessoas consumindo na sua unidade são maiores. 

Por isso, antes de escolher a franqueadora, busque conhecer o fluxo de coleções da marca, como ela se comporta diante das tendências etc.

Lembre-se também de estudar os seus prováveis concorrentes diretos e indiretos. Tudo pode influenciar no seu momento de definição.

Franquias de vestuário para investir em 2021

Agora que você sabe brevemente se o seu perfil é adequado para trabalhar nas redes de franquias de vestuário, separamos algumas opções de franquias para que escolha a melhor dentro das suas condições financeiras. Confira! 

[raio_x_esf]

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje