Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Franquias de tecnologia baratas para investir e lucrar rápido


Rodrigo Brito | 18 ago 2023
Franquias de tecnologia baratas para investir e lucrar rápido

As franquias de tecnologia têm como uma das suas principais características o seu alto faturamento. Parte desse resultado se dá pela tendência do mercado. Desse modo, preparamos o texto a seguir para apresentar os benefícios dessa área e listamos algumas marcas para você empreender e lucrar.

O estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que o mercado de franquias

Advertisement
 teve um crescimento expressivo de 14,3%, em 2022, comparado ao ano anterior. Assim, trata-se de uma oportunidade promissora para quem quer ganhar dinheiro com o próprio negócio.

Mas antes de apresentar as vantagens desse negócio, é importante destacar que as franquias são empreendimentos que visam ajudar uma determinada marca a expandir a sua área de atuação. Dessa forma, o empresário adquire o direito de explorar comercialmente seus serviços e produtos. 

Advertisement
Advertisement

Porém, para que essa união possa trazer bons frutos, o franqueado deve seguir as orientações e regras impostas pela franqueadora.

Isso porque, é graças a esses cuidados que os empreendimentos têm conseguido os números positivos de crescimento. Quando falamos do segmento de Tecnologia, esse sucesso é ainda maior. Continue a leitura!

Quais tipos de negócios são franquias de tecnologias?

À primeira vista, para que uma empresa seja considerada uma das franquias de tecnologia, não precisa atuar especificamente em apenas uma frente.

Existe toda uma gama de segmentos que fazem o uso de softwares ou aparelhos eletrônicos para otimizar seus processos e melhorar suas vendas, por exemplo. 

Embora estejam direcionadas para o segmento de “Comunicação, Informática e Eletrônicos”, esses empreendimentos podem favorecer restaurantes, lojas ou qualquer outro tipo de estabelecimento que deseja modernizar as suas ações.

Sendo assim, é praticamente impossível reduzir a atuação desse tipo de negócio a somente um segmento. 

Logo, uma franquia de tecnologia também pode ser útil para outras empresas, como as redes que atuam com as tradicionais máquinas de cartão, ou até mesmo com um sistema de controle financeiro.

Advertisement

As possibilidades de atuação são diversas, mas existem alguns pontos que o franqueado precisa observar antes de escolher a franqueadora. 

Mesmo tendo atuação ampla, podemos dizer que esse tipo de unidade sempre irá trabalhar em alguma frente como marketing digital, big data, segurança cibernética, aplicativos, internet, blockchain e até com a tecnologia da informação. 

Mas, antes de você escolher alguma marca desse segmento, é muito importante compreender que, por mais simples que possa parecer, é um processo que exige muita atenção e cuidado. Estamos falando de algo que irá mudar os rumos da sua vida, mas também vai tomar o seu tempo e exigir dedicação. 

Por isso, não deixe de estudar detalhadamente as possibilidades de mercado por meio das informações que constam na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Números e vantagens do setor de tecnologia no franchising 

Antes de conhecermos as vantagens desse segmento, é importante observar alguns números que tornam o empreendimento tão atrativo.

Advertisement

Embora, no período da pandemia tenha sido difícil para muitas empresas, as franquias de tecnologia no setor de “Comunicação, Informática e Eletrônicos” apresentaram bons números.

Para se ter uma ideia, em 2022, segundo a ABF, o setor faturou R$ 6,7 bilhões. Muito desse avanço se deu devido à busca de outros segmentos por soluções tecnológicas para se adequar às novas questões do nosso tempo e, consequentemente, do mercado.

Por exemplo, muitas empresas passaram a apostar no e-commerce e no desenvolvimento de aplicativos próprios. Os dados apresentados também mostram a solidez desse segmento. Porém, existem outras vantagens possíveis de serem observadas. 

A principal é que grande parte das marcas que atuam com tecnologia oferecem um modelo de negócio com investimento inicial baixo, formato conhecido como microfranquia. Mesmo assim, ainda que por um valor inferior de investimento, a rentabilidade costuma ser alta e muito atrativa. 

Mas uma questão que vale a pena observar nesse tipo de empreendimento diz respeito ao modelo de atuação.

Advertisement

Nem todas exigem uma estrutura física para atuar. Assim, o franqueado precisa ter apenas acesso à internet e um computador. Isso acontece, pois a grande maioria dos negócios trabalha com o formato Home Office. A seguir, confira as opções de franquias para empreender no setor de Tecnologia.

Confira excelentes franquias de tecnologia para investir!

Para que você possa ficar por dentro das franquias de tecnologia que mais chamam atenção no mercado, separamos algumas marcas que oferecem boas oportunidades para empreender e ganhar dinheiro. Vale lembrar que todas têm atuação bem ampla e não se limitam apenas a um segmento. Acompanhe!

...Carregando..

Qual a melhor franquia de tecnologia para abrir?

Considere a sua afinidade com o setor e tendências do mercado. Depois, realize uma pesquisa aprofundada para identificar demandas e concorrentes.

Em seguida, avalie a reputação das franquias em vista, identifique sobre o sucesso prévio e suporte oferecido. Os custos iniciais, taxas e retorno esperados devem ser claros. Uma franquia com modelo de negócios escalável e inovação contínua é valiosa.

Por fim, escolha também deve levar em conta localização e público-alvo. Esteja atento ao contrato, direitos e obrigações. Com cuidado e análise, você pode encontrar a franquia tecnológica ideal para empreender com sucesso.

Advertisement

Perfil ideal para trabalhar no nicho de tecnologia

No dinâmico nicho de tecnologia, o perfil ideal para se destacar combina habilidades técnicas sólidas com paixão por inovação.

Profissionais com curiosidade, capacidade de resolução de problemas e sede por aprendizado são valiosos. Flexibilidade e adaptação às mudanças são essenciais em um ambiente em constante evolução.

Para aqueles que desejam entrar no mundo das franquias de tecnologia, o perfil ideal do franqueado transcende o conhecimento técnico.

Logo, é necessário ser um líder enérgico, capaz de gerenciar equipes e tomar decisões estratégicas. Habilidades de comunicação eficaz e compreensão das tendências do setor também são cruciais para o sucesso duradouro.

Como começar uma franquia de sucesso?

O primeiro passo é entrar em contato com a marca que despertou seu interesse. Em seguida, é essencial analisar detalhadamente o negócio, compreender seus produtos, mercado-alvo e concorrência.

Advertisement

Avaliar a COF é a próxima etapa, examinando as informações legais e financeiras fornecidas pela franqueadora. Planejar suas finanças cuidadosamente é fundamental, considerando os custos iniciais e as despesas operacionais.

Na sequência, ao negociar com a franqueadora você pode discutir termos e condições do contrato. Uma vez satisfeito, é hora de investir na franquia, por meio da adesão dos equipamentos e as orientações da marca.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Ao seguir esses passos com atenção e diligência, você aumentará suas chances de lançar e administrar uma franquia de sucesso, inserindo-se de forma sólida no mercado.

Como vimos ao longo do texto, trabalhar com tecnologia oferece diversas oportunidades para os franqueados. São diferentes tipos de empresas, que atuam em diversas frentes. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

Advertisement

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas