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Top 10 franquias de sucesso: inspire-se para começar seu negócio próprio

Vários blocos representando uma rede de franquias. Cada um conectado com o outro. Imagem ilustrativa texto franquias de sucesso

Franquias de sucesso podem ser encontradas com frequência no Brasil. Isso mostra o quão seguro este empreendimento pode ser.

De acordo com um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de mortalidade entre as franquias é a menor que existe. Dentro de um período de 10 anos, apenas 15% desses empreendimentos unidades abertas fecham.

Vale destacar que nem sempre o motivo do encerramento das atividades é a temida falência, sendo possível o encerramento dos contratos ou sua não renovação. Ao contrário, quando olhamos para as empresas abertas do zero, essa taxa chega ser cinco vezes maior.

Quando se trata de empreender, sempre haverão riscos. Não importa se você está investindo na empresa mais rentável do mundo, é preciso levar em consideração alguns fatores para que as operações da empresa sigam firmes.

No caso das franquias, podemos considerar a transferência de know-how e expertise oferecida ao franqueado como dois desses fatores que auxiliam na permanência do negócio no mercado.

Nesse sentido, para que você conheça um pouco mais sobre as franquias de sucesso, seus mercados e tendências, para começar a investir, nós preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura!

As 10 principais franquias de sucesso no Brasil para você investir

Encontrar franquias de sucesso para investir no Brasil não é tarefa complicada. No entanto, para que elas pudessem compor o hall das 10 melhores do país, foi preciso muito esforço e dedicação por parte de seus franqueadores e franqueados.

Por isso, antes de mais nada, é importante que você entenda melhor como esse modelo de negócio funciona.

As franquias são negócios que permitem a exploração comercial de produtos e serviços de uma determinada empresa por um empresário terceiro. Dessa forma, ele entra no mercado tendo acesso a todo o know how responsável por transformar o negócio em uma referência. Ao mesmo tempo, a franqueadora consegue expandir a sua área de atuação.

Para que essa parceria possa ser tranquila e oferecer ganhos para ambos os lados, é necessário seguir alguns passos. A princípio, é importante conhecer a Lei de Franquias, código responsável por regularizar todo o processo de franqueamento, bem como a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse documento reune todas as informações necessárias para que o negócio possa sair do papel da maneira mais transparente possível. Ao mesmo tempo, a franqueadora também precisa oferecer treinamentos e suportes ao franqueado. Durante o processo, o empresário deve seguir todas os padrões propostos pela marca.

Apesar dessa organização, as questões que envolvem a administração e gestão do negócio são de responsabilidade exclusiva do dono da unidade. Por causa disso, as franquias também são conhecidas como semi-independentes.

Passando para a lista, todas as empresas que separamos conseguiram indicar o melhor caminho rumo ao sucesso para seu franqueados. Sendo assim, elas figuram hoje no hall dos modelos de franquias que são referência no mercado.

1. Acquazero

A Acquazero surgiu em meados de 2009, com o intuito de oferecer um método novo e acessível para limpeza de carros. Dessa forma, a empresa conseguiu desenvolver o seu próprio produto biodegradável para realização dos serviços. Apesar da concorrência, ela foi a primeira a oferecer um preço justo.

O grande boom da franqueadora aconteceu durante a crise hídrica, entre os anos de 2014 e 2016. Neste período, várias cidades brasileiras adotaram o rodízio de água como forma de manter o abastecimento e evitar um colapso no sistema.

Assim, com um bom valor de serviço e a crescente busca por procedimentos econômicos e ecologicamente amigáveis, a marca conseguiu decolar e se espalhar por todo o Brasil. Atualmente, a Acquazero é considerada a maior franquia de Limpeza Ecológica do mundo.

Com o passar dos anos, vislumbrando novas oportunidades no mercado, para além dos carros, a empresa passou a ofertar seus tradicionais serviços de estética automotiva também para motos, caminhões, ônibus, barcos e até aviões. Outro nicho de mercado cuja empresa decidiu atuar foi o da limpeza em objetos domésticos, como sofás, colchões, janelas, entre outros.

São muitas as possibilidades de um franqueado da Acquazero. Nesse sentido, quem optar por esse empreendimento, poderá escolher entre duas categorias de negócio: home office e loja física.

A primeira é voltada para quem deseja fazer um investimento menor, com bom retorno financeiro, indo até os clientes para realizar o serviço contratado. A segunda opção, em função do espaço, aumenta sua capacidade de atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Saiba mais sobre a Acquazero no vídeo que separamos abaixo. Confira!

2. O Boticário

Entre as grandes franquias de sucesso, temos O Boticário. A empresa é uma das principais referências do mercado brasileiro e mundial quando se fala em perfumaria.

Criada na década de 1970, a marca foi desenvolvida por dois profissionais recém formados que buscavam uma maneira de ganhar dinheiro e melhorar de vida.

Atualmente, a empresa conta quase 4 mil pontos de venda espalhados quase todos os municípios do país, entre lojas físicas e revendedoras.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

3. Cacau Show

Entre as melhores possibilidades no segmento alimentício temos a Cacau Show. Considerada uma das maiores redes de franquias, a empresa é especializada no comércio de chocolates finos e semelhantes.

Devido à qualidade de seus produtos e um plano de negócio atraente, era de se esperar que a empresa alcançasse tamanha fama e reconhecimento.

Presente no mercado desde 1988, a franqueadora busca se manter atualizada, e conta com uma variedade de produtos para todos os gostos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

4. Acqio

Se você é um empresário que está em busca de um negócio barato e voltado para meios de pagamentos, entre as franquias de sucesso com baixo investimento, temos a Acqio.

Apesar de seus poucos anos de existência, a empresa é reconhecida por oferecer boas condições para quem precisa utilizar cartões de crédito e débito para realização de vendas.

Uma das grandes vantagens da empresa, com relação aos concorrentes, é a transparência do negócio e a possibilidade de receber, em até quatro dias, o dinheiro das vendas parceladas em até 12 vezes.

São mais de 1,7 mil franquias no Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

5. Kumon

Sendo à mesa, uma criança acompanha de computador e um livro, escreve algo em seu caderno (imagem ilustrativa). Texto: franquias de sucesso.
O Kumon é um empreendimento voltado para o desenvolvimento lógico de crianças e adolescentes.

O método inovador do Kumon é utilizado no mundo há anos. Criada no Japão, a instituição de ensino busca auxiliar seus alunos no desenvolvimento lógico e autodidatismo.

Apesar de ser muito conhecida pelo ensino da matemática, o Kumon também oferece curso de português, inglês e japonês.

Para se ter uma ideia do sucesso, são milhões de alunos atendidos em 55 países. Só no Brasil, são mais de 1,5 mil unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,8 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

6. Jet Oil

Entre as franquias de sucesso para cidades pequenas, médias ou grandes, temos a Jet Oil como uma possibilidade. Porém, diferentemente das demais opções da lista, para se tornar um franqueado, o empresário precisa estar atento a uma importante condição.

Por ser parte da rede de postos Ipiranga, só é possível abrir uma unidade junto ao posto. Mas calma, isso não significa que você precisa ser dono do posto para abrir uma unidade da Jet Oil.

É necessário apenas que consiga entrar em contato com um proprietário que esteja disposto a ceder o espaço para a unidade. Atualmente existem mais de 1,4 mil franqueadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. McDonald’s

Essa é sem dúvida uma das maiores empresas do mundo quando o assunto é restaurante fast-food. Criada em 1955, O McDonald’s carrega uma história inspiradora. No Brasil, a empresa está presente em diversos estados, nas mais de 2,5 mil unidades.

Porém, para se tornar um franqueado do Mcdonald’s é preciso ficar atento a algumas exigências feitas. Entre elas, a necessidade de ter experiência prévia com gestão e administração. Além de um bom aporte financeiro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,5 mi
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

8. Óticas Carol

Criada na década de 1990, a Óticas Carol é uma das mais tradicionais do segmento de óculos e acessórios. Ao longo dos mais de 20 anos de experiência, a empresa se destacou pela qualidade de seus produtos e serviços.

Considerada a maior rede de franquias de óticas do Brasil, a empresa espera ultrapassar, em breve, o número de 1,4 mil unidades em todo o país. Vale destacar que os empresários que apostam na franqueadora, tem acesso ao mais moderno Laboratório Digital da América Latina.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado  

9. Bob’s

A maior rede de fast-food de origem brasileira, o Bob’s é uma marca que nasceu no Rio de Janeiro, e tem conseguido expandir o seu nome pelo país. Um dos grandes carros chefes da empresa é o seu tradicional milk shake com achocolatado crocante, além dos tradicionais sanduíches.

São mais de mil unidades em todo o Brasil. Dessa forma, a empresa tem conseguido levar o que há de melhor para seus clientes, se tornando ainda mais conhecida.

Apesar de possuir grandes concorrentes, a marca oferece bons resultados e tende a entregar uma boa saúde financeira para seus franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 77 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: entre 32 e 48 meses

10. Chilli Beans

Casal tira selfie usando óculos descolados (imagem ilustrativa). Texto: franquias de sucesso.
A Chilli Beans é responsável por criar linhas de óculos exclusivas. A marca está presente em diversas cidades brasileiras.

Uma das marcas brasileiras mais conhecidas no mundo, a Chilli Beans é uma das franquias de sucesso que oferece boas condições para os franqueados conseguirem desenvolver o seu negócio. Atualmente, o seu principal foco está na venda de óculos escuros, armações, relógios e outros acessórios de moda.

Com unidades no Brasil e no exterior, a marca contabiliza mais de 800 lojas ou quiosques. Com mais de 20 anos no mercado, ela pode ser considerada a principal referência no ramo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 193,3 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Quais as tendências de negócios promissores para abrir?

O mundo está em constante mudança. Quando observamos essas movimentações no mundo dos negócios, as modificações ficam ainda mais evidentes. Afinal, nada é mais sensível a alterações do que os mercados. Por isso, diversas empresas estão sempre de olho no futuro.

Ou seja, projetar o futuro da marca é uma forma prática para conseguir prever e identificar as principais mudanças que irão acontecer no mundo dos negócios. Quando pensamos em como ter uma franquia de sucesso, esse é um ponto de bastante importância.

Afinal, seu desenvolvimento tecnológico, atualização de produtos e serviços e ampliação do público, por exemplo, vão depender exclusivamente da visão que os envolvidos com a marca têm sobre novas tendências.

Nesse sentido, muitas possibilidades podem surgir e, por isso, separamos os segmentos em que diversas marcas atuam para apresentar as principais mudanças que devem ocorrer nesses mercados nos próximos anos.

Alimentação

Os empreendimentos ligados ao segmento de Alimentação serão um dos mais afetados por novas tendências. Muito dessa movimentação estará atrelado aos novos hábitos alimentares envolvendo dietas vegetarianas e veganas.

Esses estilos de vida têm ganhado cada vez cada vez mais adeptos, se consolidando como uma fortíssima tendência.

Casa e Construção

Quando falamos do segmento de Casa e Construção, o franqueado poderá atuar em diferentes frentes, indo da manutenção à decoração. Dessa forma, surgem diversas tendências de negócios. Por exemplo, a busca por sistemas edificantes mais sistentáveis.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

As franquias de sucesso deste segmento têm conseguido ganhar o mercado devido as estratégias do Marketing Digital. Vivemos em uma era em que ter visibilidade no ambiente digital é fundamental para qualquer empreendimento. Porém, ainda existem aqueles que não enxergam as suas vantagens.

Podemos dizer que essa é uma das principais tendências quando analisamos a área. Para se ter uma ideia, estima-se que até 2023, mais da metade dos orçamentos em publicidade das empresas serão direcionados para campanhas virtuais.

Entretenimento e Lazer

Cadeiras de cinema. Temos duas em evidência: há um balde de pipoca no chão e um copo dentro do suporte (imagem ilustrativa). Texto: franquias de sucesso.
Apesar da crise, diversas empresas do segmento têm conseguido encontrar soluções.

Muito se especula sobre as saídas que o segmento de Entretenimento e lazer oferecerão aos mercados após o período de pandemia. Nesse sentido, podemos esperar novas maneiras de organizar eventos, de acessar salas de cinema e teatros, de ir em shows de música ou mesmo festas, por exemplo.

Olhando para esse novo mundo, as franquias de sucesso que oferecem algum tipo de entretenimento digital ganharão muita força. Para se ter uma ideia, segundo a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, da PwC, espera-se que o setor movimente cerca de 43,7 bilhões de dólares em 2021.

Hotelaria e Turismo

Outro setor que caminha de volta para o sucesso é o turismo. Entre as tendências tendências para a área estão a personalização de pacotes, preços mais acessíveis e as políticas de segurança para evitar problemas de segurança e saúde.

Dessa forma, o futuro franqueado deve buscar por empresas que oferecem condições para atender a essa nova realidade. Lembrando, as inovações tecnológicas também se farão presentes aqui.

Limpeza e Conservação

Ainda que o setor não tenha sofrido tantos impactos com as recentes crises financeiras e sanitárias, nada impede que as tendências para o mercado não possam ser analisadas.

Entre elas, a principal se volta para atuações preocupadas com a sustentabilidade.

Moda

As franquias de sucesso do ramo de Moda que tem conseguido registrar os melhores números são aquelas que oferecem algo mais humanizado. Ou seja, não são lojas que pensam apenas na venda, mas também no trato do pós-venda. Devido a essa reinvenção, espera-se crescimento maior que 3% em 2021.

Saúde, Beleza e Bem-estar

Vivemos em uma sociedade cada vez mais preocupada com a aparência e que considera os gastos com o setor uma questão de necessidade, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Atualmente, no mercado, existem empresas que conseguem atender qualquer pessoa sem hora marcada, o que muitos países da Europa e os Estados Unidos chamam de atendimento express.

Serviços automotivos

Homem embaixo de um carro estendido para manutenção.
As empresas de serviços automotivos têm apostado cada vez mais em tecnologias.

Não só de venda de carros vive o setor de serviços automotivos. Muitos consumidores desejam serviços de manutenção mais eficientes, por exemplo. Sendo assim, dentre as tendências do setor, estão os chamados serviços ecologicamente amigáveis, cuja qualidade e eficiência estão ligados a preocupação com o meio ambiente.

Nesse sentido, precisamos destacar o aumento das buscas por serviços mais tecnológicos alinhados à sustentabilidade.

Serviços e outros negócios

Este é um segmento que oferece diversos serviços como corretoras de seguros, facilitadoras de crédito, energia solar, recursos humanos, medição de terrenos etc. Assim, fazer um levantamento das tendências fica mais complicado.

Dessa forma, é aconselhável que o franqueado faça um estudo minucioso sobre a área o negócio que deseja atua. Converse com outros franqueados do segmento para descobrir se o investimento realmente vale a pena.

Serviços educacionais

Algo que já estava ganhando o mercado, mas explodiu em 2020, foram as aulas de ensino à distância (EAD). Nos próximos anos, é esperado que essa modalidade ganhe ainda mais força no mercado, proporcionando diversas oportunidades para alunos, profissionais e empresários do ramo.

Ao longo do texto, pudemos conhecer as principais tendência de diversos segmentos. São muitos os pontos em que o franqueado precisa ficar atento para na hora de analisar uma franquia com boas perspectivas de crescimento para investir.

A jornada, não é fácil e oferece seus riscos, porém avaliando bem as condições, tudo pode ficar mais simples.

Gostou do nosso top 10 de franquias de sucesso? Deseja conhecer um pouco mais sobre? Continue explorando o site Top Franquias e leia o artigo “Negócios lucrativos que vão te fazer ganhar dinheiro de verdade”.

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