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Franquias de sucesso para cidades pequenas: guia para encontrá-las

Sumário

Franquias de sucesso para cidades pequenas existem e podem ser ótimas oportunidades de negócios. Com uma variedade de municípios abertos e empreendimentos diferenciados, essa pode ser a chance de começar com o pé direito no franchising!

O processo de expansão das franquias trouxe nos últimos anos uma visibilidade para outros centros urbanos ainda não eram explorados por grande parte das marcas. Geralmente, as cidades que possuem acima de 100 mil habitantes já podem receber unidades de microfranquias.

Pensando nisso, o setor vem mudando a mentalidade de centralização e buscando alcançar nichos de oportunidades que ainda não foram explorados como os pequenos municípios.

Dessa forma, o Brasil tem dado maior atenção para a interiorização do setor, em busca de novas oportunidades de mercado.

Assim, favorecem a expansão das franquias e permitem levar desenvolvimento para essas localidades. Quer saber como iniciar com franquias de sucesso para cidades pequenas? Leia neste texto como fazer!

Franquias em cidades pequenas: por que abrir ?

Aproveitar oportunidades de expansão é uma visão que vem sendo ampliada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A instituição observou que cidades que possuem a partir de 100 mil habitantes têm um grande potencial de consumo.

Com isso, uma parcela significativa de consumidores podem estar sedentos por novidades existentes nas opções de segmentos de franquias. Porém, não encontram opções comerciais oferecidas pelo franchising.

Essa é uma constatação reafirmada pela ABF, pois das 30 cidades do Brasil com maior número de franquias instaladas, 20 são capitais.

O movimento de interiorização

Visando atender essa parcela carente de variedade de bons negócios e empresas, o franchising tem expandido sua rede e levando oportunidades de sucesso por meio das franquias para cidades pequenas .

O movimento é conhecido como interiorização e tem como foco as cidades que não são capitais, mas que apresentam boas oportunidades de investimento e público-consumidor.

A ampliação dessa oportunidade foi relacionada ao grande avanço das franquias que atuam em cidades do interior de estados como Rio de janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

É importante saber que para realizar esse tipo de implantação, é preciso conhecer bem as características da cidade e as demandas do mercado local. Não adianta abrir uma concessionária de veículos onde ainda não existe uma grande demanda.

Estudo do ponto comercial

Não é possível avaliar as possibilidades de uma marca se não for realizado um estudo, certo? Para isso, existem estratégias voltadas para a execução correta de ações que permitem o resultado esperado.

Nesse caso, estamos falando de como instalar franquias de sucesso em cidades pequenas. Para identificar o local ideal dessas instalação dessas unidades, é realizado um estudo de geomarketing.

Mas o que é geomarketing?

estratégias de marketing representado por lampadas
As estratégias de marketing favorecem a identificação dos clientes e onde eles estão facilitando a captação

Geomarketing é uma estratégia de mercado usada para identificar as regiões que possuem o maior potencial de consumo. Ou seja, por meio de um estudo de comportamento das pessoas daquele local.

Atualmente, as estratégias de marketing, de forma geral, estão relacionadas diretamente com o uso dos smatphones. Pelo celular e o sistema de geolocalização presente nele, é possível identificar o que as pessoas buscam, consomem, preferem e pesquisam.

Por meio de um sistema de inteligência dos aparelhos, você mesmo dispõe esses dados quando marca um chek-in no Facebook, ou quando marca uma loja que está visitando para acessar o wi-fi, por exemplo.

Como é possível identificar

Essas informações ficam armazenadas em um banco de dados e dizem onde estão possíveis interessados em um determinado tipo de serviço ou produto.

Mas isso só será possível com a ajuda de uma outra ferramenta de dados chamada Big Data. Ou seja, é um conjunto de informações que ficam armazenadas em bancos de dados de empresas e que são interligadas.

Um exemplo mais simples pode ser demonstrado pelo acesso ao youtube. Os vídeos que você acessa do seu celular ou computador ficam registrados e geram um perfil dos seus interesses. Esses dados permitem a identificação de suas preferências e onde você está.

As tecnologias são ferramentas essenciais para esse tipo de estudo e estão cada vez mais atuantes nas análises de busca.

Por que as franquias se destacam em pequenas cidades?

Como já mencionamos, esse é um mercado ainda pouco explorado e que possui um potencial significativo nas pequenas cidades. Os especialistas em franquias já analisam há alguns anos o crescimento desses municípios.

Em 2014 por exemplo, segundo estudos da ABF, cerca de 43,6% das franquias presentes no Brasil estavam instaladas em cidades com menos de 500 mil habitantes. Em 2015 esse percentual cresceu para 44,4%, e gradativamente para 48,2% em 2016.

Esse crescimento vem sendo notado nos últimos anos e, de lá pra cá, as redes de franquias estão se espalhando pelos pequenos municípios país.

Dessa forma, com a interiorização de franquias, os negócios estão saindo dos grandes centros urbanos e shoppings das capitais e se instalando em aeroportos, rodoviárias e outros pontos comerciais das cidades pequenas. Em 2018, já eram 152.668 unidades em cidades de interior. 

Um outro estudo realizado há dois anos pelo Sebrae mostrou que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma mais de R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no País.

Razões não faltam para explorar esse nicho de mercado. Além de ser uma forma de oportunizar os residentes desses locais, que buscam iniciar um novo empreendimento, mas não sabem como começar um negócio próprio.

Que tipos de negócios posso abrir em cidades do interior

moça trabalhando em uma das franquias baratas home office franquias de sucesso para cidades pequenas
Nos segmentos de franquias é possível trabalhar em home office tendo mais flexibilidade e menos custos

Em cidades pequenas é possível visualizar as demandas que faltam de um determinado segmento. Como o franchiging  permite 11 opções de segmentos as possibilidades se ampliam ainda mais. São eles:

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Moda;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar;
  • Serviços Automotivos;
  • Outros Negócios;
  • Educacionais.

Quais são as dicas para abrir uma franquia de sucesso em cidades pequenas?

O primeiro passo é realizar um estudo técnico para se certificar que o empreendimento é realmente necessário para o seu município. Não é possível abrir mão do estudo de geomarketing que mencionamos anteriormente.

Outra questão, analise com o que você se identifica para que possa ter afinidade com o tipo de negócio que vai investir. Não adianta abrir uma empresa em uma área que você não goste, apenas por causa da oportunidade de rentabilidade.

A vantagem das cidades pequenas está na proximidade com o público, o que favorece o seu negócio. Investimentos com custos menores e atendimentos porta a porta ou de forma on-line têm tudo para dar certo.

São várias opções com menores custos e possibilidades que farão o seu empreendimento crescer e se tornar referência na sua cidade!

Saiba como abrir franquias de sucesso em cidades pequenas

Se interessou e deseja abrir uma franquia no interior, além de conhecer as possibilidades que elas podem oferecer? Quer saber como se tornar um franqueado? Vamos mostrar em passos práticos como fazer.

Contato com a franqueadora

Primeiramente, é necessário que seja feito um contato com a empresa que tem a detenção da marca que você escolheu. Esse primeiro contato é feito por meio de um cadastro disponível no site.

Na plataforma é possível deixar seus dados como nome endereço, e-mail, telefone e aguarde um contato da franqueadora assim que possível.

Entrevista com candidato

Posteriormente, será feito um contato de um consultor que vai querer saber mais sobre o seu interesse pelo negócio. Serão feitas algumas perguntas, sobre suas pretensões e capacidade financeira para investimento.

É de praxe que seja feita uma espécie de entrevista para saber se você realmente quer investir no negócio. Por essa razão, demonstre sempre o seu real interesse seu objetivo em se tornar um franqueado.

Envio da COF

leitura de contrato franquias de sucesso para cidades pequenas
A leitura atenciosa da COF garante ao franqueado estar ciente e atendo a todos os acordos mencionados pela franquia

COF é a sigla para Circular de Oferta de Franquia. É um documento essencial para você conhecer todas as informações do investimento, além de ser uma prévia do contrato definitivo.

Toda as informações sobre como será o funcionamento da franquia, o suporte oferecido pela marca, as taxas que devem ser pagas para iniciar o empreendimento.

Tudo isso deve ser lido e relido para que não fique nenhuma dúvida tanto sobre os direitos, quanto sobre os deveres do franqueado.

Se tiver dúvidas, peça auxílio de um advogado para ajudar a esclarecê-las. Não se preocupe com o tempo, afinal a COF só pode ser assinada após 10 dias do seu recebimento. Tudo para garantir a segurança do franqueado nesse processo.

Escolha da unidade

Se tudo estiver de acordo na COF e você decidir por se tornar o franqueado da marca, chegou a hora de escolher a sua unidade de franquia.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Independente do modelo do segmento que escolher, os modelos de franquias mais comuns são o home office e loja física. Entretanto, existem outros formatos como o de franquias móveis, como os food trucks, por exemplo.

Home office

Na opção de home office, o franqueado pode trabalhar em casa ou de qualquer local, desde que seja com um computador e uma boa internet.

Dependendo do tipo de serviço, você fará a venda e a pesquisa on-line, operando a unidade de forma virtual. Algumas redes exigem que a captação e contato com cliente sejam feitos de forma on-line, mas o atendimento presencial.

Nesse modelo os custos são menores por não haver a necessidade de ponto físico nem com despesas desse ponto, como aluguel, e demais taxas que uma loja exige.

Loja física

As lojas físicas exigem um espaço para venda de produtos ou serviços e têm custos maiores. Uma franquia de ponto comercial requer o aluguel do espaço, custos de adequação, contratação de equipe, gestão de estoque, contas de água, luz, internet, telefone, entre outros investimentos.

A diferença é que são modelos que oferecem mais serviços e tendem a lucrar mais. Então, dependendo do negócio, pode ser um custo-benefício interessante.

Pagamento da Taxa de Franquia

Escolhendo o modelo de negócio que estiver mais adequado ao seu objetivo, é preciso efetuar o pagamento da taxa de franquia.

Essa taxa corresponde a transferência do know-how e expertise da marca. Além de custear ações de suporte como implantação da loja e inauguração do ponto entre outras coisas.

Assinatura do Contrato

Após o pagamento da taxa de franquia, é realizada a assinatura do contrato para que logo você possa passar por um treinamento e colocar sua franquia em funcionamento.

Todas essas etapas são devidamente orientadas pela franqueadora que passa a acompanhar o franqueado durante toda a sua jornada na franquia.

Esse é, portanto, um diferencial das franquias, uma vez que você não estará sozinho. Terá acompanhamento em todas as suas necessidades e processos da unidade.

Opções de franquias de sucesso para instalar em cidades pequenas

Viu como é possível investir em franquias de sucesso em cidades pequenas e ainda se destacar como empresário?

Agora que você já sabe quais as etapas de franqueamento vamos mostrar algumas opções de negócios que podem ser instalados em cidades de pequeno porte. Acompanhe!

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