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5 franquias de serviços em alta para você lucrar agora

Homem de terno analisando um carro batido e fazendo relatório. Imagem Ilustrativa texto franquias de serviços.

As franquias de serviços estão chamando a atenção dos brasileiros que buscam mudar de vida. Não apenas pelo trabalho, mas devido ao bom retorno que elas podem oferecer.

Você é um desses empresários que busca entender um pouco mais sobre como esse tipo de negócio funciona? Pois essa é uma jornada com boas perspectivas, principalmente se analisarmos os dados apresentados sobre os diversos segmentos que oferecem diferentes serviços.

Além disso, essa é a chance de ter a segurança necessária para mudar de vida com um empreendimento seu. Principalmente quando consideramos o estudo do Sebrae que indica que a taxa de mortalidade das franquias é cinco vezes menor que de negócios abertos do zero.

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Sendo assim, para conhecer as oportunidades que existem no setor de serviços, e algumas dicas de como se tornar um franqueado de sucesso, nós preparamos o texto a seguir. Acompanhe.

Desempenho das franquias de serviços no Brasil

A princípio, é importante levarmos em consideração o desempenho do segmento de serviços. Para isso, consultamos a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020.

Existem diversas áreas que oferecem serviços variados, mas que acabam se misturando com empresas de produtos em comercialização. Dessa forma, fazer um recorte desse período pode acabar escondendo informações importantes que devem ser analisadas com cuidado.

Tendo isso em mente, vamos trazer dados referentes apenas aos segmentos de “Serviços automotivos”, “Serviços e outros negócios” e “Serviços educacionais”. Com base neles, será possível entender com mais precisão o caminho que as franquias dessas frentes estão seguindo.

No primeiro semestre de 2020, início da pandemia, todos os segmentos acabaram sofrendo. Resultado das políticas de restrição, quando apenas os serviços considerados essenciais podiam funcionar. Nesse momento, houve uma queda média superior a 20% no orçamento desses três segmentos.

Apesar disso, o terceiro trimestre chegou com uma nova força para as franquias, e a média de faturamento ficou apenas 3% abaixo do resultado de 2019. Muito desse avanço se deu em função das novas formas que as empresas passaram a oferecer seus serviços, o que impactou positivamente o setor.

Para se ter uma ideia, a expectativa dos empresários para o ano de 2021 é o maior desde 2014. Ou seja, mesmo diante de todo o ocorrido, as franqueadoras têm conseguido superar suas dificuldades.

Que nichos existem de franquias de serviços?

Vemos blocos de quebra-cabeça mostrando um alvo, um gráfico em crescimento, um símbolo de ideia e mão de obra (imagem Ilustrativa). Texto: franquias de serviços.
Existem diferentes nichos para uma franquia de serviço. Por exemplo, a corretagem de seguros.

Apesar de fazermos um levantamento utilizando as informações da ABF, e trazermos apenas três frentes, existem diversos nichos que oferecem franquias de serviços para quem deseja investir. Isso levando em conta todos os segmentos categorizados pela entidade.

Você poderá encontrar empresas que oferecem serviços de limpeza em residências, controle financeiro, aulas particulares, seguros, estética, decoração, marketing digital, pacotes de viagens, manutenção de veículos etc. Porém, o mais importante é conseguir encontrar o nicho que conversa com os seus objetivos.

Quando você decide investir em algo, uma das coisas que precisam ser levadas em consideração é o seu desejo. Assim, opte pelo empreendimento que permitirá a você trabalhar com o que gosta. Nunca leve apenas o dinheiro em consideração e analise todas as oportunidades.

O maior erro de um empresário, principalmente os que estão começando, é ignorar suas vontades e se guiarem unicamente pelo fator financeiro. Contudo, ter somente esse ponto como critério pode acabar mascarando outras características importantes do negócio. Logo, fique atento.

Características importantes para abrir uma franquia de serviços

Um bom empreendedor, para atuar na área de serviços, precisa apresentar cinco características. Em primeiro lugar, ele precisa ser autoconfiante, pois as franquias são consideradas negócios semi-independentes. Ou seja, o franqueado é responsável direto pela gestão e administração da unidade.

Da mesma forma, ele precisa ser corajoso para enfrentar os desafios. Por mais seguro que algo possa ser, isso não significa que não existam riscos. Nesse sentido, o empresário também precisa ser perseverante.

É muito importante não desistir nas primeiras negativas que receber. Apesar de as franquias oferecerem uma estrutura única, know-how e reconhecimento do público, nos primeiros momentos, o movimento tende a ser um pouco abaixo do esperado.

O novo tende a gerar uma resistência inicialmente. Todavia, no caso das franquias, essa resistência é menor que de algo aberto do zero. Por isso, deve-se pensar também em ter um perfil mais voltado para liderança. Afinal, o empresário contará com outras pessoas ao seu lado durante a jornada.

Fazer esse papel de líder será mais fácil se você apresentar as características que listamos acima. Caso apresente poucas ou nenhuma delas, estude e busque cursos que auxiliem o seu desenvolvimento.

Conheça opções de franquias de serviços para investir

Agora que você tem mais conhecimento sobre o mercado das franquias de serviços, separamos algumas opções para investir.

Mas antes, lembre-se de fazer um levantamento cuidadoso sobre cada uma delas. Verifique como a empresa se comporta nas redes sociais, veja o que o público fala sobre ela, quais são as reclamações. Se possível, contrate o serviço e converse com outros franqueados.

Além disso, ao longo do processo, você receberá uma cópia da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversos dados sobre o negócio em si. Ele é tão importante, que a lei obriga um intervalo de 10 dias entre o seu recebimento e a assinatura do contrato.

Portanto, estude com cuidado essas informações. Se necessário, converse com um advogado para lhe auxiliar no entendimento. Por fim, evite lidar com várias franqueadoras ao mesmo tempo.

1. Quisto Corretora de Seguros

Vemos um corretor de seguros com alguns documentos em mãos. Ele está em seu escritório. A sua frente vemos um casal, homem e mulher, ouvindo atentamente o que o corretor tem a dizer.
A Quisto é uma das melhores franquias de corretagem de seguros atualmente.

A Quisto é uma rede de franquias que trabalha como corretora de seguros há pouco mais de 10 anos. Desde o seu surgimento, a franqueadora tem colecionado empresários e clientes satisfeitos. Não à toa, ela está presente em diversas regiões do Brasil com suas mais de 100 unidades.

Uma das grandes vantagens da Quisto, em comparação com os concorrentes, é a quantidade de serviços oferecidos. Para se ter uma ideia, são cerca de 90 possibilidades, desde os tradicionais seguros, serviços financeiros e até planos de saúde.

Para que tudo possa funcionar de maneira organizada, a franqueadora oferece o seu sistema de forma gratuita para o empresário. Como resultado, ele consegue ter uma melhor gestão do seu negócio e ainda gerar cerca de 20 orçamentos ao mesmo tempo.

Com uma relação transparente e de confiança, a tendência é que você cresça e se destaque cada vez mais no mercado. Principalmente quando consideramos a política de comissionamento da Quisto, uma das melhores do ramo, com porcentagens bem atrativas.

Sendo assim, o empresário que quiser fazer parte da rede de franqueados da Quisto poderá optar pelo modelo home office, em que basta um computador com acesso à internet para trabalhar. Caso deseje algo maior, existe o modelo loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Conheça um pouco mais sobre o ramo de corretagem de seguros assistindo ao vídeo abaixo!

2. Bono Pneus

A Bono é uma empresa voltada para uma série de serviços automotivos, como suspensão, escapamento, freios, amortecedores, injeção, embreagem e, principalmente, pneus. Uma das grandes vantagens desse modelo é a comodidade que ela oferece para seus clientes.

Afinal, são vários serviços em um só lugar, com valores compatíveis com o mercado. Não à toa, são mais de 50 unidades em todo o Brasil. Isso torna a franqueadora uma das maiores referências nesse tipo de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

3. Só Multas

É comum encontrarmos pessoas que não sabem seus direitos com relação a infrações de trânsito. Assim, surgiu a Só Multas, empresa que busca soluções para os habilitados possam rodar com seus veículos sem problemas ou pendências com os órgãos de fiscalização.

Com quase cinco anos de história, a franqueadora conta com cerca de 50 unidades em todo o país e deseja aumentar ainda mais suas operações. Se você tem vontade de atuar nesse tipo de nicho, voltado para questões burocráticas e leis, essa é uma boa possibilidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

4. Stone

A Stone é uma franquia que oferece serviços de adquirência, ou seja, a intermediação de pagamentos realizados por cartões de crédito ou débito. Para conseguir se destacar no mercado, a franqueadora passou a levar uma abordagem mais inovadora e focada em seus empreendedores.

Assim, a empresa conseguiu abrir mais de 70 unidades pelo Brasil em pouco mais de dois anos de operação. Cabe ao franqueado, ir atrás dos futuros clientes para expandir ainda mais o nome da Stone.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

5. Monitorias

Para quem busca uma empresa voltada para serviços educacionais, uma das possibilidades disponíveis no mercado é a Monitorias. A franqueadora conta com profissionais que podem oferecer reforço escolar, aulas particulares, acompanhamento pedagógico, psicopedagógico etc.

Com mais de cinco anos em operação, a empresa passou a se destacar no mercado pela qualidade da sua metodologia. Além disso, o franqueado pode atuar em home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses

Em síntese, você pôde notar ao longo do texto que, mesmo diante da crise, o mercado conseguiu se manter relativamente estável e está em franca recuperação. Isso só foi possível devido aos diversos nichos que acabam influenciando em alguns aspectos, elevando os números finais.

Portanto, o mais importante para fazer parte desse movimento é ter a consciência das características que você possui. Além disso, fazer uma busca delicada sobre as empresas que chamaram sua atenção é essencial.

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