Destaques ★FranchisingSegmento: Moda

Franquias de roupa: opções para você investir neste mercado

Mulheres olhando roupa em uma loja. Imagem ilustrativa texto franquias de roupa

Para você que busca um empreendimento próprio no ramo da moda, as franquias de roupa podem ser a escolha perfeita.

As franquias são modelos de negócios que visam autorizar um empresário terceiro a explorar comercialmente uma determinada marca. Para que essa parceria seja um sucesso, ambas as partes precisam seguir algumas diretrizes.

Enquanto o franqueado deve manter o seu negócio dentro dos padrões estabelecidos pela empresa, a franqueadora precisa oferecer treinamentos e suportes para ajudar na conquista dos objetivos. Essas orientações estão previstas, inclusive, na Lei de Franquias.

Graças a essa união, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), considera as franquias como os empreendimentos mais seguros do país.

Dessa forma, preparamos o texto a seguir para que você conheça um pouco mais sobre as vantagens desse negócio e como escolher a empresa ideal. Acompanhe a leitura.

Vale a pena investir no mercado de franquias de roupa?

Não há problema algum em dizer que vale a pena investir em franquias de roupa, mesmo diante da crise. Antes de explicar por quê, precisamos analisar o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), dos últimos dois trimestres de 2020. Apenas dessa forma, será possível identificar as vantagens de entrar nesse mercado.

O primeiro semestre de 2020 foi um dos mais duros para o setor. Nesse período, diversas lojas precisaram encontrar novas soluções para não fechar as portas. Assim, foi possível identificar um aumento considerável na venda por e-commerce e WhatsApp, por exemplo. Graças a essa reação, diversas empresas conseguiram sustentar suas unidades.

Apesar dessas movimentações, o momento não foi dos melhores, em relação ao faturamento. Em comparação com o 2º trimestre de 2019, houve uma queda de 68,8%, uma das maiores entre os segmentos. Porém, as coisas começaram a mudar a partir daí.

O principal fator de mudança, além das políticas de reabertura do comércio, foi o crescimento da confiança dos empresários que ultrapassou o índice do ano anterior para o 3º trimestre. Considerando o crescimento do setor de moda, em 2019, houve uma queda de 19%. Ou seja, o mercado está conseguindo se recuperar.

É muito importante destacar que esse é um dos segmentos que mais conseguiu se estabilizar em relação as amostragens dos períodos anteriores. Outro ponto que ilustra essa esperança do mercado é sua expectativa de recuperação até o final de 2020. Segundo a ABF, ela é a maior desde 2014.

Perfil do franqueado de sucesso com uma franquia de roupas

Homem segura uma camiseta em frente ao corpo enquanto se olha no espelho (imagem ilustrativa). Texto: franquias de roupa.
Para ser um empresário de sucesso é preciso entender o seu público e conseguir oferecer para eles o que há de melhor.

Não tem como falarmos qual é o melhor perfil para conseguir abrir alguma das franquias de roupa disponíveis no mercado. Isso acontece, pois cada pessoa tem uma característica diferente e que atente ao empreendimento em diferentes sentidos. Desse modo, você precisa apenas identificar suas inclinações, pontos fortes e fracos e trabalhar com isso.

Seja como for, existem pelo menos dois tipos de empresários no mercado. Primeiramente, podemos identificar aquele mais voltado para vendas que, a priori, pode ser considerada uma atividade simples para algumas pessoas. Geralmente, esses empreendedores conseguem lidar melhor com o público, têm bom papo, são pacientes, atuam bem na linha de frente, conseguem contornar conflitos etc.

Por outro lado, existem aqueles que têm mais facilidade com as questões administrativas. Nesse sentido, conseguem ler números mais facilmente, além de tomar as melhores decisões a favor do seu empreendimento tendo isso como base. Outro ponto é a capacidade de negociação e o manejo com assuntos mais burocráticos.

Percebe como ambas essas personalidades conseguem se complementar? Em síntese, podemos dizer que o melhor perfil de empresário é aquele que está disposto a aprender e ampliar seus conhecimentos. Ou seja, aquele que reconhece o que possui de melhor, que deseja aprimorar seus pontos fracos, mas acima de tudo, vai encarar os desafios do negócio.

7 opções de franquias de roupa para você conhecer e investir

Após conhecer as vantagens de investir nas franquias de roupa, separamos algumas marcas para você começar a pesquisar e encontrar aquela que mais atende a sua necessidade. Não se esqueça: esse é um mercado que oferece diversas possibilidades de investimento. Quando falamos de moda, o que não falta são opções!

Afinal, falamos de moda íntima, masculina, feminina, esportista, fitness, infantil ou todas elas reunidas. Dessa forma, é necessário fazer um alerta: não escolha um empreendimento com base apenas no dinheiro que o negócio pode gerar para você no decorrer do contrato! É preciso ter a certeza de estar investindo em algo que você realmente gosta e ama fazer.

Empreender é a melhor maneira para quem deseja mudar de vida. Porém, para que isso aconteça, é necessário respeitar suas vontades. Lembrando que, ao investir numa franquia, você estará colocando em campo o seu dinheiro, mas, sobretudo, seus sonhos e seu futuro.

Em hipótese alguma considere apenas o fator financeiro. Mesmo que tenham empresários que sirvam de inspiração para você na área, para chegar onde eles chegaram, foi preciso superar muitos desafios e problemas. O caminho que você irá traçar é o mesmo. Ou seja, o sucesso da sua unidade não chegará sem suor.

Por fim, não deixe de analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) antes de assinar o contrato. Esse documento é fundamental para que você conheça o empreendimento e todas as diretrizes presentes no modelo de negócio. Além disso, de acordo com a Lei de Franquias, ela precisa ser entregue, pelo menos, 10 dias antes da assinatura do contrato.

Assim, seguindo essas pequenas dicas, você estará a um passo de se tornar um grande empresário. Agora, veja a lista que separamos de algumas empresas do segmento da moda.

1. Mardelle

Fachada de uma loja Mardelle em um shopping (imagem ilustrativa). Texto: franquias de roupa.
A Mardelle é uma das principais empresa do ramo que atua com moda íntima.

Uma das opções de franquias de roupa disponíveis no mercado, a Mardelle é uma empresa com mais de 20 anos de história. Voltada para a produção de peças íntimas, a marca tem conquistado boa parte do público pela qualidade de seus produtos. Sem contar a tecnologia aplicada nas confecções que proporciona uma costura mais confortável.

A empresa surgiu na década de 1990. No começo, a intenção da sua fundadora era conseguir arcar com seus estudos. Em poucos meses a empresa já era um sucesso de venda, não demorando muito para inauguração de sua primeira loja física.

Com o passar dos anos, a Mardelle começou a expandir sua atuação para outros lugares além de Minas Gerais, onde a marca surgiu, alcançando cada vez mais consumidores. Atualmente, são quase 30 unidades disponíveis para o consumidor.

Quando se pensa em empreender num negócio voltado para moda íntima, algumas pessoas podem pensar que seu foco é apenas no público feminino. Porém, a Mardelle vai além e oferece linhas para homens, crianças, adolescentes, gestantes e plus size. Assim, o franqueado tem maiores possibilidades de venda, aumentando o lucro.

O empresário que optar por abrir uma franquia da Mardelle poderá escolher entre dois modelos de negócio. Primeiramente, o mais em conta é para quem deseja abrir uma loja em ruas movimentadas. A outra opção são as unidades para shoppings, que exigem uma estrutura maior, o que traz diversos pontos positivos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Mardelle, separamos um vídeo que explica todas as vantagens do negócio. Confira!

2. Puket

Para quem deseja trabalhar com peças estilosas, uma das franquias de roupa disponíveis é a Puket. A empresa é responsável por produzir coleções variadas de meias, lingeries, homewear, underwear, pijamas, praia e acessórios, sempre oferecendo o que há de mais inovador, colorido, criativo e divertido para os usuários.

A empresa atua no mercado desde os anos 1988, e oferece um bom know how e expertise para o franqueado. Atualmente, são mais de 180 lojas em diversos estados brasileiros. Importante destacar que a Puket atende a diversas faixas etárias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 368 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 110 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3. Authentic Feet

Voltada para moda fitness, a Authentic Feet oferece uma variedade de peças e coleções neste segmento. Não são apenas roupas, mas também acessórios e calçados que completam o catálogo de opções para os consumidores. Apesar de não ter uma produção própria, a empresa é parceira de outras grandes marcas.

Como resultado, o cliente pode comprar peças de fabricantes como Nike, Adidas, Reebok, Mizuno, Asics, Puma, Converse, Under etc. Outro ponto que chama atenção para o empreendimento são suas lojas temáticas e bem descoladas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 310 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses

4. Tip Top

Entre as franquias de roupa disponíveis no mercado existem aquelas voltadas exclusivamente para o público infantil. Em nossa lista, vamos apresentar a Tip Top. A empresa é responsável por produzir e comercializar diversas peças para bebês e crianças. Um dos grandes destaques da franqueadora é o fato de ser considerada uma das líderes no segmento.

O Franqueado que quiser abrir a sua unidade Tip Top precisa apresentar características como persistência e resiliência, além, claro, ter afinidade com o público infantil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 365 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 30 e 36 meses

5. Liz Lingerie

Mulher olhando gaveta com diversos sutiãs com cores neutras.
A Liz Lingerie é uma empresa que oferece diversas peças de qualidade e com alta tecnologia na fabricação.

Outro empreendimento voltado para moda íntima, a Liz Lingerie é direcionado para o público feminino.

A empresa é reconhecida no mercado por oferecer peças com qualidade e tecnologia de microfibras em sua confecção. A grande vantagem de apostar na franqueadora é a possibilidade de atuar com uma das pioneiras no desenvolvimento de sutiãs.

Isso acontece, pois a empresa conseguiu criar peças com diferentes tamanhos, atendendo qualquer tipo de corpo. Além disso, a Liz exporta produtos para diversos países, o que resultou na primeira unidade internacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 417 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 110 mil
  • Prazo de retorno: entre 22 e 36 meses

6. Caverna do Dino

Outro empreendimento voltado para moda infantil, a Caverna do Dino atua em diversas frentes oferecendo o que há de mais confortável para os pequenos. Entre as vantagens de se tornar dono de uma das unidades da empresa está a possibilidade de auxiliar na montagem de enxovais.

Porém, é preciso ficar atento às diretrizes para que você possa ser aceito. Entre elas, a necessidade de atuar em cidades com população mínima de 80 mil habitantes, além do comprometimento para desenvolver o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 30 e 40 meses 

7. Hering Store

A Hering Store é uma das principais empresas do Brasil quando falamos de moda. Criada em 1880, a marca é referência em qualidade. Desenvolvida por imigrantes alemães, sua primeira loja foi instalada na cidade de Blumenau, interior de Santa Catarina.

Atualmente, são quase 600 unidades, sendo 20 delas fora do Brasil. Apesar dos 140 anos de história, a Hering só iniciou seus negócio do ramo das franquias na década de 1990. Ou seja, é a chance do empresário fazer parte de um negócio com amplo know how e tradição.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 585 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

Ao longo do texto você pôde analisar como está o mercado de moda, mesmo diante de um cenário de crise. Apesar de ter sido um dos setores mais afetados, o segmento vem registrado bons resultados e segue crescendo a cada mês.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias de roupa? Continue explorando o nosso site Top Franquias e conheça outras vantagens desse modelo de negócio.

21 microfranquias para você começar seu negócio próprio

Artigo anterior

Financiamento para abrir uma franquia: confira essas opções

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.