O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquias de restaurantes baratas (ou não), mas que lucram alto no mercado!

Franquias de restaurantes baratas (ou não), mas que lucram alto no mercado!

Sumário

Se você está em busca de um negócio rentável, as franquias de restaurantes baratas podem ser uma alternativa. Neste artigo, vamos apresentar algumas das melhores opções com diferentes propostas e preços para você empreender com o seu próprio negócio e lucrar.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que o setor de Alimentação, no segundo semestre de 2022, teve crescimento em seu faturamento de 22,3%. Desse modo, ficando atrás apenas do segmento de Hotelaria e Turismo.

Então, com o desenvolvimento do setor de Alimentação, investir em uma franquia de restaurante pode ser uma oportunidade promissora para empreendedores. Continue lendo e descubra como você pode investir nesse segmento e obter sucesso em seu negócio!

Qual o cenário do mercado de Alimentação no Brasil?

O mercado de Alimentação no Brasil tem um grande potencial de crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor foi um dos que mais faturou em 2022, apresentando R$ 39,8 bilhões de faturamento.

No geral, esse mercado vem se adaptando às mudanças no comportamento do consumidor. Com a pandemia, houve um aumento na demanda por entregas e pedidos online. Dessa forma, levou muitos estabelecimentos a investir em plataformas de delivery.

Além disso, há uma tendência crescente por parte dos consumidores por alimentos mais saudáveis e sustentáveis. Isso tem impulsionado o surgimento de novos negócios que oferecem opções vegetarianas, veganas e orgânicas.

No franchising, o setor de Alimentação Food Service continua sendo um dos mais importantes. Segundo a ABF, o segmento cresceu 21,5%, em 2022, em relação ao ano de 2021.

Logo, as franquias de fast food são as mais populares. No entanto, há um aumento na procura por opções mais saudáveis. Outra tendência no franchising de alimentação é a busca por modelos de negócio mais enxutos e flexíveis, como as franquias de quiosques e food trucks.

Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia de comida

Uma das principais vantagens de aderir ao modelo de franquia é que você já terá um modelo de negócio estabelecido, com processos e diretrizes já definidos.

Isso significa que você não precisa criar um novo conceito do zero, o que pode ser um grande desafio. Além disso, as franquias geralmente oferecem treinamento e suporte aos franqueados, o que pode ajudá-lo a obter sucesso mais rapidamente.

No setor de Alimentação, uma das vantagens é que se trata de um mercado com alta demanda. Sendo assim, as pessoas precisam se alimentar e a variedade de opções disponíveis é grande. O que pode ajudar a atrair clientes.

Ainda, as franquias do nicho de Alimentação geralmente têm uma marca forte e reconhecida no mercado. Dessa forma, esse fato pode aumentar as chances de sucesso do negócio.

No entanto, há também desvantagens a considerar. Por exemplo, no modelo de franquia você não terá total liberdade para tomar decisões sobre o negócio. Isso porque, as franquias geralmente têm regras e diretrizes para que o franqueado siga. Então, essa exigência pode limitar sua criatividade e autonomia.

No setor de Alimentação, uma das desvantagens é a forte concorrência. Há muitas opções de restaurantes, lanchonetes e fast-foods no mercado. Nesse sentido, pode dificultar a atração e fidelização de clientes.

Por fim, os custos podem ser altos, especialmente com a aquisição de equipamentos e ingredientes de qualidade. A seguir, você poderá conhecer as melhores oportunidades de franquias de restaurantes baratas e de vários outros valores para abrir o seu próprio negócio e lucrar.

Franquias de alimentação e restaurantes, baratas ou não, mas que lucram alto

Com um público cada vez mais exigente, as empresas buscam oferecer produtos de qualidade e preços acessíveis, atraindo assim, consumidores que desejam comer bem e gastar menos.

Por isso, confira a lista onde apresentamos algumas opções de franquias que, mesmo com investimentos variados, possuem um alto potencial de lucro. Acompanhe!

[raio_x]

Qual franquia de comida vale a pena abrir?

A resposta para essa pergunta você confere ao longo desse bloco. Então, considere o tipo de comida que a franquia oferece e o perfil do público que pretende atender. Algumas franquias são mais indicadas para cidades grandes, enquanto outras são mais adequadas para áreas residenciais.

Outro ponto importante é avaliar o histórico da franquia no mercado e a sua reputação perante os clientes. Portanto, pesquisar a opinião dos consumidores e avaliações na internet pode ser uma boa maneira de identificar possíveis problemas e vantagens.

Ainda, é fundamental avaliar os custos envolvidos na abertura da franquia, como: os royalties, taxas de publicidade, estoque e outros. Mas também é importante ter uma previsão realista do retorno sobre o investimento.

Por fim, faça uma análise do suporte oferecido pela franqueadora. Por exemplo, os treinamentos, orientação na escolha do ponto de venda e fornecimento de materiais de marketing.

Passo a passo para investir na sua franquia

Em primeiro lugar, defina o segmento em que deseja atuar e realize uma pesquisa de mercado para identificar quais franquias estão disponíveis na região. Isso porque, você deve avaliar a reputação da marca e a aceitação do público.

Então, após escolher a franquia, é preciso estudar o contrato com atenção e entender quais são as obrigações e os direitos do franqueado. Para isso, esclareça todas as dúvidas antes de assinar o contrato.

Em seguida, é necessário levantar o capital necessário para abrir a franquia e avaliar as opções de financiamento disponíveis, como empréstimos bancários e programas de incentivo.

Com o investimento garantido, é hora de escolher o ponto de venda e definir o layout da loja de acordo com as orientações da franqueadora.

Potencialize o seu conhecimento para ter uma franquia nesse nicho em crescimento. Conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Por fim, é fundamental contratar e treinar a equipe de funcionários para garantir a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Mas lembre-se que é essencial seguir as orientações da franqueadora para garantir a padronização do negócio.

Agora que você está por dentro do assunto, empreenda com umas das marcas de franquias de restaurantes baratas e ganhe dinheiro com o seu próprio negócio de sucesso..

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje