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Franquias de cosmético em alta: conheça a Yes! Cosmetics e mais!

Várias embalagens de cosméticos sendo seguradas por mãos femininas num fundo rosa. Imagem ilustrativa texto franquias de cosmeticos

Achar franquias de cosmético para investir não é uma tarefa muito complicada. Porém, encontrar aquela que realmente vai fazer você mudar de vida pode ser um pouco mais desafiador.

Que o brasileiro é vaidoso, isso todo mundo sabe. Não é preciso pesquisa para comprovar que sempre existirão pessoas atrás de algum tipo de produto para deixá-las mais confortáveis com sua aparência.

Esse comportamento acaba chamando a atenção de diversos empresários que decidem iniciar sua jornada e mudar de vida apostando neste setor. Contudo, nem sempre iniciar algo do zero é a melhor opção.

Dessa forma, as franquias passam a ganhar força entre os empreendedores. A seguir, apresentaremos a franquia Yes! Cosmetics, além das vantagens de investir em um ramo tão promissor. Acompanhe a leitura!

Conheça a franquia de cosméticos Yes! Cosmetics

Uma das empresas de grande destaque no mundo da beleza, a Yes! Cosmetics aparece como uma boa opção de investimento. Fundada nos anos 2000, com o sucesso que veio adquirindo ao longo dos anos, a marca decidiu se tornar uma franqueadora para ampliar a sua área de atuação.

Todo o processo se iniciou com a proposta de levar produtos de alta qualidade para o público a um preço mais acessível. Assim, a marca passou a ser vista pelos consumidores como uma das referências do mercado. Atualmente, mais de 300 itens entre perfumaria, higiene pessoal, maquiagens e acessórios compõem o catálogo.

Como resultado do seu crescimento, em 2016, era inaugurada a primeira unidade franqueada da marca. Quatro anos depois e já são mais de 100 franqueados aproveitando de um multicanal desenvolvido pela empresa em todo o Brasil. É o seu modelo 3 em 1.

Nesse caso, a marca permite que o empresário possa realizar vendas tanto no varejo físico, quanto no ambiente on-line. Graças a essa inovação, foi possível traçar novas estratégias de venda direta e no e-commerce, ampliando ainda mais a acessão da Yes! Cosmetics. Vale destacar que parte desse sucesso veio da sugestão de seus franqueados.

Isso demonstra que a Yes! é marca que ouve e entende as necessidades da sua rede. Em outras palavras, é mais tranquilidade e segurança para o empresário que, definitivamente, se sente parte do negócio. Muito desse acolhimento resulta do suporte diferenciado da empresa.

Por que investir em franquias?

Mesmo que você conheça um pouco sobre o ramo das franquias de cosmético disponíveis no mercado, muitos empresários não sabem dizer ao certo como esse modelo de negócio funciona. Seja como for, uma franquia nada mais é do que a cópia autorizada de uma empresa, digamos assim.

Dessa forma, ela permite que um terceiro possa explorar comercialmente seus produtos ou serviços. Assim, a marca consegue alcançar mercados com maior facilidade e expandir sua atuação sem a necessidade de fazer um grande investimento.

Por outro lado, o franqueado, como esse empresário terceiro é chamado, tem a possibilidade de entrar no mercado com uma grande marca por trás. Com isso, ele tem acesso a todo o know-how e expertise que a empresa adquiriu ao longo dos anos.

Ademais, o empresário ainda conta com treinamentos para que ele e o seu time de colaboradores conheçam cada detalhe do negócio, além do suporte que auxilia na gestão do empreendimento.

Para que essa via de mão dupla funcione, é importante que o futuro franqueado siga todas as diretrizes estabelecidas pela marca. Dessa forma, ele terá a possibilidade de desenvolver a sua unidade com segurança. Importante destacar que mesmo diante dessas “limitações”, falamos de um modelo de negócio “semi-independente”.

Ou seja, você tem toda a liberdade para cuidar da sua unidade administrativamente. A facilidade para crescer nesse sistema é tamanho que segundo Serviço Brasileior de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% delas fecham ao longo de 10 anos. Enquanto a taxa de mortalidade dos negócios abertos do zero é de quase 75%.

Veja os últimos números do setor de beleza

Vemos vários produtos de maquiagem sobre folhas coloridas diversas (imagem ilustrativa). Texto: franquias de cosmético.
O mercado de cosméticos no Brasil tem crescido muito nos últimos anos.

O sucesso das franquias de cosmético no Brasil passa principalmente pelo comportamento dos brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), cerca de 83% das mulheres cuidam da pele mais pelo prazer do que pela “obrigação” do cuidado.

Além disso, 6 em cada 10 mulheres estão insatisfeitas com a pele do rosto. Enquanto isso, 56% das entrevistadas buscam produtos para tentar minimizar os sinais. Agora, se você acredita que isso é uma exclusividade do público feminino, saiba que está enganado. Os homens estão ampliando sua participação nesse mercado.

Um estudo feito pelo Instituto Qualibest para Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostrou que 80% dos homens estão se preocupando cada vez mais com a beleza. Estima-se que o faturamento de cosméticos masculinos cresceu 30% nos últimos anos.

Além disso, a ABIHPEC estima que nos próximos anos os homens vão movimentar o setor em mais de 6,7 bilhões de dólares. Para se ter uma ideia do impacto disso, recentemente o Brasil se tornou o quarto maior mercado de cosméticos do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Japão, como mostra a Euromonitor International.

Entre os anos de 2013 e 2018, foi registrado um avanço de 24,5% no faturamento do setor. A expectativa para os próximos anos, segundo o instituto, é superar novamente a marca dos 20% até o ano de 2023. Ao todo, foram movimentados mais de R$ 109 bilhões nesse período.

Quais as vantagens de atuar no mercado de cosméticos?

Diante de dados tão relevantes, fica fácil encontrar bons motivos para atuar com franquias de cosméticos. Inicialmente, podemos destacar o amplo público-alvo que o empresário tem acesso, principalmente quando se deixa de lado a mística de que apenas mulheres consomem esse tipo de mercado.

Além disso, entrando um pouco mais a fundo na parte comercial, é possível trabalhar com uma grande variedade de produtos. Com isso, a tendência é um movimento de clientes muito mais intenso. Importante destacar que a qualidade desses produtos tem grande influência nesse fator.

Em seguida, existem materiais que vão auxiliar o empreendedor a persuadir os consumidores, como as famosas amostras grátis ou de divulgação. Outro ponto que podemos destacar é a facilidade de gerenciar esse tipo de empreendimento, cujos ganhos são crescentes, mesmo diante de um cenário de crise.

No caso das marcas que atuam no e-commerce, os números falam por si só. As empresas que oferecem esse tipo de atendimento conseguiram alavancar o setor graças ao comércio digital, como mostra a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Segundo o órgão, o faturamento da categoria de Beleza e Perfumaria somou uma alta de 107% em comparação com o ano de 2020, sendo responsável pelo faturamento de R$ 2,11 bilhões.

Franquia Yes! Cosmetics

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo das franquias de cosmético e deseja aprender mais sobre o sistema de franchise? Então leia o artigo “Investir em franquias é melhor do que abrir um negócio novo?

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